Análise Nokia Lumia 800

Por Rui Oliveira para o PPLWARE.COM

Nos últimos 10 anos a Nokia dominou o mercado mundial com o seu próprio sistema operativo móvel o Symbian. Actualmente derivado da parceria com a Microsoft, a empresa finlandesa passou a focar-se principalmente na área em que é mais forte, o fabrico de Smartphones com o conhecimento acumulado de muitos anos de liderança de mercado. O resultado de um ano de trabalho árduo está no Lumia 800, o primeiro Smartphone Windows Phone 7 da Nokia. Mas… será que em tão pouco tempo a Nokia conseguiu conceber uma oferta competitiva? Veja a nossa análise para tirar as suas dúvidas.


Hardware e Design

A Nokia utiliza no processo fabrico do Lumia 800 os mesmos materiais que tinha estreado no Nokia N9  . Trata-se portanto de um telemóvel construído a partir de um único bloco de policarbonato. Este material é fabricado através de um processo rigoroso ao nível microscópico onde são empregues compostos utilizados na concepção do plástico.

O resultado final, à primeira vista pode enganar o utilizador deste equipamento. Em nada parece o plástico comum utilizado em outros equipamentos sejam eles de média ou alta gama. Aliás o toque e a robustez conferida por este material à Nokia Lumia 800, quase que replica um acabamento à base de borracha. A razão prende-se pelo toque aparentemente macio e uma solidez inequívoca do equipamento.

É fácil imaginar este telemóvel a cair algumas vezes ao chão e sair completamente ileso. Como é óbvio não tentámos este teste de stress ao equipamento porque gostamos de devolver os equipamentos em boas condições a quem nos empresta. Mas este Nokia é sem dúvida dotado de elevada qualidade na construção e pouco fica a dever aos smartphones que utilizam predominante um acabamento em alumínio.

Quanto ao design, podemos referir que embora seja um critério carregado de alguma subjectividade (porque gostos não se discutem), este equipamento (a par do N9) é um dos smartphones mais bonitos à venda no mercado. Mas mais do que produzir um aparelho atraente, poucas empresas se preocupam nos vários cenários de utilização, como o conforto na mão ou o conforto no bolso. E nesse aspecto o Lumia 800 foi pensado de modo a ser bastante ergonómico. Aliás a forma com que a Nokia, conduziu o processo de engenharia de forma a que o dispositivo tenha este tamanho final é no mínimo impressionante.

Apesar de parecer, o Lumia 800 não é assim tão pequeno e no processo a Nokia conseguiu incluir um ecrã de 3.7 polegadas.

De destacar ainda no campo das especificações internas do hardware, o generoso armazenamento interno de 16GB que irá permitir armazenar as suas fotos, videos e aplicações sem que sinta falta de espaço. O Lumia 800 inclui ainda 512MB de memória RAM que aliada ao processador de 1.4GHZ Qualcomm Scorpion é mais do que suficiente para correr o sistema operativo de forma fluida.

Ecrã

O ecrã é um dos pontos fortes do Lumia 800. Trata-se como já referido de um ecrã de 3.7” AMOLED bastante resistente (Gorila Glass) com a tecnologia ClearBlack. Esta tecnologia proprietária da Nokia, permite que os tons de preto sejam bastante fidedignos em relação à vida real. Nos nossos testes com o equipamento até foi por vezes difícil distinguir o ecrã da borda, sendo comum tocar na borda a pensar que estava a tocar no próprio ecrã.

As cores produzidas no ecrã são vibrantes, e os contornos das letras são bastante definidos permitindo que o texto seja perceptível por exemplo no browser mesmo a um nível de baixo de zoom. Como é normal, num ambiente fechado é fácil atestar as capacidades de um ecrã.

Onde a qualidade se mede mesmo é na utilização do próprio dia-a-dia. Por essa razão o nosso ambiente de utilização foi muitas vezes ao ar livre. As qualidades deste ecrã foram mais que uma vez atestadas mesmo com o sol a incidir directamente sobre o ecrã. Não se verificou uma perda significativa dos elementos do ecrã e foi possível realizar todas as tarefas com naturalidade, aliás como pode ser visto na imagem acima.

Áudio

Nesta componente destacamos duas vertentes. Numa primeira vertente testámos a qualidade das chamadas. Neste aspecto podemos atestar a qualidade da recepção áudio. Mesmo em ambientes de maior ruído e multidão, a voz na chamada sempre se conseguiu ouvir com uma boa nitidez (em zonas de recepção normal), indo até ao detalhe de algumas vezes se ouvir algumas conversas de fundo. A inclusão no Lumia 800 de um segundo microfone parece ter surtido efeito na supressão eficaz do ruído.

Numa segunda vertente do áudio, testámos este dispositivo na reprodução de ficheiros MP3 e rádios online. Mais uma vez não tivemos nenhuma razão de queixa, os agudos e os graves estão lá e são reproduzidos de forma fidedigna bem como uma adequada separação de canais áudio.

Destacamos ainda um bom poder de amplificação do som, por exemplo a ouvir música nos auscultadores nunca passámos do nível 16 (dos 30 possíveis) de volume.

É animador a Nokia não ter descurado este factor, dado que já tivemos em anteriores análises dispositivos que dariam bons PDAs, mas na prática ficaram aquém em pormenores importantes como o som, de modo a na nossa opinião serem adequadamente apelidados de Smartphones.

Câmara

Mais uma característica, mais pontos ganhos pela Nokia. A qualidade da câmara embutida neste dispositivo é acima da média. Não sabemos se é pela inclusão de lentas Carl Zeiss, ou até uma optimização bem conseguida do software/controlador de captura no sistema operativo.

Na imagem abaixo é mais que evidente, o detalhe dos vários elementos bem como uma vivacidade impressionante das cores num dia de sol.

Apenas em condições de pouca luminosidade é que esta câmara pode falhar. Mas quanto a este aspecto, o duplo led entra em acção à noite ou em ambientes escuros. Contudo, pode pecar por excesso de iluminação, por isso em ambientes fechados com boa iluminação o melhor é desligá-lo. E como a qualidade de uma lente se mede também na quantidade de luz que consegue absorver mesmo em condições de iluminação limitada, testámos também esse aspecto.

Embora, não tenha conseguido o mesmo efeito que a fotografia em pleno dia (como seria de esperar), os resultados foram mais que satisfatórios:

Outro factor positivo é a velocidade com que a câmara tira fotografias. Este pormenor aliado ao botão dedicado para esta função, possibilita retirar fotos sequenciais com uma rapidez impressionante, apenas rivalizada pelo iPhone ou o Galaxy Nexus.

