PplWare Mobile

Tutorial Photoshop #6 – Efeito de Bronzeado

                                    
                                

Este artigo tem mais de um ano


Autor: Hélio Moreira


  1. Bem fixe, mas o grande problema que tenho sempre é a seleccionar. Não sei porquê mas nunca o consigo fazer em condições 😀
    ___________________________
    http://kulcinskaia.blogs.sapo.pt/

  2. Podias ter escolhido um exemplo melhor. Ou pelo menos aplicado o efeito melhor.
    Quem vê a primeira imagem daquela morenaça espera mais.
    Efeito falhado. Não bronzeaste a miúda, simplesmente puseste a cara mais escura no que toca a iluminação.

  3. Hélio Moreira says:

    @Luís Alves Pinto

    Como disse no tutorial: “Este efeito, como todos os outros, depende do gosto de cada um.”.

    E também: “Pode sempre fazer com que a pele fique ainda mais morena. Para isso, basta duplicar o layer que criou (da selecção). Verificará que a pele fica ainda mais morena.”

    Na minha opinião, a cara ficou mesmo mais bronzeada, mas os gostos são relativos. Se tivesse duplicado a segundo layer, certamente ficava mais morena, mas como disse, e repito “depende do gosto de cada um”.

    Em relação à imagem de entrada, este tutorial não serve para olharmos para as “beldades”, mas sim para aplicarmos efeitos e aprendermos photoshop.

    Ainda estamos no inicio, por isso os tutoriais são simples, mas brevemente começarão a ser bem mais complicados.

    Como estamos numa democracia, o teu comentário é sempre bem vindo, além de que com as criticas aprendemos sempre algo, desde que sejam construtivas, pois dizer mal, só por dizer, é o que infelizmente os portugueses mais fazem.

    Feliz ano novo!

  4. Shogun says:

    @Luis Alves Pinto
    Quando fizeres uma critica tenta ser menos ofensivo,ou se kiseres ser ofensivo,pelo menos defende-te com uma solucao melhor,apresentas um tutorial equivalente em que o efeito n seja “falhado”.

    @Helio Moreira
    O Luis tem alguma razao no que diz,o efeito n é exactamente o que se esperava apos vermos a primeira imagem,mas n ker dizer k tenhas falhado,penso apenas que talvez lhe falte um pouco de brilho e talvez uma corzita mas isso ja sao promenores que tal como tu disseste vai de pessoa para pessoa,o importante e perceber a tecnica,que por acaso axei bastante simples e interessante.Quando responderes a comentarios um pouco mais ofensivos,tenta n responder na msm moeda,ou entao n respondas.Continua o bom trabalho tem sido bastante bom.

  5. Pedro says:

    Prefiro gente de “copo de leite” do que pessoas bronzeadas. =D
    Para mim são mais bonitos os brancos do que os bronzeados. ºº

  6. Hélio Moreira says:

    @Shogun

    Tens razão…

    Feliz ano novo!

  7. Sandra says:

    Bom dia.
    Desde já tenho a felicitar pelos tutorias que tem feito. Além de serem bastante simples e precisos ajuda a quem não tem qualquer conhecimento em trabalhar com o Photoshop. Relativamente ao comentário colocado pelo @Luís Alves Pinto devia ter sido mais contido. Isto não é só para profissionais e cada pessoa tem a sua maneira de trabalhar. Para a próxima utilize argumentos construtivos, pois pode ouvir o que não gosta. Além de que se prestar atenção não se trata de modificar iluminação. Relativamente à imagem o IMPORTANTE não é aprender? Ou o intuito de se fazer tutoriais agora é só colocar imagens de mulher todas atractivas?! Já agora para a próxima para evitar estes comentários machistas Hélio coloque uma imagem de um Homem de certeza q ninguem vai criticar o aspecto.
    Cumprimentos e continuação de um bom trabalho que é com o que nos tem presenteado ate hoje.

  8. Júlio Ramos says:

    @Hélio Moreira
    obrigado os tutoriais que tem feito até agora dão muito jeito então este vou poucas vezes à praia posso sempre enganar uns amigos. hehehe

    Bom Ano para todos.

    abraço

  9. Carlos says:

    Óptimo post
    Não sei se é do meu PC ou se é geral, mas dá-me erro quanto tento gravar o pdf .
    Bom Ano para todos.

  10. Carlos Veras says:

    Não poderia de deixar o meu abraço a todos da equipe, no dia de hoje, desejando a todos um Feliz Ano Novo e que os desafios da próximo ano sejam vencidos como o fizeram neste. Parabéns a todos e partam para mais uma vitória!

  11. aver says:

    Creative Portfolios, Projects and Collaborations
    (A criatividade anda por aí … dá é muito trabalho)
    http://www.behance.net/

  12. Paulo Pereira says:

    Não sei se existe algum problema nas imagens mas os olhos da segunda estão visivelmente mais escuros (o bronze até costuma fazer o contrário!!). Provavelmente nessa imagem os olhos da segunda camada não estavam transparentes?
    Quanto ao resultado final, e depois de ver a imagem de entrada… estava mesmo à espera de um bronzeado para a passagem de ano. No entanto acho que se perdeu o efeito pois os vermelhos aumentaram (o que não é bronze). Espero que apareça uma versão 2 deste tutorial, do estilo bronze para utilizadores avançados. Quanto ao bronze ainda dá tempo para uma corzinha de solário!

