F.lux – Poupe os olhos enquanto trabalha
Já notou aquele brilho azulado dos ecrãs de computador? Já lhe aconteceu ligar o computador de noite e ficar completamente cego com o brilho que o seu ecrã emana?
Durante o dia, o ecrã dos computadores é agradável à vista - estes são desenhados para se destacarem da luminosidade. Mas às 21h, 22h ou às 3h da manhã, provavelmente este não será o aspecto mais confortável... Veja como é que o F.lux o poderá ajudar.
A premissa do F.lux é simples: adaptar a cor do ecrã do computador à hora do dia, mais quente à noite e mais fria (como a luz do sol) durante o dia.
Se costuma trabalhar ao computador quando o sol já se pôs, esta ferramenta é essencial para a saúde da sua visão. O F.lux fará com que o seu ecrã nunca sobressaia da luz ambiente, sendo por isso muito agradável à leitura.
Para configurar esta aplicação terá apenas de configurar a sua localização geográfica e que tipo de luz prefere. A partir de agora esqueça-o. O F.lux tratará dos seus olhos automaticamente.
Confesso que sempre fui um pouco reticente a este tipo de aplicações, preferindo o ajustar manual do brilho do ecrã com as teclas do portátil/ecrã. Acontece que, por exemplo nos portáteis, essas teclas apenas regulam o brilho da imagem. O F.lux faz mais que isso, regula a temperatura.
Ao início foi um pouco estranho, pois activei-o já era bem de noite, e por isso, a cor tornou-se num castanho avermelhado, algo que não me agradou à primeira vista. Alterei as configurações para retirar um pouco deste avermelhado, mas mesmo assim deixei-o ficar... E ainda bem, porque com o passar do tempo, os meus olhos foram-se habituado e agora se volto ao "normal" brilhante, é um choque tremendo!
O F.lux é leve (3MB ocupados em memória) e é multi-plataforma. Aconselho por isso a todos os que passam muitas horas em frente a esta máquina infernal.
Este artigo tem mais de um ano
O meu Portátil tem um sensor de luminosidade, e adapta conforme a luz exterior, será que essa software vai fazer alguma diferença?
pelo que a Ana escreveu sim faz mais do que o sensor mas como escrevi abaixo amanhã escrevo o que acho porque eu vou testar a aplicação num Macbook Pro com Windows XP e Mac os X, sou capaz de meter no Asus que tem o windows 7.
Sim, não sei se esse sensor de luminosidade altera a temperatura da cor. Uma coisa é o brilho, outra coisa é a temperatura da cor. É este segundo conceito que este programa regula. Experimenta e logo verás. 🙂
Para ser melhor só precisava de ser sensível ao ambiente.
Até pode ser de dia, mas estares a trabalhar numa zona só com luz artificial (como é o meu caso).
parece ser prometedor, amanhã já posso dar a opinião de forma mais correcta pois ainda vou testar esta aplicação.
instalei com outros propositos (de controlar a luminosidade do brilho do ecra) e fiquei agravelmente surpreendido com o resultado da aplicaçao.. vai ficar instalada =) obg
Também fiquei. Ao início torci um pouco o nariz, mas depois acabou por ficar!
Eu não sabia que dava para regular a temperatura do monitor, assim de repente isso parece-me estranho. Não fará mal estar sempre a regular a cor/temperatura a cada dia/noite? Não é habito eu meter a mão no monitor a ver se o mesmo está mais quente ou mais frio, mas não fará mal que o mesmo esteja demais para o quente?
Em relação ao mais importante, aos nossos olhos, fico satisfeito visto este programa ajudar a não prejudicar tanto a visão, mas desde que isso não me sacrifique o monitor do portátil, é claro.
A temperatura que se refere no artigo é a temperatura da cor e não à temperatura física do objecto, o monitor!
(pesquisei agora na wikipedia)
http://pt.wikipedia.org/wiki/Temperatura_de_cor
Creio que em muitos monitores (exceptuando talvez os “encastrados” em portáteis) é possível alterar isso, manualmente!
A temperatura de côr não é mesmo que a temperatura do ecrã. Neste caso variam-se básicamente as cores do ecrã para que este melhor se adapte à nossa visão em determinadas circunstâncias.
Uma Luz clara, o mais branca possivel, tem uma temperatura de côr elevada, já o contrário acontece nas luzes amareladas. Mas no caso do computador as luzes internas são sempre iguais, a unica coisa que acontece é uma alteração das cores do ecrã e não da temperatura das “lampadas” nele inseridas 😉
Espero ter sido claro.
Ah bom, assim sendo já fiquei mais esclarecido. Tinha pensado mesmo que era a temperatura das lâmpadas que variavam e, com isso, havia também mudança de cor.
Obrigado aos dois pelos esclarecimentos. 😉
Mais uma vez parece que adivinharam os meus pensamentos. Era uma aplicação destas que necessitava. Obrigado.
