Windows Live Sync beta trará o melhor do Mesh e do Sync
É sabido que, desde há muito, o desenvolvimento da beta do Live Mesh não tem sofrido qualquer alteração, indignando todos os utilizadores, tal como eu. Aliás, o mesmo se tem passado com o Windows Live Sync e com todo o aglomerado de aplicações do pacote Windows Live Essencials Wave, em que a versão 4 beta tarda a aparecer.
Há cerca de uma semana foi tornado oficial que a ferramenta Windows Live Sync será disponibilizada, em breve, na versão beta do Windows Live Essencials Wave 4 mas agora com bastantes novidades, principalmente por englobar as funcionalidades de duas ferramentas de sincronização que a Microsoft teimava em tornar distintas. Ficarão agora num só e ainda com mais dotes.
Mas afinal, como funcionará então esta nova aplicação?
O novo Windows Live Sync passará a substituir a sua antiga versão (14.0.8117.0416) e não poderá trabalhar em simultâneo com o Live Mesh beta.
Serão disponibilizadas as seguintes funcionalidades principais:
- Aceder aos ficheiros a partir de qualquer localização - trata-se de um armazenamento “na nuvem”, de parte do espaço do SkyDrive, e permite essencialmente cobrir a utilidade que tinha o Live Mesh mas agora, infelizmente, apenas com 2GB ao invés de 5GB. Dizem eles que é a única forma de conseguir controlar os custos e manter este serviço gratuitamente. Mas porquê? Afinal o SkyDrive tem 25GB, qual a diferença de aproveitar para a sincronização online apenas 2GB em vez de 5GB ou mesmo 10GB? Estranho…
- Aceder ao PC a partir de qualquer localização – tal como o Live Mesh suportava acesso remoto, este novo Live Sync também o suportará mas agora com alguns melhoramentos. Três deles são a possibilidade de zoom, o uso de múltiplos monitores e a possibilidade de copiar e colar ficheiros entre o PC local e o PC remoto.
- Sincronização de ficheiros e configurações – será possível sincronizar agora uma enorme quantidade de informação entre os diversos PCs configurados para tal, até um limite máximo de 40GB. Todo o processo será feito com recurso a ligações peer-to-peer, não havendo armazenamento online. A sincronização escolherá a melhor ligação para o fazer: caso os PCs se encontrem numa rede local, será usada essa mesma rede para a transferência de dados. Caso não, será a rede da internet. As configurações do Internet Explorer e do Microsoft Office serão também sincronizadas, caso se pretenda, entre todos os PCs.
Na sincronização online haverá a possibilidade de escolher diferentes localizações das pastas existentes nos diferentes PCs onde, inicialmente, a localização pré-definida do PC-1 será a localização admitida no PC-2 e só depois poderá então ser redefinida.
A desvantagem desta nova versão, e que está a causar algum constrangimento a alguns utilizadores, é o não suporte por parte do Windows XP, suportando apenas o Windows Vista e Windows 7 nos PCs e o Leopard (ou superior) nos Mac. Na versão para Mac não estará disponível a funcionalidade de controlo remoto mas suportará as ligações peer-to-peer, mesmo entre PCs<->Mac.
Relativamente ao suporte para dispositivos móveis, não existem para já planos que sustentem uma versão para esse mercado. As novidades, a existirem, virão somente implementadas no Windows Phone 7. No entanto, a versão existente do Live Mesh beta para Windows Mobile continuará a funcionar até que a migração para o Windows Live Sync esteja completa.
Esperávamos já, após uma semana do anúncio oficial, ter acesso à versão beta desta aplicação. Como “se faz tarde” e não há novidades, decidi divulgar esta informação para todos saberem o que podem contar com a nova versão do Windows Live Sync.
Foi twittado no dia 17 de Junho, no twitter do Windows Live Writer (aplicação integrante do pacote Windows Live Essencials), a seguinte informação:
Are you using Live Writer Wave 4 build 15.02.2583.0119? You should uninstall it NOW in preperation for the real Wave 4 beta build.
Portanto o seu lançamento estará para breve, muito breve. Vamos aguardar pacientemente.
Este artigo tem mais de um ano
Dropbox e mais nada. Só mudo quando colocarem o skydrive e o live mesh juntos. Não faz sentido nenhum ter 25 Gb de storage e não os usar. A microsoft é que perde.
Podia muito bem fazer uma aplicação semelhante ao dropbox com 10 GB ou mais, onde podíamos sincronizar por exemplo também playlists do media player, favoritos do internet explorer definções de certos programas windows, mas não continuam na mesma.
Playlists não tem, mas favoritos do IE está no SkyDrive!
😉
E estará no Live Sync também…
Também não percebo esta opção, se já tinham o live mesh com 5Gb porque não continuar!? Se é uma carga tão grande para os servidores deles, tirem esses 5 Gb ao Sky drive, tenho a certeza que não ia haver muita gente a queixar-se, e se houvesse podiam sempre optar pelas 2 soluções, ter o sky drive o o live sync em simultâneo.
Enquanto o live mesh funcionar não o deixarei de utilizar, só se realmente aumentarem o espaço deste live sync, pois os 5Gb do mesh são uma preciosidade, e tenho os quase todos utilizados.
