PplWare Mobile

Google, please don’t be evil!

                                    
                                

Este artigo tem mais de um ano


Autor: Pedro Simões


  1. Paulo Martins says:

    Já disse aqui e volto a dizer, o que a Google faz não é diferente daquilo que qualquer motor de pesquisa e servidor de mail faz. O fato de ter todos os produtos gratuitos é que levou as pessoas a pensar como eles o faziam, bem não é muito diferente de como as outras empresas fazem, analisam dados dos utilizadores e apresentam publicidade direcionada.

    Em relação a empresas pagarem à Google para subirem no pagerank das páginas, a menos que vão pela porta porta do cavalo e subornei alguém poderoso dentro da Google não é possível, pois vai contra a política, conhecida publicamente, da empresa.

    • Tux says:

      Concordo plenamente.
      Por acaso sabem para se servem os cartões que os supermercados tanto anunciam? Poderá ser para facilitar os pagamentos, mas não só. Também ficam com todo os dados de compras que o cliente faz (produtos, data e hora) dando a hipótese de correlacionar os produtos vendidos em conjunto para melhorar as campanhas de marketing!

      Muitas destas campanhas contra uma determinada empresa (neste caso o google) têm por detrás outras empresas da concorrência.

      • Miguel Castro says:

        Mas isso já é feito ha muitos anos através da gestão dos stocks e mesmo da disposição das prateleiras e sua localização dentro do espaço comercial…resumindo..o q a google faz é trazer para o sec XXI o marketing psicológico…se abusa?? talvez..mas tb somos abusados noutros sectores e ninguém se queixa…estes ao menos encaminham para a nossa frente topicos q nos interessam…

        • Bruno M. says:

          Já para não falar, que os produtos que oferecem são a borla e com tanto ou mais qualidade que os produtos pagos da concorrência!!

          Há muita dor de cotovelo no que toca ao google!

  2. Jose Simoes says:

    Esses gajos são pagos pelo facebook.

    A Google não faz nem mais nem menos que os bancos, os supermercados, as companhias de viagens, os operadores de telecom, as netcabo, etc fazem.

    Já sem falar no hotmail-microsoft (ou lá como se chama agora) que tem exactamente os mesmos serviços que google e recolhe exactamente os mesmos dados.

    E não fazem o que, por exemplo o facebook faz (e muitos outros). Pedir as nossas credenciais de OUTROS serviço e vasculhar a recolher informação.

    Todos os dias recebo pedidos de amizade de diversos amigos, mas eu sei que eles não escreveriam o texto tal como me aparece, e mesmo nalguns casos contactei-os e re-verifiquei isso.

    Como sabem eles que eu conheço as pessoas?

    É que uma coisa é analisarem os dados que eu lá ponho, eu sei que ponho, e tomo a responsabilidade. Outra coisa é conseguirem o meu acesso a outro serviço (por meios pouco claros) que não tem nada a ver com eles e, sem aviso, cruzarem essa informação.

  3. Guilherme Silva says:

    A ironia deste video é que esta no youtube.

    Se fosse outra empresa qualquer aposto a que tinham tirado.
    Isto faz-me lembrar daquele incidente em que um gajo escrevou uma biografia do steve jobs intitulado “iCon: Steve Jobs”, ou qualquer coisa parecida e mais tarde o Steve jobs ordenou que esse livros e todos os dessa editora fossem banidos das apple stores.

    Ao menos a google respeita as criticas e a liberdade de espressão.

  4. E então o vosso ISP ele também tem acesso a toda a vossa informação pessoal, e relatórios dos sites que visitaram e chamadas que fizeram…

    • Bruno M. says:

      Não digas isso pá! Não vês que o Google hoje em dia é o bixo mau, tal como a M$ era há uns tempos atrás? (pelo menos na cabeça de muitos que acreditam em teorias da conspiração….)