Publicar app p colmatar as necessidades que enfrentamos nessa mesma semana, digamos q é um “mal” q o pplware já nos habituou xD
É sempre esse o nosso objectivo, não é verdade? 😛
De facto é impressionante as definições que muita gente usa nos monitores!! Autênticos choques visuais!
Vou experimentar e recomendar este programa!
Parece-me uma óptima aplicação, porque apesar da possivel variação gradual da temperatura de côr consoante o nosso fuso-horário, podemos também configurar para que o nosso ecrã se adapte ao “tipo de luz” que temos no nosso local de trabalho, podendo dizer que embora seja de dia, a luz em que costumamos trabalhar é de outro tipo. 🙂
Vou testar e parece-me que vou gostar.
Não tenho nenhuma razão de queixa .Ambas as minhas maquinas têm sensor de luminosidade.
No caso de um designer, não sei se será grande ideia, andar a mudar a temperatura de cor durante o dia…
Por acaso estava a pensar na mesma coisa.
Para quem trabalha com edição de imagem e vídeo, ter as cores apresentadas no ecrã a mudar ao longo do dia deve ser uma dor de cabeça, especialmente se tivermos perdido dias a calibrar o monitor.
Já agora, alguém conhece algum tipo de software para calibrar ecrãs de portátil. O ideal seria algo como um spider3 mas para o desenrasque e para quem não tem o orçamento à mão, existe alguma coisa de jeito???
Escusado será de dizer que este não é um programa para designers. Esses não se safam. Têm mesmo de ver as cores tal qual como são na realidade.
Um bom designer pode e deve ter no seu local de trabalho uma lampada de conforto visual com um elevado índice de restituição cromático 😉 É informar-se e procurar. Existem lampadas para todos os gostos.
(A Philips é uma grande fabricante de lampadas e no seu catálogo de lampadas de certeza que se encontra aquilo que se pretende.)
Existe uma opção no software para desactivar por 1 hora para fazer esse trabalho relacionado com cores.
Trata-se de um remendo novo em calça velha ou passar pano no chão sem consertar o telhado.
O problema encontra-se na forma estúpida de construir fundos brancos com letras escuras. O certo seria exatamente o contrário, ou seja, o fundo deveria ser escuro e o conteúdo claro.
O PPLWARE PODERIA SER O PIONEIRO. CONTRUIR SUAS PÁGINAS EM TOM ESCURO COM OS CONTEÚDOS CLAROS.
EXATAMENTE COM ESTÁ EM (PUBLICAR COMENTÁRIO)
Apenas digo isto xD.
http://img541.imageshack.us/img541/7402/1271461448371.jpg
Ps: Instalado e é para ficar. Gostei do programa. Vamos ver como se vai portar a noite (01:00) quando estiver a jogar wf2 xD.
Eu quando era mais novinho desligava a luz das velas para ver melhor a televisão, mas DEPOIS PERCEBI O PODER do CAPSLOCK, e a minha vida mudou.
Bovidino: «forma estúpida de construir fundos brancos com letras escuras»? olha que podes estar muito errado no assunto!
Dito do modo que afirmas provavelmente não aceitarás contestação de ideias, contudo posso diz3er-te que não partilho da tua opinião.
1- A temperatura da cor não tem nada a haver com a cor de fundo branca nos textos. A temperatura de cor influencia todas as cores!
2º a melhor forma de ler é mesmo o texto preto em fundo branco. Ainda compreendia se dissesses que o fundo poderia ser menos branco e mais na gama dos amarelos. Agora escrever a preto em cima de branco encontras muitos estudos técnicos na área das fontes, paginação electrónica, DTP que afirma o contrário.
Obrigado
No ubuntu, rodando ele pelo terminal:
./xflux
Ele me retorna:
Welcome to xflux (f.lux for X)
This will only work if you’re running X on console.
Usage: ./xflux [-z zipcode | -l latitude] [-k colortemp (default 3400)]
protip: Say where you are (use -z or -l).
Pedindo o zipcode, so que não sei qual o zipcode(cep) do brasil.
Alguem conseguiu roda ele no ubuntu?
flw
eu tambem tive esse problema no caixa mágica como e que faço para passar desta fase?
Fazes:
#xflux -l L
onde L é a latitude da cidade onde te encontras, ele usa isto para saber as horas.
Podes ver qual é por este link:
http://www.mapsofworld.com/lat_long/portugal-lat-long.html
Por exemplo para Braga uso o comando:
xflux -l 41
obrigado, ja consegui isto até que é fixe paara o escuro
eu no meu fixo usava um programa do monitor (samsung) que fazia o mesmo que este
para macbook acham que vale a pena?…..alguém aqui já instalou?