Mas actualmente, uma câmara de um smartphone de alta gama não serve apenas o objectivo de fotografar. E no que se refere à captura de vídeo, o sensor óptico consegue gravar películas em alta definição (720p). No vídeo de teste que fizemos de 1 minuto, é mais uma vez claro o realismo nas cores produzidas, e a rapidez com que a câmara obtém detalhe dos cenários assim que fixa um ponto no horizonte.

É a prova que apesar de a lente ser aparentemente de pequenas dimensões não é de forma alguma justificação para ser menosprezada.

O único aspecto negativo aqui a salientar não é a qualidade em si da câmara traseira mas sim a ausência de uma câmara frontal que poderá ser um inconveniente significativo para quem utiliza um Smartphone para videoconferência.

Conectividade e Bateria

Nos nossos testes, não notámos qualquer anomalia na qualidade da recepção telefónica no Lumia 800, portando-se ao mesmo nível de qualquer smartphone de alta gama. No que se refere a ligação a hotspots Wifi, o dispositivo consegue estabelecer rapidamente e sem grandes problemas o acesso mantendo uma ligação estável quando a recepção se revela adequada.

Finalmente, testámos a solução de GPS, o Nokia conduzir, e revelou-se uma solução bastante útil, sendo claramente um aspecto diferenciador no segmento de mercado de smartphones com o Windows Phone. Não conseguimos contudo, activar a navegação do GPS de forma totalmente offline, embora tenhamos conseguido descarregar na totalidade os mais de 100MB correspondentes ao mapa de Portugal. Isto é, talvez nos tenha escapado algum pormenor mas a navegação não inicia sem um plano de dados. Contudo, será certamente um pormenor que não mancha a boa qualidade nas direcções sugeridas pelo Nokia Conduzir.

Ter uma solução desta qualidade é uma mais-valia para quem tem um smartphone WP7, já que actualmente não é um tipo de software que é bastante abundante no mercado da Microsoft.

Com todos os mecanismos de ligações que um smartphone moderno possui, e o Nokia Lumia 800 não é excepção neste caso, será que a sua bateria se mantem à altura?

Pensamos que sim, conseguimos com a rede wifi sempre ligada, aceder de forma ocasional à internet para consulta de sites, correspondência no GMail, ouvir rádio por streaming e algum YouTube, e efectuar umas chamadas ocasionais. A realizar todas estas tarefas o Lumia 800 durou um período de cerca de 24 horas sem ir à tomada.

Sem a Wifi ligada, e com chamadas ocasionais a duração passou para perto de 48 horas sem carregar.

Não é mau nem é excepcional, mas está dentro da média do que se consegue obter de smartphones do Android por exemplo. Claro que a utilização de cada utilizador dita a autonomia, assim sendo a nossa experiência neste parâmetro com este equipamento é meramente indicativa. De apontar apenas à bateria é o facto de ser interna, isto é, não é passível de ser substituída por qualquer pessoa mas apenas pela Nokia.

Índice

  • Página 1
    • Hardware e Design
    • Ecrã
    • Áudio
    • Câmara
    • Conectividade e Bateria
  • Página 2
    • Software
    • Aplicações Nacionais
    • Aplicações da Nokia
  • Página 3
    • Veredicto
      • Pontos positivos
      • Pontos Negativos
    • Opiniões dos leitores que utilizam o Lumia

« página anterior     pág. 1/3     página seguinte »

Páginas: 1 2 3




  •   
  •   
  •  
  • Pin It  
  • Imprima este artigo
  • Post2PDF


153 Comentários

  1. Boa review, tal como imaginava um excelente equipamento, robusto, muito bonito e diferente da concorrência. Felizmente temos futuro na concorrência com os iPhones. Acho que o Android está demasiado colado ao estatuto do iPhone, e não soube até hoje implementar sequer um design diferente, sendo este Nokia o melhor que já vi e bem diferenciador do iPhone.

    Parabéns, tal como imaginava a MS e a Nokia estão para ficar e as marcas que se preparem, isto vai roubar uma fatia de mercado quer a Apple quer a Android, se bem que acho que será a Android a que mais vai levar saque.
    Daqui a 1 ano veremos.

  2. Excelente análise Rui!!! Muitos Parabens

  3. A análise está excelente, no entanto, tal como já disse noutras análises e volto a dizer nesta: Os vídeos de teste da câmara do telemóvel não devem ser enviados para o Sapo Vídeos pois este reduz imenso a qualidade e não reproduz vídeo em HD – não demonstrando, portanto, a verdadeira qualidade da câmara.

  4. O Lumia 800 é apenas um bolo, a cereja será o Lumia 900 (Mango), 910 (Tango) 940 (Apollo)!

    • Bem, quanto mais se evoluir melhor serão os equipamentos :)

    • Não sei onde algumas pessoas foram buscar a “certeza” do Lumia 900 em Portugal. Não, meus amigos, essa versão estará disponível apenas para o mercado dos EUA/USA.
      E também não se perderá grande coisa, porque sendo o ecrã maior, a resolução será a mesma do 800 e, assim, perderá (ainda) mais qualidade.

      Quanto a este Lumia 800, que estive a um passinho de comprar, desisti pelos seguintes problemas:

      1. O sistema GPS não funciona sem ligação à rede (como no modelo N8). Portanto, chamar sistema gps àquilo…
      2. Sem câmara para videoconferências.
      3. Sem entrada HDMI (o N8 tem).
      4. Sem slot para cartão de memória. No N8 tenho um cartão de 32 GB…

      Portanto, não será desta vez que a Nokia ficará livre do seu pesadelo. Porque não souberam auscultar a opinião dos clientes.

      Estão para chegar dois smartphones fabulosos: o Nokia XPERIA S (em Março) e depois o Samsung Galaxy S III. Que trazem tudo aquilo que a Nokia desprezou… e muito mais!

      • Deve conhecer muito mal o lumia de certeza visto que o gps funciona muito bem e sem qualquer ligação a rede ,depois a câmara para videoconferência não faz falta nenhuma ate porque ninguém utiliza e querer comparar uma máquina (lumia) a um brinquedo ( qualquer android ) só pode ser mesmo porque não percebe nada de telemóveis e softwares

  5. Obrigado pela análise, estava indeciso entre o Lumia 800 e o Google Nexus. Agora já tenho uma ideia mais clara da minha escolha que certamente será o Lumia 800.

