Trisquel 7 LTS – Uma distro Linux com suporte até 2019
Foi no início do mês que Rubén Rodríguez Pérez deu a conhecer o Trisquel 7 LTS (Belenos) – uma distribuição Linux, baseada no Ubuntu 14.04 LTS e com suporte até 2019 (o que é sempre uma boa notícia). Esta distribuição nasceu em 2004 na Universidade de Vigo e foi oficialmente apresentada em Abril de 2005 com Richard Stallman, fundador do projecto GNU, a apadrinhar a mesma.
Vamos conhecer as principais novidades.
Em 11 de Dezembro de 2008, a distro Trisquel foi incluída pela Free Software Foundation (FSF) na lista das distribuições 100% GNU/Linux. Esta distribuição tem ganho vários adeptos, graças à qualidade que apresenta e também estabilidade que oferece.
O Trisquel 7 LTS é baseada no Ubuntu e tem suporte até 2019.
Principais novidades do Trisquel 7 LTS
Além da elegância e robustez desta distribuição, a nova versão vem com:
- kernel 3.13 (que garante a menor latência)
- Desktop é baseado no Gnome 3.12 Flashback
- Abrowser 33 (uma variante do Firefox)
Tal como o Ubuntu, o Trisquel oferece também ferramentas para a Internet (incluindo o Elecrum Bitcoin Wallet), o Libreoffice como suite de produtividade, GIMP para a área de edição de imagem, várias ferramentas para áudio e vídeo, jogos e muito mais.
Além do Gnome 3.12 Flashback, o Trisquel 7 LTS está também disponível com os ambientes gráficos LXDE e Sugar Learning.
Este artigo tem mais de um ano
“Trisquel 7 LTS é baseada no Ubuntu”
Qual é a diferença?
Qual é o propósito?
Porque existir mais uma “distro”?
Será apenas para os “criadores” verem uma coisa deles a ser falada no universo Linux?
Realmente, é isto que não entendo…
Não deixas de ter razão mas…esta é diferente em vários aspectos…começando logo pelo ambiente gráfico.
Para isso basta mudar o ambiente grafico do ubuntu. nao? ja tive ubuntu e lembro-me de puder usar varios ambientes graficos.
Mas também tem a chance de quebrar o sistema misturando pacotes de vários ambientes gráficos.
E a possibilidade de remover esses pacotes. Não vejo diferença nenhuma mesmo.
Amdiente gráfico possivel de obter – sis
Papel de parede, icones e temas possiveis de obter – sim
Software e alterações possiveis de obter – sim
algo novo – não
Como assim nenhuma diferença? enfim, a mais basica é que esse O.S é 100% Free. Nada de Bloobs inclusos no Kernel, nem driver proprietário. E outra, apoiada pela FSF(Free software foundation). Dizer que uma distro é igual a outra por ser baseada, é a mesma coisa de dizer que o Debian é igual ao Ubuntu, o que é algo ridículo.
Alem das tretas que o Ubuntu tava tendo com seus spywares(chronical) e ser deserdada pelo Stallman, esta é totalmente aceita. Não posso dizer se é boa pois ainda não usei, mas que é igual ao pai, garanto que não.
Suponho que o Trisquel não venha com os repositórios não-livres instalados e, à semelhança do Debian, tenha purgado as bolhas binárias do kernel. Isto porque esses são os motivos da FSF para não incluir o Ubuntu na lista de distros recomendadas.
A principal diferença do Trisquel é que utiliza apenas software livre, não incluindo qualquer firmware/software proprietário. Por este motivo, o kernel não é o Linux normal mas sim o Linux-libre. Vale a pena notar que é uma das distribuições listadas pela FSF.
Para além disso existem outras diferenças menores, como ambiente gráfico distinto, Abrowser em vez do Firefox, etc.
Tudo correto e bastante importante de salientar. Mas atenção já li que há usuários que se queixam do wifi e no próprio site lê-se recomendarem aos usuários que comprem hardware recente. Não me parece uma boa resposta.
Normal, visto ser uma distribuição totalmente livre, não são muitas as placas de rede que não necessitam de software proprietário.
JJ,
O Trisquel é apoiado pela FSF, logo não tens binary blobs na distro…
ou seja ela é compilada a partir de código fonte…a ideia é mesmo essa conseguir chegar a um ponto onde todo o software possa ser escrutinado 😉
Uma versão anterior não flash com Flash mas sim gnash. Penso que este distro não usa nada proprietário e por isso é diferente do Ubuntu
“Trisquel GNU/Linux is a FULLY free operating system for home users, small enterp”
Free as in freedom, not free as in beer 😉
Já agora se me recordo bem também dava muito suporte a cegos. Ubuntu com Unity tem vários problemas com aplicações para este fim.
Quer dizer, o Windows XP teve suporte durante mais de 10 anos, esta distribuição tem durante 5 anos…
Sinceramente não percebo muito bem qual a vantagem em usar distribuições linux então :S
Faça um favor então e não use!!
+1
+1
+1
Basicamente o que acontece é que a maioria das distros são desenvolvidas só para “encher” o ego, para alguém dizer que é capaz de desenvolver um SO (com base noutro), mas depois como não ganha dinheiro com isso e vai tento despesas para pagar e outras ocupações na sua vida, simplesmente esquece a distro que desenvolveu. Perante este cenário, esta garantir suporte durante 5 anos, é uma boa noticia.
