PplWare Mobile

Cartão do Cidadão – Sabe como alterar a sua morada?

                                    
                                

Este artigo tem mais de um ano


Autor: Pedro Pinto


  1. Visitante says:

    Muito boa partilha, daqui por uns tempos pode vir a dar-me imenso jeito.
    Cumprimentos.

  2. Daniel Santos says:

    Ora aqui está um assunto que me interessa… visto que há mais de duas semanas que tento fazer o procedimento acima descrito… obtenho sempre erro ao fazer a associação ao cartão no portal do cidadão…
    Após contacto telefónico, não conseguiram me esclarecer qual seria o problema visto que estava tudo bem da minha parte…
    Já submeti um email aos administradores do portal, foi o que me aconselharam no contacto telefónico, agora vamos a ver se resolvem o problema…

    Quanto ao serviço em si, acho que é bom claro, mas gostaria que funcionasse de facto…

  3. M.Manuelito says:

    Eis aqui mais um belo exemplo de informação útil para todos os cidadãos portadores do Cartão do Cidadão. Por este andar o pplware converte-se numa espécie de wikipedia tecnologica portuguesa, de elevada importância não só para informáticos, mas para a população em geral que cada vez mais lida com computadores 🙂

  4. Jorge Costa says:

    O artigo está bem explicado, mas …
    Bolas, é preciso tanta burocracia para alterar uma simples morada, onde anda o “Simplex”!!!!
    Depois destes passos todos aqui explicados, acho que prefiro pagar os 3€ num balcão, do que ter esta trabalheira toda.

    • Sky says:

      Já alterei a minha morada no balcão e de forma gratuita. No entanto, como o edifício tinha cerca de 2 conservatórias por andar eu podia escolher onde fazer. Comecei no 2º andar e acabei no 7º com muita vontade de uma pessoa que era de Arraiolos (pormenor sem importância).

      Isto tudo porque ninguém sabia nem queria perguntar. Uns alegavam não ter sistema, outros que não sabiam e outros que era impossível não ter sistema quando o mesmo quando falha, falha no edifício inteiro…. Só a Sra. do 7º andar é que chamou mais 1 pessoa e nós os 3 com o dossier da formação fizemos a alteração. Sim, comprei logo o leitor de cartões para poder fazer a autenticação final na minha casa. Assim nunca mais.

      Até para o cinema compro na net para evitar filas e filas….

      No IMTT as senhas acabam antes das 12h00….

      Venha o online….

  5. rui says:

    Pedro Pinto
    isto é serviço público!!
    acho mto bom darem este contributo à sociedade, e aliarem a informática & serviços públicos neste fórum
    contínuem e alarguem este tema!!
    o meu obrigado

  6. César Faria says:

    É pena não ficar também alterada na carta de condução. Afinal este procedimento permite a alteração imediata em tanto serviço e no IMTT não :S

  7. abcraveiro says:

    Uma vez que não consigo encontrar os códigos referentes ao meu CC, como poderei solicitar novos códigos?

  8. Gabriel Martínez says:

    Excelente Post.

    Tenho apenas uma dúvida: a carta de confirmação é enviada para a morada “antiga”?

  9. Angelo says:

    Através da Internet aonde se pode comprar estes leitores de cartões de modo a fazer esta alteração de morada?

  10. Luís Artur says:

    Pedro, se estiveres interessado, dá uma olhadela nesta página: http://softwarelivre.sapo.pt/osxcitizen
    Foi a única maneira com que consegui por o leitor de cartões a funcionar no Mac e já me consigo autenticar no Portal do Cidadão, Portal das Finanças, IMTT… (Safari e Chrome!)
    Abraço

  11. David Dias says:

    Onde comprar leitores do CC baratos?

  12. José Gomes says:

    Fiz a alteração de morada via portal do cidadão como aqui descrito. Seleccionei para alterar também na Via Verde. Como recebi correspondência da Via Verde na morada antiga, liguei para lá para confirmar o processo. Da Via Verde garantem a pés juntos que não é possível realizar este processo via Portal ou Cartão do Cidadão!!! Pedi para confirmarem várias vezes. E após minutos de espera são taxativos: não é possível. Espantoso! É pena a esta hora o nº de apoio do Portal do Cidadão já ter encerrado….

