Tutorial nº10 – Extrair Músicas de um CD de Áudio
No artigo anterior, aprendemos a fazer reparações de áudio no Sound Forge. Hoje iremos aprender a extrair músicas de um CD de áudio.
Ao colocarmos um CD de áudio num computador, com o sistema operativo Windows, este identifica as faixas como: Track01.cda, Track02.cda, Track03.cda… na verdade, este é apenas um recurso utilizado pelo sistema para informar do número de faixas. O CD de áudio não possui estes ficheiros CDA, o som está inserido no CD, porém não está organizado em ficheiros, o sistema é que faz esta interpretação das faixas de áudio.
Quando tentamos copiar um destes ficheiros CDA do CD para o HD (disco rígido de um computador, chamado em inglês de Hard Disk), o que nos aparece é apenas uma espécie de atalho, e não o ficheiro de áudio. Para este feito precisamos de utilizar um programa para extrair as músicas para MP3, WAV ou outro formato.
O Sound Forge permite-nos extrair faixas de um CD de música para edição e gravação num formato diferente.
Menu File → Extract Áudio From CD… seguidamente seleccionar a música desejada e carregar OK, assim pode guardar-se a música em qualquer formato disponível no software.
Aqui deixamos um vídeo demonstrativo
No próximo tutorial iremos falar de ficheiros de vídeo no Sound Forge. Até lá, continuem a dar o vosso feedback. Até para semana.
Artigos relacionados
- Tutorial nº9 – Reparações de áudio no Sound Forge
- Tutorial nº8 – Gravar som no Sound Forge
- Tutorial nº7 – Gravar o projecto no Sound Forge
- Tutorial nº6 – Crop e Eliminar partes de um audio
- Tutorial nº5 – Copiar, Colar e Cortar partes de um audio
- Tutorial nº4 – Mark IN e Mark OUT no Sound Forge
- Tutorial nº3 – Operações com audio no Sony Sound Forge
- Tutorial nº2 – Reproduzir áudio no Sony Sound Forge
- Tutorial nº1 – Introdução ao Sony Sound Forge
- Tutoriais Sound Forge no PPLWARE
Este artigo tem mais de um ano
BOA DICA OBRIGADO.
Huh.. com o Windows Media Player não seria mais fácil (e rápido)???
Sim…mas não seria a mesma coisa 🙂
Já agora, pode-se saber porquê?
Eu sempre usei o WMP e não tenho queixas, e a qualidade é boa.. este método é melhor?
windows media player….. lol … vê lá se isso na te mete alguma cena tipo DRM nas faixas 😀
Só mete disso se ripares em WMA, coisa que não faço.
E mesmo assim não sei se actualmente já não terão acabado com isso..
Não vejo porquê… até hoje sempre ripei Cd’s pelo Windows Media Player e nunca tive nenhum problema… nem com protecções, nem com formatos, nada.
no Gnome é bem mais fácil
http://dl.dropbox.com/u/2143569/GnomeCDcopy.ogv
Excelente. Vamos fazer um artigo sobre isto?
mas o video mostra tudo, poderíamos falar uma breve discrição o que nautilus que é o navegador do Gnome dos sistemas unix e linux, que serve para muitas coisa com o recurso de scripts, outras funções já inseridas.
Eu faço lista de tudo. Tá aí uma lista de programas para extrair música e gratuitos:
[CDEx]
http://cdexos.sourceforge.net/
[Bonkenc]
http://www.bonkenc.org/index.php
[Exact Audio Copy]
http://www.exactaudiocopy.de/
[Audiograbber]
http://www.audiograbber.org/
abraços
Para quem sabe mesmo, EAC (Exact Audio Copy) com um tutorial que uns quantos sabem é que se fazem as verdadeiras cópias, quer mp3, .flac, etc… o resto é para iniciantes.
1-COWON JET AUDIO
simples e pratico
2-ai mplayer
Não tenho experiencia com com outros programas sem ser o eac, mas se for para obter a melhor cópia possível a partir do CD original então o eac deve ser dos melhores programas que se pode usar.
Se for tudo bem feito o eac consegue extrair para wav (formato sem qualquer compressão ou perda de definição), com uma exactidão muito boa, tentando dar a volta a qualquer cache e “offset” que a unidade de leitura possa estar a fazer, utiliza funcionalidades da unidade de leitura para detectar erros de leitura (os chamados erros C2, se esta funcionalidade for fiável) e no fim atribui um resultado de “qualidade” da extracção de forma a informar o utilizador de quaisquer erros que possam ter ocorrido durante a extracção.
A maioria dos programas de extracção de audio fica muito aquém daquilo que o eac consegue fazer, especialmente quando os CDs estão riscados ou sujos.