“Já lhe aconteceu ligar o computador de noite e ficar completamente cego com o brilho que o seu ecrã emana?” Oh boy… xD
Mt jeito ira dar p aqueles q acordam as 4h p acabar o relatório q tem q estar feito ate as 10h ou mm p aquelas noitadas a fazer trabalhos.
Vamos lá ver o q vale 😀
Ora nem mais!
Às vezes estou tão cansada que chego a casa à noite, janto e vou dormir uma “sesta”. Acordo perto da meia-noite e vou terminar o que estava a fazer. É o choque visual! Ahah.
Que pena só ter descoberto agora esta aplicação!
Digamos que tinha uma boa visão, mas depois de 4 ano a trabalhar diariamente em frente ao computador a minha visão degradou-se de uma forma que quando me apercebi nem queria acreditar!!!
Certa noite (ao ar livre e sem iluminação) olhei para o visor do telemóvel para escrever uma SMS e qual não é o meu espanto quando as letras me apareciam todas desfocadas, não tive duvida – eram os efeitos das muitas horas passadas em frente a um ecrã de computador! Foi um choque para mim.
Já não consiga estar em frente ao ecrã com tudo escuro à volta, tenho sempre de ter uma luz acesa, esta aplicação vem ajudar a poupar mais um pouco a minha visão.
Tb vou testar! Dá imenso jeito por passar horas em frente à maquina e principalmente quando vou ver o meu Jdownloader durante a noite… 😀
alguém me pode explicar quando usar o “Daylight, Fluorescente, Halogen, Tungsten”?
Penso que seja conforme o ambiente que temos no compartimento onde trabalhamos, como por exemplo, se tivermos numa cozinha onde as lampadas são flurescentes usamos o “Fluorescente”…….mas agora os outros tipos de luz já não sei identificar.
Alguém me pode elucidar?
Obrigado
Supondo que isso se refere a cada tipo de luz (deve ser digo eu), Tungsten refere-se ás lâmpadas incandescentes comuns (compostas por filamentos de tungsténio) e halogen às potentes lâmpadas de halogéneo.
eu tenho aqui uma lâmpada de halogenio e reparei que a cor da luz produzida é semelhante a cor com que os brancos no ecrã ficam.
http://www.3drender.com/glossary/colortemp.htm
obrigado
É uma aplicação muito interessante, porém, também desconfortável…
Também não gosto da cor que ele proporciona em modo de noite, ele não parece que altera a luminosidade, mas sim, a cor… O que estraga tudo…
Se ele controla-se apenas o brilho, aí sim…
Mas mesmo assim está uma aplicação muito interessante! 😉
Tal como enunciado no artigo, controla a temperatura da cor e não a luminosidade. Referi ainda que tive de alterar um pouco as definições que vêm origem para a noite, pois são um pouco drásticas. Depois de configurado ao gosto, é fantástico.
Sim, claro, e esqueci-me de referir, bom artigo! 🙂
http://www.softpedia.com/get/System/System-Miscellaneous/monitorBright.shtml
Testado e aprovado!
Também gostei muito da aplicação. Não está a pesar nada no sistema…
De qualquer das maneiras, como esta aplicação está embutida no SO, só irá funcionar após a introdução da password… Até lá teremos um choque bem forte caso queiramos “acender” o computador à noitinha.
bom artigo.
Estou a usar e parece-me que faz o que diz.
Cumps!
Excelente, estava mesmo a precisar de uma aplicação como esta, uso um lcd de 50″ como monitor e quando passo pelo sono ao acordar, por vezes apanho mesmo um choque de luz. Obrigadão Ana Narciso 🙂
Testei e gostei, esta fica instalada 😉
Como a Ana Narciso disse, é necessário alterar as definições base e ter atenção ao tipo de iluminação existente nos locais onde trabalhamos de dia e de noite, para que se tenha luz suficiente para não esforçar a vista e/ou não ter um choque visual com demasiada claridade durante a noite. O que precisei desta aplicação durante as directas a acabar projectos, mas pronto, veio tarde mas é bem aceite XD
Noitadas a acabar projectos… *suspiro*, como te entendo!
Link morto, alguém que tenha o exe que faça mirror
Não há links mortos… se calhar foi momentâneo. 🙂
O link da compilação para windows não funciona…
http://s3.herf.org/flux-setup.exe
Funciona sim!
Já o saquei vezes sem conta… pode ser do teu browser.
Uso este programa há imenso tempo no iOS mas desconhecia que existia também para computador.
testando!!! gostei mto da idéia, podia haver algo semelhante para o android… uso o tasker (mas ele apenas reduz o brilho e aumenta, não tem a opção “warm”)
Para o caso de ainda não teres descoberto:
https://play.google.com/store/apps/details?id=com.urbandroid.lux&hl=en
poxa tava usando o pc sem esse programa e a vista estava ardendo muito mas agora com ele melhorou 200% recomendado
vlw site pplware