SDK v1.5 do Kinect para Windows disponível para download
Em Março, o Kinect para Windows anunciou que estaria para breve uma atualização do SDK (software development kit) do Kinect para o Windows, que iria apresentar funcionalidades de voz e de gestos melhoradas para programadores, permitindo às empresas e organizações criar novas inovações com a magia do Kinect em ambientes Windows. Ontem, a versão 1.5 do SDK do Kinect para o Windows ficou disponível para download.
Algumas das novas funcionalidades incluem:
- Kinect Studio, uma nova ferramenta que permite aos programadores gravar e reproduzir dados do Kinect.
- Um conjunto de Directrizes de Interface Human (HIG) para orientar os programadores relativamente às melhores práticas para criação de Interfaces de Utilizador Naturais utilizando o Kinect.
- O SDK Face Tracking, que fornece um mecanismo 3D em tempo real, capaz de detectar simultaneamente os gestos faciais, a posição da cabeça, a localização das sobrancelhas e a forma da boca.
- Controlo do movimento do esqueleto “sentado” ou “de 10 articulações”, que permite controlar o movimento da cabeça, do pescoço e dos braços de um utilizador sentado ou em pé.
- Novas amostras de código C++ e C#, além de uma série de amostras “Basic” compatíveis com as linguagens C++, C# e Visual Basic.
- Quatro novos idiomas de reconhecimento de voz, incluindo Francês, Espanhol, Italiano e Japonês.
- Novos packs de idiomas para permitir o reconhecimento de voz mediante a forma como o idioma é falado nas diferentes regiões, incluindo Inglês/Grã-Bretanha, Inglês/Irlanda, Inglês/Austrália, Inglês/Nova Zelândia, Inglês/Canadá, Francês/França, Francês/Canadá, Italiano/Itália, Japonês/Japão, Espanhol/Espanha e Espanhol/México.
O Kinect para o Windows estará disponível em mais quatro países, incluindo Hong Kong, Coreia, Singapura e Taiwan. A partir de 1 de Junho, o sensor Kinect para o Windows estará disponível em mais 15 países, englobando a Áustria, Bélgica, Brasil, Dinamarca, Finlândia, Índia, Holanda, Noruega, Portugal, Rússia, Arábia Saudita, África do Sul, Suécia, Suíça e Emirados Árabes Unidos.
O Kinect para o Windows alia o hardware, o software e o licenciamento que permite aos programadores criar uma nova classe de aplicações baseadas em Windows, que utilizem os gestos, a voz e que motivem as empresas e organizações de todo o mundo a desenvolver as suas operações e as relações com os clientes. O lançamento comercial do Kinect para o Windows é só o início. O Kinect proporciona aos líderes mais imaginativos as ferramentas necessárias para reinventar e transformar o modo como interagimos com as novas ferramentas compatíveis com o Kinect.
O sensor Kinect para o Windows representa uma experiência Kinect totalmente testada e compatível com o Windows, dirigida aos programadores. A licença comercial e o hardware do Kinect para o Windows estarão disponíveis em Portugal por um preço de revenda recomendado de 249,99 Euros. O preço inclui a garantia de um ano e acesso às actualizações de software do controlo de voz e do corpo.
O sensor e os acessórios do Kinect para o Windows podem ser adquiridos directamente numa loja online ou junto da nossa rede global de distribuidores e revendedores.
Download: SDK v1.5 [220MB]
Este artigo tem mais de um ano
Vejam isto… quase a mesma coisa, mas 200x mais sensível que o kinect. –> http://leapmotion.com/
Sim até pode ser 200 vezes mais sensivel mas para uma cópia do kinetic só apanhar as mãos não é motivo de alegria. Esecalhar se apanha-se o corpo todo como o kinetic já não era 200 vezes mais sensivel
Chamas-lhe cópia pq? só porque se mexe com as mãos??? Se quiseres também lá podes por os pés. dass
Se calhar este aparelho até vai ser muito mais funcional que o kinect, pois é capaz de vir a ter muito mais utilidade para um desktop devido á sua precisão.
You mad bro? RELAX!
Não é cópia nenhuma… Mas claro que se detectasse todo o corpo já não seria tão sensível (e aí sim seria uma cópia).
Claro que para jogos o Kinect será o “rei”. No entanto, para interacção com PCs, que é o que este post fala, será que precisas dos pés ou do resto do corpo para interagir? Se puderes ter um mecanismo mais sensível, não seria melhor?
Acho que é uma óptima solução, aumentando o grau de possibilidades de interacção que o Kinect, principalmente pelo facto de detectar dedos.
Yap, Leap é o futuro sem duvida!
Não concordo, pelo menos para interacções com PCs. Isto porque os PCs normalmente são utilizados como ferramentas de trabalho e uma interface que obrigue o utilizador a ter os braços levantados no ar é impraticável.
Já no caso do Kinect, o objectivo é o entretenimento e o desenvolvimento de experiências diferentes e que envolvam o corpo todo. Duvido que alguém fique o dia todo com os braços no ar e aos saltos a jogar um jogo para Kinect.
De qualquer forma, tanto o Leap como o Kinect tem imensas potencialidades mas noutras áreas que não as referidas anteriormente. Por exemplo, um médico pode ver dados dos pacientes enquanto faz uma cirurgia e sem ter que tocar em nada. Um mecânico pode consultar informações sobre um veículo sem ter que sujar um ecrã ou um teclado com óleo, etc. Há ainda imensas possibilidades no que toca a publicidade interactiva, por exemplo.
lol… imagina mexeres o rato apenas com a ponta do dedo, com precisão que o aparelho tem. Agora é tudo uma questão de desenvolver o software de acordo com os movimentos que se quer.
Se quiserem, forem realmente bons programadores e carolas usem o driver opensource e dessa forma podem o Kinect em windows, linux e mac…
Informem-se: http://openkinect.org/wiki/Main_Page
Para terem uma ideia do que se pode fazer vejam: http://openkinect.org/wiki/Gallery …até mesmo jogar o Quake.
Olá boa tarde!
Alguém teria como me explicar um passo a passo para utilizar meu kinect no Windows, pois já baixei esse SDK-v1.5 e não consigo entra com o kinect no mau Pc.