Smooth Cursor – Definições distintas para rato e trackpad no Mac


As definições do rato no Mac OS têm algumas limitações mínimas que por vezes atrapalham um pouco quanto alteramos entre dispositivos. A velocidade de deslocação é um desses exemplos.

Está definida de forma única no sistema e apenas podemos mudar como um todo, sendo aplicada a todos os dispositivos que tivermos ligados, trackpad incluída. Mas com o recurso ao essa limitação fica ultrapassada.


Com o Smooth Cursor passamos a poder definir a aceleração para cada um dos tipos de dispositivos, tendo diferentes perfis associados ao nosso sistema, sempre com a diferenciação por cada um dos dispositivos.

Podem definir graus de aceleração para o trackpad e para o rato, seja ele qual for, e assim terem uma experiência de utilização distinta, seja qual for o tipo de dispositivo que estejam a usar.

Cada um deles (rato ou trackpad) pode ser afinado através da interface do Smooth Cursor e assim estar de acordo com o que o utilizador pretende.

E como cada tipo de tarefa pode exigir uma afinação diferente, existe a possibilidade de serem criados perfis adaptado a cada momento ou a cada tarefa. Basta que os criem na interface do Smooth Cursor, lhe atribuam um nome, definam as definições e ficam prontos a ser usados. É sempre possível alterar a qualquer momento as definições, editando cada um dos perfis.

Existe a possibilidade de desactivarem, dentro de cada perfil, a aceleração diferenciada entre os dispositivos e assim tornarem um perfil mais específico para ambos os tipos de equipamento.

O Smooth Cursor mantém ainda um perfil definido como default para que possam reverter para os valores originais em caso de necessidade.

Podem ter acesso rápido às funções e aos perfis do Smooth Cursor através do ícone que a aplicação coloca na barra de menus do Mac OS e assim definirem qual o perfil que pretendem usar.

Todos os que criarem podem ser chamados directamente ou através dos atalhos disponíveis. Podem ainda desactivar o Smooth Cursor através deste menu.

É também através deste menu que conseguem aceder às definições do Smooth Cursor. Aí podem editar os perfis.

Se ao usarem o rato notam que o comportamento deste deveria ver mais diferenciado da trackpad então devem ter presente o Smooth Cursor. Podem definir de forma fina a aceleração a aplicar a cada um dos dispositivos.

A capacidade de criar perfis de diferentes acelerações para aplicar em determinadas tarefas ou momentos enriquecem ainda mais o Smooth Cursor e tornam-no uma ferramenta a ter presente no vosso Mac.

Licença: Freeware
Sistemas Operativos: Mac OS X 10.7+
Download: Smooth Cursor 1.2.5 [2.5MB]
Homepage: Smooth Cursor





  •   
  •   
  •  
  • Pin It  
  • Imprima este artigo
  • Post2PDF


10 Comentários

  1. Não percebo a ideia defendida pelo artigo de que não é possível ter o trackpad e o rato com comportamentos distintos no sistema, que de alguma forma a definição é única!
    Eu tenho definições distintas para o rato e trackpad usando somente as preferências do sistema! O rato e trackpad têm preferências separadas!

    • Podes efectivamente configurar ALGUMAS funcionalidades em separado, mas a sensibilidade do rato ou a aceleração é um parâmetro comum aos 2 e não é configuravel em separado através do sistema.

      • na verdade, nas preferências nem é sequer possível mudar a curva de aceleração para nenhum dispositivo – e creio que à partida já são diferentes! – daí a minha confusão… A sensibilidade já é um parâmetro modificável e independente entre dispositivos!

  2. Essa questão de afinar o trackpad e o mouse em separado também dá jeito em Windows.

    É que com ratos com 800dpi ou mais normalmente tiro velocidade mas depois o trackpad fica lento demais.

    Deverá haver um programa idêntico para Windows, sugestões?

  3. Este é o pior produto da apple, tenho um e é insuportável, vou testar isto mas duvido que mude a minha opinião

    • Pior em que aspecto? É bem possível que estejas habituado ao comportamento no Windows, e que te crie alguma confusão! Para mim o rato no Windows é muito chato…

  4. Mas… o MagicMouse ou o Trackpad funcionam assim tão mal? Eu sou da ideia de que quanto menos aplicações de sistema melhor.

  5. Já agora, aproveitem para ver o Magic Prefs

    É muito bom ;)

Deixe o seu comentário

Aviso: Todo e qualquer texto publicado na internet através deste sistema não reflete, necessariamente, a opinião deste site ou do(s) seu(s) autor(es). Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. O autor deste site reserva-se, desde já, o direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação do seu autor (nome completo e endereço válido de email) também poderão ser excluídos.