nodeMCU: Aprenda a criar um servidor Web com botão ON/OFF para LED
A board nodeMCU é uma pequena plataforma de desenvolvimento open source direcionada para o desenvolvimento de projetos no mundo da Internet das Coisas. Esta pequena, mas poderosa placa vem com um microcontrolador ESP8266 (da Espressif Systems) que oferece suporte nativo para redes Wi-fi com as normas 802.11 b/g/n.
Hoje vamos mostrar como podem criar um servidor Web com botão ON/OFF para LED.
A estrutura de programação do NodeMCU é constituída por duas funções principais: “setup” e “loop”.No setup iremos dar indicações ao NodeMCU de onde estão ligados os componentes (esta parte é executada apenas uma vez). No loop iremos escrever as instruções.
Criar servidor Web com botão ON/OFF para LED
Para colocar em prática o que mostramos ontem hoje disponibilizamos um pequeno programa que permite criar um servidor Web no nodeMCU e disponibilizar uma página com botões ON/OFF para um LED. O código é o seguinte:
#include
// Altere com as suas credenciais const char *ssid = "NOME_REDE; const char *password = "PASSWORD";
ESP8266WebServer server(80); //instanciar servidor no porto 80
String page = "";
void setup(void) {
//Pagina HTML page = "
Simple NodeMCU Web Server
";
//DEsligar PINs pinMode(LED_BUILTIN, OUTPUT); digitalWrite(LED_BUILTIN, LOW);
delay(1000); Serial.begin(9600); WiFi.begin(ssid, password); //Iniciar ligação à rede Wi-Fi Serial.println("");
// Aguardar por ligação while (WiFi.status() != WL_CONNECTED) { delay(500); Serial.print("."); } Serial.println(""); Serial.print("Ligado a: "); Serial.println(ssid); Serial.print("Endereço IP: "); Serial.println(WiFi.localIP());
server.on("/", []() { server.send(200, "text/html", page); }); server.on("/LEDOn", []() { server.send(200, "text/html", page); digitalWrite(LED_BUILTIN, LOW); delay(1000); }); server.on("/LEDOff", []() { server.send(200, "text/html", page); digitalWrite(LED_BUILTIN, HIGH); delay(1000); }); server.begin(); Serial.println("Web server Inicializado!"); }
void loop(void) { server.handleClient(); }
Agora compilem o código e enviem para a board NodeMCU. Vejam no output qual o IP associado à board.
Depois de termos o endereço IP, abram o browser de uma máquina na mesma rede e insiram no endereço do browser o endereço da board nodeMCU. O resultado deve ser o seguinte! Experimentem carregar em ON/OFF para verem o LED embutido na board a acender e a apagar.
E está feito mais um tutorial com a fantástica board nodeMCU. Experimentem e caso tenham alguma dúvida deixem nos comentários.
Este artigo tem mais de um ano
Para executar isso e muito mais, uso o Blynk, que existe com biblioteca para Arduino IDE e tem app para android
Também o podem programar para funcionar como repetidor Wi-Fi 🙂
Falta vos umas aspas a seguir ao nome da rede 😉
const char *ssid = “NOME_REDE;
Hmmm
Um excelente artigo, parabéns.
Poderiam dar a conhecer o esp32 uma vez que é o sucessor, o preço é semelhante e tem bluetooth
Ora pois, tem ainda a grande vantagem de ser dual core, um para i/o outro para comunicações. Ainda tem mais portas i/o, sensor magnético, capacitivo…