  13. Spulva says:

    Vou tentar dar um comentario constructivo.
    O efeito, nao e muito bem o que foi desejado, mas o objectivo do toturial e ensinar, ensina a quem na sabe trabalhar com o photoshop, o que faz essa pequenaq opçao que quase passa desprecebida por muitos, de facto e bastante bom para os iniciantes.

    Anyway continua com os toturiais, tou ansioso que passes para os mais avançados para ver se aprendo qualquer coisa XD

  14. André Oliveira says:

    Gostei muito, e também já testei. Parabéns e continuem assim!

    Feliz Ano Novo para todos.

  15. UKN says:

    Como se disse, é um tutorial algo básico (para users mais habituados) mas para quem quer começar é uma das bases …

  16. Edson do Brasil says:

    Muito bacana o efeito. O resultado final depende também da imagem a ser utilizada e a intensidade da layer (se usar transparência ou não).
    É claro que existem efeitos melhores, mas são mais complexos e trabalhosos (para não dizer, muito mais demorados). Para usuários caseiros essa dica é feita sob medida e não tem contra-indicação.
    Parabéns pelo tutorial.

  17. A minha crítica não era para ser levada na defensiva. Se foi levada, é porque quem frequenta o Pplware ainda é demasiado “chiquérrimo” para se ofender com tudo e com nada. Mas adiante, não era para ofender, peço desculpa se assim pareceu.

    Em segundo lugar, alto lá aos que disseram “isso afinal de contas é para aprender”. Alto lá porque é para aprender, sim senhor, mas aprender o correcto. Se eu venho aqui e quero aprender a bronzear a pele da minha avó e afinal de contas aprendo algo menos conseguido… algo está mal.

    Um parêntesis para a Sandra: obrigado por teres lido o meu comentário de patas para o ar. É claro que eu percebi que o objectivo não era modificar a iluminação. Precisamente, mas este é um passo necessário para se obter um bronzeado correcto.

    Em relação ao tutorial em si, o resultado é relativo, é certo, mas aqui está falhado. Está falhado porque a rapariga tem a pele muito branca, como se vê na primeira foto, e acontece que na última continuamos a perceber que a pele dela é branca. Apenas parece que lhe foi retirado um foco de luz da frente e ficou menos iluminada (là está!!).
    O que deve ser feito aqui, é uma duplicação da camada da cara, e mexer não só no modo de cor mas também no contraste, saturação, luminosidade e tom geral de cor. Na minha opinião, o resultado fica ainda melhor se colocarmos uma camada completamente enchida de castanho escuro e colocada com a transparência correcta e com o modo de cor correcto.
    No resultado final vemos na parte esquerda do nariz mas também PRINCIPALMENTE no queixo e nos maxilares que a rapariga continua a ter a pele branca. Aí se nota o falhanço do efeito.

    Para conseguir isto não basta fazer uma duplicação da camada e pô-la em modo Multiply. O Photoshop não é só isso.

    Por enquanto estou no trabalho e hoje é a passagem de ano, mas mais tarde se tiver oportunidade coloco aqui a minha versão do que se chama “bronzear a pele”.

    Boas entradas e não se ofendam tanto. Soltem mais bufas.

  18. Filipe Lourenço says:

    O efeito tá bem explicado mas o resultado final a gaja parece mas é que apanhou um escaldão! XD Ainda lhe faltam uns dias de sol pa ficar co bronze 😛

  19. J.C says:

    Já agora para quem gosta de aplicar efeitos rápidos em retratos e não quer perder muito tempo com layers e afins, recomendo que vejam este plugin gratuito (que tb funciona no GIMP se usarem o PSPI):

    http://www.optikvervelabs.com/

    E com isto me despeço desejando um 2009 fantastico a todos com muito software proprietario e com muito software opensource à mistura 🙂

  20. Alexsandro says:

    Boas…

    Antes de mais dou os parabéns a quem nos tem dado essas “pequenas” ajudas, porque para alguns podem ser muito básicas mas para quem não passa de um curioso dão muito jeito…
    Já que estou nessa onde de agradecimentos, obrigado ao J.C que deu a dica desse plugin, vai dar muito jeito.

    Feliz Ano Novo para todos, que 2009 seja melhor que o que passou 😛

  21. aver says:

    Também há uns bronzeados mais naturais que outros.
    Um bom ano para todos.

    http://i107.photobucket.com/albums/m318/barbydahl49/Christmas_Girls_12242006105244AM284.jpg

  22. aver says:

    … Para quando o Photobucket disser que se esgotou o número de vezes para mostrar a foto, está no Imageshark

    (Não é grande coisa, mas gosto de moças sorridentes, e não gosto que a porcaria do Photobucket decida quantas vezes a foto pode ser mostrada)

  23. Filipe Lourenço says:

    aver, isso foi tirado no museu de cera?… LOL!

  24. manarte says:

    @aver Sim senhor! É que nem se nota as marquinhas! Tal o efeito de bronzeado!

    Tutorial Nice, rápido e eficiente! Pena o verão estar longe ainda! 😉

  25. thatiane says:

    seria bom baixalo mais eu não sei como !

  26. mayara says:

    não consigo achar o layer ¬¬ e num terminoo a foto por causa disso

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title="" rel=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*

Aviso: Todo e qualquer texto publicado na internet através deste sistema não reflete, necessariamente, a opinião deste site ou do(s) seu(s) autor(es). Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. A administração deste site reserva-se, desde já, no direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação do seu autor (nome completo e endereço válido de email) também poderão ser excluídos.