[modo irónico]Mas, já que andam sempre a fazer SO com base em outros… a Microsoft também disponibilizou o código fonte do MS-DOS, já pensaram em desenvolver um novo SO com essa base?[/modo irónico]
+1
pois o MSDOS…
O linux está anos luz mais a frente, é o mais rápido a processar dados, etc…
Tens um suporte tão grande que podes fazer como ele quase tudo, e é muito fácil de adaptar, pois já vem munido de muita ferramenta, o MSDOS é um SO muito limitado…mas pode sr que alguém avance..
Mas com esta versão podes actualizar directo para a próxima. Com o Windows XP não podes actualizar directo para o 7 ou 8.
E será que vai haver próxima versão desta distribuição? Eu gostava de conhecer alguém que tenha usado mais de 5 anos seguidos uma versão linux sem nunca formatar a máquina…
Já fui utilizador de linux e formatava o PC a cada 6 meses para atualizar a versão do Ubuntu sem ter problemas.
Na minha opinião, linux peca por haver demasiadas distribuições, sei que para alguns é uma vantagem, mas a Microsoft e Apple tem um mercado muito maior por alguma razão…
Eu por exemplo. Arch Linux num Desktop e num portátil, isto para não falar em servidores. Desde 2009 +/-.
Nunca tive Windows tanto tempo numa máquina sem formatar, porque aquilo fica bués de lento com o tempo.
Concordo plenamente, Miguel Costa.
A microsoft e a apple tem mercado porque vendem produtos e fazem do software um negócio. O Linux não tem os mesmos objetivos e o conceito é totalmente diferente.
Por exemplo você é um produto dessas empresas. Eles selaram o capô do carro para você não saber como se fazem as coisas é por isso que você levanta perguntas tão elementares.
Quando se junta o mundo inteiro para desenvolver conhecimento espera-se que os utilizadores também doem algum do seu tempo para aprender alguma coisa. Abra o capô e ver como funciona a máquina.
A grande vantagem do linux é que você (ou os seus filhos) podem um dia saltar da janela desta caixa de ratos. É lhe dizer que o seu sistema operativo não tem linhas de código espiões. É lhe garantir que você mesmo pode ser livre para aprender.
Estas empresas fecham o código proibindo-nos de aprender. O nosso sistema de ensino afundam os alunos com matéria para as pessoas não terem aproveitamento. A sociedade e o capitalismo de braços cada vez mais apertados. Como vê todos tentam impedir o conhecimento.
Um dia você acorda e verá que o que está no linux vale ouro. Não há nada tão valioso quanto o valor deixado por estas pessoas. Esse windows não tem valor nenhum daqui a 5 anos. Já o linux você pode dar-lhe mais valor melhorando o código fonte. Tantos exemplos e tantas coisas que se pudiam dizer…
Podes actualizar o xp para a versão acima, ou seja, vista, o vista faz update para o 7 ou 8, do 7 para o 8 é uma actualização exemplar. Atenção que só por defender o Windows por vezes não quer dizer que sou um fanboy ds MS, aliás gosto e uso também Linux. O que não percebo é esta coisa tipo… se gosto do Windows não posso gostar do Linux e vice-versa.
+1
Um melhor controlo nos pacotes existentes e disponiveis para o sistema, estabilidade e segurança mais assegurada. Qual o teu problema?
Você pode optar pelo CentOS com suporte de 10 anos, ou escolher o suporte estendido da Red Hat de 13 anos.
Gostaria de sugerir ao PPLWARE, se possivel acrescentar a este tipo de tópicos, os requesitos minimos de sistema. Esta informação não está muito acessivel na maioria dos websites oficiais destas distros.
Parece-me bem! Fica o registo para próximos artigos. Obrigado
+1
https://trisquel.info/en/wiki/system-requirements
Desculpe, essa discussão sobre qual SO é melhor, é tola e completamente sem sentido, pra muitos o windows é o melhor, porque para o usuário ignorante se o seu pc travar ele vai simplesmente reinicia-lo e continuar usando. Eu sou adepto ao Linux simplesmente pq eu gosto de ser livre, já usei várias distro como Ubuntu, mint, fedora mas o que atualmente está de fato me satisfazendo é o debian. Nada contra ao ruindos mais eu não gasto meu dinheiro com copias de outros sistemas operacionais.
+1
Por acaso acabei por chocar com o debian à dias. Há sites de fãs do ubuntu que deixaram de atualizar os seus sites porque migraram para outras distribuições, entre elas a mais falada, o debian.
Instalei-o á dias e não gostei aparentemente porque estava com dificuldade de entender onde ficavam as opções, etc.. mas numa segunda tentativa, com mais atenção encontrei tudo o que procurava.
É muito simples de usar. É rápido e parece-me muito leve. Parece-me que os sites abrem mais depressa que o ubuntu.
É verdade que o ubuntu continua a ser o mais user-friend o debian posso considerar o mais simples em termos gráfico. Do que li penso que o debian é mais estável afinal o ubuntu é um derivado do debian. Ando de volta dele mas não acredito que troque o ubuntu por o debian, pelo menos nos próximos 6, 7 meses. Tenho de ler mais sobre linux e aprender mais coisas. O ubuntu até agora é perfeito para mim 🙂
Boa noite!
O Trsiquel não reconhece o meu adaptador wireless modelo Dlink DWA 125, alguma sugestão?
Parece que o Dlink DWA 125 precisa de um “binary blob”. Você vai precisar de um que seja “amigo do software livre”.
Veja em thinkpenguin.com