Facedeals – Faça um Like com o seu rosto
Poderia começar este post com... ao que isto chegou! Facedeals é uma nova moda, sim, é uma "tecnologia" instalada nos locais de comércio que detectam o seu rosto, e fazem check in na sua conta conta do Facebook dizendo que esteve naquela loja. Esta "mecânica" comercial está a aliciar os visitantes com promoções e bónus para promover online com a presença física do cliente na loja. Arrepiante ou genial?
O conceito Facebook check-in é uma poderosa ferramenta de marketing para oferecer descontos aos clientes habituais, no entanto não é muito popular e embora esteja amplamente publicitada, quase ninguém usa esta ferramenta. Mas alguém pegou no conceito, no Facebook Check-in e recheou-o com uma proposta bem mais atraente, com bónus e descontos que façam valer a pena, que sejam de valor, chamaram-lhe Facedeals.
Como é que funciona o Facedeals?
Basicamente é um sistema que detecta os rostos dos clientes quando estes chegam ao estabelecimento e propaga no mural do estabelecimento a sua presença e mostra também no mural do cliente que este se encontra nesse estabelecimento, dando a conhecer a todo o seu grupo de amizades a sua localização.
Tudo isto a partir de uma identificação rápida do rosto da pessoa que é feita com câmaras preparadas para identificar rostos em segundos.
Esta forma de publicidade tem dois pontos fortes: promove a presença física, pois cativa com descontos e bonificações a presença do cliente e promove online, na maior rede social, o estabelecimento, assim como dá a conhecer os passos da pessoa, quando esta se desloca a determinada loja ou estabelecimento de diversão.
O engenho tecnológico
A app Facedeals tem de ser autorizada via conta Facebook do utilizador. Com a ajuda do utilizador, esta app verifica as tags das fotos mais recentes, para mapear os traços fisiológicos do rosto da pessoa. As câmaras foram desenvolvidas de forma específica, usam então esta informação para o identificar no mundo real.
Anúncios e ofertas específicas podem então ser entregues ao seu smartphone, com base em todas as localizações participantes. Tudo o que devem fazer é mostrar a vossa cara.
As câmaras Facedeals são dispositivos standalone, desenvolvidas com tecnologias open-source que incluem Raspberry Pi, Arduino, OpenCV e a API Facebook Graph. Podem ser configuradas remotamente e apenas requerem uma ligação eléctrica e outra wifi.
Quais os beneficiados?
Para o negócio, não há forma mais fácil de personalizar as ofertas. Os clientes recebem ofertas personalizadas simplesmente por entrar na porta, que elimina as conjecturas normalmente realizadas por ambas as partes. Para as empresas é uma forma barata de publicidade e marketing, deixando de fora muita logística envolvida. Mas para o cliente, não será esta a mais intrusiva das formas de controlo das suas actividades?
Esta tecnologia não é de todo uma tecnologia Facebook, aliás poderá mesmo ser banida pelo próprio Facebook, o que está aqui em causa é a utilização do Facebook para conseguir de forma fácil as fotografias dos clientes. O Facebook tem combatido o reconhecimento facial pois é um problema para a sua estrutura de confiança, enquanto serviço que vive como grande agregador de fotografias dos seus utilizadores.
Este artigo tem mais de um ano
Onde podemos encontrar essas câmera?
A algum sítio em especial ou algo website que faça sua venda?
e a privacidade das pessoas onde fica, é certo que ela pré autoriza, mas eu tenho varias app e não quero que ela me identifiquem em tempo real, nao sei se vingará
Privacidade e protecção de dados…etc…etc…longe de entrar em qualquer país.
Imaginem o Facebook a ter a base de dados do movimento das pessoas. Era uma grande festa…! É que é já….a seguir 🙂
Alias embora entenda o conceito, e também concordo que irá transpor do facebook para descontos na loja, bastará contudo uma identificação ou numero secreto género multibanco em que passas o cartão e identifica-te e tens direito ao Desconto.