  13. Maria José says:

    Boa noite,

    desde já agradeço este post que foi bastante útil, no entanto, preciso de ajuda, já que não consigo passar da fase de autenticação.

    Segui os passos descritos e depois de introduzir o código de autenticação do cartão, sou informada que irei ser redireccionada para outra página, no entanto, não consigo avançar e passados largos minutos, surge uma mensagem a informar que a sessão expirou.
    Devo estar a fazer algo errado. Agradeço, desde já a quem puder ajudar.

    M.ª José

  14. Maria José says:

    Bom dia,

    venho actualizar a minha situação: desinstalei e voltei a instalar os programas para reconhecer o leitor do cartão e fazer a sua leitura. Funcionou. Consegui alterar a morada do cartão do cidadão. Agora só falta alterar a morada da carta de condução. Realmente, é pena que o imtt não tenha esse serviço on-line.

  15. Rafael Morais says:

    Peço desculpa por voltar a levantar este tópico.

    Adquiri hoje o leitor do cartão de cidadão de forma a maximizar as suas funcionalidades. Consegui instalar sem dificuldade no Ubuntu 12.10 e consegui aceder aos meus dados. Porém a dificuldade surgiu na autenticação nos sites do Estado (portal do cidadão e portal das finanças) com o CC quer em ambiente Firefox quer em Chrome, apesar de ter seguido à risca todas as instruções, nomeadamente no que toca aos certificados. A mensagem de erro que surge descreve que não detecta o leitor/cartão.
    A única solução que encontrei e que funcionou foi a autenticação através do Chrome em Windows XP a rodar no VirtualBox (não testei com o Firefox).
    Informo também que já é possível pedir a alteração da morada na carta de condução através do serviço online do IMTT, coincidência ou não nestes últimos dias o serviço está em baixo para manutenção…

  16. Igor says:

    Bom dia!
    Depois de ultimo passo:
    ««Insira:
    o Número de Processo de Alteração de Morada (que deverá ter guardado) e
    o Código de Confirmação de Morada, que foi enviada pela carta das Finanças para a nova morada.»»
    Depois de confirmar aparece erro: FALTA O CERTIFICADO DO SERVIDOR
    E Agora? Hoje e ultimo dia para efectuar.
    hard-minilector EVO bit4id
    soft-Portugal eID GUI ver.1.24.1

  17. Marco says:

    Instalado o software indicado como necessário à utilização do leitor e cartão, tentei aceder ao portal do cidadão conforme descrito.

    Com o Chrome, após algumas tentativas, consegui introduzir o PIN, sendo no entanto impossível prosseguir pelo facto de o site entrar em “loop” de redireccionamento de páginas.

    Com o Firefox tive de autorizar a execução de um plugin considerado inseguro, aceitar enviar a informação sobre uma ligação não cifrada, para chegar ao mesmo resultado: bloqueio de páginas em “loop”.

    No Internet Explorer 10 nem conseguia iniciar o processo de autenticação. Após seleccionar o modo de compatibilidade para sites que só são suportados em versões antigas do IE (adivinhe-se, é o caso) lá me foi pedido o PIN. Aqui já não fui impedido de avançar por causa do “loop”… entrei mesmo em “loop”! Afinal, é o IE.

    Parabéns pela iniciativa. Decerto que as duas ou três pessoas que conseguem utilizar esta funcionalidade sem problemas estarão certamente muito felizes. Eu pessoalmente arrependo-me do que gastei com o leitor de cartões.

