Foi baptizado de Router Fiber Gateway e é um dos mais poderosos equipamentos a este nível disponibilizado por uma operadora. Este equipamento garante velocidades até 10x superiores, comparativamente ao modelo anterior, uma vez que suporta a norma 802.11ac Wave 2 podendo oferecer uma largura de banda na ordem dos 1,73 Gbps, e tem 4 antenas internas para emissão e receção. Com este novo equipamento os clientes deixam de necessitar de ter o ONT num equipamento à parte.
Mas o que podemos fazer com o Router Fiber Gateway MEO?
#1 – Como mudar o nome das redes Wi-Fi
Como sabemos as redes Wi-Fi têm associado um SSID (Service Set IDentifier) – vulgarmente referido como nome da rede. Este nome consiste num conjunto máximo de 32 caracteres (números e letras) e o utilizador atribuir-lhe o nome que pretender (veja aqui algumas sugestões).
Para saber como mudar o nome das redes Wi-Fi no Router Fiber Gateway basta que consulte este artigo.
#2 – Port Forwarding
Explicando de forma muito simples o que é “Port Forwarding” pensem no seguinte, imaginem que na vossa máquina (ex. PC portátil) têm em execução um servidor Web (Apache, IIS, TomCat, etc) e pretendem que esse serviço esteja disponível a partir de qualquer lugar da Internet. Uma vez que associado ao vosso serviço MEO têm um um IP público disponível, então só têm que redirecionar todos os pedidos que chegam ao vosso router para o porto 80, para a vossa máquina local. Para saber mais sobre Port Forwarding aceda aqui.
Como configurar no Router Fiber Gateway da MEO? Veja aqui todos os passos necessários.
#3 – Configurar serviço no-ip
O no-ip é um serviço que permite traduzir o endereço IP dinâmico do seu router, computador ou outro equipamento, (por exemplo: 81.112.159.76) por um “nome” do tipo pplware.ddns.net. Este serviço tem uma versão gratuita, que permite ter associados três nomes.
Aprenda como configurar aqui.
#4 – Configurar o Router Fiber Gateway MEO via app (Android/iOS)
Recentemente foram disponibilizadas as apps para Android e iOS para configurar e fazer a gestão do Router Fiber Gateway MEO. De referir que, tal como o router, as apps também foram desenvolvidas pela Altice Labs de Aveiro.
Com esta aplicação poderá gerir as suas redes Wi-Fi numa FiberGateway Altice Labs GR241AG:
- Mudar os nomes das redes Wi-Fi que funcionam nos 2,4 GHz e 5 GHz
- Alterar as respetivas passwords de acesso às redes Wi-Fi criadas
- Criar e gerir redes GUEST
- Ativar ou desativar o botão WPS para as redes Wi-Fi disponíveis
- Visualizar os equipamentos ligados na sua LAN e WLAN
- Gerir permissões de ligação e horários/dias de semana aos dispositivos da sua rede
- Alterar o canal e definir largura de banda do canal Wi-Fi assim como a potência de transmissão
- Ver informações sobre o equipamento
Faça o download aqui das apps para fazer a gestão do Router Fiber Gateway MEO.
#5 – Como criar rede GUEST via app
Porque devemos criar uma rede GUEST?
Esta opção é interessante, por exemplo, quando temos visitas em casa e não queremos dar as credenciais da nossa rede principal (até porque depois de ligado à nossa rede até é possível controlar remotamente a nossa box da TV). Outro cenário é numa loja comercial, onde passa a ser possível criar uma segunda rede para clientes ou fornecedores.
Veja aqui todos os passos necessários para criar uma rede GUEST.
Sendo um produto “Made in Portugal”, o Router Fiber Gateway é um excelente exemplo de tecnologia e inovação. Se quiser conhecer melhor a interface de gestão deste equipamento, pode ver neste e vídeo.