De outra forma com caras e caretas, é que “o pai já vai…”
Não andas atento..
https://play.google.com/store/apps/details?id=com.facebook.katana&feature=search_result#?t=W251bGwsMSwxLDEsImNvbS5mYWNlYm9vay5rYXRhbmEiXQ..
Se o Facebook tem combatido o reconhecimento facial, porque comprou o face.com? Para desactivá-lo?
Isto pode não ser tecnologia Facebook, mas não duvido que estejam por trás da coisa…
O FB anda um bocado “creepy” em que ja sinto a minha privacidade a ser visivelmente roubada. :s Never Ever vou permitir 1 applicaçao destas por uns meros descontos.
Jà a funçao “seen on” nas mensagens e post de grupos é arrepiante, agr isto… 😮 Nao quero imaginar o que aí vem mais.
qqr dia vai ser tipo minority report
Ainda bem que apaguei a minha conta. Temo já não ter ido a tempo, porque eles secalhar guardam a informação para sempre… mas pelo menos não vou andar a expôr mais a minha vida no Facebook, por minha autoria, só me trousse problemas essa porcaria.
Quanto a essas câmaras… a Comissão Nacional de Protecção de Dados conta-lhes uma história…
Guardam sim. Tá confirmadissimo e já há muita queixa em tribunal em prol deles guardarem tudo. Mas eles lá pagam indemnização e ficam com tudo à mesma.
por mim podem guardar as minhas fotos para sempre na base de dados deles, eu até sou um gajo bonito…tou me borrifando pó k eles fazem com os dados, não fasso mal a um periquito!! até fujo deles.
Eles também sabem onde estás com uma precisão de 3-4 metros de erro. Aqui a dias desmontei um sistema muito engenhoso que a google usa para triangular a nossa posição sem GPS. E fazem-no sem a nossa autorização.
Mas enfim, zé povinho burro é zé povinho que não vê por isso… Eu por mim já tinha as grandes cidades cheias de cameras para prevenir crimes frequentes como os que temos agora. A privacidade? Essa já se foi à muito e é facil prova-lo.
Ui que temos aqui um possível terrorista! ;))
https://pplware.sapo.pt/informacao/nao-ter-perfil-no-facebook-pode-indicar-problemas-mentais/
O meu inglês não é muito bom, mas esta informação, parece-me responder a uma questão básica de segurança:
“The Facedeals app must be authorized via your Facebook account”
Daí que, a ser assim, só vê os seus movimentos expostos, quer quer!
E sobre o Facedeals eu não sou assim tão céptico, embora também me venham à cabeça filmes como o “Minority Report”. Mas a tecnologia é mesmo assim, a inovação é constante e, não me causa a menor confusão que haja uma câmara que fotografe a entrada de pessoas, por exemplo, num café e automaticamente coloque isso no Facebook. Eu é que nunca vou permitir a esta aplicação que publique coisas no meu Facebook.
São legítimas as dúvidas sobre a violação da privacidade, mas alguém imaginou há 15 anos atrás, que iria haver redes sociais como o facebook, com 900 milhões de utilizadores e onde se partilha tudo e mais alguma coisa com pessoas que conhecemos e com aquelas que nem conhecemos?
Há soluções para termos a nossa privacidade quase intacta. Não ter facebook, nem qualquer outra rede social, não escrever em blogs, não ter sequer internet. É tudo isto praticável? Sim, se vivermos numa ilha deserta ou pretendemos isolar-nos do mundo.
Concordo plenamente, para uma ilha deserta ou para Marte, ou pensando melhor é melhore ficarem pela ilha, Marte não vá o robot que enviaram tenha lá uma câmara Facedeals… 🙂
Só tenho medo é que a nossa privacidade deixe de ser cada vez menos. Que seja a nossa geração e a geração destes mais novos que estraguem o mundo com macaquices destas sem sentido nenhum! Tecnologia é uma coisa boa, mas usar assim acho completamente errado! Qualquer dia vamos na rua e somos obrigados a estar ligados à rede, tipo “Minority Report”, descontos, roupas, músicas, vida privada online, localizações. Quanto mais online a sociedade se tornar, pior vai ficar!
