PplWare Mobile

LibreOffice – 15 milhões de Downloads em 2012

                                    
                                

Este artigo tem mais de um ano


Autor: Pedro Pinto


  1. Corvo says:

    não deixa de ser bom, mas para quem não está habituado às vezes tornasse um fracasso!.. isto enquento não damos com aquilo que procuramos =) mas o essencial está lá basta perder tempo a procurar…. recomendo!

    • paulo g. says:

      Tem de ser ter um tempo de adaptação e de aprendizagem, por vezes as pessoas não estão para isso. O LibreOffice Draw para mim torna-se numa ferramenta muito importante, pois é lá que faço cada desenho ou esquema, e claro alterar alguns pdfs.

  2. Carloz Suarez says:

    Eu uso o LibreOffice desde o seu lançamento, antes usava o BrOffice que era o mesmo OpenOffice.
    Pra mim cumpre bem para o que eu preciso, e recomendo!

  3. Carlos Carvalho says:

    Bom dia ,

    Números impressionantes de facto , como devem saber a equipa do Libre office está a pensar fazer uma remodelação ao visual desta suite , pode ser que consigam com a alteração visual tornar mais acessíveis algumas das funções que actualmente estão mais escondidas .

    Excelente artigo , um bom ano de 2013 para todos

    Cumprimentos

    Carlos Carvalho

  4. Xmilex says:

    Eu comecei a usar o LibreOffice recentemente todos os dias. Não é o mesmo que o Office mas para o que preciso é excelente.
    É uma questão de usar que com o tempo habitua-se bem. Na empresa Office em casa LibreOffice.

  5. Pedro Nunes says:

    Existe alguma especulação para quando estará acessivel o novo visual?

    Cumps..

  6. Juca says:

    Novo visual!?

    Foi exatamente por causa do novo visual do office que migrei para o broffice, para ter uma interface mais simples…

  7. Fernando_BR says:

    Quantos PCs há no mundo? e quantos foram vendidos este ano? e A resposta desta pergunta nos leva a crer que 15 milhões é pouco, senão irrisório. Mas não me importo com isso, esta suíte me atende muito bem

    • Alucard says:

      Há muito mais que 15 milhões de pessoas a usar o LibreOffice. Este número é apenas os downloads da página do projecto. Por exemplo, virtualmente todas as distribuições Linux trazem ou distribuem o LibreOffice, e esses utilizadores não estão a ser contabilizados. Só o Ubuntu afirma ter 20 milhões de utilizadores( se é verdade ou não, não discuto).

      Quanto à nova interface, acredito que vai demorar e ainda bem. Para mim não há pressa nenhuma para reinventar a roda,a equipa da TDF faz bem em continuar a melhor pouco a pouco as funcionalidades da suite. A interface virá quando tiver que vir, mas pelo que sei a versão 4.0 ainda não trará essas alterações. Talvez na 5.0…

      • Fernando_BR says:

        Alucard: estou de acordo com sua explicação, grato pelo esclarecimento, só completando: há muitos usuários que usam a versão Apache que não foi contabilizada

  8. lmx says:

    De facto o LibreOffice é uma ferramenta imprescindível, nos dias de hoje.
    Mais cedo ou mais tarde precisamos de uma ferramenta deste género, é certo que existem muitas ferramentas capazes de fazer gráficos excepcionais, EX: com variações ao longo do tempo(4D), etc, mas normalmente encontramos nas ferramentas de Office, uma solução rápida e que cumpre para a maioria dos cenários.
    A minha ferramenta de Eleição para Office.

    E vem com a tag “Enterprise Ready” desde a versão 3.4…
    Muita coisa mudou, esta muito rápida a “arrancar”, nada é perfeito, mas as melhorias que vão ser introduzidas no lançamento da nova versão são muitas e trazem maior performance, e um numero infindável de melhorias, o que é muito bom!

    cmps

    • Fernando_BR says:

      muito rápida a “arrancar. …. No Linux. No Windows a primeira carga é demorada tenho na mesma máquina e uso os dois e digo isso por experiência.própria

      • lmx says:

        boas…

        pois eu acredito que seja assim, alias isso faz sentido, sendo productos MS, que exista alguma vantagem, o que nem sempre acontece, mas é de esperar…

        cmps

  9. visitante says:

    Boas,

    Qual é a diferença entre o LibreOffice e o OpenOffice? Há alguma razão para quem tem o Open mudar para o Libre? (usando máquinas Windows)

    • Alucard says:

      Há sim, seja em windows, linux ou mac. O OpenOffice está praticamente estagnado no tempo, desde a criação do LibreOffice. A maioria dos programadores do OO mudou-se de malas e bagagens para o LO e é este que tem recebido mais actualizações e versões novas. O LibreOffice é o “novo” OpenOffice, para todos os efeitos.

      E é verdade que o programa é mais rápido em Linux que em Windows. Mas isso não é de espantar, comparar Windows com Linux é como comparar FIAT com BMW. Desculpem-me lá a picardia. =)

      • visitante says:

        … Bem que tinha a impressão que as coisas para o lado do Open estão um pouco estagnadas.

