Revista PROGRAMAR Edição 33 – Fevereiro de 2012
Eis que a nova edição da revista PROGRAMAR já se encontra nas "bancas" virtuais de todo o País.
Com um vasto leque de artigos de elevado interesse, gostava de realçar o destaque dado ao Kinect e suas ferramentas disponibilizadas pela Microsoft.
Assim nesta edição trazemos até si, como artigo de capa, um artigo sobre Kinect Hack para conhecer melhor algumas técnicas de programação para este novo dispositivo.
O Kinect é um dispositivo para a consola Microsoft Xbox 360, que através da detecção de movimentos e gestos realizados pelo utilizador ou até através do reconhecimento por voz, permite que o leitor consiga interagir com a consola e com os jogos de vídeo que suportam este hardware de uma forma natural, substituindo assim os controlos tradicionais que as consolas disponibilizam.
Foi anunciado pela primeira vez em Junho de 2009 conferência E3 sob o nome de código "Natal". Colocado à venda em Novembro de 2010, o Kinect garantiu um lugar na história, em apenas 60 dias foram comercializados 8 milhões de unidades.
À primeira vista, o Kinect assemelha-se a uma webcam com um formato não muito convencional, mas na verdade, trata-se de muito mais do que isso. É composto por uma câmara RGB, um projector de raios IR que em conjunto com uma segunda câmara monocromática de IR constrói a informação em 3D com os meta-dados e um microfone vectorial (composto por quatro microfones colocados estrategicamente no dispositivo), que o tornam capaz de isolar e identificar as vozes dos vários jogadores e, para finalizar, possui um pequeno motor que lhe permite ajustar automaticamente o seu ângulo de visão para detectar todos os jogadores presentes.
As características técnicas que o Kinect apresenta a um preço acessível, suscitaram imediatamente muito interesse a uma comunidade que reconheceu de imediato as potencialidades que um dispositivo como este proporciona.
Sendo assim, ainda durante o mês de lançamento, uma empresa ofereceu uma recompensa a quem conseguisse desenvolver um driver open-source que permitisse o Kinect ser utilizado foram do seu âmbito, ou seja, fora do ecossistema da Xbox 360, para que o dispositivo pudesse ser utilizado para outros fins que não o entretenimento.
Apenas alguns dias após o seu lançamento, foi disponibilizado um driver para o Sistema Operativo Linux (Libfreenect) que permitia a utilização tanto da câmara RGB como dos sensores de profundidade 3D. Em Dezembro do mesmo ano, a empresa PrimeSense, que é proprietária de tecnologia semelhante à apresentada pelo Kinect, lançou a sua própria versão do driver Open-Source para Kinect, bem como um Middleware dotado de um conjunto de funcionalidades até então apenas disponíveis na consola da Microsoft, como a capacidade de detecção de gestos e tracking de indivíduos.
Toda esta comoção gerada à volta do Kinect e a sua utilização fora do seu ambiente natural, levou à criação da organização sem fins lucrativos OpenNI (Open Natural Interaction) e em última instância, pressionou a Microsoft para relevar/alterar os seus planos para o Kinect e disponibilizar o Microoft Kinect SDK.
Assim, o leitor tem ao seu dispor a escolha entre duas soluções para desenvolver as suas aplicações com o Kinect, a Framework OpenNI ou o Kinect SDK da Microsoft, actualmente em versão Beta, no entanto já foi anunciado que a versão comercial vai estar disponível em Fevereiro de 2012, acompanhada de uma nova versão de hardware, suportado oficialmente Microsoft.
É importante salientar ao leitor que, antes de enveredar por qualquer uma destas hipóteses, é indispensável verificar os termos e condições de garantia do dispositivo.
Nesta 33ª edição, além do artigo completo sobre Kinect Hack, pode ainda encontrar os seguintes artigos:
- Geração de Números Aleatórios – Parte 3 - O terceiro de 4 artigos do mesmo autor da excelente série “Programação em Lua”, desta vez sobre geração de números aleatórios.
- Herança com JavaScript - Saiba como usar a funcionalidade herança do paradigma da programação orientada por objetos na linguagem de programação JavaScript
- Programação Orientada aos Objectos em Pascal - Pensa que o Pascal é uma linguagem apenas de aprendizagem e que parou no tempo? Então mude de ideias e veja como pode tirar partido do paradigma da programação orientada aos objetos nesta linguagem
- VISUAL (NOT) BASIC -Iterators - Saiba como pode utilizar iteradores na próxima versão da linguagem de programação Visual Basic (neste momento disponível em Developer Preview).
- CORE DUMP – Ambientes Produtivos - Será que os ambientes produtivos disponibilizados pela gestão aos trabalhadores são os melhores? Conheça a opinião deste autor
- Enigmas de C#: Disposable Structs - Mais um enigma da linguagem de programação C#, desta vez envolvendo Disposable Structs
E ainda em colaboração com as comunidades NetPonto, AzurePT e SharepointPT, respectivamente:
- BizTalk Server – Como funcionam os mapas - Continuação do artigo sobre princípios básicos dos mapas publicado na edição anterior
- SQL Azure Federations na prática - Aprenda a implementar o padrão Sharding, que permite aumentar a escalabilidade de bases de dados de grandes dimensões.
- Desenvolvimento em SharePoint 2010 – Parte 2 - Continuação do artigo anterior, desta vez saiba como desenvolver um sistema básico de logging
Mais informações aqui
Este artigo tem mais de um ano
CORE DUMP-Ambientes Produtivos! Quantos de voces passam por isto?? Depois, não há produtividade……….
Não há como a nossa casa para trabalhar!
parabéns pela divulgação
é pena eu nao ter uma página web para participar no concurso para ganhar um kinect
Nem redes sociais?
Divulga a revista PROGRAMAR e ganha prémios!
http://blog.portugal-a-programar.org/2012/02/09/divulga-a-revista-programar-e-ganha-premios/