Análise: Nokia N85

Eis que me cai na mãos um dos modelos mais elegantes da gama N Series da Nokia, o Nokia N85. Não é o mais artilhado (e por conseguinte, dispendioso) ou recente modelo da Nokia, mas não deixa de nos proporcionar funcionalidades bem interessantes, aliadas a uma qualidade e solidez a que a Nokia já nos habituou.

Foram quase 2 semanas de deleite (quem não gosta de colocar nas mãos pequenos gadgets como este?), ao fim das quais decidi escrever esta pequena grande análise, esperando elucidar o mais céptico dos nossos leitores.

n85_00_small

Outras vistas: [1][2][3]

Este é um smartphone dotado do tão conhecido sistema operativo dos telemóveis Nokia, o Symbian, mais concretamente a sua 3ª versão. É por isso que a sua interface intuitiva não estará com certeza recheada de grandes inovações, ficando por pequenos aspectos aprimorados e adaptados a telemóveis deste género.

Trata-se de um modelo elegante, sério e robusto, ideal para aqueles que ainda torcem o nariz a telemóveis dotados de touchscreen e preferem sentir debaixo dos seus dedos toda a fluidez e intuitividade a que a Nokia nos tem habituado.

n85_tamanho

Características:

  • Dimensões e peso: 103 x 50 x 16.0 mm, 128g
  • Ecrã: OLED de 2.6″ com resolução 320×240 pixéis (16.7 milhões de cores). Controlo de luminosidade, sensor de orientação do ecrã e detector de iluminação no ambiente.
  • Interfaces de ligação: Micro-USB compatível com mass storage e AV de 3.5 mm
  • Sistema operativo: Symbian 9.3 S60 3ª edição
  • Processador: ARM 11 369 MHz
  • Memória: microSD (hot swapp) até 8GB, 74MB de memória interna dinâmica e 78 MB de memória interna flash NAND.
  • Bateria: Iões de Lítio, 1200 mAh, BL-5K. Tempo em conversação: WCDMA 4.5h, VoiP 9h. Tempo em standby: GSM 363h, WCDMA 363h, WLAN 172h.
  • Redes: CSD/HSCSD/GPRS/EDGE/Triple-band WCDMA 900/1900/2100/HSDPA/
  • WLAN: WLAN 802.11b, 802.11g, segurança WPA2-Enterprise, WPA2-Personal, WPA-Enterprise, WPA-Personal, WEP
  • Internet: Compatível com TCP/IP e pode funcionar como modem de dados.
  • Bluetooth: 2.0 com EDR (Enhanced Data Rate).
  • GPS: Com antena interna, A-GPS e 3 meses de navegação guiada por voz.
  • Câmara fotográfica: 5 megapixéis, ópticas Carl Zeiss, lentes Tessar™ com flash, zoom digital 20x.
  • Câmara de vídeo: até 640×480 pixéis (VGA) a 30 fps.
  • Formatos de vídeo (gravação e reprodução): .mp4, .3gp; codecs: H.263.
  • Formatos de vídeo (streaming): MPEG4, AVC/H.264, WMV, RV, Flash Video, H.263/3GPP
  • Formatos de áudio (gravação): AMR, AAC.
  • Formatos de áudio (reprodução): .mp3, .wma, .aac, eAAC, AAC+.
  • Rádio FM: 87.5-108 MHz compatível com RDS
  • Transmissor FM: 88.1-108 MHz

Consulte aqui as especificações técnicas detalhadas, assim como o conjunto de aplicações instaladas e outras funcionalidades habituais nos telemóveis Symbian.

n85 (22)_small

Conteúdo da caixa:

  • Nokia N85
  • Bateria.
  • Carregador.
  • Cabo de Ligação de Vídeo.
  • Cabo de Dados.
  • Auricular para Música.
  • Cartão microSD de 8 GB.
  • Manual do Utilizador.
  • Guia de Utilização Imediata.

