Tutorial C# – Referencia vs Valor… parte II
Eis a continuação do post da semana passada que apresentamos aqui. Hoje mostro-vos dois vídeos, onde abordaremos a temática dos ficheiros.
No primeiro vídeo iremos construir um renomeador de ficheiros onde vemos como usar as classes Directory e file info, para obter informações dos ficheiros.
No segundo vídeo vamos criar um "Notepad" em que vamos utilizar a classe File e também streams para abrir/ler e escrever em ficheiros.
Estes programas que estão disponíveis para download são muito básicos mas são uma boa rampa de lançamento para coisas maiores.
Download: Renomeador de ficheiros
Download: Notepad
Nota: uma questão que não falo nos vídeos é a leitura de ficheiros que tenham caracteres delimitadores como por exemplo os CSV para fazerem essas operações têm de ler o ficheiro e utilizar a função Split da classe String em que lhe passam qual o carácter que irá servir de separador.
O código seguinte é um possível exemplo:
StreamReader sr = new StreamReader(@"c:\teste2.txt");
string[] arrayStrings = sr.ReadToEnd().Split(';');
Espero que gostem destes vídeos qualquer duvida ou sugestão é só deixarem o comentário ai em baixo.
Para a semana vamos falar de eventos, como são despoletados, criar uma classe derivade de EventArgs e claro os odiados Delegates.
Até para a semana.
Download: CSharp II Vídeo 1 [Leitura/Escrita] [60.22MB] Download: CSharp II Vídeo 2 [Renomear ficheiros] [70.71MB]
Este artigo tem mais de um ano
MUITO OBRIGADO!!! Eu acabei de começar ciência da computação e já estou tendo aulas de C, esse tutorial vai me ajudar bastante 😀
Se me permitem, quem nunca deu qualquer linguagem de programação não deve comecar por c (nem seus derivados). Um conselho que dou a todos que querem aprender um pouco mais em programação, comece por pascal usando o compilador turbo pascal. É sem duvida a melhor forma de aprender a logica, não deixando muitas margens para erro!
Qualquer das maneiras,Henrique Graça, bom trabalho!
Boa iniciativa,
Mas acho que para quem nunca programou orientado a objectos será complicado perceber.
E que tal um Tutorial de POO (Programação Orientada a Objectos)?
boa! gostei muito de ver este e os outros turoriais.
@Eagle
Se verificares no primeiro post da nova temporada tens:
“Neste primeiro post vou-vos falar do básico e das bases da linguagem C#. Vai ser uma revisão rápida e concisa porque o objectivo destes posts não será falar do básico mas sim do intermédio ao avançado.”
Espectáculo 🙂
Muito Obrigado Henrique Graça 😉
Não consigo ver os videos, dá uma imagem intermitente (não pára de piscar).No entanto não tenho problemas a ver qualquer outro avi. 🙁
Finalmente tive tempo de ver os videos, n usaste o while(!EOF) é um classico 😛
Sugestões:
– Teria sido interessante colocares encoding para os ficheiros de texto
– Em vez de texto != “” penso que seria mais bonito e uma pratica melhor colocares String.IsNullOrEmpty(texto)
– Explicação sobre o que são streams também podia ter sido util e interessante, e já agora n sei se vais fazer isso mas como no proximo vais tratar eventos podias criar um evento que detectasse quando existe informacao no canal de erro e despolete uma accao kk
– Por uma questao de boas praticas e como o ppl esta a aprender penso que deverias focar um pouco as guidelines para o C# , como os private fields serem camel case entre outros, deixo aqui um link para os interessados:
http://msdn.microsoft.com/en-us/library/x2dbyw72(VS.71).aspx
muita gente quando esta a comecar pensam k isto sao mariquisses ( eu tb pensava ) mas e mt util quando alg ker ler o nosso codigo ou msm nos proprios queremos ler o nosso codigo,pk praticamente auto comenta o codigo.
Mais uma vez espero que n leves a mal as minhas sugestões, apenas pretendo dar uma ajuda a melhorares ainda mais o trabalho que tens feito, sendo que estes 2 exemplos foram mt bons e mt bem conseguidos, nomeadamente o renomeador.
Já resolvi o problema.. lol mt bom o tutorial..
Mais uma vez obrigado Shogun, sempre boas dicas que só melhoram esta rubrica.
Como imaginavas esse evento? Não estou a perceber.
Cumprimentos.
O canal de erro é um stream “como outro qq” certo?Basta verificares se tem lá bytes para ler, isto funciona so como exercicio, pk para tratamento de erros temos as excepcoes.Outro exercicio engracado seria tb por ip, sp k recebia umas determinada informacao num porto de ip executares um evento.Mas com certeza ja tens algumas ideias, fico a aguardar, pk é uma parte onde n tenho grande pratica e com certeza vou aprender, se fosse possivel, agradecia k esse tutorial de eventos fosse um pouco mais para avançado em vez de intermedio 🙂
Ok vou ver o que consigo encaixar no video, ja tenho uma ideia mas vou tentar colocar algo mais elaborado.
alguém tem tutorial em video aula de poo?
gostei muito dos videos e tenho bastante material de c # , inclusive fiz curso e printei um tutorial completo e comentado se alguém quiser é só passar email – lfranca.system.analyst@gmail.com
obs: somente passarei os videos quando liberar em algum shared, através de link … ahh e se tiverem tutorial e sugestões de sites com videos de “poo” podem me passar o link por email,
abraço a todos ! e sucesso!
EXCELENTE. Deveria haver tambem para JAVA e linguagem C. Obrigado