    • LOL? Estás mesmo a falar a sério?
      A nokia há muitos anos que se tem enterrado mais e mais, e não é por agora usar um sistema operativo novo que a salva! Aliás, o WP7 é um lol atrás de lol. É feio, com uma GUI horrível, e sem 1/100 das possibilidades que o Android ou o iOS têm.
      E isto apenas falando do sistema operativo, porque falando do hardware nem sequer dá para comparar porque falta tanta mas tanta coisa que até dá dó comparar o Lumia a um qualquer android ou iPhone (nem sequer tem camera frontal).
      Pondera melhor e escolhe o Galaxy Nexus ou o Galaxy S2 que certamente ficarás MUITO melhor servido.

      • Tenho WP7 e um android e o WP7 é muito melhor. Tb já tive um iphone. O WP7 é um telemovel que deixa os outros a milhas

      • Só dizes asneira. De certeza que nunca experimentaste um WP7 e estás aqui só para trollar.

        “lol atrás de lol” Esclarece. Não sabes do que estás a falar.

      • Gui horrivel? organizado com um design moderno e fluído, ao contrário do android, Sim!
        Sem 1/100 das possibilidades? Credo, ignorância. Se ainda falasses que há menos app’s tudo bem.. agora isso.. LOL que podia.. mostra a ignorância com que falas.

        lol lol Não ter câmara frontal é necessariamente mau? quantas vezes já usaste a tua? deve ter sido milhoes de vezes deve.

      • No Domingo passado tive a oportunidade de experimentar o Nokia Lumia 800 e o Samsung Galaxy S3 e devo dizer que apesar de o Galaxy ser muito melhor na questão do hardware e das funcionalidades, achei o Nokia Lumia muito mais apelativo, o SO é mais simples, fácil e intuitivo do que o Android. A primeira vez que peguei no Galaxy ainda estive um pouco baralhado, ao contrário do Lumia, que não tendo nunca experimentado um WP7, dei de caras logo com todas as aplicações que queria.
        Portanto afirmo que se pudesse escolher escolheria o Galaxy pelo Hardware, não pelo Android pois gostei muito mais do WP7

    • lol é só burros aqui a falar meu deus…o nokia é bom, sem duvida.mas o nexus é muito melhor…uma coisa tem o nokia a favor, que é o design(tanto do telemovel como do SO). Se queres uma coisa bonita, vai para o nokia. Se queres performance, Galaxy nexus ou galaxy s2

      • sim… tens toda a razão… as pessoas por quererem um telemóvel da nokia que tem uma interface sólida, e um sistema sólido e novo e updates garantidos e rápidos ao contrario do android (tenho um nexus one e pelos visto fica pelo 2.3) Quando sair mais um nexus.. quem tem esse vai ficar a ver navios novamente :)

        Android com a fragmentação e a palermisse que está a haver com os updates nem vale a pena, é uma plataforma sem segurança e sem futuro.

  6. Só um adendo, o GPS off-line não via funcionar por enquanto ainda, a Nokia ainda esta a trabalhar e discutir isso com a M$, essa atualização vai demorar alguns meses segundo a mesma.

  7. Parece-me que a Nokia só tem a ganhar em trocar de sistema operativo. acho que só assim poderá fazer concorrência ao Android e à Apple, pois parece-me que o leque de aplicações vai aumentar substancialmente.

    hoje em dia quando alguém compra um Smartphone olha sempre para a diversidade de jogos e aplicações que poderá adquirir. pois tenho a certeza que muitos leitores em pplware já adquiriram um determinando Smartphone porque viram reviews de jogos e aplicações aqui. estarei enganado?

    já agora, ótima review, mas eu prefiro o meu Android :D

    • Algum problema em especial? Ou foi apenas um desabafo?

      • Pareceu-me ser um desabafo de agradecimento.

        Já agora, Rui parabéns pelo trabalho apresentado, do melhor que se fez até hoje sobre o Lumia 800.

        • do melhor…. em português queres tu dizer…
          desculpem a frontalidade, mas por favor, nao comparem com as reviews do engadget ou gizmodo.

          cumprimentos.

          • Bom dia @Freitas

            Discordo por completo do teu comentário. Penso que o assunto é sempre o mesmo…”os outros são sempre melhores que nós…e em Português fazem-se coisas medíocres”.. Bem, eu acompanho de longe o engadget, é uma equipa bastante extensa e penso que as nossas reviews não têm qualquer problema de ser comparadas com as deles. Mas lá está, somos português e quando os que cá estão nos consideram pequenos…o que pensarão os de fora!

          • Freitas… dois exemplos que destes, um até acredito que seja melhor pelo timming, não pela análise pura e dura, o outro será pela simplicidade da análise, não pelo conjunto multimédia, que é pobre, no aspecto geral, no conjunto, desculpa lá mas somos melhores.

            Isso é a minha opinião com mais de duas dezenas de anos nesta vida ;)

          • Boas, essa crítica é tipico de tuga, tudo o que se faz em portugal é baixa qualidade. Se conhece o pplware não de agora, sabe perfeitamente que eles tem melhorado e muito.

        • +/-
          Fiquei sem saber bem o que haveria de escrever.
          Pois eu sou a que muitos chamam de hater, pois não aprecio os nokias, pois acho que durante muito tempo se fizeram valer do nome e não da qualidade. Qualidade que começou a enterrar-se no reles e deprimente estúpido. No entanto, vejo com bons olhos esta nova abordagem da nokia ao mercado dos smartphones.
          O windows phone ao inicio criou-me algum entusiasmo, mas pequeno e efémero. Acho que o sistema esta giro, bem pensado dinâmico, tem um conceito diferente dos outros (sendo por isso interessante). Ao que parece programar para WP7 é muito fácil devido a esta nova interface do metro (BTW, lanço a sugestão, façam 1 ou mais artigos sobre como programar para wp7 tirando partido da interface metro). Mas no geral parece-me não ser tão interessante quanto os sistemas android, apesar de face ao ios (a meu ver) poder ser mais interessante e dinâmico.

          • Só mais um reparo, no outro dia vi um gajo que trabalha na Micrsoft dizer, numa apresentação, que saiu recentemente um estudo que indica que no final de 2013 (se não estou em erro era 2013, se não for era 2014) que o WP7 será o 2º maior sistema de smartphones, sendo 1º o Android… (ouvi isto ao vivo)

  8. A questão do GPS sem plano de dados acho que é um problema não só do Nokia. Tenho um smartfone que não se pode comparar ao Nokia Lumia, é um ZTE TMN smart a7 cujas expecificações do aparelho dizem que a navegação pelo google maps não tem custos mas o facto é que ela não trabalha sem o acesso a dados e se ligo esse acesso todas as aplicações do telefone e mais o email da conta do google, obrigatória, se começam a actualizar e quando vou ver o saldo lá foram um ou dois euros.

