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Keyless – Volvo anuncia o fim das chaves físicas nos seus carros

                                    
                                

Este artigo tem mais de um ano


Autor: Vítor M.


  1. Sergio J says:

    Pelo menos uma porta usb na porta para poder carregar o tekemovel.

  2. Pedro S. says:

    Com tanta falha em termos de segurança (não há ainda hoje um sistema 100% seguro), isto vai ser um chamariz para os hackers e afins.. Está bonito.. Olhem uma aplicação que intercepta a ligação smartphone – automóvel e duplica essa informação… Estou para ver!

  3. KURT says:

    Isto é muito bonito mas é completamente irreal do ponto de vista prático por varias razões.
    1. é praticamente impossível criar um sistema 100% seguro;
    2. se eu ficar sem bateria não consigo usar o carro;
    3. se por acaso a aplicação tiver uma falha e deixar de responder não consigo usar o carro;
    4. o mesmo de o ponto 3 mas existir uma falha no smartphone em vez de ser na app;
    5. para ser significativamente mais usual teria de ter a app sempre a correr e o Bluetooth sempre ligado o que poderá ser um problema para a vida útil da bateria.

    6…infinitos – poderíamos ficar aqui o resto do dia a enumerar pontos que tornam este sistema uma miragem!

    • COBAIN says:

      1. Nenhum sistema é 100% segura;
      2.No próprio video aparece a chave do carro (deduz-se que também tem utilidade para essa situação);
      3.Ponto 2
      4.Ponto2
      5. Assim como essa ideia do BT gastar muita bateria, era a mesma ideia quanto ao Wi-Fi e ao 3G, além disso já existem muitas situações em que temos sempre o BT ligado, como por exemplo quem usa Smartwatch.
      6. Infinitos sim, mas todas as inovações têem um preço. Não inovar, na minha opinião, acho pior.

      • KURT says:

        A chave é apenas um complemento opcional, não é distribuída com o carro a não ser que o comprador a peça expressamente.
        Neste caso eu penso que continua a ser indispensável a chave de segurança para o caso de acontecer algum acidente, sendo que a única utilidade desta tecnologia seria não ter de pegar na chave ou no comando para abrir o carro.

        Eu sou um adepto da inovação, do avanço tecnológico, mas não a qualquer custo e de forma desmedida, hoje em dia os utilizadores são basicamente “beta-tester” que em vez que receberem, pagam para o serem. É preciso inovar de forma controlada e isso não passa apenas pelo custo de produção da tecnologia (muitas vezes o único parâmetro considerado por algumas empresas).
        A roda foi descoberta aC e continua a ser utilizada, faz-te sentir preocupado ou uma inovação nas jantes e tipo de pneu fazem-te ficar mais descansado?

        É preciso inovar sem perder alguns princípios, sentido pratico, segurança, simplicidade etc etc

  4. André Scala says:

    Assim de repente umas 20 coisas que pode correr mal, já para não fundamentar mais o comentário do Pedro S.
    Os hackers vão ter mais um brinquedo xD

  5. rui says:

    Espero que tenham uma alternativa para o caso do smartphone estar sem bateria ou ter sido perdido/roubado…

  6. jedi says:

    com tantos problemas de segurança nos sistemas operativos moveis , não creio que seja uma boa alternativa a chaves ou telecomandos. 😉

  7. Phoenix says:

    A notícia está incompleta e o título enganador. a volvo não vai eliminar a chave física, mas sim oferecer a alternativa de haver uma chave digital. quem quiser pode desativar o acesso com a chave digital e manter acesso com chave física. Chega de títulos sensacionalistas que nada têm a ver com a notícia.

    • Vítor M. says:

      Não é verdade, a volvo está a eliminar a chave propriamente dita. São agora apenas sensores e comandos. Mesmo para iniciar o motor os veículos deixam de precisar de uma chave física, bastando um sensor electrónico em vez de um modelo mecânico.

      Atenção ao que estás a dizer. Estás a interpretar errado.

      • Paulo Fernandes says:

        “Physical keys will continue to be offered for people who want them”

        O Phoenix tem razão

        • Vítor M. says:

          Repara no que escreveste. Interpretando o que escreveste, quem quiser chaves físicas a volvo faz, mas vão passar a ser opção, porque os novos sistemas vão tomar o seu lugar.