Hardware – qualidade e funcionalidade

O Nokia N85 apresenta, no geral, uma boa qualidade de construção, de onde se destaca o deslizamento principal do ecrã (aquele que mostra o teclado), bastante firme. Não me parece, pelo menos à primeira vista, que este deslizamento possa sofrer problemas com o passar do tempo.

n85 (11)_small

Quanto ao deslizamento secundário (aquele que mostra os controlos do leitor de música), já se torna bem mais perro e forçado, muito por culpa da própria estrutura física do telemóvel. É muito difícil, por exemplo, fazer este deslizamento utilizando apenas uma mão, algo que torna pouco prática a utilização do painel de controlo de reprodução. Veja o 2ª vídeo relativo à utilização do telemóvel para uma descrição mais visual.

n85 (13)_small

O telemóvel é, na minha opinião, bastante elegante, contribuindo para isso a sua frente escura e brilhante, mas muito propícia a dedadas e gordura dos dedos. A parte traseira dá um toque clássico ao telemóvel, embora ao tocar na tampa protectora da zona traseira, se sinta alguma debilidade na construção, dando a sensação de que, caso o telemóvel caia no chão, com certeza esta tampa não sobreviveria no mesmo sítio.

n85 (15)_small

Outras vistas: [1][2]

A capa protectora das lentes Carl Zeiss cumprem a sua função, embora a pequena cavidade perto das mesmas se torne numa provável fonte de pó e sujidade.

Teclas

Embora o teclado numérico não apresente limites entre as teclas, a escrita é bastante fácil, por exemplo de uma SMS, sem que os dedos toquem em teclas erradas. É claro que os meus dedos não são especialmente grandes, mas o facto das teclas se sentirem premidas fisicamente, fazendo aquele pequeno clique-clique, constituem uma segurança aquando a escrita rápida de texto.

n85 (3)_small

As teclas pertencentes ao menu, incluindo a tecla atender, rejeitar e tecla de navegação, são todas bastante sólidas, fazendo o mesmo clique-clique. Nota positiva para a pequena tecla de atalho próxima da tecla rejeitar que possibilita a visualização de um menu de acesso rápido a favoritos, galeria, leitor de música e jogos e outros.

Colunas de som

As colunas de som, tal como todos os telemóveis desta geração, proporcionam um som bastante fiel, com pouca distorção (limitada ao tamanho das mesmas). No entanto, pude comparar o som dos altifalantes do N85 com o modelo inferior N73 para um mesmo conjunto de músicas, reproduzidas no leitor de música do telemóvel. A diferença não foi muito acentuada, mas pareceu-me que o N73 possui um som mais encorpado, com menos distorção nos sons mais agudos e em certos excertos de música, alguns sons não eram audíveis nos altifalantes do N85.

Teclas laterais

Existem 3 teclas na parte lateral do N85: a tecla para o volume do telemóvel e nível de zoom da câmara, a tecla para tirar fotografias e gravar vídeos e finalmente, uma tecla a meu ver bastante útil, para bloquear e desbloquear o telemóvel.

n85 (6)_small

Não há necessidade de premir nenhuma combinação de teclas, sendo particularmente útil quando o teclado numérico está recolhido. A tecla para bloquear/desbloquear é inacessível a pressões involuntárias, não correndo o risco de desbloquear o teclado do telemóvel.

Expansibilidade

Como qualquer boa máquina, há que ser expansível de forma a satisfazer as crescentes necessidades de armazenamento do utilizador. Por isso não podia faltar o nosso caro slot de expansão para cartões Micro SD. Este modelo é vendido juntamente com um cartão de 8GB.

n85 (14)_small

Acessórios

Auriculares estéreo

Fiquei agradavelmente surpreendida com a qualidade dos auriculares. Quanto à qualidade de construção dos mesmos, nada a apontar, trazendo ainda uma extensão para os mesmos com um controlo auxiliar do leitor de música. Este controlo externo, passível de ser preso na sua camisola, graças ao pequeno clip, permite atender/rejeitar chamadas e reproduzir/parar/avançar/recuar a música, tudo com botões devidamente localizados e diferenciados.

