Como manter o Linux limpo
Parece então que muitos leitores querem saber como manter o vosso Linux “limpo” (na maioria Ubuntu, mas o que vou dizer aplica-se a todas as outras distribuições “actuais”, como Fedora, OpenSuse, etc.), como “limpar” o registo, etc.
Lamento desapontá-los, mas neste aspecto, não têm muito que fazer.
Mesmo que usem e abusem do vosso Linux, este manter-se-á “limpo”, sem grandes necessidades de desfragmentação (aliás, o Windows, desde o Vista, também já não o necessita como necessitava o XP) nem de limpeza de ficheiros temporários.
A maioria (se não a totalidade) dos vossos ficheiros temporários encontra-se no directório /tmp/ e não precisam de lá ir apagar nada, o sistema trata disso por vocês (e se forem apagar algo, tenham cuidado para não apagar algum ficheiro que um programa aberto esteja a usar).
Em Linux, o único problema que vos pode “assombrar” é o espaço em disco ocupado por actualizações e pacotes que instalaram dos quais já não necessitam, mas também é algo para nem atingir os 200MB em cada 6 meses, dependendo obviamente do uso que dão ao vosso sistema.
Para tal, em Ubuntu (e Debian-based) temos como solução escrever o seguinte na consola:
$ sudo apt-get autoclean
Em Fedora (não foi testado, foi o que encontrei no man do yum, se alguém que use Fedora puder confirmar ou corrigir este comando, agradeço):
$ yum clean cache
Honestamente considero boa política a usar os comandos acima descritos pelo menos uma vez por mês, mas de resto não precisam de se preocupar com o lixo no vosso Linux, porque este é muito “limpinho”.
Em Ubuntu, a título informativo, podem também usar um programa “Deborphan” para remover pacotes órfãos, ou seja, que não exista nenhum outro que dependa destes. Aconselho a usar o Deborphan só utilizadores experientes, que sabem o que fazem, caso contrário pode trazer problemas.
Outras formas de limpar “mais a fundo” podem ser encontradas aqui: http://www.ubuntu-unleashed.com/2007/09/clean-up-ubuntu-junk-files.html
Se quiserem ver outros “tweaks” de performance (que honestamente a mim não me trazem vantagens, como tal, não as uso), podem ver aqui.
Espero que tenha sido útil.
Alguma dúvida, comentem.
Podem sugerir artigos e/ou tutoriais sempre que quiserem, ou até escrever e enviar para o Pplware para serem publicados.
Este artigo tem mais de um ano
Bom artigo… Muito útil!
Abraço,
———
http://www.best-cine.com/
Em suma… não é preciso fazer nada lol
http://truquestelemoveis.blogspot.com/
Estava a começar a ler e já me estava +- a passar e a pensar “além dos pacotes este gajo quer limpar ou quê?”
Pronto tive a resposta logo a seguir :D.
Vou estudar atentamente este post, pois o meu Xandros enche-me o parco ssd de 4 gigas com enorme facilidade, sem instalações adicionais. Quando verifico onde anda o “lixo”, encontro-o em directorias de programas desinstalados, ficheiros “temporários” aos magotes. Feitas as limpezas, desaparecem cerca de 200 a 250 megas de inutilidades.
E eu pensava que esta praga era um particularidade do windows! Dava jeito um revouninstaller no xandros.
Problema meu ou comum a mais alguém ?
Eu uso o BleachBit Limpa todo o lixo
excelent artigo sim senhor
completamente offtopic:os downloads deste blog sao nacionais??(gastam trafego nacional)
Em Fedora 10, dado que não existe (por defeito) o comando “sudo” primeiro temos de adquirir privilégios de “administrador” fazendo:
$su –
É agora pedida a password de “root”. Notem no sinal “-” a seguir a “su”!!!
De seguida podemos então introduzir o comando para a limpeza dos pacotes que temos no sistema:
#yum clean all
Esses dias estava lendo nos blogs a fora sobre esse assunto..mas nao tem muito o que faz mesmo..é estar atento aos pacotes desnecessarios e a /tmp o sistema resolve
Muito bom artigo, vale sempre lembrar-nos de alguns comandos.
Isto me fez lembrar da piadinha do Miguel Gerra no ultimo post de Ana.
Onde estava a listar uma infinidade de caracteristicas se a Microsoft fabricasse carros. Passando para Linux, se Linus Torvalds, fabricasse carros:
1. Ele dava os projetos do motor e chassi para vc mesmo fabricar o seu, pq não quero que me encham o saco com duvidas. Solucione vc mesmo.
2. Então, vc pede pro seu vizinho uma copia do carro dele, e a cada atualização da ‘rebinboca da parafuseta’ terá digitar: #update to parafuseta
3. Teria que sempre andar com um guia de comandos ‘#’ para não ficar pesquisando o visinho para lembrar.
4. Para abrir a porta digite: #open the door, para fechar: #close……….para acelerar: #accelerate car to 100km/h, para desligar o carro: #halt
5. Ao abastecer, na hora de pagar, vem a pergunta: Onde coloquei minha carteira? Na pasta root, na temp, na sbin, na usr?
6. Puxa, comprei um som novo para o carro, mas terei de ir no forum para ver se tem atualização para ele.
7. Mudança de marcha: digite sua senha: ………
8. Ao digitar todos os comandos, tem-se a mensagem: Kernel panic! Aí, só tirando a chave, saindo do carro, fechando a porta, ligando o alarme, (ops: kernel panic), ta, deixe sem alarme, coloque a chave, ponha a senha, abra a porta, sente-se, ligue o carro, e pronto! Mas de onde veio o erro? Procure você mesmo.