    • Zé Couves says:

      Isto também me aconteceu e depois de muito tentar acabei por conseguir contornar da seguinte maneira:
      1. Antes de tentar a alteração de morada tentar entrar no portal do cidadão em modo autenticado clicando em “Autentique-se Aqui” no canto superior direito da homepage do portal do cidadão
      2. O Portal convida a abrir uma conta em que é preciso incluir uma morada. Ignorar a criação da conta, cancelar e voltar à home do portal do cidadão. Já deve estar logado no portal e já deve aparecer o nome da pessoa no local onde antes aparecia o “Autentique-se Aqui”
      3. Fazer a alteração de morada seguindo o link do menu. O portal vai passar pela autenticação, mas penso que já não pede o código e já não entra em redirect loop.

      Pode ser que ajude alguém …

  18. Linda Taylor says:

    . Para resolver uma simples alteracao de morada e preciso tudo isto? Como pode Portugal funcionar desta forma? Simplesmente ridiculo e muito triste ver um Pais parado no tempo.
    I feel sorry for the people!!!!

  19. Daniel Canuto says:

    Boa Noite,

    Estou a tentar alterar a morada através do portal mas, após autorizar e preencher o código de autenticação, dá-me erro e diz que a página não está disponível.

    Já tentei no Chrome e no IE… Fica na mesma.

    Alguma sugestão?

    O meu leitor de cartões é o HMC-CRID01C.

    • Luís Daurte says:

      Boas,

      Aconteceu-me o mesmo e liguei para a linha de apoio do Cartão de Cidadão. O serviço tá em baixo desde, creio que Setembro e não há data prevista para restabelecimento.

      A situação é lamentável, porque eles impigem às pessoas o leitor de cartões e depois são obrigadas a ir presencialmente aos serviços e gastar 3€ por cada alteração de morada…

      A minha sugestão é ires lá presencialmente e pedires o livro de reclamações como eu já fiz.

      • Andrea DG says:

        Olá, no meu caso eu fiz o pedido para alterar a morada numa loja de cidadão, mas como só estava uma semana em Portugal já não pude fazer a autenticação numa loja. Agora já no Reino Unido, e depois de comprar um leitor de cartões e instalar devidos softwares, não consigo confirmar a morada. O software pede-me os pins e códigos e números de processo, eu insiro tudo mas quando faz ligação ao sistema (?) dá erro e informa que não devo estar ligada à internet.
        Será que este erro tem a ver com o mesmo sistema que está em baixo desde de Setembro?
        Cá em casa já usei um computador em Windows 7 e outro que é MacOS e dá exactamente o mesmo erro. 🙁
        Ir ao consulado está a provar-se difícil também pois não me respondem aos pedidos de marcação.
        cumprimentos!

        • Gabriel Pinto says:

          Vou colocar a solução que encontrei para o erro da proxy, pode vir a ajudar quem pesquise sobre o mesmo e acabe por encontrar aqui a resposta.

          No programa do Cartão de Cidadão, fazer Ctrl+P (menu Ferramentas>Parâmetros).
          Na janela que surge clicar no globo (onde diz Rede)
          Seleccionar as duas primeiras opções ( Utilizar Servidor Proxy e Utilizar Proxy de Sistema)
          Tentar confirmar a morada.

          Válido para Windows 7.

  20. Carlos says:

    Lamentável mesmo é o leitor de cartões, se existe o PIN, para que o leitor? Só para gastar dinheiro lá está e pelos vistos mesmo com leitor pode não funcionar…

  21. Fábio Baleizão says:

    Boa tarde, gostaria de saber se alguem me consegue ajudar.
    Em relação à carta que recebemos com o código para alterar a morada, alguém me sabe informar se vai para a morada do cartão de cidadão ou para a morada nova, para a qual queremos alterar?

  22. Carlos Teixeira says:

    Erro no ficheiro SOD do cartão de cidadão durante a actualização da morada resultou em 15€ de dádiva para a geringonça. Linha de apoio a pagantes e 15 minutos em fila virtual para me informarem da ausência de dados técnicos.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title="" rel=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*

Aviso: Todo e qualquer texto publicado na internet através deste sistema não reflete, necessariamente, a opinião deste site ou do(s) seu(s) autor(es). Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. A administração deste site reserva-se, desde já, no direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação do seu autor (nome completo e endereço válido de email) também poderão ser excluídos.