PHP é à quinta-feira – Começar a programar
Xampp, Notepad++ e muita vontade para programar, está tudo a postos? Já colocaram o serviço Apache a correr e fizeram o teste do localhost? Ainda se lembram das tags para colocar código PHP lá dentro? (sim, aquelas 3 formas). OK. Já agora, para que serve o comando echo? Aceitam-se respostas… Vamos ao que interessa então.
Hoje, porque é quinta-feira, vamos aprender a fazer um simples script para mostrar a data e hora numa página web. Antes de passarmos propriamente à analise da função que devolve a data e hora, vamos aprender o que é uma variável e para que serve.
Para começar, nós podemos colocar dados dentro de uma variável, isto é, eu posso atribuir a uma variável números, letras , palavras (strings), etc. Os nomes das variáveis começam por $ e podem incluir letras, letras e algarismos, underscore, etc. As variáveis não podem começar por números. Seguem alguns exemplos de variáveis em PHP com respectivos dados atribuídos.
$idade = 15; $metros = 9.44; $numero= 102; $nome = “Pedro Pinto";
Um exemplo simples para o uso de variáveis é atribuir um determinado valor a uma variável e depois mandar escrever essa mesma variável:
Não se esqueçam de mandar gravar com extensão .php. Exemplo (programa2.php) Verifiquem o que dá.
Para obter informações sobre a data e hora teremos de conhece a função date(). Esta função faz pode ser utilizada na programação em php e permitem que se obtenham dados relativamente à data e hora da máquina onde está a correr o apache (mais concretamente, o nosso script). A função date(), permite formatar os dados das mais variadas maneiras. Para obtermos a data no formato:
25/10/07
d - dia (day) m– mês (mouth) y - ano. (year)
Se quisermos algo do tipo: 25-10-07 só temos de fazer uma pequena alteração nos separadores:
25-10-07
Vamos passar as horas, algo do tipo:
21:13:56
H – horas (formato 24h), para escrever no formato 12h usar h (minúsculo) i – minutos s – segundos
October 24, 2007 21:16
F – Mês por extenso Seguem mais exemplos retirados do site http://www.php.net . Inventem voces também alguns e metam aqui no blog.
Feito isto, e para verem que realmente funciona, experimentem mudar a hora do vosso computador e voltar a abrir a página do script. Vão ver que o que a página apresenta é sempre a date e hora relativa ao vosso sistema.
Levantando já um bocado o véu, para a semana vamos aprender a fazer um script irá fazer o seguinte: se a página for consultada da parte da manhã, será exibido Olá, bom dia !!!, se for consultada da parte da tarde apresentará Olá, boa Tarde !!!! e no caso de já ser considerado noite a página apresentará Boa Noite !!! Até lá, boas programações!!!!
Este artigo tem mais de um ano
Pois… eu na semana passada apresentei uma “queixa” por não ter havido php à quinta!!!
Mas depois de falar com o Vítor e ele ter explicado a situação e o que aconteceu (há cada uma…) estás “perdoado” pela falta da aula 😀 😀 😀
Continuação…
Desculpem lá, mas esta é o segundo tutorial ou não? Na quinta-feira passada não houve ou será que estou a fazer confusão? Já procurei e não encontrei 🙁
Podem ver mais parâmetros em http://pt2.php.net/manual/pt_BR/function.date.php
Sempre que tiverem dúvidas relativamente a alguma função ou forma de fazer algo e ninguém vos responder em tempo útil (e mesmo antes de fazer perguntas, ajuda muito experimentarmos nós), vão a http://www.php.net e pesquisem o que querem 😉 O site é muito completo
Já agora, para quem usa Linux, aconselho vivamente o Quanta Plus para programar, então se for remotamente upa upa, é fabuloso 🙂
Abraço
E ja agora para quem trabalho em linha de comandos (PUTTY, SSH), não á nada melhor com o VIM. 😉
Já agora quem aqui no mundo pplware trabalho em projectos opensource????
Happy coding.
Simples, claro e conciso para o início de um bom tutorial. Continuem. Uma sugestão séria: Não se pode passar este tutorial para duas/três vezes por semana? Esta informação, por ser pouca, assimila-se muito depressa e a periodicidade semanal é realmente baixa, pelo que o desinteresse em seguir este tutorial pode-se desvanecer.
