PplWare Mobile

Tutorial C# – Rádio/MP3

                                    
                                

Este artigo tem mais de um ano


Autor: Pplware


  1. David Manuel Pires says:

    Boas Henrique,

    antes de mais, deixa-me congratular-te pelo excelente trabalho que tens vindo a fazer aqui no Pplware, com a tua rúbrica dos tutoriais em C#.

    Aproveitando a tua deixa/convite, sobre assuntos para um próximo tuturial, queria deixar-te a sugestão de te debruçares sobres os tipos de dados BLOB, e como é possível ‘passá-los’ para uma base de dados. Isto é o tratamento/manipulação que têm de sofrer antes de ser enviados para o SQL, Oracle, IBM DB, etc.

    Um abraço para toda a equipa do Pplware.

    David Manuel Pires

    • Henrique Graça says:

      Obrigado,

      Parece-me interessante, com BLOB só trabalhei com imagens, mas estava a pensar talvez guardar um video numa BD, é possivel certo? depois é só transformar isso em bytes?

      Cumprimentos

      • David Manuel Pires says:

        O procedimento será exactamente esse. A mneira como se o executa é que pode variar, havendo quem o faça por leitura e e escrita de streams, para posteriormente poder efectuar a conversão para bytes.
        O desafio/convite que sugeri seria exactamente esse.

        Eu já uma vez trabalhei com esse tipo de dados e encontrei sempre grandes problemas para o SQL Server 2005 me aceitar o parâmetro que lhe estava a passar, após a leitura do stream e a sua conversão para bytes.

        Um abraço

        David Manuel Pires

  2. Shogun says:

    @ David Pires

    So por curiosidade podes dar uma pequena descricao sobre o k sao dados BLOB ? Obrigado.

    Um dos primeiros programas k fiz em VB 6.0 ( kd comecei a programar ) tb foi um leitor de mp3 😛 Olha dp le o post k pus no tutorial anterior acerca do webcast se ainda n leste.

    Abracos.

    • Henrique Graça says:

      Já respondi á mensagem e enviei-te uma PM com o mail.
      Fico a aguardar.

      Cumprimentos.

    • David Manuel Pires says:

      @Shogun,

      A definição é ‘binary large object’. Geralmente, e no que a base de dados diz respeito, costumam ser ficheiros de imagem, audio, ou multimédia, que, em virtude de geralmente serem bastante pesados costumam ser guardados em campos próprios, como dados binários.

      A questão coloca-se então no tratamento que é necessário fazer em termos de aplicação (conversão dos dados para o tipo byte, por exemplo, através de um StreamReader) antes dos dados serem enviados para a BD. Bem como o processo inverso, ler o BLOB da BD, e convertê-lo então para a aplicação (utilizando por ex. um StreamWriter).
      Aquilo a que me refiro é a manipulção dos dados que é necessário então fazer.

      Cumprimentos.

      David Manuel Pires

      • Shogun says:

        Ah ja ouvi falar nisso entao, por acaso era porreiro aprender a mexer nisso dava imenso jeito, pk n fazes um artigo mesmo que basico sobre isso?

        Obrigado pela info 😉

  3. Hugo António Guerra says:

    Olá Henrique, desde já, parabens pelo trabalho…
    Mas tenho um pequeno problema…
    Sempre que me quero ligar a uma rádio, passado um pouco o programa encontra um erro e crasha e assim consecutivamente :S

    O que posso fazer para solucionar isto?

    Cumpz

    • Henrique Graça says:

      Obrigado,
      quando ao problema, como disse esta aplicação não está muito cuidada, boa oportunidade para vasculhar e corrigir esse bug 🙂

      Mas em principio o que podes tentar fazer é ir á pasta bin\debug e copiar todos os dlls para a pasta do executavel, talvés os dois que lá se encontram não sejam suficientes.

      Cumprimentos

  4. Hélio Félix says:

    Sugestão: Podias fazer um cliente para o Twitter!

    Uma vez que estamos a falar de integrar com o windows media player, suponho que para reproduzir videos (no disco ou online) seja aplicar a mesma analogia que tens nessa aplicação… ou é algo diferente?

  5. traga2whiskys says:

    Alguém sabe os links das rádios da RFM (rfm, amos80, oceano pacifico)? Eu não consigo apanhar os links válidos

  6. traga2whiskys says:

    Correcção de erro, não é a publicida da OK teleseguro, é o link da rádio, mas não funciona.

