Router MEO – Partilhe conteúdos de um Disco/Pen USB na rede
Apesar de não serem super equipamentos de rede, os routers que são instalados pelos operadores oferecem algumas funcionalidades interessantes.
Tal como fizemos em 2011, hoje vamos aprender como é fácil partilhar os conteúdos de um disco externo/Pen USB, ficando este acessível a todos os utilizadores que estejam ligados à rede. Desta vez usamos um Technicolor TG784n v3 com a versão do software 10.2.1.L.
O objectivo deste artigo consiste em ensinar a partilhar conteúdos de um dispositivo de armazenamento (ex. disco externo, Pen USB, etc), com ligação por USB, em toda a rede. Assim, será possível aceder via rede ao dispositivo USB, sendo uma óptima forma de partilhar conteúdos (ex. fotos, filmes, música, documentos).
Nota: A Pen USB deve estar formatada com o sistema de ficheiros fat32.
Como configurar a Partilha de conteúdos?
Para começar devem aceder à página de administração do router usando o endereço http://192.168.1.254 e introduzir as credenciais de acesso. Se tudo estiver OK, devem entrar na página de gestão do router.
Em seguida seleccionem Ferramentas > Partilha de Conteúdos
Depois, no canto superior direito, devem escolher a opção Configurar que permitirá aceder às configurações associadas à Partilha de Conteúdos.
Já dentro da página de configuração de partilha de conteúdos, escolham a opção configurar e procedam à activação do serviço e preencham os campos solicitados:
- Nome do Servidor: Pplware (por exemplo)
- Descrição do Servidor: introduzir uma pequena descrição do servidor
- Workgroup: Workgroup onde se encontram todos os PCs (importante quando queremos aceder por nome)
Na parte associada à Lista de discos ligados, seleccione a opção associada ao dispositivo USB que pretende partilhar. Por fim carregue em Aplicar.
Agora a partir de qualquer PC ligado à rede, basta abrir a executar e introduzir o endereço do servidor de partilha de ficheiros. No nosso caso ficou o 192.168.1.253.
Será apresentada uma pasta com o nome Media, que dará acesso aos conteúdos do dispositivo de armazenamento ligado à interface USB e também uma pasta com o nome Shared que está associada ao servidor FTP que ensinaremos a configurar num próximo tutorial.
Esta funcionalidade é interessante, na medida em que nos permite partilhar, na rede, diversos tipos de conteúdo através de um dispositivo de armazenamento USB. Esta pode também ser uma boa solução para termos um sistema de backup centralizado na rede.
Este artigo tem mais de um ano
Sempre o router da Meo…e para o da NOS?
https://www.nos.pt/particulares/ajuda/equipamentos-servicos/internet/internet-fixa/Documents/NEW_Manual_RouterWiFi.pdf
+1
No da nos só temos de ligar uma disco/pen formatado em FAT32 na porta USB e apontar o nosso dispositivo para \\zondrive ou em Mac para smb://zondrive
Que é isso nos
O da vodafone tem uma porta USB
em mac é igual ?
+1
Mais interessante seria usar o router como leitor multimédia. Aí sim valeria a pena o esforço de ligar algo ao aparelho para ver os vídeos na TV sem comprar geringonças adicionais…
Eu comprei uma NAS Synology DS216 se
Falta indicar uma coisa importante… A pen ou disco tem que estar formatada em FAT32
Pois no da Vodafone funciona e com o hd em NTFS
Bom dia, alguém conseguiu colocar uma PEN 3G/4G como backup dados caso o ADSL caia?
Ou mais interessante ainda, um Tg784nV3 a fazer apenas de switch e o acesso À rede feito pela PEN?
Obrigado em avanço, keep it up! 😉
não havia uma limitação em que o disco partilhado só poderia estar formatado em fat32? ou já não existe essa limitação? e atenção ao FTP através da NET, pq a password do meo por default nos residenciais é meo, meo.
Faltou referência sobre formatação do disco/pen.
Creio que estes routers, fornecidos pelos operadores nacionais, só suportam fat32.
Boas.
Alguém sabe como desativar o wifi free da meo no nosso router?
Obrigado
sim, tens esa opção na area de cliente, , perdes é o acesso a todos MEO WIFI.
tambem se pode eliminar esse ssid do router via telnet. google it.
obrigado
Boa tarde|
Alguem pode dizer-me para que serve a entrada USB na box da MEO.