    • usa o tmn drive ;)
      Android…é android, eu tenho um e em comparação com o meu nokia e71…fica muito aquém ,actualmente uso-o como “pisa papeis” lol
      venha mas é MEEGO e MELTEMI, que aki so rola ou linux ou simbian.

      cmps

  9. Alguem me pode dizer como funciona as sms neste telemovel? Estava tão habituado ao teclado dos symbian (t9), que agora em android não consigo habituar-me. E sim uso um teclado do mesmo estilo, mas não é a mesma coisa.
    Basicamente, para quem envia muitas sms, é bom?

    • Também tenho bastante curiosidade quanto à pergunta da ultima linha….

    • Bom? É excelente. Tinha um E72 e agora tenho um HTC Trophy, e sem dúvida que o teclado é um dos aspectos que mais aprecio neste SO, a precisão é fenomenal e a auto correcção é muito eficaz. Habituei-me num instante!

    • @Tiago Fonseca: caso o teclado que tens por omissão na tua rom android não suporte o T9, podes sempre ir ao market e instalar outros teclados. O Go Keyboard e o TouchPal têm suporte para T9, bem como outros métodos de introdução (como por exemplo o swype).

    • Temos de respeitar as decisões dos outros, mas tens de pensar que estás a dar um salto. Existe coisas bem melhores que o T9.
      Fazes-me lembrar o mendigo que ganha o euromilhões e a primeira coisa que faz e almofadar o banco do jardim onde dormia.
      Se me disseses que não conseguias viver sem o teclado fisico, e que até o usavas com o T9 desligado ainda conseguia-te entender. Vais ver que passado pouco tempo já nem te vais lembrar do T9. Ou se calhar não

    • para isso usa um nokia e71,e72,e6 salvo erro, ou blackberry…acredita que não te vais arrepender…apenas talvez no e72 que vem com pouca memoria ram para o SO que usa, mas de resto…maquinões!!Eu escrevo no meu e71 muito confortavelmente e nem deu conta de quanto escrevo, pois é muito facil atingir 2 e 3 sms sem se dar por ela…

      cmps

      • Os telemoveis actuais são muito stressantes, belos tempos a escrever sms nos nokias sem ser preciso olhar para o dito.
        Faz-me uma diferença enorme, escrever mensagens agora, por causa dos teclados.
        No android uso o (EvenBetter)NumberPad Keyboard.
        Se não fosse as aplicações, ficava-me por um nokia n81.
        É pena o symbian não ter um market como o android ou iphone..
        Existe algum com sistema operativo actual, mas com teclado t9? Só vejo QWERTY’s

  10. Daqui a um ano, dois máximo este sistema operativo será Rei, e a Nokia o Duque mais forte. Mas hoje a minha escolha seria um Nexus, sem dúvida.

  11. Pessoal alguém aqui me pode dizer como conseguir o firmware de preferencia em português Symbian Anna ou Belle. Já utilizei o naviFirm e consegui fazer os downloads quer dum ou outro, mas quando tento NCS ou Phoenix não dá.Preciso uma destas firmwares originais para o meu Nokia X7 desbloqueado mas que continua com as apps da rede da qual estava contratado.O Symbian Belle seria a minha primeira preferencia.

    • Primeiro, faz um backup de toda a informação do telemóvel.

      Depois, saca e instala o Nemesis Service Suite: http://www.b-phreaks.co.uk/index.php?main_page=page_2

      Abre o programa e clica em “Scan for new Device”.
      Clica no “Phone Info” e depois em “Read”. Vai apresentar-te o teu Product Code actual.

      A lista de Product Codes possíveis pode ser consultada aqui: http://www.nokiausers.net/forum/other-nokia-handsets/40731-nokia-x7-00-rm707-product-codes.html

      Os que suportam português são os seguintes:
      059G5P8: euro1_alps_dark_steel
      059G5Q4: euro1_alps_light_steel
      059K4M6: euro1_alps_wht_slvr_steel

      Escolhes um de acordo com a aparência do telemóvel mas qualquer código funcionará.

      Agora alteras o Product Code para outro que suporte português, clicas na check box e depois em “Write”.

      Está feito, basta actualizar o software pelo Nokia Suite e repor os dados caso seja necessário.

      • Nuno J tudo parecia correr lindamente, estava terminado o update quando o cell deveria iniciar normalmente. A única coisa que aparece agora é ” NOKIA e de seguida FALHA NO ARRANQUE DO TELEMÓVEL.CONTTACTAR O RETALHISTA.”
        Que posso fazer agora?

        • Não consegues correr o update novamente?
          Mesmo que para isso tenhas que alterar o product code para o Product Code Original que costuma estar atrás da bateria.

          Este era o método mais seguro, há alternativas.

  12. Fantástica review, felizmente a Nokia entrou com o pé direito no mundo do WP7, vamos lá ver os próximos lançamentos.

  13. Entretanto devem aparecer os blue screen

  14. João Pedro Rodrigues dos Santos

    Acho que a Nokia como empresa pioneira que é no mundo móvel devia ter arriscado e ter incluído alguma coisa de diferente nestes telemóvel e não ser simplesmente, carne para canhão, ou seja, mais do mesmo. Não apresenta novidades quanto à concorrência directa como é a HTC nem tem nada de sobressaia para vigorar num segmento tão diversificado!
    A Nokia ao estabelecer esta parceria que podia render-lhe milhões apenas decidiu fazer mais do mesmo, bater no ceguinho. A única coisa que salta à vista neste telemóvel infelizmente é o design, porque de resto é na minha opinião fraco no seu todo!

    O pior mesmo nos Lumia é que o Nokia N9 está a ter mais saída do que os Lumia e segundo o CEO da Nokia disse ao site http://mobile.slashdot.org:
    “Nokia’s Lumia sold around 600,000 phones in 2011 (again, including the large portion in warehouses). One of the worst signs for WP8 is that Nokia’s N9 — despite being crippled without marketing, and often selling at full price compared to the almost fully subsidized Lumia phones — is selling better than Nokia’s Windows phones, with 1.5M or more phones reaching end users. Interestingly, if the Nokia N9 had been available in all markets, it might have sold almost 5M units and pushed Nokia into profitability.”

    Ou seja se tivessem investido num produto diferente como era o N9 neste momento estavam com lucros em vez de perdas!

    http://mobile.slashdot.org/story/12/01/30/2158227/nokia-ceo-blames-salesmen-for-windows-phone-struggles

    • João Pedro Rodrigues dos Santos

      Mas como em tudo é subjectivo, o futuro dirá como vão correr as vendas à Nokia! Não vale a pena estar a falar de uma coisa que está para vir!

