5 ferramentas de sistema escondidas no Windows
O Windows é provavelmente o sistema operativo mais completo e user-friendly disponível para desktops. Todas as ferramentas nativas oferecer uma interface intuitiva e, em poucos minutos de experimentação, mesmo desconhecendo as ferramentas, o utilizador está apto a “dominar” as mesmas.
Hoje apresentamos aos nossos leitores 5 ferramentas que provavelmente nunca usaram no Windows.
Como referido, o Windows “esconde” ferramentas fantásticas para gestão e monitorização dos recursos do sistema operativo. Hoje damos a conhecer 5 dessas ferramentas.
Antes de apresentarmos as ferramentas, é preciso saber afinal onde estão tais “perolas”. No Windows 8, podem encontrá-las em Control Panel\System and Security\Administrative Tools
Performance Monitor
A ferramenta Performance Monitor permite a visualização gráfica da performance do sistema. Esta ferramenta funciona em tempo real, podendo assim o utilizador validar possíveis alterações do sistema que venham a alterar a performance do sistema.
Windows Memory Diagnostic
Existem muitas aplicações para validar eventuais problemas na memória RAM (ex. Memtest86).Já vos aconteceu, de um momento para o outro, a vossa máquina sem qualquer razão para tal (pensamos nós) desligar-se ou fazer um restart? Não será problema da memória RAM? Com o Windows Memory Diagnostic podemos facilmente detectar problemas nas memória RAM.
Resource Monitor
A ferramenta Resource Monitor disponibiliza informação detalhada do uso dos recursos físicos. Podemos ver informações sobre o CPU, Memória RAM, Discos, rede, etc. Na prática é um task manager com informação mais detalhada.
System Info
Para quê usar ferramentas de terceiros para saber qual o hardware da nossa máquina, quando o Windows oferece uma ferramenta bastante completa para esse efeito. Com o System Info podemos saber, ao detalhe, todo o hardware que a nossa máquina possui.
Task Scheduler
O Task Scheduler (agendador de tarefas) é uma das ferramentas que mais utilizo no Windows. Com esta pequena “pérola” , o utilizador pode ter o computador a trabalhar por si…para as tarefas mais rotineiras. Podemos agendar backups, copias entre directórios numa determinada hora/data, reinicio do sistema, etc etc.
Estas são algumas das ferramentas que estão de certa forma escondidas no Windows mas que cumprem na perfeição os objectivos a que se destinam. Como referimos, há muitas outras que iremos dar a conhecer em próximos tutoriais. Estejam atentos e, como sempre, contamos também com as vossas sugestões.
Este artigo tem mais de um ano
Conheço as todas :p
Mas descobri o “Resource Monitor” relativamente à pouco tempo
Tenham atenção ao “Task Shceduler”, já ha virus que utilizam-o em vez de aparecerem no arranque.
Um pequeno apontamento, talvez a maioria da malta, assim como eu, tenha o Windows em Português. Assim por exemplo, Task Shceduler é “Agendar Tarefas”
Se procurares pelos nomes das ferramentas em inglês, mesmo que o SO esteja em português, elas aparecem.
Bem haja.
Quanto a outra questão que li aqui em baixo, sobre marcas de portateis, por acaso gostava de ver algum artigo com os pros e cons(na generalidade da marca claro), das principais marcas disponíveis do mercado. Eu cá tenho gosto bem da asus. Acer e toshiba não tive boas experiências.
Estas ferramentas não deveriam ser ocultas já que elas vem juntas com o SO.
Se são ocultas poucas pessoas sabem que existe.
De um modo geral são usadas mais por pessoas mais esperiente em informatica.
Abs
Francisco
Já sabia destas ferramentas, mas nem estas nem outras quaisquer conseguem resolver o problema do meu portátil…
Resolve tudo xD: format C: /fs:NTFS /X /Q
Se o teu problema é hardware é claro que nao vao resolver 🙂
já foi formatado dezenas de vezes, e a ultima foi na semana passada.
estou a trabalhar, mas faço uma pausa. quando volto a levantar a tampa, sai da suspensão, desliga-se de repente e ao fim de 5 segundos, liga-se sozinho.
e estou a falar de num portátil hp com 2 anos com um processador i5 que teve que ir a garantia 5 vezes.
um conselho. na proxima esquece a HP em portateis, so toshiba e asus.
qt a isso do windows, tenta alterar a opcao de fechar a tampa para “nao fazer nada”. se ele voltar a fazer é algo com o botao q deteta o fechar da tampa. se nao voltar a fazer, é pq o windows nao ta a conseguir acordar da suspensão. e os problemas q te levou pra garantia era sempre esse?
