PplWare Mobile

Vamos começar a programar em Python? (Parte II)

                                    
                                

Este artigo tem mais de um ano


Autor: Pedro Pinto


  1. lmx says:

    Boas..

    A primeira linguagem de programação, que consegue, não sei se no seu todo, mas pelo menos em grande parte, atingir os objectivos para a qual o java foi criado…

    O objectivo é era criar uma linguagem , de alto nivel, que seja muito facil de programar, abestraindo os utilizadores de muitas questões tecnicas e chavões…

    O java(pioneiro) ficou a meio gás neste objectivo, o C# também…mas o Python conseguiu la chegar…

    No entanto esta linguagem é tão simples que arrepia, pouco mexi nela, mas é demasiado simples utiliza-la e isso mete-me medo…de quanto mais a utilizar ir perdendo skills noutras…

    tem tido um forte crescimento a nivel mundial , e muitas empresas de prestigio ja usam Python…isso é bom.

    No entanto nãi sei como se encontra noutros campos…por exemplo no Java podemos compilar uma aplicação usando varios métodos, utilizando os procedimentos usuais, utilizando Jit, ou native compiling…mas neste caso perde-se o grande trunfo das vms…

    Não sei se aqui existe algum tipo de abordagem…pelo menos era bom que houvesse jit compiling?!

    …engraçado… a parte decimal não se perde…

    Parabéns ao Rui Oliveira e ao pplware pelo artigo 😉

    cmps

  2. Sambas31 says:

    nome = raw_input(“insira o nome: “)
    id = input(“insira a idade: “)
    print “Nome:” ,nome,”\nIdade:” ,id,”anos”

  3. Me says:

    Não sei se já foi comentado/referido, mas existe um interface mais interactivo, o bpython (na verdade existem outros 🙂 ). Com este interface temos acesso a coisas como o autocompliction que para aprender e fazer uns testes é excelente na minha opinião

  4. Joaquim Pinheiro says:

    Excelente artigo Rui. Ficamos há espera dos próximos 🙂

  5. Ivan Cantarino says:

    Parabéns pelo artigo, para mim programação devia ser ensinada obrigatoriamente nas escolas.

    Se puderem aconselho visitar o site http://www.code.org que é uma iniciativa ao incentivo à programação.

    Retornando ao tópico, não sei programar em python, mas vejo aí muitas semelhanças com Objective-C que é a linguagem que mais utilizo atualmente, espero que venham mais tutoriais para que possa alimentar os nossos conhecimentos.

  6. Roney says:

    Esta muito bom! Aguardando os próximos posts.

  7. MrT says:

    Parabéns, por estes toturiais. Estou fico à espera de mais.

    Por acaso a uns tempos comecei a a mexer nesta linguagem, parece-me muito interessante, no entanto ainda não consgui como é que se pode criar um vector/lista/linkedList só de um tipo de objectos, por exemplo uma lista só de inteiros que não aceite outros objectos…. como criar uma hashtable, e uma matriz sem ser um lista com listas….

    Deste meu pequeno contacto com esta linguagem uma das coisas que fiz foi procurar uma boa ferramenta para progamar. E encontrei umas coisas interessantes:
    > Komodo que é pago
    > Ninja IDE que é gratuito, leve, e muito fácil de utilizar
    > PyDev que é um plug-in para o eclipse. Este até agora pareceu-me o melhor, pois é gratuito e tem autocomplete e mais algumas coisas. Para que já tenha programado em java no eclipse, como eu, este é capaz de ser a melhor opção

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title="" rel=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*

Aviso: Todo e qualquer texto publicado na internet através deste sistema não reflete, necessariamente, a opinião deste site ou do(s) seu(s) autor(es). Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. A administração deste site reserva-se, desde já, no direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação do seu autor (nome completo e endereço válido de email) também poderão ser excluídos.