Aplicação Outlook.com do Android não cifra os emails guardados
Um dos grandes problemas dos sistemas operativos é o desconhecimento que os seus utilizadores têm do que se passa fora do olhar destes. Todos os processos que decorrem e a forma como a informação é tratada e guardada não são vistos e não existe informação sobre problemas ou falhas de segurança até estas serem conhecidas.
Pois surgiu agora mais uma descoberta de uma falha de segurança grave, desta vez na aplicação Outlook.com para o Android. Segundo uma empresa especializada em segurança esta aplicação não guarda os emails de forma cifrada. Mas os problemas não se ficam por ai.
A informação sobre os problemas da aplicação Outlook.com para Android foi descoberta pela empresa Include Security, que dedicou algum do seu tempo a avaliar esta e outras aplicações de vários sistemas operativos móveis.
Foi usado um processo de engenharia inversa para determinar a forma como a aplicação funciona e descobrir os eventuais pontos fracos e que representam uma falha de segurança.
Foram várias as descobertas feitas por esta equipa na aplicação de acesso ao serviço de email da Microsoft. Contrariamente ao que poderíamos pensar, a aplicação Outlook.com não foi desenvolvida pela Microsoft mas sim pela empresa Seven Networks.
O que foi descoberto representa uma falha muito grave de segurança e pode permitir a qualquer um o acesso aos emails e aos anexos de um utilizador de forma transparente e sem qualquer controlo.
Segundo a Include Security as mensagens e os emails das contas Outlook que são configuradas nesta aplicação são guardadas de forma clara e sem qualquer cifra ou encriptação directamente no sistema de ficheiros do Android.
Ao estar assim disponível esta informação no sistema de ficheiros do Android, qualquer aplicação mal intencionada ou comprometida pode facilmente copiar as mensagens e enviá-las para fora do equipamento. Da mesma forma se ligarem o Android a um computador comprometido as mensagens podem ser lidas, mediante algumas situações particulares.
A aplicação Outlook.com tem disponível um modo de segurança que através de um pin pode controlar o acesso às mensagens, mas esta apenas consegue impedir o acesso à interface da própria aplicação, não garantindo qualquer segurança adicional das mensagens registadas no sistema de ficheiros.
A informação sobre este problema foi apresentada pela Include Security à Microsoft no passado mês de Dezembro, para que este pudesse ser resolvido e adicionada uma camada adicional de segurança à aplicação.
Das duas vezes que fizeram este alerta a resposta por parte da Microsoft foi sempre a mesma. Os utilizadores apenas podem assumir que os seus dados estão protegidos e cifrados caso exista uma informação precisa nesse sentido.
A Include Security recomenda aos utilizadores do Outlook.com para Android que se protejam, tendo indicado algumas medidas simples. A primeira passa pelo desligar do Modo de Depuração no Android (Definições -> Opções de programador -> Modo de Depuração).
As duas seguintes passam pela utilização de cifra no sistema de ficheiros do Android e pela mudança da pasta onde os emails são guardados.
As declarações públicas da Microsoft sobre este problema reforçam a necessidade de usar criptografia nos discos e a necessária confiança nos métodos de segurança do Android e nos seus processos de sandboxing.
Este artigo tem mais de um ano
Não entendo este drama todo. Até parece que a comunicação entre servidores de email é sempre segura.
Ou até parece que todas as pessoas encriptam o portatil ou o pc lá de casa. Qual o drama? Para não falar que o impacto de performance seria enorme.
Sim, hoje em dia, a comunicação entre servidores é cifrada.
O drama é que se tiveres root, uma app com root é capaz de ler os teus emails, só por causa disso…
Ainda por cima é preciso root? lol
E se pegares no portatil da grande maioria das pessoas também lês os emails todos lol
Praticamente todos os problemas do Android derivam (não exclusivamente mas quase) dessas 4 letrinhas ROOT quando é que os utilizadores de Android deixam de ser espertos e param com essa trata do root?!
Exato, e depois vêm chorar que têm virus e isto e aquilo. Root é para experts que sabem o que estão a fazer, não é para o utilizador comum.
“O drama é que se tiveres root, uma app com root é capaz de ler os teus emails, só por causa disso…”
Ja ouviste fazer em SuperSu? Nunhuma app tem permissões de root sem eu dizer que sim.
Não é preciso root para ter malware.
Existe no Root uma que é o Superuser. Que, mesmo não sendo nenhum guru, permite definir qual as app que tens privilégios ou não.
O dar privilégios de root a uma app é responsabilidade do user, se não souber o que está a fazer não faça, ou assuma as consequências.
Sim, isso é verdade… mas muita gente é capaz de dar acesso a root a app’s que nem bem conhece…
Então com as histórias de programadores reputados a se venderem para os piratas…
“Sim, hoje em dia, a comunicação entre servidores é cifrada.”
Não há garantia nenhuma disto disso acontecer. A unica forma de garantir segurança é cifra entre os destinatarios.
Hoje em dia a maioria da comunicação entre servidores é por IMAP sobre SSL.
Ele disse “comunicação entre servidores de email” não comunicação entre cliente e servidor, são coisas diferentes. E sim ele tem razão, é um problema antigo.
“Ou até parece que todas as pessoas encriptam o portatil ou o pc lá de casa. Qual o drama? Para não falar que o impacto de performance seria enorme.”
Exato. E mesmo cifrado a password tinha estar armazenada no telemóvel por isso não ia resultar em nada.
A comunicação entre servidores diferentes de e-mail, é por IMAP sobre SSL.
Agora dentro de redes internas, pode não ser preciso SSL.
Mas essas não estão acessíveis fora da net.
quis dizer “do android” e não “no android”.
E o gmail para android, também não dizem que os anexos também ficam às claras no disco?
No artigo fala-se em emails e tu falas em attachments… tanto o iCloud, como Gmail e Outlook não cifram os anexos, a diferença é que o Outlook nem os emails cifra ao contrário do iCloud e gmail para Android. Que mania da perseguição que tu tens com tudo o que é Android e Apple.
“tanto o iCloud, como Gmail e Outlook não cifram os anexos”
Estamos a falar de app’s, iCloud não é uma app.
Quanto ao resto, aqui falou-se do Mail do iOS, fala-se agora do Outlook para Android, porque não do Gmail para Android?
O problema com o “Mail” do iOS é que não encripta os anexos contrariamente ao que era afirmado pela Apple. O que para mim não é problema nenhum desde que a Apple assuma que não o faz. O Gmail para Android faz o mesmo ao passo que o outlook não encripta nada, nem sequer o corpo do email.
Onde é que a Apple disse que o Mail cifra os anexos?
Gostava de saber…
https://pplware.sapo.pt/informacao/seguranca/mais-uma-falha-no-ios-anexos-de-mensagens-nao-sao-cifrados/
http://support.apple.com/kb/HT4175?viewlocale=pt_PT&locale=pt_PT
Mas como disse, para mim não interessa para nada já que não tenho jailbreak no iPhone ou iPad, ou root no Note 3.
Opa, ganha juízo, não tem nada a ver uma coisa com a outra… Quem não aprendeu ainda que quando não sabe do que fala, cala-se, não vale a pena discutir…
Há assim muita coisa a fazer neste caso? Se a app tiver de decifrar os emails para os mostrar, há alguma garantia de que uma app mal intencionada não o faça também? No máximo avisam-se os users…
Caros amigos,
A cavalo dado …
Se querem privacidade estudem .