Asus já foi excelente, agora é mediana, a toshiba é excelente mas não utiliza hardware topo de gama, talvez para testar a fiabilidade. Hp em portáteis é para esquecer, só de lembrar aqueles acrans de plástico que não se vê nada com dias de sol…
Mas para mim nada bate os portáteis sony vaio, então a família Z é cinco estrelas. Para mim é a marca claramente mais avançada em portáteis, inclusivé superior a qualquer Mac.
Mediana a Asus? dos portateis mais conhecidos é a marca que fabrica a motherboard.e nao pede a terceiros para fazer. a sony é boa sim. mas nao é comparavel aos portateis normais. usa tecnologia nano, ou seja, pecas bem mais pequenas, tipo macbooks. portateis mais caros q outras marcas com as mesmas caracteristicas. q outras marcas podem ser melhor q asus? compaq(hp), acer, packard bell(acer), emachines(acer), insys, tsunami, samsung. Nao tou a ver. apesar de a samsung ser melhor q os outros lixos a unica coisa q têm boa sao os lcds. tem a lenovo q dizem q é boa mas nunca tive um nas maos. tenho umas qtas cxs de sucata com uns 30 ou 40 portateis de acer, samsung, insys e samsungs. curiosamente, nenhum asus. pq a board é a q dá menos problemas e o resto arranja-se sempre.
problemas:
o disco rigido faz uns sons estranhos, como se fossem estalidos;
as vezes a ventoinha começa a dar ao máximo se eu abrisse, por exemplo, o bloco de notas;
blue screens, já uso as duas mãos para contar;
é optimo para aquecer as mãos;
uma porta usb avariada;
diz ter um i5, mas não parece;
a grafica dá falhas, como ecrã desliga, volta a ligar, e depois diz que recuperou com êxito;
as drivers oficiais mais recentes datam do mesmo dia do lançamento deste pc, daí os problemas de compatibilidade com o w8;
o disco rigido sempre a trabalhar ao máximo, mesmo depois de ter sido formatado…
e o facto de ter gasto 800€ nisto deixou-me uma cicatriz no coração.
Disco rigido perto de morrer. Trocar urgente.
Ventoinha a dar ao maximo, possivelmente pó acumulado entre o estrator da ventoinha e o suporte de aluminio e por mais massa termica no processador e grafica. Porta usb com falta de solda. é facil “pifar” uma porta usb nos portateis. sao muito fracas e têm sempre pouca solda. parece feito de proposito.
E Dell, nao te esqueças da Dell…
Sabes que se um determinado bem for para a garantia 3 vezes com o mesmo problema tens o direito de pedir um novo certo?
foi isso que eu pedi, mas diziam-me sempre que o problema era outro… e que quando o testaram, não reportaram nenhum problema. como é que os testam? gostava de saber… perdi um trabalho por causa disto…
houve uma altura que me chateei, mas desisti e comecei a juntar dinheiro com trabalhos e tudo o mais.
até ao final do verão, se correr tudo bem, tenho um novo, portanto, fim da história.
agora como outro HP/Compaq nao te esquecas. sao mais bonitos mas por dentro. ui ui
verifica as configs da bios, parece um problema com acpi 😉
Ou entao algo se passa com a ram mas penso que seja a primeira.
Vê se tens os drivers da board/chipset em ordem 😉
verifica as configs da bios, parece um problema com acpi 😉
Ou entao algo se passa com a ram mas penso que seja a primeira.
Vê se tens os drivers da board/chipset em ordem 😉
Tenho um HP que já foi duas. Liguei para a DECO aconselharam-me a deixar ir mais 1 vez. Ao fim de três posso alegar que perdi a confiança no equipamento e como tal exigir a rescisao do contrato (devolução do dinheiro pago) ou troca por outro (diferente modelo já que não confio naquele)
Acer, já exprimentaste? O meu acer teve de baixa, com 9 anos (nascido a Setembro de 2004) porque o disco desmagnetizou, comprei outro, troquei a ventoinha da gráfica, e lá esta ele, todo contente, a correr windows 7 que nem um maluco. Agora fui para um tablet também da Acer, e até hoje nunca tive problemas.
mas q sorte mesmo. esse deve ter sido feito a mao. (melhor qualidade) hehehehe. pq acer é um dos piores. claro q pode haver algumas excepcoes. mas no geral nao sao de conficanca.
@Nuno
Tens informação estatística para sustentar essa afirmação?
No meu caso concreto: tenho dois portateis Acer, um deles que já conta com 10 anos e ainda funciona sem problemas. Nunca tive de mandar reparar nenhum deles.
