Apple quer inventar bicicletas inteligentes “smartbikes”

Como amante do desporto do pedal que sou, mais concretamente do BTT, não podia deixar passar esta notícia. Ao que parece, o grande Steve Jobs quer entrar mercado das bicicletas (não estivessem estas na moda), e assim conquistar mais um segmento.

O anúncio/descoberta foi feita pelo site Patently Apple que ao que tudo indica, a Apple registou patentes relativamente a um sistema digital que permite ao ciclista controlar todas as suas pedaladas.

bike_apple_00

Através dos documentos associados a patente pode-se verificar que o sistema tem a capacidade de monitorizar toda a informação do ciclista e ambiente como por exemplo: o batimento cardíaco, distância percorrida, aceleração, velocidade, inclinação, cadência, altitude, força do vento, tempo, elevação, entre outros parâmetros.

O documento refere ainda que ou o iPod ou o iPhone serão usados como sistema primário, permitindo que o ciclistas partilhem essas informações com outros elementos do grupo. O sistema fornecerá também informações ao ciclista, sobre a sobre performance ao longo do percurso.

bike_apple_01

Como podemos ver pela Fig. 1 da patente, a bicicleta incluirá alguns sensores para monitorizar os diferente componentes da mesma. Todos os dados serão recolhidos por um iPod ou IPhone (140), que se encarregará de os disponibilizar na cloud através de tecnologias como GPRS, CDMA, EV-DO, EDGE, 3GSM, DECT, IS-136/TDMA, iDen, LTE , entre outras.

Relativamente aos sensores e respectiva monitorização, as Fig.3, Fig 4, Fig5 ilustram o protótipo de funcionamento e respectiva apresentação dos dados.

bike_apple_02

Através de um sistema colaborativo de comunicação, os ciclistas podem saber exactamente onde se encontram os outros ciclistas, assim como as suas performances ao longo do percursos.

bike_apple_03

Apple credits Jesse Dorogusker, Anthony Fadell, Andrew Hodge, Allen Haughay, Jr., Scott Krueger, James Mason, Donald Novotney, Emily Schubert Policarpo Wood and Timothy Johnston as the inventors of this patent application which was originally filed in Q1 2009

A nós resta-nos esperar, a ver se o projecto é concretizado. Como ciclista, penso que a ideia é fantástica e com os equipamentos que já se usam hoje, tudo indica que o futuro será por aqui. Basicamente irá centralizar todas as informações numa só aplicação/cloud. Para quem quiser saber mais sobre esta patente da Apple, aconselhamos a lerem o artigo na pagina original no link abaixo disponibilizado.

Homepage: Patently Apple





  •   
  •   
  •  
  • Pin It  
  • Imprima este artigo
  • Post2PDF


60 Comentários

  1. Não obrigado, toda a gente saber que eu sou um molengão na minha bike… não me agrada :D
    Agora, para profissionais, é outra história

  2. Vem aí a iBike…
    Parece-me já ter visto este conceito noutro lado qualquer…

  3. vamos ver se troco a minha alma por uma iBike… lol

  4. O que irá sair daqui?? eheheheh

  5. A única coisa inteligente que vejo é a Apple ganhar mais dinheiro.

    • a ganhar cada vez mais dinheiro a custa dos seu fans mais nada pois nada substitui a ideia de pedalar parece que nos querem cada vez tornar mais sedentários e fazer as coisas segundo a lei do menor esforço

  6. O ecrã faz-me lembrar o meu “velhito” iPod Nano 3G.
    Não sei porquê, faz-me confusão ver a Apple e a Google meterem-se por territórios estranhos.
    Bicicletas? Vou comprar uma pasteleira e meter lá o ecrã! :)

  7. Acho que não percebem o que é isto.
    Isto vai ser mais como o dispositivo Nike Ipod.
    Com uma app.

    Faz-me lembrar o Nokia Sport Tracker ou lá o que é.

