Usamos cookies para garantir a melhor experiência de utilização no Pplware.com - Saiba mais sobre os nossos cookies
Ok

Como usar o Android Debug Bridge (ADB)…no Windows

Quem anda no mundo da programação para Android, certamente já recorreu à ferramenta Android Debug Bridge (ADB). Na prática, esta ferramenta do pacote SDK, permite que os utilizadores possam aceder e gerir o seu dispositivo Android ou a instância do emulador. Além da comunicação entre computador e dispositivo Android, o ADB permite ainda que se instalem aplicações, que se copie informação entre o PC e o equipamento Android e também que se corram alguns comandos na shell do Android. Mas como posso eu usar o ADB?

adb_000

Antes de começar a usar o ADB o seu PC deve realizar os seguintes passos:

  • Download e instalação do Java SDK (download aqui)
  • Download e instalação do Android SDK (download aqui)
  • Extrair o Android SDK por exemplo para c:\android-sdk-windows e instalar usando o executável SDK Manager

Nota1: O adb pode ser obtido à parte, sem ter de realizar este processo. No entanto, vamos explicar o processo, usando o android-sdk

Nota2: Verificar na instalação do pacotes, se o item “Android SDK Plataform-tools” está seleccionado.

sdk_00

Configuração do smartphone/table Android

Para que tudo funcione correctamente, dentro do Android deverá ir a Definições >Aplicações > Desenvolvimento e activar Depuração USB

adb_00

Feitas as configurações, basta ligar o cabo entre o smartphone e o PC, abrir a linha de comandos e considerado que o android-sdk-windows esta em C: vamos para  c:\android-sdk-windows\platform-tools

Comandos Uteis

Dentro de android-sdk-windows\platform-tools encontram-se várias ferramentas que permitem que o PC interaja com o dispositivo móvel Android. Aqui ficam alguns comandos

1. Verificar se o smartphone/tablet é reconhecido

adb devices


adb_01

2. Entrar na shell do Android

adb shell


De referir que após entrarmos na shell, podemos usar os típicos comandos do Linux tais como: ls, cp, mv, chmod, rm, entre outros.

adb_02

3. Instalar uma aplicação no Andoid

adb install nome_app.apk


adb_03

4) Copiar ficheiros do smartphone/tablet para disco do PC

Sintaxe: adb pull source [destination]

adb pull /sdcard/SMemo_01.jpg c:


adb_04

5) Copiar ficheiros do PC para o smartphone/tablet

Sintaxe: adb push path_PC path_Android

adb push c:\Knx_automatica.apk /sdcard

adb_05

O abd é sem duvida uma ferramenta bastante importante para quem desenvolve aplicações para Android. Esperamos que este mini-tutorial vos seja útil e quem souber outros comandos igualmente importantes, não se esqueça de partilhar.



  •   
  •   
  •  
  • Pin It  
  • Imprima este artigo
  • Post2PDF


52 Comentários

  1. Mas afinal o que é que o adb traz de vantagens? Todos os exemplos que usaram já eram possíveis sem o adb…

  2. Não se esqueçam de referir que existem apps (root needed) que permite o ADB funcionar via wireless.
    É muito prático.

  3. Faltou dizer que entre o ligar o cabo USB e o abrir a linha de comandos o Windows deve reconhecer que qualquer coisa se lhe ligou e devem-se instalar os Drivers. E este é o meu problema actual.

    Hoje andei ás voltas com isto e com o meu Asus Transformer porque no arranque a recovery entra em looping e preciso de fazer um cmd adb shell dd … etc. para o desbloquear. Mas o Windows não sente que algo se ligou, e o adb devices não indica nada.
    No Device Manager do Windows tenho bem o ASUS Android Composite ADB Interface mas com um triangulo amarelo.

    Neste momento não sei o que fazer para que o Windows o reconheça.

    • E para arrancar com ele e com a ROM instalada só fazendo Power + Vol-, aguardar até aparecer o menu branco e largar ambos. Espera-se 15 segundos e a ROM arranca em Cold-bootting-linux.

    • Pois, nesse aspecto o SDK é manhoso :)

      • Bom, mas sem SDK o Windows não tem que reconher aquilo que se lhe liga e instalar drivers? Ou neste caso, é o TF que não envia nada para o pc.