Relativamente à qualidade do som emitido, posso dizer que rivaliza sem problemas com os meus headphones originais do meu Creative Zen. São ainda fornecidas duas capas esponjosas para envolver os auriculares, o que contribui ainda mais para a qualidade dos graves. E eu sou bastante exigente a este nível, pois não dispenso um bom efeito bass.

Destaco ainda o facto da ficha dos auriculares ser uma simples ficha de 3.5mm, similar a quaisquer headphones disponíveis no mercado. Pode por isso, substituí-los sem qualquer problema.

n85 (5)_small

Cabo de vídeo

Este cabo encaixa na mesma entrada 3.5mm dos auriculares e divide-se em 3 saídas: vídeo, áudio esquerdo e áudio direito, encaixando nas vulgares televisões com entrada RCA, ou usando um adaptador RCA-SCART, como foi o meu caso. Para ligar o N85 a uma TV basta ligar o cabo nas duas extremidades, TV e telemóvel e colocar a TV no modo de vídeo adequado. Desta forma, é mostrada de imediato a imagem real do telemóvel e o som do mesmo também é encaminhado para as colunas da TV.

A imagem na TV é fluida em geral, havendo apenas pequenos problemas na reprodução de vídeo, na qual o N85 soluçou um pouco. Reparei também que a bateria do telemóvel dá de si ao reproduzir vídeo, bastante mesmo.

Cabo de dados

O cabo de ligação USB entre o N85 e o PC é algo a que já estamos habituados, essencial para que precise actualizar o firmware do telemóvel ou aceder ao seu conteúdo de uma forma rápida e eficaz, já que o Bluetooth não atinge velocidades de transferência muito satisfatórias.

Câmara fotográfica

Para a fabulosa qualidade fotográfica contribuem as excelentes lentes Tessar Carl Zeiss, sendo que a câmara deste modelo possibilita fotografias até uns fantásticos 5 megapixéis e vídeos de altíssima qualidade.

n85 (17)_small

Para activar a câmara basta abrir a pequena protecção da lente e, passados 3 a 4 segundos, a imagem aparece no ecrã do telemóvel. Como seria de esperar, não é instantâneo, mas compreende-se tendo em conta o pesado carregamento do software da câmara, a que o sistema operativo de telemóveis Symbian nos habituou.

Existem, como é natural, dois modos de captura: fotografia e vídeo.

No modo de fotografia pode esperar todas as funcionalidades e opções características do Symbian:

Modos de captura: Desde o automático para alguém que pretende uma foto rápida e concisa, a modos nocturnos, de paisagem, grande plano, retrato, desporto e até a possibilidade de personalizar o seu próprio modo, configurando o flash, exposição, nitidez, contraste e cor.

Modos de flash: Tem sempre o modo automático, o forçosamente ligado e uma especial atenção para o flash anti-olhos vermelhos, bastante útil para quem tenha olhos claros.

Auto-temporizador: Para os fãs dos auto-retratos, este modo não poderia faltar, sendo possível tirar auto-retratos com diversos segundos de espera.

Modo de sequência: Este é um dos modos mais interessantes para mim, devido à possibilidade de tirar um número infinito de fotografias em sequência até que a memória se esgote ou tirar automaticamente fotografias de tanto em tanto tempo, de 10 em 10 segundos até de 30 em 30 minutos. Visualizar este resultado será com certeza, algo bastante curioso.

Ir para fotografias: Clicando neste ícone do painel lateral vai-se directamente para a galeria de fotos, tal como a descrição indica.

É ainda possível gravar a sua localização em coordenadas GPS no momento da fotografia.

Não esquecer que este Nokia possui, como é hábito em todos os telemóveis 3G que possibilitem conversação em vídeo, uma câmara mais modesta por cima do ecrã do telemóvel. Embora possibilite fotografias de apenas 0.8 megapixéis, a qualidade é bastante razoável.