Tenho medo que entremos num mundo demasiado “internet” e menos sociológico. Onde pessoas convivem sem ter o mínimo de consciência ou capacidade cognitiva. Parece que nessa altura, as pessoas vão andar tão burras como à 500 anos atrás.
Quer dizer, toda a gente é contra as cameras de vigilancia nas ruas porque “ah e tal privacidade”, mas se lhes espetarem o nome “facebook” em cima já ficam todas a pingar de alegria. E depois ainda acreditam nas opções de “privacidade” do facebook que sugerem uma falsa realidade de controlo sobre a informação exporta.
Se as pessoas não são burras, por favor digam-me o que são sff.
Fui o unico que vi no iPhone, aos 01:11, a seguir ao sinal de rede a designação 4G ?? WTF ?
Ok, as questões de privacidade e segurança são obviamente de ter em conta.
Mas eu questiono a própria praticabilidade da “coisa”, quando cheira a dinheiro existem logo mundos e fundos mesmo que a própria tecnologia de reconhecimento facial já implementada no Facebook deixe muito a desejar.
Ou seja, enquanto há engenheiros, investigadores, inventores, etc. com projectos feitos e maduros, prontos para colocar em prática, e muitos deles até com bastante utilidade mas que se vêem à “rasca” para conseguir financiar o seu produto, o Facebook já anda a preparar câmaras para as lojas nos identificarem mesmo que o sistema que usem esteja cheio de falhas… ok!
O pessoal vai-se deitar na cama que fez… Não percebem que no futuro vão ser obrigados a viver sem privacidade nenhuma, SIM mesmo nenhuma… Isto esta a tomar porpoções ridiculas na América já deixam as pessoas particar nos censos com as suas credencias de faceboook, não vai demorar muito para ser obrigatório ter uma conta FB e com os dados todos para poder votar etc… E o resto do Mundo vai pelo mesmo caminho, com a desculpa que as redes socias estão na moda! ENFIM………….
Afinal, andam comissões como a Proteção de Dados a dar “puxões de orelhas” a quem tenha cameras de video viradas para espaços públicos e ainda não vieram em “socorro” destas alternativas? Eu se quiser colocar uma camera de vigilância no parque onde habitualmente estaciono o meu automóvel fico proibido por lei em fazê-lo e agora isto está a ser permitido? Ou a CNPD ainda não sabe?
Eu acho que muito em breve,estaremos de alguma forma vigiados por cameras,chips etc, mas eu até que não acho tão ruim.
Em breve?
Sempre que entras em centros comerciais, bombas de gasolina… até no café da esquina estás a ser “vigiado” ultimamente até tenho reparado que os “avisos” de que se está a ser filmado incluem video e audio e não se sabe até que ponto os circuitos “fechados” não se encontram “abertos” pois utilizam tecnologia wireless que pode ser quebrada.
De seguida os nossos telm. basta saber o IMEI para o pessoal saber em que zona o telm. está (e é coisa que não é muito difícil embora em caso de roubo as operadoras dizem ser impossível já fiz o teste com o meu e deu a localização +/- exacta de onde me encontrava) portanto se andas com telm. também te localizam.
Hoje em dia se queres ter “privacidade” só mesmo indo para um sitio MUITO remoto e de preferência debaixo de uma montanha pois tens satélites que conseguem tirar uma foto a um grão de arroz…
Ai meu deus.. O facebook devia era ficar-se por copiar o google plus.
Em Portugal para já e em estabelecimentos públicos impossível, qualquer forma de capturar audio ou video em espaços públicos e estabelecimentos carece da autorização do instituto da protecção de dados
Onde se vende?