Como ter um WordPress com alta performance em 5 minutos (P2)
O WordPress é, sem margem de dúvida, uma das plataformas de conteúdos (tipicamente também designado de CMS – content management system) mais populares da Internet. Com o WordPress o utilizador pode criar facilmente sites, blogs, sites de comércio eletrónico, etc. etc… de uma forma rápida, simples e muito profissional.
Depois de ensinarmos a ativar o WordPress, vamos aprender a fazer as primeiras configurações nesta fantástica plataforma.
Ter um WordPress totalmente funcional não é propriamente uma tarefa difícil no entanto tudo vai do que pretendemos ter. A personalização é sempre uma área onde perdemos algum tempo, isto porque existem milhares de templates, de plugins, etc...mas é preciso saber escolher os que precisamos e os melhores.
Acesso ao Backoffice do WordPress
O acesso ao backoffice do wordpress é feito através do endereço: http://endereço_site/wp-admin. Depois de procederem à autenticação, com sucesso, passam a ter acesso a um conjunto vasto de funções como mostra a seguinte imagem.
Para procedermos às primeiras configurações, vamos começar por carregar onde diz Personalize o seu site
Em seguida o utilizador é direcionado para uma interface de personalização que permite alterar o tema ativo, introduzir informações sobre o site, alterar cores, definir Menus, Widgets, etc.
Mudar tema
Por exemplo, para mudar o tema basta carregar em Alterar e escolher um novo na parte lateral esquerda. De referi que existem muito templates que pode instalar no seu wordpress, sendo que alguns deles são gratuitos e outros pagos. Para verem outros templates gratuitos basta que acedam aqui.
Identidade do site
A identidade do site também pode ser facilmente alterada carregando em Identidade do site. É possível definir um logótipo, título do site, Descrição, etc. No final das alterações não se esqueçam de carregar em Gravar e ativar.
Cores
Tal como referido é também possível mudar as cores. Podemos alterar a cor de fundo, cor das ligações, cor do texto principal, etc.
Cabeçalho
Se pretendermos definir uma imagem para cabeçalho podemos fazê-lo no menu Imagem do Cabeçalho. De referir que o WordPress tem ferramenta de corte para ajustar de imediato a imagem ao cabeçalho do template.
Por hoje ficamos por aqui. Num próximo tutorial vamos mostrar como podem criar e posicionar menu e também proceder a alguma personalização ao nível dos widgets.
Como ter um WordPress com alta performance em 5 minutos?
Como já revelamos, para a elaboração deste tutoriais recorremos ao nosso parceiro PTISP que inclui WordPress pré-instalado em todos os planos de alojamento partilhado, tendo também um serviço dedicado de WordPress. Mais detalhes nos seguintes endereços:
Os planos WordPress tem características específicas para alojamentos desta plataforma, nomeadamente:
- Storage SSD em RAID 10 de elevada performance
- Optimização de webserver, php e MySQL para maior performance
- Mecanismos de Cache
- Updates Automáticos
- Auditorias de segurança regulares
- Backups Diários
- Certificado SSL
Para todos os planos o utilizador pode adquirir um novo domínio ou então associar um domínio já existente.
Este artigo tem mais de um ano
“Para verem outros templates gratuitos basta que acedam aqui.” -> Link não está a funcionar
COnfirma sff.
Já está a funcionar
Já testei e não gostei… no entanto encontrei esta empresa com preços muito bons
offer.hostmize.com
Faltou foi corrigir o link do “back to top” do template utilizado para este site…
??? eu a pensar que era mais um bom tutorial e sai-me publicidade a uma empresa como muitas outras :\
Acho um bom preço, mas não deixo de concordar contigo.
Sabes que ás vezes, as coisas para existirem necessitam de ser suportadas por outros… neste caso parceiros, ou empresas que pagam pela publicidade no site, etc.
Estamos mal habituados quando reclamos só porque nos apetece, só porque sim.
Ninguém te obriga a usar a empresa que é “falada” como parceiro. Usas a empresa com quem tens o teu alojamento… ou não.
Deixou de ser um bom tutorial? Não sei porquê… Está incompleto? Oferece-te para contribuir….. é que só te falta reclamar dos agradecimentos no fim dos textos que são publicados…