phpMyAdmin 3.3.5 – O MySQL no browser
Quem não conhece o phpMyAdmin?
O phpMyAdmin é uma ferramenta gratuita, escrita em PHP, e que permite de forma muito simples fazer a administração das nossas bases de dados através de um simples browser.
Através de um interface bastante intuitivo e organizado, o phpMyAdmin permite a qualquer utilizador fazer um gestão simplificada do MySQL e das respectivas bases de dados.
Principais características
- Suporte para a maioria das funcionalidades do MySQL
- Procurar e apagar base de dados, tabelas, views, campos e índices
- Criar, copiar, apagar e renomear base de dados, tabelas, campos e respectiva informação
- Permite executar SQL-statements
- Gestão de utilizadores e privilégios
- Gestão de procedimentos e triggers
- Importação de dados a partir de ficheiros .CSV ou SQL
- Exportação para vários formatos: CSV, SQL, XML, PDF, ISO/IEC 26300 - OpenDocument Text and Spreadsheet, Word, Excel, LATEX, entre outros
- Administração de múltiplos servidores
Principais novidades desta versão aqui
Como colocar em funcionamento o phpMyAdmin
O phpMyAdmin é muito simples de colocar em funcionamento. Basicamente não necessitamos de instalar, sendo apenas necessário copiar para a directoria de sites do nosso servidor Web.
Vamos a um exemplo. Eu tenho o Xampp instalado na minha máquina e encontra-se em D:\xampp. Para ter o phpMyAdmin a funcionar, apenas copiei a o mesmo para dentro do directório referido (D:\xampp)
Em seguida, e depois de arrancarmos os serviços associados ao Apache e MySQL, abrimos o browser e escrevemos: http://localhost/phpmyadmin/. Aí deve inserir as credenciais de acesso ao mySQL.
Já dentro do phpMyAdmin, são muitas as opções que o utilizador tem à sua disposição. Acesso as Base de dados, execução de código SQL, verificar o estado do serviço (BytesIn/BytesOut e outras estatísticas sobre o tráfego), Variáveis, Mapas de Caracteres, Engines, Privilégios, Replication, Processos, possibilidade de exportar e importar dados, e um mecanismo de sincronização com outros servidores.
Janela para execução de SQL Statements
O phpMyAdmin é um “must have” que instalo sempre tenho de usar mysql em alguma máquina. A flexibilidade e “visão” simplificada que nos dá sobre as nossas bases de dados, facilita em muito certos trabalhos. Experimentem, há um DEMO aqui.
Artigos relacionados
Licença: Freeware
Sistemas Operativos: Windows/Mac OS X / Linux
Download: phpMyAdmin-3.3.5 [4,82 MB]
Homepage: phpmyadmin
Este artigo tem mais de um ano
Muito útil
Como disse o Tomás é imensamente útil, mas o melhor de tudo é mesmo instalar o wamp que traz o phpadmin, mysql e apache tudo pronto e já configurado.
O XAMPP por defeito tb trás. Como o Pedro Pinto estava a fazer o tutorial, e muito provavelmente utiliza o XAMPP para os seu projectos, ensinou a instalar o phpmyadmin no webserver que usa.
A base da “coisa” deste tutorial serve para outros gestores (WAMPP, LAMPP, etc…). É genérico instalar o phpmyadmin(tirando um ou outro pormenor de configuração).
Uso praticamente todos os dias.
Tem os seus pontos fortes e fracos e acho que o ideal é usar navicat+phpmyadmin para facilitar ao máximo as tarefas de um dba
Serei o único a achar a interface confusa e desorganizada? :-X
Não, não és o único. Prefio o “Heidi SQL”, muito mais agradável, software leve e muito prático.
Também uso. É simples e prático.
Particularmente ainda prefiro o WampServer. Mas o phpMyAdmin não deixa de ser uma boa opção.
1º o Wampserver não é sustituto do phpmyadmin nem coisa parecida;
2º Se preferes o wampserver, provavelmente no final das contas deves gostar do phpmyadmin, visto ser o gestor de base de dados que vem no “pacote”;
3º Sabes o que é o phpmyadmin?
Já agora, para que serve tal programa.Obrigado.
Serve para gerires bases da dados Mysql.
Sugiro o Navicat. Não é interface web, mas funciona em Mac, Windows e Linux
http://www.navicat.com/
Para quem usa Mac, sugiro o Sequel Pro (free).
É extremamente simples e intuitivo. Sem dúvida alguma, trabalha-se mais rápido do que no phpMyAdmin.