  8. Os comentários no pplware estão cada vez pior… Para mim desactivavam-se, e discutia-se no fórum.

    • Porque diz isso? Não há aqui nenhum comentário que esteja mal, a meu ver.

    • Realmente não percebo esse tom critico. Acho que estão a melhorar, já se fala de qualquer tecnologia com clareza aqui nos comentários.

      Obviamente alguns “trolls” tiveram de ser banidos e isso fez com que já se possa discutir a essência das questões.

      Com 500 comentários por dia, não é fácil reunir consenso, o que até é óptimo, no entanto há que saber discordar ou concordar tendo sempre em conta a nossa opinião, sempre subjectiva perante a opinião de terceiros.

      Nesse sentido é uma salutar troca de opiniões e muitas vezes troca de ensinamentos, por aqueles que dominam a área em discussão.

      Abraço.

      • Não ligues a esse tipo, é ele o tal que de vez em quando se põe a corrigir a ortografia dos outros, não passa de um misantropo irritante, se não gosta dos comentários, que não os leia.

    • deve ter algum problema com a sociedade não? Só sabe é reclamar do trabalho dos outro mas infelizmente é mais um dos muitos tugas que só sabem fazer isso

  9. Conheces alguma empresa nesta mundo que exista para não ganhar dinheiro ???????

    • Ora aí está! Muito bem posicionado o comentário.

      As empresas provadas, já nem coloco as estatais, têm como finalidade gerar lucros. A Apple, a Microsoft, a IBM, a canonical, a Red Hat, a Sun, a HP, a Sony, a Toshiba, a Panasonic, a Samsung, a LG, a Intel, a Nokia, a Phillips, etc., etc, etc.

      Depois existem diversas marcas que primam pela qualidade e excelência, por exemplo um audiófilo sabe que a Denon tem excelentes amplificadores, que a Bang & Olufsen é uma empresa de topo em todos os seus produtos.

      São empresas que se querem distinguir e destacar num determinado segmento… sempre visando o maior lucro possível.

      A Apple é dentro da área tecnológica que quer ser reconhecida e está a conseguir nalguns produtos.

      Com isso, tem arrecadado uma boa fatia do mercado e os lucros são o reflexo e o objectivo da politica do STEVE JOBS.

      Quem os pode criticar?

  10. Que bom! Agora os ciclistas tb ganham o direito de ser seres humanos pretenciosos com complexo de superioridade! E viva os iDouchebags!

  11. Muito mau! Pff, dediquem-se aos gadjets

  12. Complicar as coisas simples!!!

  13. A Apple gosta de “reinventar” tudo nao?

  14. Por acaso…

    Eles que se dediquem a fazer leitores de musica e deixem-se de querer monitorizar bicicletas com leitores de mp3.

    Com jeitinho… um gaijo em esforço… largava-se… e o mp3 dava erro!!! Deixava de dar musica… fazia reset… e bloqueava a bicicleta, pois mais valia andar e carro e não poluíamos tanto… LoL

    Bom fim de semana

  15. Já agora que pedale sozinha…

  16. OK. E que tal comprarem uma bicicleta e um dispositivo GPS? Ou um PDA com recepção GPS e software para isso? Tanta gente que já faz isso, e têm tudo de útil o que essa patente apresenta.

    Já estou a ver sair daí uma bicicleta de quadro em ferro, mudanças de punho e travões de arco,… mas com pintura bonitinha e o logotipo da maçã, a custar tanto como uma bicicleta de BTT profissional topo de gama.

    Para não falar da máxima da Apple: “Praticamente tudo o que apresentamos já existia, mas como foi apresentado por nós, fomos nós quem o inventamos e está tudo proibido de pôr isso em questão.”

  17. Que grande inovação….not…

    mas como vai ter a maçã os cromos pançudos vão começar a fazer exercício…ou então meter no suporte do carro ir até à serra fazer 1km, passar numa ou duas poças para dar ar de quem andou muito, meter a bicicleta no suporte, e parar no café a beber minis antes de se assaparem no sofá em casa.

