Wi-Fi 6 lançado oficialmente hoje e chega já com o iPhone 11
A Wi-Fi Alliance anunciou em 2018 uma nova nomenclatura para as diferentes gerações da tecnologia Wi-Fi. O objetivo é que a denominação passe a ser mais clara e represente a evolução deste standard de comunicação.
O novo standard de Wi-Fi, o Wi-Fi 6, foi hoje oficializado e o iPhone 11 é dos primeiros smartphones a ter.
Chegou o Wi-Fi 6, o que significa que o dispositivo suporta tecnologia 802.11ax. A Wi-Fi Alliance abandonou o sistema de letras para adotar um sistema numérico, mais simples. Assim, sempre que se vir perante um equipamento Wi-Fi, será mais fácil saber se suporta ou não a mais recente versão da tecnologia Wi-Fi.
Então, a partir de agora será assim:
-
- Wi-Fi 6 significa que o dispositivo suporta tecnologia 802.11ax.
- Wi-Fi 5 significa que o dispositivo suporta tecnologia 802.11ac.
- Wi-Fi 4 significa que o dispositivo suporta tecnologia 802.11n.
Wi-Fi 6: Quais as velocidades?
Quando se fala em comunicações Wi-Fi temos de falar sempre de um ponto de vista teórico! Isto porque existem várias variáveis que podem influenciar o sinal e assim comprometer as velocidades de comunicação. O novo standard consegue ser mais eficiente em ambientes mais densos, como, por exemplo, locais públicos, promete uma melhor gestão do sinal e maior velocidade de comunicação.
De acordo com a documentação, o Wi-Fi 6 poderá oferecer comunicações a 9,6 Gbps. Com o Wi-Fi 5 a velocidade máxima de transferência de dados era de 3,5 Gbps. Há outras especificações interessantes:
- Modulação OFDMA (Orthogonal frequency division multiple access) - partilha de canais para aumentar a eficiência da rede e diminuir a latência para o tráfego de uplink e downlink em ambientes de muito tráfego;
- multi-user MIMO - permite que mais dados sejam transferidos ao mesmo tempo. Permite também que pontos de acesso (APs) deem resposta a mais dispositivos, simultaneamente;
- A capacidade de utilização do canal de 160 MHz aumenta a largura de banda para oferecer maior desempenho com baixa latência;
- Target wake time (TWT) oferece melhorias significativas ao nível da eficiência da rede e a duração da bateria do dispositivo;
iPhone 11, iPhone 11 Pro e iPhone 11 Pro Max já com Wi-Fi 6
Os equipamentos da Apple são dos primeiros a chegar ao mercado já com Wi-Fi 6. A Apple apresentou os equipamentos na passada semana o iPhone 11 Pro e o iPhone 11 Pro Max que já possuem certificação para tal.
Nos próximos tempos mais equipamentos terão tal suporte. De acordo com a Apple, a tecnologia Wi‑Fi 6 (802.11ax) permite downloads até 38% mais rápidos.
Leia também...
Este artigo tem mais de um ano
Agora é ver as operadoras a se aproveitarem do facto e a oferecerem velocidades 38% (50% arredondado – que é melhor para o marketing) mais rápidas a novos clientes.
Será ?? Deus o ouça,meu amigo !! Isso é que era. 🙂
Só com o IPhone? E o Samsung Galxy S10?
Iboys…
https://pplware.sapo.pt/smartphones-tablets/android/o-samsung-galaxy-s10-sera-mesmo-o-primeiro-smartphone-com-wifi-6/
é verdade, nas specs do Galaxy Note 10+ refere que suporta Wi-Fi 802.11 a/b/g/n/ac/ax 2.4G+5GHz, HE80, MIMO, 1024-QAM, e sendo assim, terá sido ele o primeiro, e não o iphone, se é que, para nós utilizadores, é mais importante quem leva a taça do 1º ou 2º lugar, ou a tecnologia estar disponível.
O texto diz que é um dos primeiros, não que é o primeiro.
Queira pff ler atentamente o texto na integra:
(…) Os equipamentos da Apple são dos primeiros a chegar ao mercado já com Wi-Fi 6. A Apple apresentou os equipamentos na passada semana o iPhone 11 Pro e o iPhone 11 Pro Max que já possuem certificação para tal. (…)
Volto a referir, que para mim a posição no ranking pouco me importa, importa sim, é que eu possa ter a tecnologia.