      • O SDK para Android realmente precisa dos drivers, o que nos obriga a ter apenas aparelhos conhecidos. Agora, no Linux, tudo isso funciona nativamente. Isto é: Só tem 1 requisito: Ser um Android :)
        Tive esse problema com um tablet que simplesmente não apresentava drivers nem oficiais, nem gambiarras dos mesmos. Assim, o Windows não conseguia encontrar drivers para ele. No Linux, foi só conectar o dispositivo e pronto! Só precisei do comando ./adb stop-server, ./adb start-server e ./adb root, e já estava funcionando.
        Mas se não tiver o Linux, há um fato engraçado: O Virtualbox consegue reconhecer o dispositivo nativamente (VM > Dispositivos USB > “Android USB Debbuging”). Nesse caso, é só rodar o Linux e depois o adb.

    • Looping da recovery resolvido:
      Não podendo chegar à situação para poder aplicar o cmd adb necessário, tive que utilizar uma opção SOS entretanto encontrada no XDA:
      http://forum.xda-developers.com/showthread.php?t=1552303

      Fica aqui registado para poder ajudar quem um dia se encontre na mesma situação.
      Tive pena de não poder ver como aquele adb me resolvia o problema.

      • Como resolveu? Meu cell está com o mesmo prol (BLU Quattro 4.5). Ele fica em loop infinito e o pc não reconhece, a instalação do driver da falha (código 43), o adb não encontra o device, odin nem fez cosquinha. Estou realmente preocupado

      • Putz! Acabou meu desespero!! Fiz mais ou menos o que vc disse:

        “E para arrancar com ele e com a ROM instalada só fazendo Power + Vol-, aguardar até aparecer o menu branco e largar ambos. Espera-se 15 segundos e a ROM arranca em Cold-bootting-linux.”

        Mas.. ao invés de usar power + Vol-, eu usei o Power + Vol+. Vlw.

  4. Pedro Pinto
    Este artigo vem mesmo a propósito para indicar um caso bem real do comando adb.
    Desculpa o aproveitar da ocasião.

  5. Uma pequena dúvida… estes comandos não funcionam todos da mesma maneira nos sistemas Mac e Linux? as diferentes versões do sdk interpretam estes comandos igualmente penso eu…

    • É igual independentemente do sistema operativo, o binário do adb é o mesmo.

      • eu só perguntei porque no título tem windows… na minha opinião achava melhor tirarem ;)
        cumps!

        • Mas está certo publicámos um guia para Windows. Apesar dos comandos ADB serem os mesmos independentemente da versão do SO o resto é diferente. Para Linux corres o Android AVD com ./Android, no Mac é semelhante. Depois em Linux para o computador reconhecer o dispositivo tem que se dar permissões num ficheiro escondido com os números de série do telemóvel, já para Mac e Windows já não é preciso… É só manhas, nada como já ter programado nos vários SO para se perceber que são todos iguais, mas todos diferentes (neste caso do SDK do Android e respectivo ADB). Espero que tenha sido explícito o suficiente ;)

  6. Fixe…não sabia dessa! Obrigado!

    Continuem o óptimo trabalho!

  7. Outros comandos interessantes:

    adb logcat
    (para vermos o log do Android, útil para debug de exceptions quando se programa apps)

    adb shell dmesg
    (para vermos o log printk do kernel, útil para debug de erros do kernel que geralmente acontecem quando se programa novas funções no kernel)

    adb reboot
    (para fazer reboot ao device)

    adb reboot recovery
    (para fazer reboot para a recovery)

    adb reboot bootloader
    (para quem tem o bootloader unlocked)

    Se me lembrar de mais volto a escrever.

  8. Há outra ferramenta que premite ter o adb sem qualquer outra parte do android sdk. o adb made easy (que se nao estou em erro ate foi feito por um portugues)

  9. Em tempo tive um azar enorme com o adb no Windows XP e um telefone LG… aquela coisa simplesmente depois de tanta manipulacao recusava-se a funcionar.

  10. VIVA,

    A mim aparece-me seguinte com o comando “adb devices”
    »”List of devices attached”

    resto dos comandos “error device not found”

    alguem sabe como ultrapassar, e ficar a reconhecer o dispositivo.. esta tudo instalado e activado no android como diz o tutorial mas mesmo assim nao estou conseguir ultrapassar

    Sugestoes?