    Já estive a experimentar o teu programa sobre o wine, mas ando com uns problemas. Já o enviei para uma pessoa experimentar e depois de direi se corre bem no wine ou não, pois não sei se será problema do meu com as 10,000 alterações que lhe fiz.

  7. lookez says:

    Pra galera do pplware, estou gostando MUITO dos tutorials, comecei agora programação na faculdade e estou sendo apresentado a linguagem C. Se puder façam tutoriais para essa linguagem.

    Outra coisa que me interessa muito é a confecção de interfaces, gostaria muito de botar interfaces nos meus programas porém não ensinam isso na faculdade por enquanto e só tenho usado o console.

  8. Hugo Cura says:

    Fastástico Henrique, o teu trabalho é de louvar.
    Numa semana destas que tenha uns diazitos livres, pego num PDF de C# e nos teus tutorials e vou dar luz ao C# aqui na massa cinzenta ^^

    Até agora só aqui passaram C/C++ e assembly (pouco).

    Abraço

  9. Paco says:

    Muitos Parabéns Henrique! Andava mesmo à procura de algo assim. E o código está cheio de boas curiosidades.

    Parabéns mais uma vez pelos posts frequentes!

    Abraço

  10. Hugo Luiten says:

    alguem explica-me como gravar mais radios ou mesmo adicionar estas que estao aqui e que nao sei onde o programa grava a playlis logo nao consigo adicionar as 3 radios referidas no post, ao programa.Como adiciono radios ao programa e as playlist, eu so consigo criar playlist com 1 musica ou 1 link de radio e nem as grava ou qd grava so aparece uma playlist mas deresto esta bom o programa excelente

  11. Telmo says:

    E que tal fazerem isto em VB.NET?

    A MS afirma que ambas as linguagens têm o mesmo poder (o que é verdade pois programam para a .NET Framework). Além disso, VB.NET é mais simples e possui um sistema Intellisense bem melhor.

    Já aprendi esta linguagem há tempos e estou contente. Também usei C# e não gostei muito. Prefiro só programar em C e VB.NET.

    Há gente que vê o PPLWARE e que é novata e por isso devia haver uma secção sobre Visual Basic .NET

  12. Muito bom mesmo e bastante interessante!

    Quanto à aplicação em si até dá bastante jeito para servir como aplicação portable 😉

  13. João Fonseca says:

    Caro Henrique Graça,

    Tenho seguido atentamente os teus tutoriais e acho-os muito bons. Estou à espera que um dia faças um sobre um tema que me interessa particularmente 🙂 e gostava de saber como te expor a minha ideia a ver se é possível dares-me umas dicas.

    Obrigado

  14. Paulo says:

    Olá a todos….
    Tou n último do meu curso e teho que apresentarum projecto final.
    Tive a ideia criar um Leitor multimedia em C#.
    Mas nao queria usar esse controlo dowindows media player será que alguém pode me dar umas dicas?

    Algum componente identico ao MMCI do Vb6.0

    Desde de já agradeço..

  15. Francisco Santos says:

    Caros amigos

    Gostaria de saber se me poderam ajudar. Procuro saber como poderei construir uma rádio online, e de preferência, grátis.

    Obrigado pela possível ajuda

  16. Perdido says:

    cara se vc existe mesmo, to presisando de uma força ae..Estou elaborando um projeto de mp3, que faça dawlonload de musicas, e se possivel que de pra fazer uma conexão tipo bluetooth, para passar e receber arquivos, mais nem sei por onde começar sou iniciante e estou, me esforçando pakas é que trampo e trabalho e tenhu uma hora de estudo, em sala de aula o professor explica as matérias. Se der pra ajudar eu agradeço, se não agradeço tabem pelo menos leu..valeu..

    ejsb2323

  17. Sandré Cardoso says:

    Bem esse é um player de audio,eu estou procurando na internet e não achei ainda os códigos de como criar um sistema para transmitir webrádio como o radioboss ou sam broadcaster por exemplo.Tens alguma idéia de como fazer!!!

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title="" rel=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*

Aviso: Todo e qualquer texto publicado na internet através deste sistema não reflete, necessariamente, a opinião deste site ou do(s) seu(s) autor(es). Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. A administração deste site reserva-se, desde já, no direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação do seu autor (nome completo e endereço válido de email) também poderão ser excluídos.