Ainda afirmo, revejam logo as ferramentas usadas para programar!
Zend Development Environment –| http://www.zend.com
Ele “DEBUGA” o php linha a linha no momento de sua execução!
Eu uso EasyPHP 1.8, Dreamweaver CS3 e o Zend.
Adoro a rubrica…
Foi pena a semana passada não ter havido.
Obg.
Deviem fazer mais tutoriais periódicos deste tipo.
@ Whoknows
O que dizes nem faz muito sentido…
Se queres aprender PHP não vais andar a espera de posts deste genero,ainda para mais semanais.. portanto se quiseres aprender php.net/manual
CoolMaster
Por acaso não era má ideia começar um sub-secção do pplware, tipo arquivos de tutoriais ou algo do género, Já que a comunidade já bastante grande.
Cada um podia ajudar conforme os seus recursos. 🙂
@inluxc
Apoiado!
Boa idéia!!!
Se precisarem de apoio… podem contar comigo!
😀
Não q eu saiba grandes coisas (pelo contrario) mas vontade de ajudar é o que não falta!!!
Ajuda precisa-se… Cheguei atrasado à aula (a primeira sessão já foi pro tecto)…
Passo a explicar:
Instalei o Notepad++ e coloquei o Xampp em c: sem instalar.
Xampp a funcionar (pelo menos a mensagem foi de sucesso).
Escrevi o programa01.php no Notepad++.
Até aqui tudo bem, o problema foi quando digitei http://localhost/programa01.php no browser e apareceu a mensagem de programa não encontrado.
O xampp ficou em C:\xampp-win32-1.6.4\xampp. Estará correcto?
@AIR
Bem, eu não uso o xampp, mas tens de o instalar de certeza, para te correr os serviços de apache, etc., depois tens de ver em que pasta está o teu root (ou seja, onde vai parar o teu http://localhost) e metes lá o teu ficheiro.
Abraço
“echo” serve para imprimrir/mostrar o resultado da funçao que fisesmos na pagina web, certo?
acho que ainda ninguem respondeu a questao do Vitor…
Echo é a principal função servidor usuário, ela é responsável por imprimir na tela o que quiseres. Comecei a seguir o curso agora :). Após 4 anos.
Sim. O echo serve para mandar escrever algo na página (assim em traços gerais)
Pedro Pinto
Boas
Concordo, era bom que isto fosse 2/3 vezes por semana…para tb nao perdermos o ritmo
Abraço
Primeiramente gostaria de te parabenizar Pedro Pinto, continua a fazer bons tópicos!
_________________
OFF TOPIC->
@Pedro Pinto
Em 19 de Setembro, você criou um tópico sobre o Wireshark, e nos disse que criaria a parte II algum tempo depois.
Se sobrar algum tempo livre ai, nao se esqueça de criar a segunda parte 🙂
@Zeec
Obrigado pelos elogios.
Relativamente aos artigos é mesmo uma questão de tempo, isto anda muito complicado 🙂
Um abraço
Pedro Pinto
@nrocha
Faz sentido se eu tenho mais que fazer e se o PHP se tornar um hobbie… Aprendo quando tenho 5 minutos livres a fazer as coisas básicas que é exactamente o que me interessa. Penso que este tutorial não é destinado a quem já sabe PHP ou quer fazer vida dele… Para esses, compram-se livros, aprende-se e usa-se intensivamente, ou colocam-se artigos deste todos os dias e com uma complexidade maior.
Não percebo muito de programação, logo estes tutoriais são um oásis para mim.
O mais perto de programação que estive foi em HTML, portanto…
É bom ter quem nos explique isto como se fôssemos muito ignorantes, porque quem não sabe é mesmo ignorante.
Como gosto de perceber o que estou a fazer antes de me atirar de cabeça às coisas, estes tutoriais como “desmistificadores” servem muito bem. Não têm excesso de informação. Assim que me sentir preparado para ler o “PHP para Totós”, fá-lo-ei com certeza. Tudo graças a estes tutoriais. “Todas as grandes caminhadas começam com um passo: o primeiro.”
Obrigado Pplware, continuem assim.
CARA EU QUERO SABER COMO DEVO FAZER ISSO É EM ALGUM PROGRAMA ?
https://pplware.sapo.pt/tutoriais/php-e-a-quinta-feira-comecar-a-programar/