Em comparação o único portatil Asus que tenho – modelo n56vz (topo de gama quando o comprei – a meio de 2012) já foi para reparar duas vezes pelo mesmo problema.
Claro que esta amostra está tão longe de ser significativa como uma laranja para Marte – e portanto é inútil tentar generalizar a partir dela – mas é o que eu conheço por experiência.
Se e quando voltar a comprar um portátil será Dell ou Sony. Já tive conhecimento direto de pessoas que trabalham no ramo das TI de que se tratam de aparelhos de durabilidade acima da média e sinceramente hoje em dia (para mim) isso conta bastante.
A fonte das pesquizas … eu mesmo. Pelos portateis que passam pelas minhas, Acer/Emachines e HP/Compaq sao os dao mais problemas. tenho paletes aqui em que 70% sao destas 2 marcas. Toshiba e Asus sao os q dao menos problemas ( produtos por eles produzidos, caso da asus ). nao entra discos, memorias ou gravadores. Quando referes ao Dell e Sony, isso é outra guerra. Dell era portatil empresarial de otima qualidade e agora está mais divulgado e a precos mais baixos. O Sony, usa uma tecnologia boa e muito mais cara q o normal. Sao mais finos q os outros, etc. ( tou falando de portateis e nao ultrabooks ) Pra quem tem dinheiro, vale a pena, mas pelo mesmo valor, acha-se um Asus muito melhor.
HP= Hight Problem
Tenho um portatio Asus Eepc e nao presta tambem nao e um limao e esta mais devagar que um 486
pois, isso depende do que metes nele. tenho aqui 2 (eeepc 901), e voam com linux.
Para mim a mais oculta é a “Windows Memory Diagnostic”, tão oculta que nunca tinha dado por ela 🙂
eh eh eh 🙂
+1
+1
E já agora, Pedro Pinto, podes corrigir:
“Hoje damos a conhecer 5 dessas ferramentas”
Embora as conheça e já as tenha visitado, algumas acabam por se tornar confusas não tendo conseguido tirar partido da informação que desejo.
Mas também sei que quando os problemas me surgem, é sempre mas sempre do raio da BIOS. Duvidam?
Não duvido, porque já tive um episódio assim com o meu portátil.
Curioso.
Eu estava a ser irónico quando me referia que usava a BIOS para reparar qualquer problema.
Apesar de ser verdade em muito poucas situações, a BIOS poderá resolver, mas a BIOS de que eu estava a falar não é assim tão milagrosamente exequível.
BIOS – Burro do Individuo que Opera o Sistema
xi oh cota agora estiveste mesmo bem 😀 nem eu me lembrava dessa.
xi oh cota? XI OH COTA? EH PAH eu só tenho 18 aninhos pá. Só há um camarada que me trata assim. ehehehehhe
“O Windows é provavelmente o sistema operativo mais completo e user-friendly disponível para desktops.”
Acho que se esqueçeram de um advérbio de negação antes do “é provavelmente”…
O Windows é dos OSs mais utilizados, agora, dos mais completos e user-friendly? Por favor…
Parece.me que a afirmação está correta. Por mais que se fale…conheces algum outro sistema operativo mais intuitivo, fácil de operar?
E mesmo que conheça quantos são 😀 Tirando os 2 ou 3 óbvios não “existem” mais SOs para desktops (distros não são SOs 😉 Por isso sim, provavelmente é o mais completo e user friendly e com certeza absoluta dos mais completos e user-friendly
Já agora é “Task Scheduler” e não “Task Shceduler” como está no artigo.
Já está tratado e corrigido!
Obrigado
Isso em português dava muito mais jeito!!!!
se tiveres o windows em português de portugal, sem problemas!
O Windows é provavelmente o sistema operativo mais completo e user-friendly disponível para desktops…
+1
conheco todas
Falta o Problem Step recorder (psr.exe)
Escrevam PSR na barra de procurar.
Basicamente tira um screenshot de cada clique e comenta. No fim, geram um ficheiro que podemos abrir no browser e usar para replicar e arranjar o problema.
Uso muito.
é pá essseee é que eu não conhecia!!! muita fixe 😉
Já as conheço e uso,mas de facto estão “escondidas”,tenho de procurar um pouco para encontrar algumas e por vezes não é à primeira tentativa que as encontro…tenho de me relembrar onde estão “escondidas”!
Nem todas elas existem no Windows desde sempre, parte delas só surgiram com o Vista.
A parte engraçada é que também existem no Windows RT.
Trabalho com uma rede que tem máquinas windows e linux.