          Ja agora, nos carros modernos, para que serve uma chave física mesmo?

          • elAscii says:

            Abrir Portas e por o carro andar….

          • Vítor M. says:

            elAscii Grande parte dos carros modernos têm um botão Start e abrem com aproximação de um dispositivo (cartão, identificador, comando, etc).

            Tens visto as novidades auto ultimamente?

          • KURT says:

            Para quando os comandos ficarem sem pilha ou existir alguma avaria. Todos os carros até ao momento vêm com uma chave de segurança (ou deveriam, muitas vezes elas não são entregues), algumas delas até incorporadas nos comandos.

  8. Rui says:

    O que tenho a dizer a respeito disto, é o seguinte:
    – se fabricassem um carro novo com a tecnologia do ano 1995 talvez trocasse o meu.
    Tanta tecnologia quando avaria é que são elas.

    • Marco says:

      Já tinha pensado no mesmo. Hoje em dia só se vê carros acarrados de tecnologia e, diria eu sendo um leigo, que quando uma empresa decidir lançar um carro sem toda essa tecnologia (sendo a mecânica a base, tendo apenas a tecnologia necessária), irá fazer sucesso ainda que seja apenas no seu nicho.

  9. Luciano A says:

    Pelo que li, ai est’a uma boa razao para nao comprar Volvo 🙂
    Ja comeca a ser tecnologia a mais para o meu gosto.

  10. João Quelhas Gaspar says:

    Nao sei se convence pois e se ficamos sem bateria, e se o telemóvel é roubado! Possivelmente tera ligação á cloud para garantir a nao perda de dados em caso de furto ou avaria, e ate para bloquear a aplicação! Mas tem de aver uma chave especifica do carro de segurança , que nao tem de ser comum, pode ser um cartao ou ate um código! Mas tem de ter! E muito mais á a ver!!!

  11. Miguel says:

    Este carro parece a ser um bom negócio para pessoas que tem um smartphone e que utilizam a toda a hora tecnologia do carro/smartphone.
    Agora se formos ver pessoas que não têm smartphone (como eu) logo aqui a tecnologia de andar sem chave não vai funcionar. Os meus carros já a algum tempo que não têm chave (Swift de 2008 não tem de usar a chave para abrir/por o carro a andar, Virata de 2016 não tem de usar chave para abrir/por a andar) a chave é o comando que o carro tem, uma coisa muito mais pequena que smartphone que anda no bolso e não se dá por isso

  12. joao says:

    tanta asneira dita aqui que até doi.
    primeiro, tudo que a volvo coloca num carro é para o tornar mais seguro, não o contrário. o painel/tablier tem o mínimo de “tecnologia” à mostra para nao distrair o condutor das “luzinhas” que não fazem um grosso.
    o meu volvo, por exemplo, foi considerado o carro mais seguro no segmento quando saiu nos estates. tem pormenores que só eles é que têm ou disponibilizam.
    segundo, falam das chaves físicas…ainda usam disso? ou usam comando para abrir? é que se usam o comando o sinal também pode ser interceptado. tinha um comando da mitsubishi do video de há 25 anos que replicava os sinais IR em 3s. Quando li a notícia pensei na solução que eles adoptaram para resolver os óbvios problemas de segurança que isso advém. ou pensam que eles não pensaram nisso?
    terceiro, os hackers vão ter mais um brinquedo? já é muito fácil abrir um carro normal (se tudo falhar parte-se o vidro que não é dos ladroes….abrir um carro é relativamente fácil…já leva-lo é outra história. se os ladrões querem entrar no teu carro…eles vão faze-lo, indepedentemente da técnologia ou não que ele o tem.
    quarto, esta tecnologia já existe pela GM projecto MAVEN.

    o único senão que vejo no projecto é a bateria ir à vida. nas chaves por IR pelo menos tinham uma chave física incluída no comando. Parece que andar de bateria portátil para todo lado vai ser standard, com tanto aparelho dependendo disso.

    É claro que andar com as 2 chaves (smartphone e fisica) resolve o problema da bateria e aumenta as capacidades do projecto. por exemplo, levaram a chave fisica com voces e foram correr/passear bla bla bla a pé. a vossa maria/filho/etc precisa do carro, voces remotamente enviam a chave do carro para outro smartphone para ele/ela abrir o carro. quantas vezes é que alguem tem ke se deslocar de proposito a alguem para emprestar as chaves do carro. isto para empresas vai ser uma maravilha.