    • pega num Lumia 800 na mão e depois diz se é carne para canhão. Sinceramente estava muito reticente aos telemoveis com WP. Mas este surpreendeu-me muito

      • Concordo contigo, estamos a falar de um equipamento muito bem conseguido em termos estéticos, na escolha de materiais e com um desempenho de alto nível no que toca ao sistema operativo.

        Não será de certeza “carne para canhão”.

        • Também acho que não seja e penso até estar muito bem conseguido. No entanto, no mercado actual onde o mercado das aplicações e jogos interessa bastante, penso que o preço do Lumia 800 é um pouco alto, isto se queriam “chamar” pessoas para usar o WP7.
          O HTC Radar torna-se mais interessante.. são menos 150€ !

          • Yah.. HTC neste momento penso ser a que domina o mercado de smartphones… Acho que foi a mais inteligente, e optou por todas as vias, tem de tudo o que pode haver neste momento, de tudo um pouco… E para o mesmmo preco do HTC Radar também à outras opções de outras marcas como o Xperia Arc S… Sim eu sei que estou sempre a mencionar esse equipamento, tenho um Xperia Arc normal e sei a máquina que é, e o Arc S ainda tem melhorias de hardware, por isso é que falo do mesmo visto que mais ninguem tenta parar um pouco e ver a realidade… Um grande mal da Nokia na minha opiniao é os preços que comparando com as rivais está um pouco àquem… Ter optado pelo WP7, não posso comentar pois ainda nao tive oportunidade de testar este novo OS… Em repação a ter abandonado a Symbian, penso que todos concordam em ter sido o cancelamento do funeral da Nokia…
            Just saying…

          • O HTC Radar é praticamente um WP7 de primeira geração. Não tem câmara frontal e o processador é mais fraco que o do Lumia.

            Para isso também se pode adquirir um Omnia 7 ou um LG E900 por uns meros 200€.

          • Estás enganado. O Radar tem uma câmara frontal VGA, foi alias a unica vantagem apontada na analise em relação ao lumia 800. Lê com mais atenção ;)

          • Já tive um nas mãos e nem reparei.. De qualquer maneira, o Omnia W é um pouco mais barato e tem melhores especificações que o Radar :)

          • Isso é que é um grande negócio. O LG E900 e o Omnia 7 são dois excelentes smartphones e têm actualização para a ultima versão do Windows Phone sem espigas. E por menos de 200 euros como já vi a venda, desbloqueados.

          • Depende se comprares numa operadora com plano de dados ou nao. Na Optimus com o plano de 30 euros por mes acho, fica por 100 e tal euros.

    • Tens que ter em conta que o Lumia foi lançado na maioria dos países em finais de Janeiro e Fevereiro enquanto que o N9 foi lançado em Agosto. Além disso, já foi confirmado que a Nokia já vendeu 1M de unidades.

  15. João Pedro Rodrigues dos Santos

    Sinceramente e apesar de não ser fã nem gostar de Windows Phone 7, já tive o prazer de testar nas minhas mãos o Lumia 800 e a principio gostei do que vi, do design.
    Acho que é um design diferente do resto, é bonito de ver e suave no toque.
    Quando ao sistema operativo, acho-o muitíssimo limitado e este telemóvel não é excepção. Digo limitado pois a nível de personalização praticamente esta é inexistente ou mínima!

    A review em si está boa! Parabéns PPLWARE, finalmente vi uma review da qual gostei e pela qual muitos indecisos se podem guiar :)

    PS: Abraço Pedro e obrigado!

  16. João Pedro Rodrigues dos Santos

    Se tivesses visto o meu comentario vias que ja estive com um na mao e sinceramente nao achei nada de jeito… Preferia um HTC a este… mas como detesto windows phone por experiencia propria nunca o comprava porque acho-o caro para o que tem de specz.

  17. A Nokia está perfeita para o WP7 porque ambos estão destinados ao fracasso.
    A Nokia tem vendido cada vez menos e menos, e o WM7 apenas vai facilitar a que isto ocorra mais. Se a Nokia tivesse passado a usar Android em vez de WP7, aí sim, acredito que ela ainda durasse mais algum tempo. Mas sinceramente, o WP7 é o sistema operativo móvel mais feio, com menos possibilidades de personalização, e com uma pior GUI alguma vez feito.
    A Sony-Ericsson (a eterna arqui-rival da Nokia) foi bastante mais inteligente que a Nokia ao ter passado a usar o Android ao invés do WP7, e as vendas dos xperia estão aí para serem comparadas às dos Lumia. E a Samsung idem aspas. E a LG. E praticamente todas as outras marcas passaram a usar Android. Esta teimosia da Nokia apenas vai servir para cavar a sua sepultura mais cedo do que o previsto.
    RIP Nokia.
    RIP WP7.

    • Portanto, segundo a tua opinião, se todas as empresas investissem em Android, isto seria bem melhor. Estás consciente dos princípios de concorrência e como em última análise o consumidor é benficiado, pela inovação que é introduzida pelas marcas nestas situações. Honestamente, não percebo o fascínio com o Android, mas não ataco a plataforma, simplesmente não gosto do sistema e de todos os problemas conhecidos que tem.

      Relativamente à tua opinião sobre o WP7, gostos não se discutem, mas a “veemência” que colocas nas tuas observações coloca-te logo a nível de hater, e como tal perdes credibilidade. Da minha experiência com o Windows Phone e do contacto que tenho com muitos utilizadores de Android e iOS, ainda estou para conhecer um que, tendo efectivamente utilizado um Windows Phone mais de 10 minutos, não tenha pelo menos reconhecido que a interface é excelente, fluída e extremamente intuitiva.

      “Bottom line” – há espaço claramente para o sucesso do Windows Phone, e é óptimo que existam alternativas no mercado. Os ataques cerrados ao Windows Phone, normalmente dos Android fans, é aliás um excelente sinal de que o WP está a começar a ter um impacto significativo. Há é que tentar ser objectivo nas análises e observações que se fazem, em vez de colocar o rótulo “M$ SUCKZORZZZ!!!” sem sequer experimentar e fazer comentários na sua grande maioria pautados por uma enorme dose de desconhecimento da plataforma e das suas mais-valias, que são muitas.

    • O android no inicio também parecia um calhau ao pé do iOS.
      Deixem o “bicho” amadurecer.

    • Mas e se não existisse o WP7 (e o iOS) a quem é que a Google ia roubar as ideias?

        • Voces são uns tristes. O android apareceu antes do WP7, o conceito apareceu antes do iphone ser lançado e o android apesar de todos os ses defeitos tem uma coisa muito mais interessante, É ABERTO! eu não desvalorizo o trabalho do ios nem do WP7, mas estes dois os tambemm tem muitos defeitos.