      (Claro que a diferença era que a M$ sempre pediu valores astronómicos pela utilização do seu software/serviços e a google é precisamente ao contrário)

      • Google fan boy says:

        Pois é, o Google está para a Internet como o Diabo para a religião. Este é um truque muito antigo e curiosamente… ainda funciona.
        Para clarificar, o truque é dos “cinzentos”.

  5. José Fonseca says:

    Se um dia a Google vier a dominar o mundo estamos à mercê deles, pois sabem tudo sobre nós.
    Não nos conseguiremos esconder deles.

  6. Natário Correi says:

    Anda tudo doido… O Google é a empresa que disponibiliza mais serviços GRATUITOS e ainda reclamam de ninharias?
    Isto é apenas uma teoria da conspiração fomentada pela Micro$oft.

    Ainda me lembro quando os tansos usavam todos o Hotmail (que é da Microsoft). Nessa altura o Hotmail oferecia um espaço de apenas 2MB que estava sempre a esgotar-se. Quem queria fazer o upgrade para 25MB tinha que pagar!
    Entretanto chegou o Google e ofereceu o Gmail com 1GB a todos, gratuito.
    Ninguém se lembra destes pequenos pormenores…

  7. Setnom says:

    Mas do que é que a malta tem tanto medo, mesmo? “Quem não deve, não teme”, sempre ouvi dizer.

    Acham realmente que se a Google me “espiar” a pesquisar pornhub’s ou filestubes’s vai contar à minha namorada!?

    • Jose says:

      Privacidade.

      Qualquer dia não podemos ir a casa de banho.

      Temos direito a privacidade.

      Não digo que as outras empresas não fazem o mesmo, mas a Google abusa.

      • Bruno M. says:

        A M$ também abusa/va…. a Google deitou por terra a monopolização da M$. Ainda me lembro de nos filmes, em alguns de ficção cientifica, nos futuros dos ditos cujos, era a microsft que tinha pub.

        Agora é a Google e vos garanto, que se aparecer outra empresa com melhores serviços que o google oferece, o que aconteceu a M$ vai acontecer ao Google também!

        Sempre disse e continuo a dizer, enquanto nenhuma empresa disponibilizar serviços com a qualidade que a Google oferece, ao mesmo preço ou mais barato, não mudo.

        Como eu há muitas pessoas a pensar assim.

  8. Jorge Gil says:

    A meu ver, o problema não é a Google, ou qualquer outra empresa, possuir demasiada informação sobre os utilizadores, mas sim a maneira como esta é utilizada.
    Tudo depende das intenções da empresa.
    Que a Google recolhe “toda” a informação dos utilizadores é um facto, resta saber se algum dia a utilizarão contra nós.

  9. bigkax says:

    Vamos todos viver para um retiro religioso sem contacto com o mundo exterior e quando a Google atacar temos um exercito pronto a contra atacar. 😉

  10. Sergio Lopes says:

    Acho no minimo hipocrita criticar a Google e ao mesmo tempo usarem o Google Analytics para “controlar” os seus visitantes.
    http://www.consumerwatchdog.org/

    Diga-se que esta “organização” tem (ao que li algures no /. ligações à Microsoft.

    Sérgio

  11. albarquel says:

    prefiro que a google saiba os meus gostos do que o mundo inteiro tenha acesso à minha vida escarrapachada nas redes sociais.

  12. Newtomic says:

    Hehe teorias da conspiração são sempre engraçadas… 🙂

  13. Nuno Peralta says:

    A pergunta no final está mal formulada (acho eu). Não seria “Is Google evil?” 🙂

  14. CMatomic says:

    “Muito se tem escrito sobre a Google e a sua vontade de dominar o Mundo”

    E muito devia-se falar sobre o domino da Microsoft no mundo.

    Agora falar de mal de uma empresa que apoia OpenSource e liberdade de expressão, a google é um serviço Publico no privado, ao contrario da Microsoft pois essa só lhe interessa o domino do mercado, e quando não consegue impõem como acontece com pcs que se vende 90% só Microsoft,existe uma lei que proíbe a venda de pcs sem sistema operativo isto segundo os vendedores, quem ganha com esta lei a senhora Microsoft

  15. CMatomic says:

    Wibdows 7 NSA Backdoor

    “evil!” é a Microsoft

    o melhor verem este video

    https://www.youtube.com/watch?v=wkCAEeBsoBIe

  16. a Friend® says:

    Se a Google é “evil”.