Obrigado.
Atualização de firmware por parte do operador
Grande tutorial!!!!
Tragam já a 2ª parte!!!
E como se partilha uma impressora?
Qual a segurança deste tipo de partilha para dentro e fora da rede? Alguns router deixa criar utilizadores e colocar palavra passe. Como configurar
É só para dentro, ou dá também para fora da rede? Sendo para fora não está a criar ilegalidades?
Qual a duração do disco, ficando sempre a trabalhar nesta partilha? Ele desliga se fica muito tempo sem ser usado ou não? São algumas duvidas que tenho.
E como partilhar uma impressora com este router? No ZonHub é uma maravilha mas com este ainda não consegui. Podem ajudar? Obrigado
Tinha este router na Vodafone e fazia partilha de ficheiros conseguindo aceder via ftp de qualquer lado aos ditos ficheiros. Porém desde que tenho o smart router da Vodafone (HG8247Q) deixei de conseguir aceder da internet via ftp aos ficheiros, já tentei como e sem firewall activada. Neste momento tenho 100mb de download e upload e dáva-me um jeitão poder fazer backups de um servidor que tenho para o disco ligado ao router mas infelizmente não há meio de conseguir aceder da internet a este router.
Alguem sabe qual é a password por defeito destes router’s da MEO.
meo,meo
Não há limite? E se ligar um disco de 1Tb?
Em fat32, uma partição pode ter no máximo 4 terabytes.
404 Not Found n consigo ligar me a pen com http://192.168.1.253/
O codigo varia em todas as redes
Como posso saber / onde ver o nome de utilizador / password do meu router?
Tens em Utilizadores.
Esse router é uma treta
é é!!!!! com o router desbloqueado acesso root utilizador (debug) maravilha
David, é o que há, e existe sempre duas opções: ou se aceita ou não se aceita,ninguém é obrigado a ficar com um router que não quer 🙂 Qualquer das formas não fiques triste porque qualquer operador tem sempre alternativas mais robustas, custam é mais dinheiro 🙂
O router antigo antes deste último 4x mais rápido e da Vodafone é igual em tudo desde o quipamento até às configurações.
É possível fazer isto no mac? Tinha tentado, mas dá um erro relacionado com o protocolo SMB (salvo erro).
Seria possível fazerem um tutorial para macOS?
Cumps.
Router Technicolor TG784n v3
Username:
sumeo
Password:
bfd,10ng
Quando meto 192.168.1.253 aparece um poppup a dizer que não me deixa entrar. Mas se for ao browser (ftp:// …) aparece.
Será problema do Windows?
Quando vou a executar e insiro “\\192.168.1.253” obtenho a mensagem a dizer: “O Windows não consegue aceder a \\192.168.1.253”. Mas quando abro uma pasta e insiro “ftp://192.168.1.253” já abre a pasta e consigo inserir novos ficheiro, mas não consigo abrir nenhum ficheiro que esteja lá inserido. Qual será o problema?
Sitando: ‘Esta funcionalidade é interessante, na medida em que nos permite partilhar, na rede, diversos tipos de conteúdo através de um dispositivo de armazenamento USB.’ Só uma pequena dúvida, não vamos estar a infringir nenhuma lei?
Boa tarde!
Parece impossível mas já experimentei utilizar esta funcionalidade, no Router Thomson da Meo e agora no Technicolor . Mas em ambos é impossivel e dá sempre o mesmo erro..
Testado com Pen´s e disco externos em Fat 32.
Dá erro e não consegue aceder pelo browser.
E pelo (explorador de ficheiros) dá erro e pede para diagnosticar.. ??? Apesar de horas e horas a comparar e pesquisar.. não estou a perceber o que se passa..
Algum feedback..
PS: Estou a usar o windows 10.
Para todos aqueles que têm problemas, partilho aqui convosco a solução que funcionou comigo: https://www.isunshare.com/windows-10/turn-off-or-on-password-protected-sharing-in-windows-10.html
Estava “On”, passei para “Off” e consegui, de imediato, aceder às pastas.
SMBv1 não é um protocolo seguro … Meo deveria descontinuar e disponibilizar este tipo de serviço usando protocolo atual e seguro