        Vou ver isso melhor e ver se é melhor mudar para o LO. Obrigado pelo comentário 🙂

      • Fernando_BR says:

        A comparação não é correta: Opera e Chrome são mais lentos no Linux. O Opennofice tem alguns recursos a menos que o Libreoffice POREM no Windows abre bem mais rápido

  10. Skrithu says:

    Eu uso o LibreOffice e não tenho tido razões de queixa. E uso mais do que as opções básicas do Writer (equivalente ao Word) e do Calc (equivalente ao Excel). Às vezes é preciso ir procurar alguns plug-ins, mas conseguem-se encontrar e não dão problemas nenhuns.

    Acho que só peca pela falta de compatibilidade com o Office (se eu abrir um documento enviado em .doc ou .docx ele aparece todo desformatado), e acho que o Impress (equivalente ao PowerPoint) está bastante fraquinho.

    Mesmo assim, não trocaria pelo Office.

  11. iFernando8 says:

    Para quem usa o Office 2013, ver o menu do Libreoffice de 1999, é mesmo assustador. Não percebo. Eu tb faço o download, mas usar…….

  12. EacHTimE says:

    Podiam fazer uma fusão do openoffice com libre office, não faz sentido estarem separados uma vez que a Oracle abandonou o OO. O nome open office é sempre mais giro

    • lmx says:

      boas…
      O Open Office já não existe agora chama-se Apache Office…

      cmps

      • Alucard says:

        Só para corrigir, existe e chama-se Apache OpenOffice, lmx. É desenvolvido pela fundação Apache e tem o apoio da IBM que até doou o código da Lotus Symphony. Só que mesmo com estes apoios de peso, acho que o desenvolvimento está muito parado. Da ultima vez que tentei fazer o download, nem sequer tinha a nossa língua, Português Europeu. Com o velhinho OpenOffice.org nos tempos da Sun, isto nunca tinha acontecido!
        Mesmo sendo utilizador do OO.org há anos, rendi-me às evidências, o futuro está no LibreOffice.

  13. Paulo Santos says:

    Como se está aqui a ver … continua a dicotomia dos menus LibreOffice VS friso do MS Office…. mas há muita coisa que com a versão friso do Office se torna mais fácil de aceder… e infelizmente com a versão 4 do LibreOffice ainda não se lançaram numa versão mais bonita/útil/versátil com friso….

    … algo mais semelhante ao MS Office… experimentem o kingsoft Office free
    http://www.kingsoftstore.com/kingsoft-office-freeware.html
    … que tem também versão grátis para Android
    http://www.kingsoftstore.com/software/office-for-android

    • Jorge Pereira says:

      Um ponto importante que ainda não tinha sido referido: versão do LO para Android. Pessoalmente sinto falta disso.
      Se alguém fizer um inquérito para escolher entre o desenvolvimento de uma nova interface e o desenvolvimento de uma versão Android, voto pela versão Android.

    • faustino says:

      Eu por exemplo acho muito mais piada ao funcionamento de menus no Libre/OpenOffice do que no Office da microsoft.
      Por exemplo quando estou a escrever texto corrido não me interessa que apareça a barra de ferramentas de tabelas, por isso não está lá, quando entro na tabela, elas aparecem-me e como tenho um ecran 16:9 tenho mais espaço na horizontal do que na vertical, logo interessa-me que essas ferramentas apareçam na lateral em vez de aparecerem no monitor em cima ou de estarem a aparecerem e desaparecerem como o friso quando está em modo automático.
      Quem diz barra de ferramentas das tabelas diz outras barras de ferramentas.

      • Paulo Santos says:

        faustino, tens a opção “interruptor” de CTRL+F1 onde escondes o friso e se mantem a barra de Menus

        • faustino says:

          Eu sei mas não é a mesma coisa, porque quando tu queres ver tens de ir lá clicar no menu.
          Com o LibreOffice fazes uma lista numerada, quando estás nela aparece a barra de ferramentas das listas numeradas, sais da lista a barra desaparece do sitio onde a deixaste “pendurada” como por magia voltas a entrar ela volta a aparecer no mesmo sítio, o mesmo acontece com outras barras como as de tabelas, etc.
          Se quiseres perceber o que te estou a dizer vê este filme https://www.youtube.com/watch?v=wxDsXX7GX-M
          por volta dos 50 segundos ele entra numa lista numerada e depois sai e volta a entrar e barra de ferramentas aparece e desaparece de acordo com o ele estar ou não na lista numerada.

  14. iFernando8 says:

    O Open e o Libre Office funcionam muitíssimo bem. O grande problema está na não utilização generalizada de documentos em formato normalizados ODF. Obrigando a usar o MSOffice para os formatos .xlsx
    Mas, é tudo pensado na America tanto o Office como o Open e o Libre….os Europeus são simples usuários….

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title="" rel=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*

Aviso: Todo e qualquer texto publicado na internet através deste sistema não reflete, necessariamente, a opinião deste site ou do(s) seu(s) autor(es). Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. A administração deste site reserva-se, desde já, no direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação do seu autor (nome completo e endereço válido de email) também poderão ser excluídos.