    É a minha opinião:

    Todos os que usam os seus serviços, desde que estejam informados com a maior transparência do que eles fazem… não se pode chamar “EVIL” à Google. É o preço pelos serviços gratuitos. Informação colectada.

    Agora se me perguntarem de casos aparte onde a Google vai buscar informação e insere na WEB sem o nosso consentimento, então meus caros, digo e afirmo. Google is Evil.

    Eles andam a fazer bases de dados com perfís traçados de cada pessoa. Andam nas ruas com o carro do “Google Street View” a não só tirar fotografias como possuem um equipamento que rastereia todas as redes wireless e gravam o “Mac Address” de cada router e juntam numa base de dados (mesmo sem o consentimento do utilizador) para quando acedemos à internet nos indicar a localização aproximada de onde estamos.

    Descobri isto com um iPod Touch que não tem GPS e dava a margem de erro de 100 metros. Depois ao procurar informação sobre isso, confirma-se que é assim que processam isso tudo.

    http://www.theregister.co.uk/2010/04/22/google_streetview_logs_wlans/

    Isto a meu ver, SEM QUALQUER CONSENTIMENTO DAS PESSOAS é inadmissível!

  17. Miguel says:

    A partir do momento em que nos ligamos à internet (PC, móvel, etc) a nossa privacidade acabou! Todos os nossos passos são rastreados, tratados, misturados, filtrados e depois convertidos em informação valiosa para muitas empresas e instituições. Mas, essa informação não está directamente ligada ao José, ao João ou ao Manel, essa informação é atribuída a grupos (geográficos, faixas etárias, etc) e em busca de tendências. Como já aqui foi dito, essa recolha de informação é efectuada à muitos anos por muitas outras empresas.

    1. A Google permite que cada um escolha as suas opções de utilização dos serviços Google;
    2. A Google permite que cada pessoa possua diferentes contas de utilizador – os mais sépticos devem utilizá-las com inteligência;
    3. Não colocar informação estritamente pessoal a circular na web, nem no gmail, nem no GDocs, nem no MSN, em lado nenhum. Não podemos ser tão otários ao ponto de pensar que a nossa informação pessoal que está guardada no novo sistema de “cloud” só é acedida por nós.

    A palavra privacidade continua a ter o mesmo significado, e aquilo que é privado deve continuar a ser tratado por nós da mesma forma, deve ser guardado só para nós. Não confundam as coisas, a internet é uma rede aberta e deve ser utilizada de forma sensata.

    cumps
    Miguel

    • Ivo says:

      O termo privacidade, na minha opinião, está sobrevalorizado actualmente.
      Antigamente, quando não havia Internet nem nada disso, toda a gente sabia de tudo o que as outras pessoas faziam ou diziam, mesmo que as outras pessoas não se apercebessem. O que mudou foi o método para saber tais coisas e conhecimento que a privacidade que pensavam ter não existe, nem nunca existiu… E que por muito que queiram, pouco podem fazer contra isso.

  18. dc says:

    Não li todos os comentários, mas na minha sincera opinião, os utilizadores que percebem ou que compreendem a Google, tem a perfeita noção do que eles fazem.

    Eu uso meia dúzia de serviços da Google intensivamente todos os dias e tenho noção que conteúdo mais sensível não é enviado da maneira normal, tenho sempre o cuidado de enviar o conteúdo encriptado ou usando uma VPN.

    Claro que o comum do cidadão por vezes não tem noção destas coisas, mas isso cabe ao mesmo informar-se, pois não estou a ver a Google a sujeitar-se a formar uma pessoa para se proteger do seu modelo de negocio.