    é a junção dos bttistas de Domingo, com fanboys…vai ser extraordinário

    • Não sou um desses velhos pançudos, mas um dia com a idade la chegarei, mas no entanto como muitos de nós sabemos, no mundo do btt/ciclismo vive-se muito a moda de tu tens um clio e tenho de ter um ferrari, assim sendo a aplle está a entrar num mercado de sucesso… quem anda faz btt e maratonas como eu não me vai dizer que é mentira… cumps e boas pedalas a todos…. lol

    • Sempre é melhor assim do que fazer tudo o que disseste, mas sem a parte do 1km de bicicleta pelo meio, não?

  18. No fundo nada de novo. Basta aplicar o sistema existente – iPod-Nike -, à bicicleta.

  19. Dêm uma vista d’olhos aos dispositivos já (há muito) comercializados por empresas como a Polar, Garmin, Sigma, VDO, etc e encontram lá praticamente todas essas funções num dispositivo só!
    Os mais recentes até permitem transportar música para ouvir pelo caminho.

  20. garmin edge 500….

  21. um a parte, vejam o que já faz a garmin, http://connect.garmin.com/activity/38387582
    prova do vitor gamito….

  22. Isto concerteza não será uma “iBike” da Apple mas sim uma parceria com alguma empresa, à semelhança do que fizeram com a NIKE, com o Nike Plus.

    Chega-se à bicicleta devidamente preparada, liga-se o iPod ou iPhone e toca a monitorizar tudo. Não é um novo conceito para a Apple nem estão a entrar em mercado desconhecido.

    http://www.youtube.com/watch?v=qOr5_GaGnPc

    Já existem outras patentes para futuros iPhones que irão monitorizar batimentos cardiacos simpleslmente ao pegar, entre outras coisas mais, com aplicações ligadas directamente à medicina, onde a Apple tem apostado forte também, como anunciaram à uns anos atrás, que seria um outro objectivo deles. Começaram no Desporto, escolas, a caminho da medicina.

    http://www.youtube.com/watch?v=Wgc58CwzGlU

    E pelo menos nos EUA, em algumas universidades houve um disparo significativo de Mac’s.

    http://www.tuaw.com/2010/08/05/mac-usage-surges-amongst-university-of-virginia-freshmen/

    Como qualquer empresa que se prese, aponta-se o publico alvo e toca a fazer produtos que se destinem a eles. Com o sucesso do Nike Plus, acho muito bem que agora invistam nas restantes areas, como o ciclismo, afinal de contas empresas como Nike, Adidas, Reebok e afins precisam também de boas parcerias tecnológicas para evoluir.

  23. Resumo da noticia e comentarios: Isto quando sair vai-se vender como pãezinhos quentes !!! desde que tenha a maçã claro !! se sair com outra marca vai directo para venda na Decathlon ou lidl…..não estou a criticar a utilidade em si mas a ser vendido 80% dos vendidos será por efeito moda…

  24. Costumo andar de bicicleta… levo um velocimetro polar cs200 e o meu samsung omnia!
    O velocimetro regista os batimentos cardiacos, cadencia, velocidade….
    O Omnia tem um programa que regista a velocidade, altitude, aceleração, posição, depois é so importar do google maps e vejo tudo… graficos, estatisticas….
    Basicamente é juntar tudo num dispositivo… Mas isso já existe, não sei como deixam registar uma patente destas…

  25. É impressão minha ou toda esta parametrização e recolha de dados já existe em dispositivos da Polar à alguns anos?? a não ser q me tenha escapado alguma interpretação melhor do artigo publicado, a unica coisa que acontece é que a Apple pretende aliar uma bicicleta à compra de equipamento extra Apple tais como sensores e para quem não tiver o Ipod ou outro dispositivo que recolha os dados…Senão vejamos…para diversos equipamentos Symbian, Android, WM e até mesmo Iphone já há software que captura dados tais como geo posicionamento, e os relógios da polar recolhem tudo desde cadencia, batimento cardiaco, velocidade, calculo de médias de todos os parametros, guardam…enfim…um sem fim de funções…n vejo a novidade nesta nova aventura da Apple…mas como disse…posso estar a interpretar mal… :)

    Cumprimentos a todos

    • já somos dois. então o inventar no título, a única coisa nova que vi é o facto de partilhar na rede. De resto a vantagem é ter tudo no mesmo.