Apenas para descontrir, apesar de ser usuario do Mandriva and Ubuntu Ultime
Abraços
Para os utilizadores ArchLinux:
# pacman -Scc
Limpa a cache do pacman.
@Thiago
Desculpa lá, mas não consegui encontrar a piada. :\
@andre
Penso (não tenho a certeza) que a maior parte dos downloads são internacionais… Mas o Vitor M. que diga de sua justiça…
o ubuntu consegue manter o mesmo tempo de ligar e desligar por mta tralha que se ponha.. nunca precisei muito de fazer tweaks mas o “Ubuntu Tweak” tem alguns promenores interessantes..
é mt facil de instalar e encontra-se em:
http://www.getdeb.net/
@Andre, os download do pplware nao estao sequer hospedados num servior do pplware,ou seja, e tudo internacional… 😉 Keep Going
Atualizei para o 8.10, e instalei ele numa partição de 40 GB a duas semanas atras…
Hoje ele so tem 4 GB sobrando, sendo que eu deixo meus arquivos, dados, etc., tudo em uma outra partição de 150 GB.
Sera que tem jeito de saber porque, ou o que ocupou tanto espço?
Falow
Cuidado com essa limpeza dos pacotes.
Quem usa Arch sabe que não é muito boa ideia fazer pacman -Scc de animo leve 😛 pois se descobrirem alguma coisa que não está a trabalhar bem depois pode ser mais complicado voltar atrás (tem de se ir buscar o pacote antigo a outro lado), o mesmo se aplica a outras distribuições.
Quanto ás dicas do outro artigo, acho que fazem muito sentido.
1 – Eu não uso ubuntu mas a funcionalidade semelhante foi removida do meu sistema … tanto quanto sei isso só é necessário para dar para fazer buscas mais rápidas por ficheiros … mas eu sei sempre mais ou menos onde tenho as coisas, a busca pelo método mais lento chega bem e evita a chatice de ter de aturar o indexador nas alturas menos convenientes.
2 – eu uso esse e mais outro (talvez não fossem necessários os dois) noatime,nodiratime penso que em algumas distribuições mais recentes essa opção já vem ou então pode ser substituída por relatime que mantém mais ou menos a mesma funcionalidade e tem uma penalização menor.
3 – Claro, recomenda-se vivamente, utilizar mirrors nacionais sempre que possível pois os mirrors internacionais podem ter limitação de velocidade para o pessoal não abusar
4 – Versão mais recente do OOo claro como todos os programas melhora algumas coisas, resolve bugs antigos e traz alguns novos 😛
5 – Só se for necessário mas pelo sim pelo não convém estar prevenido 😀
@Thiago
Se a MS fizesse carros ….
carro: MS Windoze xpto gti td …. onde quer ir hoje?
dono: …. ao bar apetece-me descontrair
carro: …. erro fatal, winsys.dll executou uma operação ilegal no endereço …… reset …. erro … o windows nao consegue encontar o ficheiro NTLDR
…. depois de levar ao concessionário e voltar a instalar o motor, trocar as rodas, a caixa de velocidades e o volante ……
carro: MS Windoze xpto gti td …. onde quer ir hoje?
dono: …. hmmmm …. é melhor ir ao bowling (é melhor não ir ao bar que isto pode-se passar da marmita outra vez pensa o dono) …..
carro: …. Tem a certeza que quer ir ao bowling?
dono: sim, que raio já disse que sim não chateies mais
carro: erro, não tem permissões para executar a operação, contacte o revendedor para obter suporte
dono: …. p*** que pariu esta m**** vou antes a pé que chego lá mais depressa
Existe tambem um script para Ubuntu com o nome Ubucleaner que mantem o sistema limpinho.
1. wget http://www.opendesktop.org/CONTENT/content-files/71529-ubucleaner.sh
2. sudo chmod +x 71529-ubucleaner.sh
3. ./71529-ubucleaner.sh
Cumptz
Estes posts do Linux/Ubuntu são sp porreiros p “nos” q estamos a começar.
para ubuntu
apt-get autoremove
digite y enter
ou instale o ubuntu tweak
possui clean cache e aplicações
@ R00KIE
Pois é…e o Linuxo nem de graça as pessoas o querem..
Viva,
tomo a liberdade de deixar aqui um artigo que publiquei em Novembro de ano passado no aventux de um aplicativo para que ajuda imenso a limpar lixo acumulado no disco com Linux. Dêem uma vista de olhos:
http://aventux.blogspot.com/2008/11/kleansweep-limpa-lixo-acumulado-no-teu.html
1abr,
Paulo Gomes
Qual lixo? Utilizei durantes 3 anos o Mandriva e não precisei; apagar arquivos temporários, desfragmentar e limpar registro, desfragmentar disco, remover virus e outras pragas, formatar e reinstalar o sistema e os drives, se muito fiz atualizações no sistema! Que falta sinto do Ruindows!
Um abraço a todos.
(OFF TOPIC)
Ola… gostaria de saber como faço para instalar o Beryl no Fedora 10
onde baixo ele qual extensão tenho que baixar apra instalar
obrigado aguardo resposta!!
BleachBit. Já experimentaram?
Info: http://bleachbit.sourceforge.net
Download: http://bleachbit.sourceforge.net
Para quem tem Ubuntu podem fazer: sudo apt-get install bleachbit
ou procurar no synaptic por bleachbit
Mais fácil e limpinho é impossível. O algodão não engana!