Intercom – Comunique no Android sem pagar dinheiro…
….e sem a necessidade de ter acesso à Internet ou fazer uso do plano de dados
Imagine que vai andar de bicicleta e quer ir em constante comunicação (por voz) com o seu colega…porque não usar o Bluetooth ou Wifi (criando um hotspot) para comunicar? Tal ideia aplica-se também aos motociclistas, praticantes de ski, funcionários da construção, em concertos, campismo, comunicação entre pessoas de carros , etc etc.
Para fazer tudo isto sem pagar dinheiro e mesmo sem acesso à Internet, vamos conhecer o Intercom.
Há uns largos anos atrás, quando frequentava os escuteiros, os Walkie-Talkies eram gadgets de extrema utilidade para estabelecer comunicação, entre colegas, nos acampamentos e nas actividades de exterior. Depois veio o hype dos ‘bips’ que permitiam trocar mensagens entre equipamentos, até que se deu o “boom” dos telemóveis .
Mas os Walkie-Talkies continuam a ser uma solução de comunicação barata. Depois de apresentarmos o Loudtalks e o HeyTell hoje vamos conhecer o Intercom.
Esta aplicação faz uso das tecnologias Bluetooth ou Wifi e permite o estabelecimento de chamadas entre equipamentos…sem a necessidade de uma ligação ao operador/ISP.
Principais características do Intercom
- Não necessita de acesso à Internet
- Fácil de configurar
- Não há registos, contas
- Publicidade
- etc, etc
Veja como tudo funciona
Download: Intercom
Homepage:Intercom
Este artigo tem mais de um ano
redes ha doc? quando usa a opção wi-fi
Sim, criando um hotspot
e bluetooth
interessante, quando sai para WP8?
Tens a Voxer, que dá para WP, Android e iOS.
a Voxer parece ser das poucas aplicações multi-plataforma que tem o design certo para cada uma delas. Estou impressionado.
Eu nunca usei, mas te, 5 estrelas na loja da Apple e da MS, tem 4 na do android, mas também com cada idiota que se vê por lá a comentar… Lol…
Tens um Nexus não é??? Então confirma-se claramente o teu comentário…
Grande ideia!
Qual das duas modalidades será mais poupada em termos de bateria?
Bluetooth 🙂
São ideias como estas que dificilmente vingam no mercado porque tendem a diminuir a margem de lucro das grandes empresas.
A utilização disto é ridicula.Quer dizer o Bluetooth dá para distancias maximas de 10 metros, para que quero eu falar com uma pessoa por telemovel se estou a menos de 10 metros dela?
Wifi dá um pouco mais de 10 metros por hotspot, apanhando outras frequencias a volta que danifiquem a qualidade de sinal pouca diferenca vai haver do Bluetooth. Não vejo a utilidade desta aplicação numa situação real.
Achei genial a ideia para pedir uma cerveja à mulher que está na cozinha enquanto vejo a bola na sala 😀
Oi Rui e se ela trouxer a cerveja ai vale a pena voltar na Google Play e dar nota máxima!
Já alguma vez tentaste, em cima de uma mota, falar para o pendura (ou condutor) quando estás em movimento?
Permita-me discordar!
Há unidades de Bluetooth que alcançam os 100Mt
E se fores de moto com pendura??? Estás a 80cm mas precisas de usar qualquer coisa para poder intercomunicar
mas qual o alcance do bluetooth temos de estar relativamente perto para que funcione.
isso pode dar geito para motociclistas em grupo ou escolas de condução.
pois os walkie-talkies davam para algumas centenas de metros
Sem dúvida algo interessante. Mas será assim tão funcional? Não será na verdade mais um hype do que outra coisa? É que sinceramente até pode ter alguma utilidade em actividades ao ar livre. Mas dentro de 4 paredes, o alcance do wifi quer do bluetooth são pouco melhores que a voz humana.
Ao contrário do que referiram no artigo os walkie talkies permitem comunicar a distâncias até 50km, enquanto no wifi com smartphones tanto quanto sei, atingir os 90metros é algo raro..
Portanto posto isto não creio que se possa catalogar como uma chamada ligar para o vizinho que está no prédio á frente, quando se os 2 forem á janela conseguem comunicar perfeitamente. Eu próprio já usei este método á muitos anos atrás, quando os telemóveis ainda começavam a surgir.
É uma aplicação gira para um grupo de desportistas de exteriores que andem razoavelmente juntos utilizarem.. e pouco mais.
O do Bluetooth, para isto, não, mas no wifi podes ter uma rede emalhada, e ter o alcance que quiseres…
50km? Onde é que viste esse walkie-talkies? Quero ir já a correr, os meus o máximo que dão são 2 a 10 km em espaço livre e em linha de vista… se for em espaços fechados às vezes não dá de um lado para o outro da parede (depende das paredes).
Mas o que eu queria era uns walkie-talkies encriptados com encriptação a sério e chaves realmente seguras… e só se vê pseudo códigos analógicos e digitais… que todos conseguem descodificar diretamente nos equipamentos… que falta de privacidade!
Ah, também serve para as aulas de instrução para motas das escolas de condução..
Esqueceram de referir o detalhe importante que as comunicações em Bluetooth tem um alcance muito reduzido (100m máximo). Numa ligação WiFi (protocolo n) estando no raio (cerca de 820m) do mesmo hotspot, já permite comunicar a uma distância máxima de 1600m, o que já parece interessante 😉
Oops! 820 pés e não metros… 250m de raio ou 500m de distância máxima entre utilizadores… Menos interessante 🙂
Onde foste buscar esses valores? Olha que no site e na descrição da play store, os autores falam em “up to 100m”… até 100m… ainda menos interessante do que os valores que apresentas :p
100m por Bluetooth. Se estiveres no mesmo hotspot wifi, o alcance é o raio de alcance do wifi (que é de 250m no protocolo n) o que permite dois utilizadores estarem no máximo a 500m, o que parece interessante num parque de campismo ou num concerto 😉
A ideia parece realmente muito boa. No entanto o problema maior é a autonomia dos ditos “smartphones”.
Sou utilizador assíduo do ZELLO. Permite contactos um a um, e criar grupos, publicos ou privados, de conversação.
Funciona em 3G e wi-fi.