Certo, são dos primeiros…não os primeiros.
Título enganador e parágrafos que como viram enganaram muito leitor porque quiseram dar a entender que era nos iPhone que vinha essa novidade. E depois fazem outra notícia. Vez de corrigirem esta. Mais um exemplo de má informação que vos levou a editar o parágrafo para deixarem de ser os primeiros e serem “dos primeiros”
E porque dar como exemplo um terminal que nem sequer saiu quando temos o s10 que saiu em fevereiro já com suporte?
Sim, também. Já vem com suporte para Wi-Fi6 (saiu antes da oficialização)
E faz sentido uma notícia com o titulo “wifi 6 lançado oficialmente chega com o ip11”? Fazem referência a um equipamento que ainda nem saiu e nao falam de outros que ja estao a meses no mercado? E depois nao querem ser acusados de parcialidade…
vou comprar 2
Indeciso…iPhone 11 Pro Max 64Gb a 1279EUR ou 256GB a 1449eur?
Opinião?
64gb é nitidamente pouco se tirar muitas fotos/videos.
Com o novo iOS ja é possível andar com um disco externo ou uma pen usb C com capacidades superiores e usar como backup! Não?
Quando leio estas notícias fico com a mesma sensação que tinha quando apareciam os protocolos SATA I/II/III e ainda não existiam discos ssd…
De que me serve um tlm capaz de ligar a redes até 9,6Gbps? Eu com 100Mbps cá em casa já tenho tudo ultra rápido na ponta dos dedos.
Não preciso de downloads (semi)instantâneos de filmes 4k, o streaming é mais que suficiente com velocidades fibra. Para o comum dos mortais sinceramente não vejo a necessidade nem o uso em 2019 de qualquer equipamento móvel suportar este protocolo. Além de que estarmos a falar de wifi, não de dados móveis. Mais facilmente encontramos barreiras de redução da largura de banda devido a excesso de utilizadores do que inconvenientes de termos APENAS uma ligação de 3.5 Gbps.
Dito isto, acho muito bem que continuemos a evolução dos protocolos wifi, nunca devemos estagnar, mas estar a discutir qual é o primeiro equipamento a NÃO UTILIZAR uma tecnologia nova…
Quando a Apple retirou os HD’s dos MacBook e passou a usar somente SSD’s eu ouvi reclamações de todos os lados; hoje todo mundo quer SSD. Depois veio a implementação das portas USB-C em detrimento das portas tipo A, e a cada dia vemos mais aparelhos adotando a nova interface.
Agora vem o WiFi 6 e muita gente vai falar: “Ah, mas o meu roteador é padrão AC, não preciso disso” ou “Não tem sentido comprar um roteador padrão AX se minha internet é de apenas 50 megabits”.
Bem, alguém tem que adotar as novas tecnologias para que novos padrões seja adotados.
A verdade é que roteadores wifi são duráveis e ficamos com eles por muitos anos, já os smartphones trocamos a cada 2 ou 3 anos apenas.
As vantagens das novas implementações do wifi sempre são relevantes. Lembro que antes de usar 5 GHz sempre tinha problemas de interferência e desconexões nos aparelhos. Esse problema foi sanado depois que comprei um roteador padrão AC há 3 anos.
Estava pensando em trocar o meu roteador, mas vou esperar mais um anos ou dois e para só então comprar um novo router no padrão wifi 6; o preço ainda está muito abusivo.
Por enquanto fico-me com os velhinhos meus w10m que ainda eram capazes de se desintegrar com essas velocidades eheh
O WPA3 sai juntamente com o WiFi 6?
E o 5G está onde?
Essa parte acho que expliquei muito explicadinho nos comentários a outro post 🙂
https://pplware.sapo.pt/apple/apple-iphone-11-pro-rapido-4g/#comments
5G para ter velocidades ainda inferiores a 4G? Ou a ter cobertura apenas em Lisboa por ex…e mm assim só centro?
Ainda vai levar tempo até que valha a pena a mudança para 5G e aí dará tempo a que a Apoke venda mais um ou 2 anos equipamentos sem 5G… Tanta pressa para que?
Com a velocidade que temos já não conseguimos gerir a quantidade de informação que todos os dias nós chega…imaginem a velocidades 5G…para ver um filme 8K? Lol ou para ver o Facebook? Tanta evolução em coisas que não interessa…e no que realmente importa…zero… Infelizmente