sK1 – Corel e Adobe Ilustrator versão Linux

A cada dia que passa, o Linux, muito por culpa do Ubuntu, tem ganho aquilo que é fundamental para muitos utilizadores nos sistemas operativos: Simplicidade! Por outro lado, o software Open Source têm ajudado a que os sistemas operativos Linux sejam cada vez mais completos e que deixem de existir barreiras que muita das vezes fazem com que um utilizador escolha um SO em detrimento de outro. Hoje apresento-vos um desses software, o projecto sK1.

sk1_1

sK1 é um programa de ilustração open source, semelhante  ao software profissional proprietário como o Corel ou Adobe Ilustrator. Tendo actualmente apenas suporte para Linux, sabe-se que está previsto para breve uma versão para Windows e MacOS.

sk1_2

O sK1 tem suporte para publicações profissionais como por exemplo, cores CMYK, separações e perfis de cor ICC

Existem actualmente pacotes já compilados para as distribuições: Ubuntu, Mint, Mandriva, Fedora ou OpenSuse.

Download: sK1 (várias distribuições)
Homepage: sK1





  •   
  •   
  •  
  • Pin It  
  • Imprima este artigo
  • Post2PDF


15 Comentários

  1. Não conhecia, tenho que experimentar.

    Aparenta estar bastante completo. Em termos de performance, com muitos vectoriais a resposta é boa?

  2. Nunca ouvi falar de este programa, tem bom desempenho?

  3. Só falta o Photoshop. Isto é, o GIMP finalmente ganhar asas.

  4. Eu não conhecia este programa. Instalei e testei no Ubuntu 9.10. Realmente é muito parecido com o CorelDraw, mas ainda está no começo de desenvolvimento.
    Parece que os desenvolvedores querem fazer um programa que seja a cópia fiel do CorelDraw, mas no meu entendimento não acho isto muito interessante.
    Em comparação com o Inkscape, ainda falta criarem muitas ferramentas. O Inkscape é mais estável e completo que o sK1. Mesmo assim devemos dar crédito aos desenvolvedores. Meus parabéns pela iniciativa.

  5. Uma comparação com inkscape seria bem-vinda. :D

    Já agora, alguém conhece algum programa semelhante ao Coral Painter mas para linux?

  6. Não percebo pq é os developers do sK1 não juntam esforços com os do Inkscape para melhorarem o que já está feito…

  7. Infelizmente, não sei porquê, ainda não fizeram um PPA. Há muito tempo que aguardo isso!

  8. João Fábio Damasceno

    Eu instalei ele no meu notebook e apreciei o desempenho, considerando que meu computador é razoávelmente antigo, e tem configuração muito modesta,gostei muito da interface do software.

    vou seguir testando.

    Abraços.

  9. ainda espero testa-lo a fundo, mas acho que é um bom futuro para o design com base em tecnologias gratuitas.

Deixe o seu comentário

Aviso: Todo e qualquer texto publicado na internet através deste sistema não reflete, necessariamente, a opinião deste site ou do(s) seu(s) autor(es). Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. O autor deste site reserva-se, desde já, o direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação do seu autor (nome completo e endereço válido de email) também poderão ser excluídos.