PplWare Mobile

Primeira aplicação no iOS – Parabéns PPLWARE

                                    
                                

Este artigo tem mais de um ano


Autor: Daniel Filipe


  1. Pedro Pinto says:

    Bom artigo Daniel! Vamos la aprender Objective-C.

  2. hug says:

    Muito porreiro, já tinha visto vários post do género para o windows mobile android e andava à espera para ios. Pelos visto já tenho serão para hoje à noite…

  3. LeonelF says:

    Mas então não é possível programar para o iOS em ambiente Windows?

  4. Nuno says:

    Mais toturials para programar em iOS são muito bem vindos, obrigado…

  5. iOCHO5 says:

    Isto promete… vamos ter aqui uma “guerra” entre o Pedro Pinto (android) e o Daniel Filipe (iOS) em programação para smartphones!!!
    Apesar do dia ser o aniversario do PPLWARE, aproveito para dar os parabéns ao Pedro Pinto e Daniel Filipe pela iniciativa.
    E é nisto que este sitio é diferente dos outros… venham os próximos!!!

  6. ApacheDraco says:

    Mais uma vez parabéns PplWare, e em particular ao Daniel Filipe por esta iniciativa.
    Vamos lá aprender a programar, tenho mac, xcode e ipod touch, só faltava mesmo isto.
    Obrigado.

  7. João Santos says:

    É pena o artigo já não ser feito com o XCode 4 que entre várias melhorias tem o Interface Builder integrado.

    De salientar também que a menos que paguem a licença de developer não podem testar as vossas aplicações num iPhone real, apenas no simulador.

    Muito bom ainda assim, parabéns! 😀

  8. RCS says:

    Bem escrito e motivante. Só faltou explicar como é que se põe a aplicação no dispositivo.

  9. Ainda no outro dia tentei começar a dar os primeiros passos, mas com outros projectos, acabei para deixar para depois… Assim que tiver tempo, vou voltar a este artigo 🙂

  10. ApacheDraco says:

    Já me deparei com um problema, o meu xcode é diferente deste, uma vez que tenho a versão 4.02.
    Tenho que ver se consigo adaptar a minha versão.

  11. Guilherme de Sousa says:

    Isto realmente é uma das políticas da apple que me desagrada imenso.. A obrigatoriedade de ter um mac para poder desenvolver para iOS.
    Óbvio que se pode sempre recorrer a uma máquina virtual, mas tal não é legal pois em VM a Apple só autoriza a instalação da versão server (pelo menos da ultima vez que li sobre o assunto, não há muito tempo).

    Acho que perdem bons programadores, e aplicações interessantes com esta política.

    Outra coisa que me desagrada é não suportar Java (só com jailbreak e não é oficial.. nem existe SDK). Mas esta já é discutível por motivos de performance.

    Continuação do bom trabalho Daniel,

    cumps!

  12. Dave says:

    Penso que o android tem uma coisa boa em relaçao ao iOs, é programado em java, enquanto o iOS perde um pouco por ser em objectiveC

    • Na minha opinião essa é uma ideia errada. Em termos de possibilidades de programação e poder, tanto o Objective-C como o Java são muito poderosas.

    • a Friend® says:

      Errado. No iOs podes programar em Objective-C, C e C++ … existm apps quase 90% feitas em C++ e apenas pequenas partes em Obj-C

      Java perde no que se quer… Interface gráfica… fluidez… SDK rico… esses factores, a meu ver, são a grande desvantagem do Android. A única vantagem que conheço a nível de programação do android é que há mais gente que conhece Java que propriamente Objective-C.

      Mas tendo um Mac… bases de C/C++ … em menos de uma semana nadam como peixes na agua no Obj-C… e o SDK de luxo ajuda muito. 😉

  13. Daniel says:

    Excelente iniciativa!

    Tenho de deixar os meus parabéns a este blog! Tem tido um crescimento espectacular nos últimos tempos, e gosto de o ler como dos mais badalados blogs estrangeiros!

    Mais uma vez, os meus parabéns e que continuem assim!

  14. José Luís says:

    continuem com esta qualidade nos post’s ^_^’

    Muito Obrigado,

  15. vtr says:

    mto bom

    agora cade a primeira aplicacao pro bada ???

  16. Filipe Nunes says:

    Bom artigo Daniel 🙂
    Eu próprio vou agora começar a criar uma aplicação para o meu iPod e devo informar que é (ou pelo menos era!) possível programar em ubuntu ( http://mobile.dzone.com/news/iphone-app-development-linux ) embora eu não esteja a conseguir fazer o processo de instalação do toolchain (muito em parte devido ao meu muito básico conhecimento de linux).. Se houver interessados e alguém que realmente consiga, que avise 😉
    ah! e suponho q com jailbreak n seja precisa a licença para fazer upload da app pro ipod.

  17. Rui says:

    Estou intessadissimo em fazer uma primeira aplicacao para o meu iphone, mac tb tenho.
    Filipe sera que podes colocar um manual para uma aplicacao mais complexa para ver se temos ideias e percever melhor?
    Eu gostava de fazer uma aplicacao que se ligasse a um servidor ftp e lesse uma BD que la tenho em access, achad que e possivel?

  18. Rui says:

    Estou em pulgas para a primeira lição.

  19. Pedro Pinho says:

    Bom dia,

    Peço desculpa por estar a desenterrar este tópico, mas após exaustivas pesquisas na net, não consigo encontrar o que necessito.

    Preciso de ajuda em consumir um webservice numa aplicação iOS, em que o objectivo é receber uma lista de imóveis e dispo-los numa tableview.

    Obrigado

  20. Sérgio Pedro says:

    Bom tutorial para meter as mãos na massa! Parabéns pelo trabalho!

    Para quando uma próxima lição?

    Cumps

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title="" rel=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*

Aviso: Todo e qualquer texto publicado na internet através deste sistema não reflete, necessariamente, a opinião deste site ou do(s) seu(s) autor(es). Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. A administração deste site reserva-se, desde já, no direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação do seu autor (nome completo e endereço válido de email) também poderão ser excluídos.