          • Amigo antes de chamares triste aos outros reflecte-te a ti no espelho.

            Caso saibas o android, existia antes era RIP-off do blackberry na altura… (tem de ser sempre cópia de alguma coisa). Quando saiu o iOS e virou o mundo dos smartphones do avesso, a google comprou o android, e fez um Rip-off do iOS só que em formato aberto.

            Por tanto diverte-te com o teu android da vida, e não insultes os outros. ‘Tamos entendidos?

        • Ha-Ha! parece que se sentiu afectado!
          A verdade é que o WP7 só apareceu depois de o android ter sido adquirido pela apple, e ter seguido a tendência do iphone.
          E depois, que mal é tem ser um rip-off?! Se o que interessa é que conseguiu chegar a niveis onde os outros não chegaram?! (ão quero com isto dizer que o android seja prefeito ou superior, todos eles são superiores uns aos outros, depende sempre do que se compare) De qualquer forma o que eu disse é valido o conceito já existia, mas a apple fez o favor de ser a 1ª a recria-lo, e como em muitos outros produtos os outros seguiriam a tendência. se formos a ver bem até o WP7 poderia ser considerado um rip-off do iphone, pois faz o mesmo tem um market, podemos programar para ele, tem algumas diferenças a nivel de interface tal como os vários androids tem em relação ao iphone. :\

          P.S.: Tenho pena que os haters se limitem sempre a ter palas nos olhos e não consigam ver que não existe só uma forma de ver as coisas. Pois nem tudo o que luz é ouro, e tudo tem coisas boas e melhores que outras, e vise-versa. Tal como disse, são tristes.

    • CA3iR0, levar com o Android como todos levam com Windows não é de todo solução. Viva WP7 e alternativas!

  18. Tanto alarido em volta de mais um smartphone, se ele custa-se 200,00€, eu comprava, agora 450,00€ é brincadeira por um single core(o mais rápido do segmento, LOL)
    além de não ser nada de especial, e o sistema WP7 não vale nada faz os que os outros OS fazem e nada mais. não há evolução neste smartphone, comparado com a concorrência que em cada lançamento é uma inovação a nível de processadores e de sistema.
    Isto é só gastar dinheiro em publicidade e marketing, nada mais.
    A nokia devia era realmente tentar inovar, criar e não estar a lançar aparelhos que dentro de um ano já não valem nada, eles têm que olhar um bocado para a concorrência, e tentar lançar produtos mais á frente.
    Mas também compreendo, quem tem NOKIA terá sempre um NOKIA.
    Quem comprar este smartphone vai ficar agarrado visto que duvido que haja muitas actualizações para o mesmo

    • Estás completamente enganado relativamente às actualizações, e só mostra que conheces pouco a estratégia e o OS.

      As actualizações são geridas pela Microsoft e têm sido frequentes. Aliás, já disseram publicamente que todos os dispositivos vão poder receber o update da próxima “Major Release” do Windows Phone a que se dá o nome de Apollo, e que se rumura ser baseado no kernel do Windows 8 que estará nos tablets e PCs.

      Parece também que confundes inovação com aumento de specs. Mais processador, dual cores e etc, não quer dizer grande coisa num smartphone. O que é de facto necessário é que o SO esteja optimizado para o hardware existente. O Windows Phone foi afinado e optimizado para single-core e portanto não necessita de mais. Basta pegares num telefone, jogares qualquer jogo exigente tipo Need for Speed, e reparares que nunca perdes fluidez, quer nas aplicações/jogos, quer na utilização do próprio sistema operativo. Já no Android, para teres uma performance minimamente aceitável e comparável à do Windows Phone ou iOS, tens de facto de ter um dual-core super XPTO, pela razão do Android ser um sistema que não está muito optimizado de base.

      Inovador é, na minha modesta opinião, conseguir retirar mais proveito de menos capacidade de hardware, o que beneficia aspectos aparentemente “menores” como o aspecto económico, consumo energético, etc…

      Este argumento aliás, começa a ser bastante ridículo. Daqui a um ano estamos a falar das maravilhas de ter um Android com quad-core, e no entanto vamos continuar a ter lag na experiência. Os smarphones não são super computadores para cálculos de física quântica. O que interessa é UNICAMENTE a experiência que se tem na utilização. Usa um Windows Phone, com o seu limitadíssimo single-core, e vê se te sentes limitado nesse aspecto.

      • You’r on fire! Mais uma vez, bem dito :)

      • …”o que beneficia aspectos aparentemente “menores” como o aspecto económico”…

        Explica lá qual é o beneficio em pagar 470€ por um telemóvel que tem umas características que podemos encontrar praticamente iguais em um telemóvel android por cerca de metade do preço. Refiro-me por exemplo ao Samsung Galaxy W que custa 230€

        Não sou contra o Lumia 800, sou é contra o seu preço, que é disparatado tendo em conta os telemóveis existentes no mercado com hardware semelhante a metade do preço e outros com hardware bastante melhor ao mesmo preço ou pouco mais caro, como o caso do Samsung Galaxy S2.

        • O mal de quem não percebe nada é olhar para os números….Depois ficam espantados como é que estes single core correm as aplicações melhor do que os outros com melhores numeros…

          • Visto o hardware ser praticamente idêntico entre o Lumia 800 e o Galaxy W, quer dizer que os mais de 200€ que o Lumia custa a mais vão para o software, neste caso WP7?

            Querem ganha-lo todo para recuperar o “perdido”…

  19. Bom dia ,

    Excelente review , os meus parabéns ao autor , detesto que existam pessoas que não acreditem no que se faz em Portugal , sendo que o que se faz por vezes é bem melhor do que por esse mundo fora se produz , polémicas a parte , penso que é um grande lapso por parte da Nokia não ter colocado uma amara frontal , eu também já estive com um na mão e de facto fiquei muito agradado com a qualidade do produto , ergonomia não lhe falta e os 3,7” polegadas estão muito bem conseguidas .

    A minha critica vai para o SO , que para mim é limitadíssimo , e ainda por acabar o caso do GPS sem dados é um dos casos , o WP 7,5 Mango , não é nada de outro mundo apesar que pode ser interessante para ambientes empresariais , penso que ainda não é desta que a Nokia vai voltar a ribalta , vamos esperar pelo WP 8 , para vermos o que de novo traz .

    Cumprimentos

    Serva

  20. Sinceramente eu tive um 5200, passei para um 5800 e fiquei mt satisfeito e é engraçado como ainda a pouco tempo descobri uma função que nunca tinha reparado. Pessoal gostos nao se discutem (ja tive com muitos emuladores e alguns tablets android e achei simples de mais, para mim falta alguma coisa, mas admito é engraçado)!! Eu pessoalmente fico fiel a nokia e até agora com o SO WP7, achei muito fluido. Ainda nao vi um telemovel que me cativa-se em design como um nokia E7 ou X7 mas… ainda estao para sair novos modelos e logo se vé.