Cumprimentos
Qual a diferença entre o Live Mesh e o Live Sync?
Instalei o Live Sync mas eu pensava que era tipo DropBox, em que os ficheiros ficam armazenados on-line. Mas fiz um teste e parece que os ficheiros ficam sempre no meu PC, estando este a fazer de servidor para outro computador ir sincronizar os ficheiros existentes neste.
Ou será que percebi mal?
O Live Sync actual faz sincronização de ficheiros APENAS ENTRE PC’S. Se tiveres um PC com live sync ligado ainda podes aceder aos ficheiros remotamente através do site sync.live.com (esta opção está desligada por default)
O Live Mesh faz sincronização entre PC’s e com espaço online de 5GB. A desvantagem deste serviço em relação ao Live Sync acho que tem haver com o numero de ficheiros e pastas e tamanho dos ficheiros para o qual o serviço permite fazer sincronização, que acredito que é inferior.
Neste post foi falado em relação ao novo Live Sync que ainda não está disponivel mas vai estar brevemente. O objectivo inicial da microsoft era integrar o Live mesh no Live Sync. O que não se estava à espera (pelo menos eu não estava) era limitarem o espaço online para sync a 2GB quando sabemos que o Skydrive dispõe de 25GB online!
Espero ter esclarecido alguma coisa 😉
Exactamente, o que escreveste está correcto.
Em relação ao limite de ficheiros e pastas que referiste é que me parece que não se aplica. Fui agora contabilizar as minhas sincronizações, entre 2 PCs e o Live Desktop, e tenho:
– 11 localizações sincronizadas
– total de 11729 ficheiros
– total de 385 pastas
Parece-me que não terá um limite definido.
Uso sincronização de várias pastas do sistema onde estão guardadas definições de programas como históricos, smiles e ficheiros recebidos do msn, configurações do matlab e usava também do firefox (quando ainda o usava) antes de ter uma extensão para sincronização de extensões. Ainda assim só uso 31% dos 5GB disponibilizados que, embora ainda caibam nos 2GB que terá o novo Windows Live Sync, mas já ficará apertado.
Será possível sincronizar manualmente as definições de qualquer aplicação desde que estejam numa determinada pasta do sistema (e não no registo) e que o Live Sync permita sincronizar essas mesmas pastas do sistema, claro. Ao que parece, estava previsto que o Live Mesh (versão final) fosse ficar interdito à sincronização de pastas do sistema devido a um determinado problema associado (que desconheço).
O Live Sync não reúne o melhor do Sync com o Mesh…
O mesh tinha ambiente de trabalho online e podíamos aceder de qualquer computador sem instalar nada…
Agora com este, é um passo para trás, acho eu. Está péssimo! Não vou utilizar…Por isso, “ressuscitei” a minha conta do Dropbox, muito melhor pois permite aceder a um “espaço online”.
Nunca deviam ter descontinuado o Live Mesh!
Cumps!
Sinceramente a única coisa que sinto mais falta é a possibilidade de explorar os ficheiros sincronizados sem ter que aceder ao ambiente de trabalho remoto (esta funcionalidade era facultada pelo sync)
Exactamente! Era essa funcionalidade que eu queria ter neste novo Live Sync, mas pelo que estou a ver aqui pelos comentários não é possível pois não?
Já estou a utilizar o Dropbox pois preciso mesmo para poder trabalhar em 3 sítios distintos sem ter de andar com pens nem a enviar as coisas sempre para o mail…
Ontem tentei actualizar o Windows Live Essentials e ele começou logo por me desinstalar o Live Mesh Beta 🙁
Agora não consigo instalá-lo de forma nenhuma porque nao tenho o ficheiro .EXE
A propósito, estou a usar o Dropbox mas já me surgiu uma situação que não me agradou.
Tinha um ficheiro .doc que gravei hoje de manhã e agora à tarde continuei a trabalhar nesse ficheiro, fui actualizar o dropbox fazendo novo upload desse ficheiro e quando faço download para ver se se trata do novo ficheiro ele abre-me o ficheiro antigo…
Será que nao funciona tão bem no meu browser..? (Opera)
Cumps!
Para te dizer a verdade ainda nem testei o Live Essencials Wave 4, a fase de exames é tramada, não há tempo para nada…
Se o Live Sync beta não te agradar, podes removê-lo e voltar a usar o Live Mesh enquanto der. Para obteres o executável basta ires ao Live Desktop e adicionar um novo computador. Ele “saca-te” logo o executável, instala e recupera todos as localizações anteriormente sincronizadas. Não vais ficar com um novo PC no Live Desktop, ele reconhece que era o antigo.
Eu não posso ainda confirmar o que disseste, só depois de testar, mas ainda assim é provável que hajam mudanças da versão beta para a versão final, vai depender do feedback dos utilizadores.
Não tinha pensado nisso…Muito obrigado pela dica 🙂
Vou experimentar!
Cumps!
Retiro o que disse sobre a falha que estava a ter com o Dropbox, ele já actualizou 🙂 Mas fiz de novo upload.
É mesmo do browser… :S
Com o Opera tinha de “guardar” em vez de “abrir” directamente quando queria aceder ao ficheiro recentemente actualizado.
Experimentei com o Firefox e já consigo aceder ao ficheiro actualizado abrindo somente…
Cumps!