    E como eles dizem muito bem, eles tem as configurações necessárias para que nos possamos proteger, pelo menos assim o dizem, mas a verdade é que não me sinto incomodado, e como já disse, a minha informação mais sensível, eles não a tem! (Espero eu!)

    Até lá a Google continua a ser uma empresa em quem confio e que tem feito muito pelo desenvolvimento a nível mundial, agora que vivemos num Mundo Capitalista, VIVEMOS! E se a Google não andasse a ganhar dinheiro com a publicidade, é que eu me admirava, porque as grandes empresas que não se sabe de onde vêem o dinheiro, oficialmente, acabamos sempre por descobrir trafulhices por trás, e a Google não me parece o género de empresa que anda a explorar diamantes em África ou Petróleo no Médio Oriente.

  19. Diogo says:

    Se a recolha de informação por parte da Google me permitir aceder mais rapidamente ao que me interessa num futuro próximo, pois acho muito bem que o faça. Há muitas pessoas que ainda não perceberam que a publicidade não é uma coisa má. Para mim dá-me imenso jeito pegar no meu telemóvel (Android) ir ao GoogleMaps e encontrar um restaurante do meu interesse perto do local onde me encontro.
    Tempo é dinheiro. Para além da Google não nos ir ao bolso sempre que utilizamos o software dela, ainda nos permite fazer as coisas de uma forma mais rápida. A dor no cotovelo anda cada vez maior nestes dias.

  20. cedrico says:

    desculpem la , mas quem nao quiser que nao use nenhum serviço da google.Este pessoal e´ engraçado , querem tudo gratis e ainda com condiçoes , a google nao vive do ar e sempre teve bons serviços gratis , portanto acho que estao no direito deles de guardar bases de dados de todos os que passam pelo site e servidores deles .A google sempre prestou bons serviços gratis e pagos portanto , força google e que cresça muito mais para dar mais alegrias e novidades technologicas a nos utilizadores .

  21. B80 says:

    Infelizmente pelo que li da grande maioria destes comentários já quase ninguém gosta de ter a sua privacidade. Fazem muito bem. Quero o vão fazer quando já for tarde de mais para voltarem atrás.

    Um dos problemas da google não é só o facto de ser um motor de busca, mas sim o facto de agregar imensa informação sobre os seus utilizadores (as vossas buscas, os vossos mails, as vossas comunicações,etc ) e não se saber para que poderão ser utilizadas um dia.

    Quero ver quando a maioria de vocês não poder arranjar emprego, não poder fazer um empréstimo, não poder ter um seguro ou acesso a tratamentos porque entretanto alguém googlou pelo vosso nome e descobriu que não lhes agradou.

    Ninguém nos garante que de hoje para amanhã a google não disponha de um serviço de tracking das vossas informações e que seja acessível a qualquer um ou às empresas que paguem mais.

    E não nos esqueçamos de muitas empresas que têm informação sensível e confidencial alojada nos servidores da google e que estão todas felizes e contentes com isso, não sei se são inconscientes dos riscos que correm ou se são só burras!

    Quanto à MS um dos problemas nunca foi tanto a informação que ela armazena sobre nós mas mais a sua posição de monopólio. (Ninguém me tira da ideia que se não fosse a microsoft já poderíamos ter sistemas operativos muito mais avançados, mas pronto isso nunca poderemos descobrir.)

    A todos aqueles que se riem das teorias da conspiração, abram os olhos isto não são teorias da conspiração são realidades possíveis. Já viram alguma empresa que fosse benfeitora e não tirasse partido de tudo o que tem disponível para fazer dinheiro?

    Ah! Pois a google é diferente é boa samaritana.

    • Bruno M. says:

      Amigo B80, nunca ninguém disse que a google não tirava partido de tudo o que tem disponível para fazer dinheiro. Ela faz isso mas como outros antes dela faziam, que era “oferecer” serviços a preços exorbitantes.

      A Google oferece os serviços de forma gratuita e obtém lucro disso.

      O mal aqui é mesmo teoria da conspiração a mais e dor de cotovelo em demasia!