Modo de vídeo

O painel lateral do modo de vídeo é constituído por ícones em tudo semelhantes ao modo de fotografia, são eles:

Modos de captura: Aqui os modos limitam-se a dois: modo de dia e modo de noite. A diferença entre estes dois modos reside naturalmente na iluminação dos objectos, sendo o modo de noite aquele que mais peca na fluidez do vídeo em prol da captura máxima de uma fonte de luz. Veja o vídeo que compara estes dois modos.

Ligar a luz do vídeo: Em zonas escuras a pequena luz (quase-flash) ajuda e muito, na iluminação do local. Para obter gravações fluidas e iluminadas, aconselho a utilização conjunta do modo de dia e luz de vídeo ligada. Para uma iluminação máxima, torna-se necessário o modo de noite.

Veja a diferença no vídeo abaixo.

Equilíbrio do branco: Aqui pode seleccionar as várias pré-definições do equilíbrio dos brancos, dependendo da situação.

Tom de cor: Seleccione a cor pretendida para o vídeo desde um tom normal ao negativo, sépia, preto e branco e vívido.

Nas definições do vídeo pode ainda definir a qualidade pretendida, gravar pela câmara secundária e pode até, se quiser, gravar as coordenadas GPS nas quais se encontra no momento da gravação do vídeo.

Veja na próxima página a análise ao software e vídeos de utilização!

Páginas: 1 2





  •   
  •   
  •  
  • Pin It  
  • Imprima este artigo
  • Post2PDF


70 Comentários

  1. Bela maquina sem duvida nenhuma. Já tive a oportunidade de andar a brincar com 1 N85 e tenho a dizer k gostei bastante.

    Apesar de já estar habituado ao meu touchscreen, este N85 é sem duvida um bom telemóvel.

  2. Nokia sempre foi o meu telemóvel de eleição

    Este é engraçado mas não vou muito com telemóveis de abrir, neste momento possuo um N73 e a única coisa que tenho a apontar é arrastar-se, ter um papel na parte traseira da bateria para não se desligar e a tampa da câmara começar a fazer mau contacto.

    Se tivesse dinheiro para algo assim talvez pensa-se em algumas opções, mas sem duvida que é um bom telemóvel!

  3. No final da review, o preço seria bem-vindo

  4. Não me convence o Symbian, já está ultrapassado como SO. ;-)

    • Por acaso tenho de concordar um bocado contigo, acho que telemoveis como os da Nokia são poucos ou mesmo nenhum mas o Symbian é muito limitado, acho que deviam refazer algo de raiz ou reformular completamente a coisa.

    • concordo plenamente.
      e pelo preço dele, na minha modesta opiniao, continuo a achar que fiz uma compra formidavel ao comprar o HTC MAGIC por um preço proximo do desse telemovel com um processador a rondar os 540mhz enquanto esse tem 300 e tal, sistema operativo android e um market formidavel a esbordar de aplicaçoes open source gratuitas.
      aparentemente o futuro dos telemoveis parece passar mais por um processador e ecra decente e um market de aplicaçoes com pes e cabeça que o torne versatil e divertido de utilizar sempre com algo novo e inclusive updates ao sistema operativo

  5. Boa compra! Muito bom esse TLM, estava indeciso entre esse e o 5800XM, mas acabei por comprar este último.
    Penso que o 5800XM seja mais porreiro em tudo, fruto da evolução (S60v5 rula!) perdendo nos MPX da camera e não tem transmissor FM (o que acho mal sendo o 580XM um TLM multimédia). Touch é o futuro (ou o presente lol), o slide acaba sempre por ganhar folgas, mas mesmo assim esse N85 é muito bom!

