WattOS R6 – Um Ubuntu ainda mais leve

….ideal para computadores antigos (com cerca de 10 anos)

No mundo do Linux, são muitas as distribuições que estão à disposição dos utilizadores. No pplware tentamos cobrir as distribuições mais populares (como por exemplo o Ubuntu, Mint, CentOS, Arch) mas também damos destaque às distribuições que, em determinadas características, são diferentes das distribuições “normais”.

Hoje vamos dar a conhecer o WattOS, uma distribuição baseada no Ubuntu.

watts_00

Uma das questões, mais frequentes, que chegam ao Pplware é “..sou iniciante no mundo Linux…qual a distribuição que devo instalar..?”. Bem, para esta questão são muitas as distribuições que podem ser sugeridas. No entanto, devido à grande comunidade e ao constante suporte, o Ubuntu é a distribuição que normalmente sugerimos. No entanto, no caso do utilizador ter uma máquina já antiga e com baixa performance, há outras distribuições como é o caso do Damn Small (um distro com 50 MB) ou o Puppy e hoje damos a conhecer o  WattOS.

watts_02

Para quem não conhece, o WattOS é uma distribuição Linux, baseada no Ubuntu e é ideal para correr em máquina com cerca de 10 anos (ex. Pentium 366 Mhz, com 256 MB de RAM… onde é testado por biff baxter, responsável pelo WattOS).

watts_01

O WattOS usa com ambiente gráfico o LXDE e apresenta uma interface bastante simples e muito fluida. Além dessa caracteristica, a ultima versão do WattOS integra também as seguintes aplicações:

  • Navegador Web – Chromium
  • Player de música – Audacious player
  • Gestor de password –  keepassX
  • Editor gráfico – Pinta
  • Player de vídeo – VLC
  • Folha de cálculo – Gnumeric
  • Processador de Texto – Abiword
  • Editor – Leafpad
  • Bittorrent – Transmission
  • FTP – Filezilla FTP
  • Chat – Pidgin
  • Gravação de CD – xburns

Como temos vindo a divulgar aqui, são muitas as distribuições Linux gratuitas que estão disponíveis para todos os cenários.  O WattOS R6 é uma distribuição ideal para quem já está habituado ao Debian, mais concretamente ao Ubuntu, e pretende dar vida à sua máquina antiga que tem encostada lá por casa. Experimentem e deem-nos o vosso feedback.

Licença: GPL/LGPL
Download: WattOS R6 32 bits [675MB]|64 bits [694MB]
Homepage: Watts OS





  •   
  •   
  •  
  • Pin It  
  • Imprima este artigo
  • Post2PDF


21 Comentários

  1. muito bom, :-)

  2. E para PC’s mais modernos, é ideal para poupar e deixar a máquina a “voar”.

    Eu gosto da simplicidade do LXDE mas segundo a minha experiência pessoal, ainda precisa de corrigir algumas instabilidades e amadurecer algo mais, sou fã assumido da interface Unity desde que muitos dos seus problemas foram resolvidos com o lançamento do Ubuntu 12.04 LTS e agora que me habituei a ela, custa-me a trocá-la por outra, mas tenho sempre uma distro LXDE pronta para iniciar o portátil quando é necessário poupar bateria e recursos do sistema, com um menu clássico, neste aspecto o LXDE é grande estrela do momento.

  3. Poderiam dar-me uma opinião:
    Tenho dell latitude D420 com 2Gb de memoria e uso Lubuntu costumo usar programas como codeblocks e eclipse, etc será que com esta distro o meu pc fica ainda mais rápido? e com melhores features que a distro que uso?

    agradeço in advance qualquer resposta :)

    • Ainda não experimentei esta distro mas pelo que está descrito no artigo alguma diferença que exista na minha opiniao não compensará uma reinstalação (pois será muito reduzida).

  4. Não conhecia esta distro!
    Uma que também está a dar muito que falar é a Zorin OS, ideal para quem vem do windows e quer dar os primeiros passos em linux :D

    • Também saiu a 3 dias uma versão do Zorin com o ambiente gráfico LXDE , o Linux é fantástico , existe de tudo distros mais pesadas e distros com menos de 50 MB , só para que conste o Kubuntu em p4 a 3,2 Ghz consome 0,4 Mb de ram e ainda dá para escolher no KDE 4.9 qual o gestor gráfico de janelas o KDM por defeito ou o LXDM menos glutão de recursos .

      Aceitem os meus sinceros cumprimentos

      Serva

  5. Perfeito, estava à procura de uma distro assim. Simples e moderna, mas que corra no meu velhinho PC (um Pentium III 999MHz, 256MB RAM, 30GB disco).
    Alguém que tenha experimentado numa máquina semelhante que dê algum feedback?

  6. Boa tarde eu tenho 1 ainda mais velho que esse , mas tenho a fonte marada a pilha da bios coo era de esperar foi as couves e terei de fazer testes a board , este pc está parado há anos e esta neste momento numa cave sem humidade , mas já esteve exposto a ela a uns 8 anos atrás , não perdi ainda a esperança de o recuperar só não tive foi ainda coragem de começar a fazer o levantamento do que necessito .

    Cumprimentos

    Serva

  7. Se forem ao site http://distrowatch.com/ ficam também a conhecer a distribuição Tiny Core Linux 4.6 que é uma distribuição minimalista. E se se quiserem maçar mais um bocadinho no site http://www.hardware.com.br/noticias/2012-08/tinycore46.html têm uma retros pectiva desta distribuição.

  8. - Uso o Linux Mint LXDE em um desktop bem antigo, e é um espetáculo !
    – Já estou baixando o WattOS R6 para um test drive.
    – Pcs antigos aqui não faltam,rsrsrsrs !
    – Cumps

  9. ASUS 901 – muito fluido, mas sem som…

    de volta ao MINT :)

  10. da pra instalar esta distribuiçao em um K6 com alguns pacotes do edubuntu ?

  11. Muito bom, pelo menos poupamos o Hardware das nossas máquinas além de um bom ambiente.

  12. Computadores antigos também tem placas gráficas antigas, e aí está o problema. Tenho uma Gigabyte com gráfica onboard, e até que ela gostava do Ubuntu, mas o Unity não gostou dela. Mas o Mint 13 Mate gosta.

  13. Alguém conseguiu instalar através do Virtual Box? Não estou a conseguir

  14. Boas
    Eu tenho este SO instalado no PC mas também tenho um ficheiro ISO do Linux Ubunto com alguns programas pré instalados e gostaria de perguntar se é possível instalar estes programas que estão no Ubuntu.ISO para o Linux Wattos actualmente instalado. Se é possivel qual os procedimentos. Obrigado

  15. Ae, instalei e no quesito agilidade é otimo, alguém pode me ajudar a mudar a linguagem para português do Brasil?

    vlw

Deixe o seu comentário

Aviso: Todo e qualquer texto publicado na internet através deste sistema não reflete, necessariamente, a opinião deste site ou do(s) seu(s) autor(es). Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. O autor deste site reserva-se, desde já, o direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação do seu autor (nome completo e endereço válido de email) também poderão ser excluídos.