    • Tiago, talvez seja o problemas com os drivers dos dispositivos. O sistema não o esta a detectar. Tens o USB debugging activo?

      • “Note: If your device is one of the Android Developer Phones (purchased from the Google Play publisher site), a Nexus One, or a Nexus S, then you need the Google USB Driver, instead of an OEM driver. The Galaxy Nexus driver, however, is distributed by Samsung (listed as model SCH-I515).”

        resolvido desta maneira lol

        thks anyway ;)

  11. C:\Android\android-sdk\platform-tools>adb shell
    root@android:/ # adb install C:\astro file manager pro.apk
    adb install C:\astro file manager pro.apk
    too many files specified; only takes APK file and verifier file

    Aparece essa mensagem,n sei pq! o0

  12. Olá, estou com um tablet IBAK-787 fiz a conexão pelo adb certinho. e na hora que vou instalar o apk “adb install adobeair.apk” aparece a mensagem [INSTALL_FAILED_INVALID_APK] e pesquisando na internet esse erro diz que é porque o tablet não é certificado pela adobe. alguem saberia o que devo fazer pra conseguir instalar o adobe air neste tablet? Obrigado

  13. O ADB SHELL é mesmo importante em certos casos com smartphones e tablets. Exemplos de cmd que ás vezes uso:

    getprop ro.bootloader
    getprop ril.product_code

    E gostava de saber o que são os ro e o ril
    E já agora onde está localisado o “ril.product_code” numa Rom.

    Obrigado

  14. Boa noite,

    Cara, estou desesperado. A aproximadamente 2 meses meu botão power parou de funcionar e para piorar a situação atualizei o meu GALAXY SII ( I19100) para a versão 4.0.4 e o meu WIFI também parou de funcionar.
    Gostaria que alguma alma caridosa me disponibilizasse o tutorial para eu fazer algum UPGRADE ou DOWNGRADE do meu aparelho para ao menos retornar a usufruir do meu wifi.

    meu e-mail é marcosfontes14@gmail.com

    Vale lembrar que sou leigo em mexer no celular. Não entendo quase nada dessas configurações. Somente sei manusear o aparelho, porém quando se trata de manusear o aparelho pelo computador eu sinceramente sou um analfabeto.

    Aguardo ansiosamente por uma resposta…

  15. Olá pessoal se o seu celular for SAMSUNG GALAXY ACE GT-S5830C/I siga esse passo a passo e você provalvelmente ira conseguir recuperar seu telefone, Algumas pessoas assim como eu, queríamos colocar uma ROM Customizada, simplesmente deu Soft Brick (Loop e não inicia só fica mostrando o modelo Samsung Galaxy Ace GT-S5830C), Tive o mesmo problema e consegui restaurar para o modo original de fabrica, graças a Deus e alguns parceiros da net.

    Segue o passo a passo no http://www.youtube.com/watch?v=yeXpdrnvlUU

    Obs IMPORTANTE >> NÃO PRECISA TENTAR ENTRAR em Modo Recovery: Home + (Aumentar Volume) + Power, pois provavelmente ele não estará aceitando essa opção.

    1. Conecte seu telefone ao computador sem bateria.

    2. Pressione e segure-se volume pra cima e volume pra baixo de forma contínua.
    Ira aparecer a mensagem : WARNING! e outras informações abaixo, espere.

    4. Volte a colocar a bateria.

    5. dai você seleciona com o botão do volume para cima, e ele entrará no modo de Download

    6. Desconecte-o do cabo USB

    6. Siga os passos de como executar o Odin primeiro e coloque os arquivos que o rapaz FelipeNDC pede, lembrando que esses ele disponibiliza abaixo do video inclusive a Custon Ron Original.

    Apos ter feito o procedimento no Odin ele estará pronto para vc conectar o celular no Computador ou Notebook novamente.

    Dai por diante segue os procedimentos que o video do link acima pede.

    Boa sorte e espero ter ajudado!!!