  6. E já agora parabéns pela review, muito bem feita!

  7. A Nokia acaba de mostrar ao mundo o seu novo telemóvel, em Linux.
    Assim, temos 2 problemas decorrentes da Nokia funcionar com 2 sistemas operativos diferentes: 1- falta de compatibilidade entre dispositivos; 2- Maior dispêndio de recursos pelos desenvolvedores de programas, pois têm que fazer 2 versões (e isso reflecte-se no preço e no nº de aplicações que virão a estar disponíveis).
    Eu acho que era preferível a Nokia escolher um SO para dar alguma continuidade no futuro.
    Quem quer ter um smartphone quer ter aplicações. Se for só para ter um telemóvel de 500 € no bolso para fazer o mesmo que um de 150 €, então é dinheiro mal gasto.

  8. Excelente análise Ana, venham mais :-)

  9. Boas caros colegas !

    A alguma analise já feita aqui no Pplware sobre o Nokia 5800?
    Já procurei mas não encontrei pode ser “azelhice” minha !

    Abraço a todos!

  10. Bom artigo, ando a ver telemóveis para fazer uma nova aquisição e artigos tao detalhados são sempre bem vindos

  11. ????: “Para a fabulosa câmara fotográfica do N85 contribuem as excelentes lentes Tessar Carl Zeiss que possibilitam fotografias até uns fantásticos 5 megapixéis e vídeos de altíssima qualidade.”

    Ok… em primeiro lugar não é a “lente” que possibilitam fotos de até 5mp de altissima qualidade. É o sensor. Depois para quem percebe um pouco de fotogarfia sabe que as lentes karl zeiss que aparecem nos telemoveis são na realicade uma falácia de todo o tamanho porque para os sensores que ainda existem nestes telemoveis, até o vidro do fundo de uma garrafa de coca-cola já era mais que bom. Ok é exagerado… mas dá para perceber.

    De resto foi uma review razoavel.

    • ja agora um artigo sobre fotografia mais aprofundado aqui no pplware nao ficava nada mal :D

    • O artigo foi adaptado de acordo com a tua sugestão, obrigada.

      Não sou perita em fotografia, mas posso dizer que sendo possuidora de uma Cybershot da Sony com “ópticas” Carl Zeiss, estou muito satisfeita.

      Como espero que compreendas, a minha especialidade não é propriamente a fotografia. Deixo isso para os especialistas. ;)

    • É uma verdade.
      Algumas lentes Carl Zeiss são apenas nome.
      Alguns Sony Ericsson de menor resolução obtêm melhores resultados que muitos Nokia.

      • apenas “nome” na gama baixa… câmaras de telemóvel nem deviam contar, só la diz mesmo carl zeiss para fazer pose. a nível de lentes de telescópio, binóculos etc, coisas a serio, já e a marca de prestigio que todos conhecemos. a nokia apenas a utiliza como publicidade gratuita

        • Exactamente!
          O mesmo se passa com as máquinas fotográficas Sony. Qualquer Nikon, Canon Leica ou Olympus, da mesma gama de preço, têm lentes de superior qualidade.

          • Sim… também é verdade.
            O ideal é comparar produto -a-produto e não marcas porque é muito vago.

            As Cybershot são boas mas no meu caso, por exemplo, preferi comprar uma Panasonic Lumix FX150 com lentes Leica. Tendo em conta a qualidade e o preço p/ uma compacta.

      • os sony ericsson são o maior barrete que já vi em toda a minha vida. Tive a infeliz ideia de comprar um (o W910i), e durante o tempo que o tive (cerca de 1 ano), só me deu problemas, passava mais tempo na garantia do que na minha mão.

        Ninguém me venha com tretas, Nokia é Nokia.

        Nenhuma marca consegue obter a qualidade dos telemóveis Nokia

  12. Quero deixar os meus parabéns pela análise. Foi fantástica, das melhores que vi nos últimos tempos. O pormenor na óptica do utilizador não poderia estar mais refinado.

    A acção multimédia permite uma percepção mais detalhada e mais verdadeira das funções do telefone, nunca visto nas análises a equipamentos deste género.