  13. Goncalo says:

    2 em 1, ladrao que roube o telemovel ainda pode levar o carro como premio. Lol

  14. Rui Brito da Silva says:

    Sou amante irrevogável de Volvos – é a sério, nao estou a fazer humor! Mesmo que me saia um Audi – dos que ainda faltam sortear – vai de vela e vem um Volvo. Por todas as razoes do planeta. Também falta dizer que sou um amante dos gadgets e electronica e da evolução tecnológica. Mas no que toca a Keyless, fico com muitas duvidas. E se….? E se….? Porque ha sempre um ou mais e se…? Porque ha-de haver um dia que…aconteceu e ninguém contava com isto….ponho muitas reticencias. Ver para crer….e depois de muitos e muitos testes. Ahh, ja me esquecia, muito software….muita probabilidade de Hack. Ou então vamos passar a ligar o carro com impressão digital. Mas mesmo assim, haverá um hack em cada esquina….

  15. Bruno says:

    Nada melhor que aquela sensação de dar a chave e ouvir o som do motor do carro!!!

  16. Miguel Santos says:

    Boa tarde.
    Se calhar muitos de vós não sabem, mas a chave que vêm no filme da Volvo é feita em Portugal! 🙂
    Abraço.

  17. Caetano says:

    Sim, há muitos carros no mercado em que o comando no bolso faz de chave física para abrir/fechar ligar/desligar a viatura. Há coisas que vejo terem menos utilidade como, cruise control e estacionamento automático, por exemplo.
    Arriscava dizer que bluetooth já vem de série, até nos papa reformas porém, o que mais se vê é pessoal de telemóvel na mão. É chique e muito mais perigoso que conduzir sem cinto de segurança! Certo?

  18. joao says:

    Nunca deves ter feito uma viagem +500km que senao nao dizias mal do cruise control. Tambem o uso em situacoes que sei que nao posso ultrapassar um limite de velocidade, por exemplo nas localidades meto o cruise a 50 ate passar a localidade aem ter ke estar sempre a olhar para o conta kms a ver se passei…resto so teu comentario nao percebi um boi do que kerias dizer

  19. Paulo says:

    E para o pessoal que é surfista/bodyboarder e que quer ir para o mar? como faz? haha… vai deixar o telemóvel num café? e quando não houver cafés/restaurantes? 🙂 tem que haver sempre uma opção de chave mesmo com a activação por telemóvel.

  20. bertinho says:

    só tretas para gastar dinheiro e na pratica nao servem para nada

  21. Joao 2348 says:

    Gostaria antes de ver um sistema em que se ligava uma espécie de chave digital (espécie de “PEN USB”) mas que em vez de abrir da forma convencional apenas trocava códigos de autenticação (chave digital ECC ou NTRU ou outra ainda melhor) e depois permitia a entrada (parecido com o SQRL – Secure Quick Reliable Login). Não poderia ser bloqueado à distância (com bloqueadores sinais rádio), não poderia ser reproduzido (sem um código qualquer enorme que só o proprietário tinha). A própria fechadura alimentava a chave digital.

    Mas eventualmente seria difícil, pois teria de suportar água, lama, neve, temperaturas extremas positivas e negativas e funcionar sempre bem e à primeira.

    Um sistema de abertura por proximidade parece-me perfeitamente possível fazer de forma segura, desde que não furtem/ roubem a chave. Meter num smartphone é uma irresponsabilidade completa, dadas as dezenas/ centenas de vulnerabilidades corrigidas todos os anos (que não tendem a terminar)… embora se for um complemento opcional, não me pareça mal.

    Quanto a partirem o vidro… aparentemente acho que na UE querem obrigar a colocar vidros inquebráveis para acabar com os furtos simples… logo qualquer dia ficará mais difícil dessa maneira nos novos modelos que seguirem essa norma.

  22. AlexAlex says:

    McLaren é assim há muito tempo. Quando ficas sem bateria não consegue abrir a porta (nem nada), e tem que chamar alguém a McLaren para dar jeito… e pagar… entre varios outros problemas…

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