Portanto vou desabafar sobre o windows
As melhor ferramentas que não foram referidas:
TimeFreeze (ou o SteadyState no WVista)
Clonezilla e uma pen de 64Gb (30mn e a máquina está outra vez em cima)
A maior vantagem do Windows: dá horas extraordinárias (se as pagassem andava de Porsche)
Armadilha recente (tenho de tomar Memofante que a cabeça já não para tudo): se desligarmos a Partilha Simplificada de Ficheiros temos a acesso às propriedades necessárias para configurar uma partilha correctamente. Desligar esta partilha simplificada é quase ligar a Partilha Decente de Ficheiros. Claro que esta opção de partilha de rede e segurança está num sítio muito evidente: visualização do explorador de ficheiros.
O mundo é Windows e vai continuar a ser Windows. Migrar tudo para linux é uma fantasia acarinhada por muitos.
Mas não digam que aquilo é bom.
O Linux é bom para quem gosta de andar a mexer nas entranhas, para o utilizador comum nem por isso porque não está bem arrumado graficamente. O Ubuntu é um mix entre ambiente Windows e Apple… o que só confunde.
Não tem programas profissionais de grande produção em nenhum ramo – e não venham falar do OfficeLibre porque não é a mesma coisa que o MsOffice.
Gimp? É porreiro, mas não trabalha em CMYK… etc.
Linux é fixe, tenho num portátil… Intuitivo? Não
Ferramenta muito útil e quase ninguém conhece. Por vezes até instalam softwares que fazem quase o mesmo por desconhecimento.
psr.exe – Problem Step Recorder.
Bom dia e ja agora corrigem-me,não tenho a certeza mas estas ferramentas desde sempre estiveram nos sistemas Windows?
Pelo menos desde que me lembre tive o 98/ a treta do Milenium,XP/Vista e 7 /8 que não gosto voltei outra vez ao 7, e desde o XP que ja as tinha explorado quanto ao 98 e ao Me não sei!
Obrigado
Eu penso que sim…mas sempre estiveram escondidas 🙂
Obrigado
Outra que anda escondida e que resolve alguns problemas de compatibilidade a nível de ficheiros do Sistema Operativo.
Na linha de comandos: SFC
– System File Checker.
Analisa a integridade de todos os ficheiros de sistema protegidos e substitui versões incorretas por versões corretas da Microsoft
Excelente dica.
Faltando dizer para executar essa ferramenta indo até menu iniciar > acessorios > e clicando com botão direito sobre prompt de comando e escolhendo “Executar como Administrador,juntamente com o DVD do Windows na respectiva drive.
Um abraço
E a Snipping Tool (“Ferramenta de Recorte”) para fazer recortes do que está no ecrã?
O que eu já vi de pessoas que usam ferramentas de proveniência obscura que atafulham o arranque do Windows para fazer isso…
Não entendo porque está o guia em português com as imagens de um windows em inglês num fórum português ..
Eu uso o Windows em Inglês…era a única licença que tinha 🙂
Eu percebo isso, pois também prefiro os meus sistemas em inglês, mas tens a possibilidade de mudar a língua pelos updates se não estou em erro ! Cump
“O Windows é provavelmente o sistema operativo mais completo e user-friendly disponível para desktops.”
LOOOOOOOOOOL??? Deve ser por isso que todas as features que mostraste aqui foram diretamente copiadas do mac os X…especialmente a ultima, uma “pérola”? será que já tentaste o automator do OS X??? Tudo isto foi roubado á apple..tem vergonha em dizer que o windows é o S.O mais completo!!!!!!! que mentira!!!!
Achas mesmo isso?
Eu nao acho, eu tenho a certeza.
Microsoft – a copiar a Apple desde 1984
Pior que eles so a samsung
Agora só posso achar que não é para seres levado a sério. Aliás imagino que nem acreditas no que dizes, se calhar é até o oposto
é um bocadinho ridículo o que dizes! Todos os sistemas têm alguma variação destas ferramentas. E relativamente à última, ela em nada se parece com o Automator, pois ao contrário do Automator não é responsável pela criação de workflows, funciona mais como um calendário apetrechado! Não me importava nada que a Apple implementa-se uma solução idêntica. Já tem a tecnologia para isso, mas o único interface gráfico é pelo calendário que é bastante limitado comparado com isto. Há programas de terceiros que dão um interface gráfico para obter estas funcionalidades, mas era melhor se fosse a Apple
O nome das ferramentas em pt-pt são:
Monitor de desempenho
Diagnóstico de Memória do Windows
Monitor de recursos
Informações de Sistema
Programador de Tarefas
Todas diponivéis no painel de controlo, não são ferramentas assim tão escondidas.
Já as conheço todas e uso com frequência… para mim algumas delas são essenciais para verificar e ajustar a performance do PC