    Qualidade de informação deixa a máquina nitidamente favorecida, pois o estado descomprometido de quem analisa reflecte-se na critica sólida, feita abertamente sobre as características deste equipamento. PARABÉNS.

  13. Os meus parabéns pela qualidade do artigo!

  14. Obrigada pelo feedback positivo. ;)

  15. Boas,

    Detenho um N85 desde Fevereiro e estou realmente muito satisfeito com ele. Ecrãs touch dificultam bastante a escrita.

    Quanto à análise da Ana, posso dizer que acertaste em muitas das previsões que fazes, nomeadamente (não) desgaste do slide, estrutura forte e resistente a quedas, etc.

    Parabéns.

    Rui

  16. Prefiro o N79. Mais barato e sem teclado deslizante. Para mim é mais prático para escrever SMS e tem características técnicas muito semelhantes.

  17. para quando uma demonstração do N96??
    parabéns pelo tópico…

  18. Boas Vitor

    Vinha perguntar se posso incluir a sua excelente analise ao nokia n85 no meu blog http://www.omeunokia.com, dando como referencia o seu blog!

    Cumps :)

  19. Foi perfeita sua análise. Me ajudou a tomar uma decisão! Mas gostaria de saber pra que serve um transmissor de fm ? Vou migrar do n73 para o n85. Valeu obrigado.

  20. Boas Gledson,

    Tomou a decisão certa, é um grande telemóvel mesmo:)

    Um transmissor FM serve para você ouvir as musicas do Telemóvel no rádio/autorádio sem usar fios.

    Basta ir a musica, Leitor de musica, opções e transmissor FM, depois escolhe a frequência que pretende e sintonizar o rádio na mesma frquência.

    Cumps,
    Tomé Teixeira

  21. Qual seria o melhor aparelho na sua opinião. Esse n85 ou o 5800 e porque ?

    Grato.

    • Para mim o N85, pois considero-o mais robusto e porque a Nokia não é lá muito famosa pelos seus Touchscreen. A experiência de utilização com os mesmos não é nem de perto nem de longe semelhante a um HTC ou um iPhone.

      O Nokia N85 é um smartphone robusto, para quem ainda gosta das teclas, mas quer um ecrã generoso, quer as capacidades mais avançadas do Symbian e uma excelente câmara de vídeo e fotos.

  22. Boa tarde pessoal do pplware,

    Alguem me pode falar da fiabilidade da bateria ?
    estou a pensa comprar esta telemóvel e está muito completo, mas alguém que o tenha, sabe se a bateria se aguenta bem ?

    Cumprimentos
    Pedro Santos

  23. Boa tarde!

    Gostava de saber se, quando um número tem uma fotografia associada esta aparece no ecrã todo ou se só aparece uma miniatura quando se recepciona uma chamada?

    Obrigada

  24. Tenho um n85 onde o mesmo ja foi para a nokia varias vezes sem soluçao, nao sei mais o q fazer, quando eu recebo ligaçao ou faço e no termino da ligaçao tento fazer outra ligaçao fica dando a mensamen sem serviço e eu teno que espera cerca de 10 a 15 minutos para conseguir fazer outra ligaçao..alguem por favor me ajude

  25. Olá Ana muitos parabéns pela apresentação deste equipamento!
    O meu telemóvel avariou hoje e disponho-me a gastar mais uns € por este para não ter um ecrã touch no 5800 ainda que fosse maior mas realmente não vou ainda com o touch, pois o meu GPS tem um ecrã maior e a experiência é má (e dizem que é semelhante à do iphone)
    Em relação a este fiquei com uma dúvida quando ao rádio fm. Este tem RDS? Se não souberes, isto permite que ao sintonizar uma rádio, aparece o nome da mesma no ecrã como acontece por exemplo no auto-rádi.

  26. Parece ser o melhor que posso encontrar neste momento para mim mas há muito ainda que quero saber dele por isso vou-me entreter aqui.