    • É verdade, a Polar e a Sigma já têm disso há muito… e são os melhores a desenvolver dispositivos do género.

      Patente?! não me acredito que o possam fazer… e quem já produz?! deixa de produzir porque a patente foi realizada?

      É ridiculo patentear algo que há muito é do domínio público.

      Sou BTTista há muito, adoro tecnologia e boas bicicletas (e adoro descer e saltar a grande velocidade) Já vi muita tecnologia de ponta fabricada pela Polar… Isto não é novidade!

      Se ao menos isto avisasse que a corrente está prestes a partir ou “tens um furo, pára antes que te espetes” :)

  26. a mim a vantagem grande deste sistema é a monitorização de vários atletas, imaginem que este sistema já existia na volta a frança deste ano, o cotador saberia a quantos batimentos estava o andy. grande novidade disto é a informação partilhada entre atletas…

    • claro, porque eles iam partilhar esses dados, ainda se dissesses dentro da mesma equipa aí sim, e nem me tinha ocorrido esse uso, agora adversários?

      • LOL!!!! Nem mais!

      • MAs isso já existe… :S a Polar..entre outras…ja permite tb a publicação dos dados recolhindos na net para comparação e ajuste do treino aos objectivos de cada um…resumindo…parece-me uma tentativa de uma montanha parir um rato…ainda por cima um rato que ja toda a gente conhece… :D respeito o trabalho da Apple no marketing..na gestão de marca…e tudo o que os tornou no q são hoje..mas sinceramente o dia em q s lembraram desta…não foi dos melhores LOLOL talvez desta ideia menos boa consigam evoluir para algo realmente util…nunca se sabe de onde vêm as melhores ideias… :)

  27. acho que depois o steve jobs vai pegar a bicicleta para ir embora em vez de resolver os problemas do iphone 4

  28. Ansiedade do status nestes comentários é notória.

    Bom fim de semana

  29. Grande Steve Jobs… só se for grande aldrabão!

  30. Isto vai ser é mais uma carrada de euros para estoirar nos trilhos. Quem faz BTT a sério não interessa ter este tipo de peso na bike.

  31. gostaria que alguem informasse, se depois de ter estas tecnologias ainda temos de dar aos pedais.

  32. mais uma ideia de lucrar com quem tem muito dinheiro, pra mim basta-me pedalar…. é tecnologia a mais pra uma byke!

  33. Desculpem lá, mas no final disto tudo esta maquineta serve para quê ? Para mostrar aos amigos ou para pedalar ? Então qual a diferença de uma bicicleta normal ? Antigamente não havia telemóveis e quando saía em serviço tinha uma cabine telefónica em cada esquina e não era por isso que telefonando duas vezes durante o dia não estava contactável. É como ter um PDA XPTO, estar a conduzir e se não tiver 6 ou 8 braços como um polvo, não conseguir proveito dele !

  34. Bem, se eles ainda pusessem uns motores a jacto para não se ter de dar aos pedais, ainda me convencia, mas nesse caso teriam de pôr um radar para se desviar dos obstáculos ou quem lá fosse em cima ainda partia os ditos “cujos” !

  35. Não era bem isto que eu queria. Eu queria uma bibliceta com um forno acoplado, que desse para fazer torradas. Isso sim era uma invenção.

  36. bem acho que isto vai dar um novo sentido à expressão “bicicletas electricas” hehehe

Deixe o seu comentário

Aviso: Todo e qualquer texto publicado na internet através deste sistema não reflete, necessariamente, a opinião deste site ou do(s) seu(s) autor(es). Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. O autor deste site reserva-se, desde já, o direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação do seu autor (nome completo e endereço válido de email) também poderão ser excluídos.