    Gostei muito da review e até agora nunca tinha visto uma tao completa, mesmo em sites estrangeiros(os videos é que no youtube ficavam melhor mas é uma opinião), faltava só os bechmarks!!lol

    parabéns e continuem!!!!!!

  21. A analise vai de encontro com o que usei ontem numa loja. Testei este e o Lumia 900.
    Torci o nariz quando ouvi o acordo Nokia/Microsft. Devo dizer que estou positivamente impressionado. Uso as outras duas plataformas da concorrência e tenho a dizer que pelo menos em fluidez não fica a dever nada a ninguém. Como estive limitado e não haviam aplicações instaladas sem ser Office então não posso falar do resto. Mas acho que compraria sem problemas um dos Lumias pelo menos este do artigo e o 900.

  22. Ora sim, uma review muito bem conseguida… Acho que só não falaram do pormenor de memória externa (cartão de memória).
    Gostava porem, era que fizessem uma comparação deste equipamento com um android da mesma gama, como por exemplo o SonyEricsson Xperia Arc S, que possui +/- as mesmas caracteristicas, a excepção de ser android, e de ser relativamente mais barato.
    Fica a minha sugestão…
    Cumps

    • Tem as mesmas lentes, mesmo processador, a grafica se nao é a mesma é um numero a cima no modelo, sao mesmo telemoveis identicos. Muda o aspecto o ecrã, o sitio do jack da entrada dos fones e o sistema operativo. Salvo erro são identicos. So que o nokia custa mais 200€…. Misterio….

      • Paulo Ribeiro…
        Nao sao as mesmas lentes… este nokia usa as habituais Carl Zeiss… enquanto que o xperia Arc S utiliza lentes EXmor – R da SONY…
        O CPU e GPU sao os mesmos, mas o ARC S tem um chipset superior em um modelo, pouca diferença deve fazer.
        Uma vantagem do ARC S é a porta HDMI que dá um grande jeito… Pelo menos a mim…
        Nao sei se o LUMIA 800 tem, mas uma grande vantagem do ARC S é o autofocus continuo em video…
        Interessante foi a NOKIA ter incluido um segundo microfone como o ARC S…
        Para quem estiver interessado tem aqui a comparação dos mesmos:
        http://www.gsmarena.com/compare.php3?idPhone1=4134&idPhone2=4240

        • pois, caracteristicamente, o sony ericsson parece-me idêntico, e eu tenho um e é o telemóvel que utilizo neste momento, estou satisfeito.
          já andei a cheirar o xperia S é um avião.
          sinceramente daqui só tiro uma conclusão:
          este nokia é caro.

          • Então já sabes do que falo… A SonyEricsson está a apostar em tudo mesmo no que toca a hardware… e mesmo em software, ter apostado no android, acho que não foi nenhum erro pois o Android está a desenvolver a uma velocidade maluca e cada vez está melhor… Tenho o meu todo “tuning” cheio dakelas “panel****sses” como todos chamam desde icons alterados, a efeitos em tudo quanto é possivel… e até agora não tive um unico reinicio nem crash… Este WP7, na minha opiniao até tem uma aparencia jeitosa, mas não gostei do tipo de menu utilizado (nao sei se da para alterar)… mas também à k ver que ainda é mt recesso este OS…

  23. Realmente nos comentários do CA3iR0 nota-se bem que ele é um hater de Windows Phone. É só dizer mal, não se aproveita nada. O Android realmente deve ter-lhe subido à cabeça. Uma coisa é uma pessoa criticar, apontar pontos fortes e fracos mas essencialmente tentar ser justa, outra coisa
    completamente diferente é estar a deitar abaixo. Se ele não gosta tem todo o direito disso mas felizmente nem todas as pessoas pensam igual, e nem todas as pessoas estão obcecadas por Android.

    Está visto que pelas suas palavras só deveria existir um sistema operativo móvel no mundo: Android.

    Falando por mim, não aprecio um mundo a uma cor e monopolista. A concorrência faz bem (a todos) e recomenda-se :)

  24. 30 Segundos de publicidade e depois o vídeo nem carregou :(

  25. esperem só plo novo Sony Xperia S ;) esse sim é grande malha

  26. Parabéns pela análise, tenho um Nokia Lumia 800 e foi o unico equipamento com WP7 que despertou-me atenção. Há 3 semanas que o uso como equipamento principal chegando até a pôr de lado o Galaxy Nexus que tinha, que acabei por vende-lo. Só tenho uma coisa a apontar, o ecrã é excelente mas quando em plena luz do sol mal consigo ver seja o que fôr.

  27. Desde já quero salientar que comprei um lumia 800, estou muito satisfeito com ele, com o sistema operativo e sim… o pplware foi 1 ponto importante na minha decisão ;)

    Também tenho visto um acréscimo nos posts em relação ao WP7 e isso deixa-me muito satisfeito ;)

  28. Boa análise…

    Sem dúvidas que a nível estético e de qualidade de construção este smartphone está bem classificado. Para mim o principal problema é o preço :s….mas isso já não é um problema do aparelho em si mas meu mesmo :P.

  29. estava a pesquisar sobre a integração do filesystem no Windows Phone 7.5 e encontrei este artigo que acabou por não esclarecer a minha dúvida, mas deu-me a conhecer um pouco mais acerca das vantagens e desvantagens deste SO.

    Aqui está o link pa quem for tão curioso como eu ;b

    http://www.windowsitpro.com/article/windowsphone75/windows-phone-falls-short-141038

  30. neste momento na promoção no Vodafone empresas está por uma bagatela. Pena que ainda tenho de espearar mais uns meses. Já passei pela promoção do GSII, do I4S e agora este. Quando puder adiquir um equipamento não vão haver promoções de jeito :(

  31. Ola boa noite,
    os Nokia Lumia surpreenderam bastante!! comprei o lumia 710 (por ser mais barato k o 800) , e estou muito satisfeita. Já esta disponivel uma actualização de sw, para corrigir alguns erros,no entanto o k ainda continua é a impossibilidade de ver o saldo, independentemente do operador. É inovador e diferente! troquei android sem pensar 2 vezes! Sem duvida k são excelentes smartphones. A nivel de marca sem duvida k a nokia combina melhor com wp, do k a samsung, a experiencia é diferente!!

