Tutorial nº2 – Reproduzir áudio no Sony Sound Forge
Por Micael Costa para o PPLWARE
O som é uma propagação mecânica ou onda longitudinal; propaga-se apenas em meios materiais que têm massa e elasticidade, como os sólidos, líquidos ou gasosos, ou seja, não se propaga no vácuo. A música constitui-se por uma sucessão de sons organizada ao longo do tempo.
O áudio digital ou som digital é a codificação digital de um sinal eléctrico que representa uma onda sonora. A gravação de som digital utiliza formatos digitais que são armazenados por um computador na forma de códigos binários (0 ou 1) neste formato é possível com os softwares apropriados armazenar e editar o áudio.
Hoje vamos aprender como Reproduzir áudio no Sony Sound Forge
O avançar da tecnologia, e principalmente da electrónica, permitiu o desenvolvimento de armazenamento de áudio e aparelhos de som para gravação e reprodução de áudio, como exemplo: o leitor de MP3, o CD, o Disco de Vinil, Cassete, etc.
As vantagens do áudio digital face ao analógico são muitas, este pode ser manipulado com maior facilidade, pode ser armazenado em suportes de acesso fácil (considerando que o áudio analógico é geralmente armazenado em fita magnética), poderá ser duplicado sem perda de qualidade. E uma das suas principais vantagens é a integração em aplicações multimédia tais como: filmes, CDs interactivos, enciclopédias multimédia, obras educativas, jogos, etc
Vamos então aprender como Reproduzir áudio no Sony Sound Forge
Após o ficheiro de áudio digital ser introduzido poderá ser reproduzido ao clicar no botão Play na barra de ferramentas Transport, ou usando a tecla de atalho espaço.
Para reproduzir um som a partir de um determinado ponto, teremos de colocar o cursor de navegação nesse ponto (como mostra a imagem) e, novamente, Play.
[kml_flashembed publishmethod="static" fversion="8.0.0" movie="http://mika10.com.sapo.pt/reproduzirumsom_skin.swf" width="540" height="400" targetclass="flashmovie" play="false"]
No próximo tutorial iremos aprender a Seleccionar o áudio. Até lá, contamos com o vosso feedback e dúvidas no caso de existirem. Até para semana.
Artigos relacionados
Este artigo tem mais de um ano
Este software e bom,pena é ser a pagantes mas encontrei um bom para o Linux :
http://ardour.org/
eláaaaaaaaa…poderoso!
O ardour é muito bom mas é mais na onda de Nuendo’s, Cubase’s e afins.
O mais parecido com o soundforge é mesmo o audacity.
Sim, quem tiver *nix, pode usar o Ardour ou o LMMS (Linux Multimedia Studio) que por ironia até tem versão Windows.
No entanto, os tutoriais que se aplicam aqui no Sound Forge vao ser válidos para qualquer programa de produção de som. =)
Excelente! Com esta sequencia (nr.2), vou me arriscar e conhecer um pouco mais este poderoso software. Tem muita utilidade!
Sei muito bem que o PPLWARE não apóia a ‘pirataria’, que não é prática e nem muito menos a filosofia de voces, mas “às vezes” estamos sem recursos disponíveis, e só nos restam a opção de obtê-los de forma “ajeitada”! – Ao menos para a plataforma Windows!
Eh pah, isto é giro e tudo, com vídeo e uma voz feminina, mas… Um tutorial a ensinar como carregar no play e no stop?
E se calhar não é complicado, não? 😛
Isto é o quê ? Um atestado de burrice a quem vê o blog…todas as pessoas têm capacidade de adaptação e por isso são capazes de efectuar tarefas simples sem necessidade de aprendizagem! Encher chouriços…
Embora os primeiros tutoriais fossem dispensaveis, ha partes futuras nas quais estou bastante interessado….
Espero que nao tenham sido cancelados
Como já aqui foi dito, apesar destes primeiros dois serem completamente dispensáveis, existem tópicos futuros que serão seguramente de interesse.
Foi cancelado este tutorial ? Espero que não.