  16. Para seu celular ser reconhecido no seu computador e o Odin funcionar com ele,
    você precisa ter instalado o seguinte programa…

    >>>>http://www.samsung.com/br/support/usefulsoftware/KIES/JSP

  17. CORRIGINDO DIGITAÇÃO E INFORMAÇÕES.

    Veja como fiz, pesquisei a ajuda em uma fonte e na sua sua:

    Para retornar a forma original do SAMSUNG GALAXY ACE GT-S5830C/I seguindo esse passo a passo você provavelmente ira conseguir recuperar seu telefone. Algumas pessoas assim como eu, queremos colocar uma ROM Customizada, simplesmente ao tentar colocar uma que achei em um site por ai deu Soft Brick Loop ou Loop Infinito e não inicia o sistema só fica (mostrando o modelo Samsung Galaxy Ace GT-S5830C travado). Tive o mesmo problema e consegui restaurar para o modo original de fabrica, graças a Deus e alguns parceiros da net.

    Segue o passo a passo no http://www.youtube.com/watch?v=yeXpdrnvlUU

    Para seu celular ser reconhecido no seu computador e o Odin funcionar com ele,
    você precisa ter instalado o seguinte programa…Baixe através deste link

    http://www.samsung.com/br/support/usefulsoftware/KIES/JSP

    La o site reconhecerá seu computador no que se referece a taxa de Bits 32 ou 64bits no sistema operacional
    windows

    Obs. IMPORTANTE >> NÃO PRECISA TENTAR ENTRAR em Modo Recovery: Home + (Aumentar Volume) + Power, pois provavelmente ele não estará aceitando essa opção.

    1. Conecte seu telefone ao computador sem bateria.

    2. Pressione e segure-se volume pra cima e volume pra baixo de forma contínua.
    Ira aparecer a mensagem : WARNING! e outras informações abaixo, espere.

    4. Volte a colocar a bateria.

    5. dai você seleciona com o botão do volume para cima, e ele entrará no modo de Download

    6. Desconecte-o do cabo USB

    6. Siga os passos de como executar o Odin primeiro e coloque os arquivos que o rapaz FelipeNDC pede, lembrando que esses ele disponibiliza abaixo do video inclusive a Custon Ron Original.

    Apos ter feito o procedimento no Odin ele estará pronto para vc conectar o celular no Computador ou Notebook novamente.

    Dai por diante segue os procedimentos que o video do link acima pede.

    Boa sorte e espero ter ajudado!!!

  18. como copia o arquivo “su” pra pasta xbin ou bin no lg p 350 ? ajuda me pfv!! :)

  19. Estou tentando copiar um arquivo bootanimation.zip (o meu zicou o celular) porem a mensagem Read-only file system.

    Tentei fazer a montagem do dispositivo como RW, porém nao tenho conhecimentos para tal.

    Se alguém puder me ajudar, nao sei qual o dispositivo que devo montar

    Obrigado

  20. Oi, eu faço tudo como mandam, ja vi varios tutoriais mas continua nao reconhecendo o aparelho. Digito o adb devices e aparece

  21. Oi, eu faço tudo como mandam, ja vi varios tutoriais mas continua nao reconhecendo o aparelho. Digito o adb devices e aparece list of devices attached. O que eu faço?

  22. preciso de ajuda ja tem duas semanas que venho tentando fazer o root e nao consigo.
    Samsung Galaxy S ( T MOBILE)
    Model SGH-T959
    reconhece no pc, mas nao atribui a porta COM, tornando dificil fazer o root em qualqer programa, usando o adb nao reconhece tambem…

  23. Amigo,

    meu dispositivo “brickou”, não entra no Android de forma alguma, estou tentando acessá-lo em modo APX, já fiz todo esse processo e nada, o ADB não o reconhece.

    Será que tem alguma outra forma de acessar?

    Abraços.

  24. meu problema pesiste em que meu endereço mac e ip nao estao disponiveis e nao sei mais o que fazer pra configurar novamente minha placa wifi do tablet ja procurei em todas as pastas para localizar o arquivo de depuração do driver mas nao encontro o arquivo certo alguem ai poderia me dar uma luz ou como eu poderia estar ativando novamente minha placa wifi ja fiz boot com varias rons ate a do all winner a13 mas nada de nadaficoagradecido se alguem puder me ajudar

Deixe o seu comentário

Aviso: Todo e qualquer texto publicado na internet através deste sistema não reflete, necessariamente, a opinião deste site ou do(s) seu(s) autor(es). Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. O autor deste site reserva-se, desde já, o direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação do seu autor (nome completo e endereço válido de email) também poderão ser excluídos.