PplWare Mobile

PHP é a quinta-feira – Introdução ao JavaScript (Parte II)


Pedro Pinto é Administrador do site. É licenciado em Engenharia Informática pelo Instituto Politécnico da Guarda (IPG) e obteve o grau de Mestre em Computação Móvel pela mesma Instituição. É administrador de sistemas no Centro de Informática do IPG, docente na área da tecnologia e responsável pela Academia Cisco do IPG.

Destaques PPLWARE

  1. Daniel says:

    Básico. Complicado para quem nunca viu js. Mas está simples de compreender.

    😀

    • Pedro Peixoto says:

      😉 Vamos ver se para quem nunca viu vai ser fácil de compreender… 😀 Assim esperamos!

      • Ricardo R. says:

        Olá Pedro, posso deixar uma sugestão? É possível criares um site ou algo do género onde organizes todos os tutoriais? É que tens tanto trabalho mas é difícil conseguirmos seguir os teus artigos… Obrigado.

  2. Resta dizer que para inserir javascript de uma maneira facil dentro de pedaços de codigo php (ou seja dentro dos ) usa-se o comando echo. Mas suponho que isto seja dito em proximas edições.

    Bom trabalho Pedro!

  3. la_marca says:

    Seria interessante uma rubrica sobre jQuery

  4. Johny says:

    Só um reparo, as tags onClick, onLoad e onUnload devem estar sempre em minúsculas. Isto se quiserem que o código passe sem erros no w3 validator

  5. DaniR says:

    Uma boa aplicação desta mistura é fazer validação de formulários. Por exemplo, meter o javascript a validar cada campo (usando a func. match para expressões regulares). Assim, sempre que acontece um “onBlur” activa-se um elemento html com cor de texto vermelha ao lado a dizer que o campo está mal preenchido. Assim não é preciso submeter o formulário para o servidor e esperar para ver se o utilizador preencheu bem o formulário, e com isso poupa-se tráfego (que é uma das principais vantagens do js).
    À primeira vista parece uma linguagem confusa, mas com prática vai-se lá.

    • Pedro Peixoto says:

      Sim, exactamente. Também costumo fazer isso. Mas de qualquer forma a validação deve ser igualmente feita após submissão, do lado do PHP.

  6. jedi says:

    muito bons exemplos, ja utilizei js, para redirecionar para outras paginas e alertas juntamente com php.very good.Esperando por jquery, lol.

  7. Shogun says:

    Interessant embora eu concorde que um artigo sobre jquery era mt interessante.

    Nota: library e traduzido para biblioteca e n livraria

  8. João Mota says:

    Desculpem, sou novato nisto, e não percebi muito bem o que fazer quando vi : “Para tal, comecem por criar um ficheiro vazio na pasta do servidor…”
    Podem-me ajudar?

    Desde ja obrigada !

    • Pedro Peixoto says:

      Boa noite João, isto vem dos tutoriais de trás. Para começares a programar em PHP tens de instalar o PHP e o Apache. Existem pacotes que já instalam os dois juntamente com o mySql. Deixo-te alguns: WAMP, EasyPHP (Windows), MAMP (Mac), LAMP (linux). Depois de instalares vais ter uma pasta onde colocas os ficheiros. No entanto para este artigo, como não usamos php, podes criar o ficheiro em qualquer lado mas em vez da extensão .php coloca .html .
      Cumprimentos

      • Alex says:

        Para Windows normalmente uso o WAMP server…não te esqueças de iniciar o mesmo depois de instalares (botão esquerdo por cima do icon “W” da barra de tarefas) e clicar em Start All Services.

        Depois é so acederes a raiz do servidor através do link http://localhost. Se és novato em programação web tenta perceber para que serve as diversas linguagens associadas (html, css etc) só depois avanças para linguagens server side (php asp…) . Também podes podes pesquisar um pouco sobre a grande diferença entre os dois tipos de linguagens (server side client side), um dos melhores sítios para aprenderes este tipo de coisas é o site da w3cshool (http://www.w3schools.com/) e no da lynda(http://www.lynda.com/) neste ultimo tem lá excelentes fascículos para aprenderes este tipo de coisas pena é que tens pagar para os ter…qualquer das maneiras com uma pesquisa do google podes encontra-los…mais em conta digamos.

        Espero ter ajudado!

  9. João Mota says:

    muito obrigado Pedro !

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title="" rel=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*

Aviso: Todo e qualquer texto publicado na internet através deste sistema não reflete, necessariamente, a opinião deste site ou do(s) seu(s) autor(es). Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. A administração deste site reserva-se, desde já, no direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação do seu autor (nome completo e endereço válido de email) também poderão ser excluídos.