    Obrigado ;)

  27. Alguém sabe a memória RAM deste equipamento? É que de processador parece que o 5800 tem mais.
    A tecla de navegação central parece que funciona por touch segundo um video do youtube. Isso funciona bem?
    Pelo que entendi só se carrega pela entrada micro USB certo? Existe adaptador para a entrada anterior, visto já ter o outro carregador de isqueiro ou terei de adquirir um carregador de isqueiro novo?

    • Quanto à memória está referida no artigo: “Memória: microSD (hot swapp) até 8GB, 74MB de memória interna dinâmica e 78 MB de memória interna flash NAND.”

      A tecla central não é touch.

      Carrega com um carregador normal, que se liga à corrente.

      • Se a RAM não chega a 128 MB acho pouco, por exemplo o 6210 Navigator tem 128 MB. Ou será que no caso deste não tem RAM mas apenas a tal NAND? Desconheço, não sei se será melhor ou pior. Gosto do telemóvel e em principio vou comprar. Vou tentar experimentar amanhã a ver a experiência.
        Obrigado pelas respostas =)

        • Pelo que vi são também 128 MB de RAM. Não percebo porque não aparece essa informação para esse, por exemplo no gsmarena.com.
          Adoro mesmo este telemóvel e parece ser a única proposta neste momento viável.
          O sistema que vem tem aqueles efeitos e as transparências que vemos nalguns videos?

  28. Boas tardes, estive a ver nas lojas e só encontrei este modelo numa delas que foi o Staples de Caldas da Rainha, onde custa 494,90 € quando no site da Vodafone está a 229,90 € (sem desconto online de 10 €) e está indisponivel para encomenda online e tembám indisponivel pelo serviço de Telemarketing sem previsão.
    Da Nokia disseram que ele já não é produzido e equipamentos nestas condições, não são reparados lá mas sim na fábrica.
    Fui à Worten e está ao mesmo preço que no Staples e só existem 9 unidades disponiveis no apís em lojas Worten, pelo que não será fácil encontrar um desses.
    Estou aberto a sugestões =)

    • Emanuel,mas te referes a que telemovel? ao N85 ! Eu tenho um e jamais tive qualquer problema,na realidade estou imenso satisfeito com o N 85.E na Vodafone tem esse custo mas com um contrato de permanencia de 24 meses,eu comrei na Worten mas desbloqueado. Um Abraço

  29. Comprei um N85 da Nokia e não me tem dado problemas com excepção de ao entrar no gmail não sei como fazer para ver os PPS ou se os posso ver. Ao abrir dá-me erro mas tenho instalado o Quickoffice premium legal. Sou eu que não sei ou não é possivel ver os PPS?
    Grato pela atenção

  30. Agora comprei o X6 da Nokia,tem um sistema funcional muito bom,mas quanto ás capas não valem nada,é a coisa mais fragil que conheço em toda a gama de TLM Nókia,uma máquina com esta categoria merecia uma capa equivalente de bom,pois o preço que custa este X6 desbloqueado não é brincadeira,por tal razão devia vir equipado com um outro tipo de capa.

  31. ola… eu tenho um HTC HD2 mas mesmo assim desde que vi o nokia n85 que o quero ter. Eu sei que ja esta ultrapassado mas o telemovel é muito atractivo (bonito)….

  32. queria comprar um n85 e já procurei em vários sitios mas nao encontro, nao sei se ja nao sao fabricados, ou se simplesmente, eu nao os encontro… nesse caso, alguem me sabe dizer onde o posso encontrar (preferencialmente na zona de setubal) e qual o preço a que está?
    obrigado.

Deixe o seu comentário

Aviso: Todo e qualquer texto publicado na internet através deste sistema não reflete, necessariamente, a opinião deste site ou do(s) seu(s) autor(es). Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. O autor deste site reserva-se, desde já, o direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação do seu autor (nome completo e endereço válido de email) também poderão ser excluídos.