  32. Tenha pena que a Nokia tenha abandonado o MeeGo, mas, vendo o Lumia 800, começo a achar que a aposta no WP7 foi boa.
    Façam um Lumia 801 com câmara frontal, NFC, transmissor FM e melhor suporte Bluetooth, resolvam algumas limitações resultantes da prematuridade do WPhone e convencem-me!

  33. Boa noite ..
    Eu já tenho um lumia 800 desde que foi lançado em Portugal.. Mas já o troquei uma vez visto que a minha voz não chegava na melhores condições…
    Será que é só um problema meu?
    E que se for este esta na mesma voltava a trocar..
    Obrigado

  34. Eu tenho um Lumia 800 e acho-o fantástico.
    Quanto ao Windows Phone, pena a versão em português não ter ainda todos os recursos da versão em inglês, nomeadamente os comandos por voz

  35. Existe forma de aumentar o tamanho da fonte (letras) das mensagens???

  36. Boas pessoal.
    estou indeciso entre um nokia lumia 800 ou um Samsung(nao tenho a certeza de qual ainda vou escolher mas se for Samsung provavelmente um galaxis. Gosto mais do sistema android porque tem varias aplicações.
    o meu problema e que nao sei se o lumia800 tambem tem market e da para instalar as mesma aplicaçoes como no android.
    alguem me pode ajudar?

  37. Só para dizer que o meu nokia lumia 710 acabou de crahar.
    Não sei se puxei muito por ele, mas agora quando o ligo fica logo bloqueado, aparece uma informação “a carregar”, mas não acontece nada….nem o zune o recohece…espero que ele só esteja a reeniciar…

  38. como poderia eventualmente transeferir dados do pc para o lumia, e do lumia para o pc?

    • ah mais uma coisa, se eu comprasse o nokia lumia800 no estrangeiro, pdoeria aceder ao market e assim, em portugal, igual como que se o tivesse ca comprado em portugal? ou nao funcionaria?

      • Podes acedê-lo da mesma forma que o farias lá fora. Podes transferir dados usando o Skydrive como intermediário, ou o Zune para sincronizar conteúdo multimedia.

  39. Tudo o que se fala do equipamento é uma verdade á excluindo o que se falou de GPS. O mesmo arranca sem um plano de dados activo, demorando alguns minutos, no entanto depois de se conectar a satelite tem uma fiabilidade completa. Testado por mim no meu Lumia 800.

  40. Olá! Gostei muito da review. Mas tenho uma dúvida da qual não referis-te, sobre o bluetooth. Eu li em outras reviews que não era possivel transferir atraves do bluetooth músicas, isso é verdade? E é possivel personalizar o toque, isto é, é possivel colocar as musicas que eu mais gosto como toque de chamada?? Obrigada!

  41. Qual escolheriam: Lumia 800 ou HTC 8S ?

  42. Boa tarde…
    Tenho um nokia lumia 800 e tenho uma duvida, não encontro nenhuma definição para colocar uma musica mp3 que inseri no tlm no toque de chamada ou sms… não dá?? ou se da alguem me ensina sfv…
    Cumpts

    • Pode utilizar os seus próprios toques para fazer o som corresponder à sua disposição ou para arranjar a música que corresponde exatamente aos seus contactos. Certifique-se de o ficheiro áudio:
      •Está no formato MP3 ou WMA.
      •Tem menos de 40 segundos.
      •Tem menos de 1 MB.
      •Não está protegido pela gestão de direitos digitais (DRM).

      Para transformar qualquer ficheiro que cumpra estes critérios num toque, basta atribuir-lhe o género de ringtone. Se tem um computador, utilizará o software Zune. Se ainda não tiver o software Zune no computador, consulte Instalar o software Zune. Num Mac, utilize o iTunes para atribuir o género e, em seguida, sincronize o ficheiro utilizando o Windows Phone Connector para Mac. Para obter mais informações, consulte Sincronizar e obter atualizações com o meu Mac.

      Para adicionar um toque ao telemóvel
      1.
      Ligue o telemóvel ao computador por meio de um cabo e, em seguida, sincronize o ficheiro para o telemóvel.

      2.
      No ecrã Principal, deslize rapidamente para a esquerda para a lista de Aplicações, toque em Definições > Toques + sons.

      3.
      Toque na lista de Toques e localize o novo toque adicionado.

      Para criar um toque utilizando o software Zune
      1.
      Abra o software Zune e localize o ficheiro que pretende transformar num toque.

      2.
      Clique com o botão direito do rato no ficheiro e, em seguida, clique em Editar.

      3.
      Na lista GÉNERO clique em ou escreva ringtone e, em seguida, clique em OK.

      4.
      Ligue o telemóvel ao computador por meio de um cabo e, em seguida, sincronize o ficheiro para o telemóvel.

      5.
      No ecrã Principal, deslize rapidamente para a esquerda para a lista de Aplicações, toque em Definições > Toques + sons.

      6.
      Toque na lista de Toques e localize o novo toque adicionado.

      Nota

      Para ver a duração, o tamanho e o género de um ficheiro no software Zune, vá a Coleção > Música > Canções e, em seguida, clique em ESCOLHER COLUNAS. Selecione as caixas de verificação Género, Duração e Tamanho e, em seguida, clique em OK.

      Para criar um toque utilizando o iTunes
      1.
      Abra o iTunes.

      2.
      Localize o ficheiro que pretende editar e, em seguida, clique em Ficheiro > Obter Informações.

      3.
      No separador Informações, em Género, escreva ringtone e, em seguida, clique em OK.

      4.
      Abra o Windows Phone Connector para Mac, ligue o telemóvel ao computador por meio de um cabo e, em seguida, sincronize o ficheiro para o telemóvel.

      5.
      No ecrã Principal, deslize rapidamente para a esquerda para a lista de Aplicações, toque em Definições > Toques + sons.

      6.
      Toque na lista de Toques e localize o novo toque adicionado.

      Para adicionar um toque a partir de uma mensagem SMS
      1.
      Toque em Obter conteúdo de multimédia agora na mensagem SMS para transferir o ficheiro de toque.

      2.
      Toque e mantenha no ficheiro de toque e, em seguida, toque em Guardar como toque

  43. Tenho um Nokia 800 e gostaria de saber se há maneira de alterar o tamanho das letras.
    As mensagens aparecem em letra muito pequena,já tenho alguma dificuldade em ler as mensagems.

Deixe o seu comentário

Aviso: Todo e qualquer texto publicado na internet através deste sistema não reflete, necessariamente, a opinião deste site ou do(s) seu(s) autor(es). Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. O autor deste site reserva-se, desde já, o direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação do seu autor (nome completo e endereço válido de email) também poderão ser excluídos.