CloudOn também já pode ser usado no browser!
Os serviços que a Internet disponibiliza estão a mudar a forma como usamos os nossos computadores. Deixamos de usar o modelo tradicional de aplicações instaladas nas máquinas e passamos a usar tudo o que a Cloud e a Internet nos proporcionam.
Há alguns serviços que são incontornáveis e que todos necessitam. Um exemplo são as suites de produtividade, que todos precisam para criar documentos.
O CloudOn veio revolucionar este meio ao disponibilizar acesso ao Office da Microsoft através de uma aplicação para dispositivos móveis. E agora chegou à Web, podendo ser usado nos browsers.
O CloudOn recorre a vários serviços de alojamento de ficheiros Cloud para os utilizadores poderem guardar os seus documentos, ao mesmo tempo que permite que, e este é o seu conceito principal, aceder à suite de produtividade da Microsoft, remotamente e sem que tenham de a ter instalada.
Todas as aplicações a que acedemos dessa suite estão alojadas nos servidores do CloudOn e os utilizadores não necessitam de os ter instalados ou comprar qualquer licença.
Este é o mesmo modelo que é seguido pelas principais suites de produtividade, com a diferença que a plataforma é bem conhecida dos utilizadores, o que facilita a utilização.
O CloudOn, depois de ter conseguido uma excelente aceitação no mundo dos dispositivos móveis, chega agora aos browsers, onde todos podemos usar e assim ter uma plataforma completamente independente do sistema operativo ou das aplicações instaladas. Basta termos acesso a um browser e facilmente conseguimos criar e editar os nossos documentos, de forma simples e num ambiente conhecido.
Desde a sua criação que o CloudOn faz uso de vários serviços de alojamento de ficheiros para podermos guardar o que criarmos, ao mesmo tempo que permite que acedamos aos que já tivermos criados, sempre num formato Office. Actualmente os serviços suportados são os seguintes: Dropbox, Box, Google Drive e SkyDrive.
Esta nova versão para browser tem ainda algumas limitações em termos de sistemas operativos e browsers suportados.
Pode ser usado no Windows e no OS X, devendo ser acedido pelo Chrome ou Safari, esperando-se para muito breve a disponibilização de versões para Firefox e Internet Explorer.
Para além de poderem navegar nos serviços e nos ficheiros que cada um contém, podem ainda ver, para cada ficheiro que editarem, comentários e outra informação associada.
Esta solução, que servia muitos dispositivos móveis, passou agora a poder ser usada no browser e a ser uma alternativa a todos os que querem uma suite de produtividade acessível em qualquer máquina e em qualquer local.
Esta era também a evolução natural que o CloudOn poderia ter, visto ser uma solução totalmente baseada na Internet e nos serviços Cloud.
Homepage: CloudOn
Este artigo tem mais de um ano
A ver se percebi… Este serviço funciona sem que seja preciso instalar qualquer Software no Sistema Operativo, mas não funciona em todos os Sistemas Operativos? …
Então e em Opera não funciona? Opera também tem o motor web-kit, o mesmo de chrome e safari..
Acabei de testar no Opera 12.16, o qual ainda uso pelo baixo consumo de memória. Não funciona. Talvez funcione no Opera 15, com o motor webkit.
O Opera Next é sem duvida melhor e mais rápido 🙂
Acho interessante este tipo de serviço. Já tinha exprimentado em diferentes telemóveis e nunca reclamei de nada, sempre funcionou como era esperado. Tenho pena de ainda não suportar o Copy, mas espero que o façam numa próxima.
Se quiserem ganhar 15GB (+ 5GB se for pelo convite) na cloud, no Copy, sigam este link: https://copy.com?r=Be8vLB a cada amigo que convidarem, ganham 5GB e o vosso amigo também.
É um serviço com muitas vantagens, espero que o cloudON implemente o Copy!
Boas pessoal,
No Chrome em Linux testei e não funciona mesmo, apenas Windows e MAC.
Abraços
o serviço até prometia… mas chegando a esta parte: “CloudOn would like access to all files and folders in your Dropbox.
This app will be able to read and modify everything”
:: não obrigado.
Enviar para a nuvem… só com o Mega 🙂
Em alternativa sempre podem ter um NAS e terem a vossa nuvem privada. Tenho uma experiência mt boa com os NAS da Synology. Vale o investimento.
Apoio, o que dizes eu tenho um qnap e faz maravilhas
MEGA ftw!! 😀
Ora viva. Testei o CloudOn e confesso que gostei. No entanto tenho uma questão. Será que dá para integrar o OwnCloud com o CloudOn?
Abraços.
Não, os serviço cloud suportados são os que estão configurado já nativamente.
Ok. Abraços e obrigado.