  22. B80 says:

    Aos moderadores/administradores do blog:

    Eu só gostava de saber porque é que agora a maioria dos comentários tem de aguardar aprovação?

    Existe alguma razão em especial? Estou a violar alguam regra? Já alguma vez disse ou fiz algo que levasse a essa situação?

    Obrigado.

  23. Óscar Martins says:

    The google is very good and knows how to do it !

    Quantas pesquisas são feitas por dia??? Onde é armazenada essa info? Quanto vale se é que a google comercialize essa info??
    Bem é tão ridículo falar sobre este assunto ao ponto de andarem pessoas preocupadas com a sua privacidade com uma simples pesquisa num motor de busca, ao ponto de terem receio de que essa pesquisa no futuro seja usada contra eles próprios. Sim que recolhem a info para saber o que é mais procurado, para saber o que nos pretendemos, que mal tem? Vamos ser roubados, raptados, acusados de que? Mas é óbvio que se essa info tiver algum valor monetário para a google e não nos dão algum, então aí sim critico, e digo que a google é tão má como a microsoft, neste caso para os que utilizam os seus produtos, que aí sim tenho serias duvidas de como as coisas funcionam, isto porque estes não são claros como a google é!!! Só espero que não usem o que escrevi aqui para outros fins!!!

  24. João says:

    Bem… só falta começarem a especular que a Google está a criar um exercito e vai dominar o mundo…

    Mas pensando bem nisso se calhar iamos estar muito melhor do que sendo governados pelos senhores que hoje estão no poder!

  25. Deposito total confiança na GOOGLE, como empresa, e no GOOGLE,
    como BROWSER! Estou ansioso pelo GOOGLE CAFFEINE…
    Estou grato por poder chegar através dos meus ´Blogs` a todo o mundo
    e para isso é ´essencial` que a Companhia referida tenha sucesso!…
    O resto é inveja!

    Alcyone – Alberto

  26. Marcos Rodrigues Pinto says:

    Tudo uma questão de ponto de vista, de o que vem a ser “privacidade” para cada um. Sentir-se invadido em sua privacidade está relacionado ao que consideramos privado, ao que não queremos que outras pessoas saibam, talvez as nossas sombras que desejamos que fiquem fora da vista de estranhos.
    Por outro lado, é bom achar informações de nosso interesse de forma rápida, uma vez que a internet é mais que uma rede: é um oceano inteiro de informações de todos os tipos.
    No futuro o comportamento e a visão de mundo deve sofrer uma mudança drástica em relação a muitos de nossos atuais modelos. A violação do direito autoral, e.g., deixaria de causar tanta polêmica e batalhas judiciais, simplesmente porque as pessoas não vão mais ligar para isso.
    A privacidade não deve deixar de ser importante, mas com a possibilidade de um cão farejador estar dia e noite no encalço de alguém pode levar esse alguém a se auto-policiar.
    Ainda assim, somos bilhões de pessoas e seremos mais ainda. Isso implica que, por mais famoso que se seja, ainda se será anônimo o bastante para desconsiderar esse tipo de “invasão de privacidade”.
    Então o que deve ocorrer é o que ocorre com alguns crimes: o crime deixa de existir por que a conduta deixa de ser considerada crime. A “invasão de privacidade” será finda porque deixaremos de considerá-la como tal.
    Sabe aquelas pequenas cidades onde a ocorrência de crimes é praticamente nula. Acredito que na pequena cidade a violência é menor porque todos se conhecem, sabem os nomes, os sobrenomes, conhecem os pais e os avós uns dos outros, sabem onde moram cada um deles. O que a Internet está fazendo é apenas o início para transformar o mundo em uma pequena cidade. Quem sabe depois disso o mundo melhora?

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title="" rel=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*

Aviso: Todo e qualquer texto publicado na internet através deste sistema não reflete, necessariamente, a opinião deste site ou do(s) seu(s) autor(es). Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. A administração deste site reserva-se, desde já, no direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação do seu autor (nome completo e endereço válido de email) também poderão ser excluídos.