Vodafone Portugal: fibra atinge super velocidade… 50 Gbps
A Vodafone Portugal realizou esta semana, um teste pioneiro na sua rede de fibra ótica que permitiu alcançar velocidades de transmissão de dados de 50 Gbps (50G-PON), ou seja, cinco vezes superior à mais elevada velocidade comercial atualmente praticada no País.
Vodafone Portugal: teste da fibra foi realizado em laboratorio
Este é o primeiro teste realizado em laboratório, depois da experimentação realizada no Centro de Excelência de Serviço Fixo do Grupo.
O exercício em Portugal aferiu a prontidão da rede de fibra ótica de última geração e visou potenciar e capacitar o seu uso para limites nunca experimentados em Portugal sobre a mesma fibra utilizada para os atuais serviços (de 1 Gbps, GPON; e 10 Gbps, XGS-PON). Por outro lado, comprovou a sua exequibilidade em condições semelhantes à da sua utilização comercial.
Paulino Corrêa, Chief Network Officer da Vodafone Portugal, referiu que...
O 50G-PON é uma importante evolução técnica que permite prestar serviços de rede fixa com uma performance e a débitos extremamente elevados, dando aos Clientes a possibilidade de virem a ter acesso a capacidades simétricas de 50 Gbps. Com este teste, a Vodafone Portugal demonstrou mais uma vez a sua constante e consistente aposta na introdução das mais recentes tecnologias para o serviço aos seus Clientes e no lançamento de novos serviços avançados
A coexistência de três gerações de tecnologia PON (rede ótica passiva) na mesma fibra garante uma evolução gradual para os Clientes. No futuro, o investimento da Vodafone nesta tecnologia utilizando a sua infraestrutura de fibra já existente permitirá aumentar significativamente a atual capacidade máxima de 10 Gbps para 50 Gbps, bastando atualizar o equipamento optoelectrónico ligado em cada extremidade da fibra.
Estes débitos de transmissão permitirão inicialmente endereçar necessidades empresariais de clientes com aplicações mais exigentes ou concorrência de utilizadores elevada e potenciar novos serviços de data centre, computação avançada e vídeo.
Pfff…. lá para 2050 devo ter em minha casa…..
Até me podiam dar 100Gbps, quando a DIGI tiver disponível mudo logo, chega de mamarem…
Concordo com todas as palavras que escreveste, estou também á espera da Digi e chega de ser chulado pela Vodafone.
Vocês estão muito iludidos de pensam que a Digi vai vir com serviços maravilhosos a preços maravilhosos e vai ser tudo algodão doce e arco-iris…
até lá há esperança que haja alguma concorrência minimamente decente face ao ao esquema dos grandes!
Já não acredito no Pai Natal…
50gigas para o meu plex server a bombar, ja punham era internet gratuita para quem tem menos de 1300 euros mensais. Queremos igualdade e vir do brasil para ca ja custa muito
Não és brasileiro. Essa escrita é tipicamente portuguesa de Portugal.
e quem paga para ser gratuita?
anda o sistema nacional de saúde no lodo e pedem net gratuita?
as prioridades no uso de dinheiro de estado estão mesmo trocadas
se por cá não agrada, a troca é sempre possível
temos um ditado popular ” quem não está bem, muda-se”
Podes sempre voltar para de onde vieste…
deves ser muito carente para te fazeres passar por quem não és, só para teres reações e te poderes satisfazer com isso. Não te vais tratar não…
Men a minha rede só da 10 gigas pah, agora vem com 50.. qual é o utilizador que consegue dar uso a 10G nem eu consigo puxar a de 1G que tenho instalado
Não é para utilizadores é pra empresas, aqui temos uma solução que consome 20 gbps 24/7 onde temos dois links de 10 gbps dedicados agregados e depois temos mais meia dúzia de links 10 gbps para uplinks a clouds publicas e mais umas aplicações intensivas, nem tudo se resume ao teu Netflix
Quem disse que eu uso netflix 😉
Não é isso que o povo quer, que que nós queremos é preços mais baratos! A partir dos 100Mbps, já não interessa de é de 200, 500 ou 1 Gbps, porque não altera nada no dia a dia das pessoas!!
Andam com tretas a iludir os portugueses. Investem e gastam tudo para ter o Ferrari das telecomunicações, quando os portugueses têm salários que só lhe permitem ter um Fiat ou um Dacia.
Desçam á realidade, PF, depois vai-se admirar do sucesso da Digi…
Lol, eles a correrem desesperados, temos aqui uma NET 10x mais rápida e a Digi a metade do preço, quem é que o people vai escolher?
Tenho 1Gbps de download mas apenas 200 de upload. Bem podiam antes melhorar o upload para os clientes.
Para os que dizem “blá blá blá estou à espera da DiGi blá blá blá” se acham mesmo que será muito diferente… vão ficar desiludidos. A NOVVO também ia ser ser diferente contudo, além de ser apenas um nicho, nem 1/4 do território nacional continental cobrem, o serviço é péssimo, desde a qualidade do mesmo até ao apoio ao cliente.
Não estou a defender nenhum operador, simplesmente não ando de olhos tapados pois na verdade é tudo farinha do mesmo saco.
Na eletricidade, os diferentes distribuidores, concertas preços, no gás igual, no combustível é o que se sabe e nos operadores de telecomunicações acham que é diferente, que a DiGi é o vosso “cavaleiro branco”, que vos vem salvar?
“Ah e tal a concorrência é sempre boa e bem vinda”, evidente que sim mas, quando é idónea. Em Portugal, sabemos que isso não acontece.
Godspeed!
@Nome como é que podes dizer que o apoio ao cliente não presta se…. eles não têm ainda clientes, não têm serviço comercial…. Se não sabes o que significa ser tester tens boa solução não o sejas…
E quanto á eletricidade… só paga mais quem quer… o ano passado passei de facturas de 50€ para 15€ no mercado indexado… mas deves ser daqueles que é da EDP porque os outros compram á EDP e se fazem mais barato é tanga… deixa-te estar.
Isso foi o ano passado, este ano a conversa mudou 😉
@Mário aconselho nova leitura (atenta) ao meu comentário, não obstante cito:
“A NOVVO também ia ser ser diferente contudo, além de ser apenas um nicho, nem 1/4 do território nacional continental cobrem, o serviço é péssimo, desde a qualidade do mesmo até ao apoio ao cliente.”
Está bem explícito, me me referia ao apoio a cliente da DiGi.
A Vodafone é um flop em Portugal, desde 1998 nunca reforçaram a cobertura de rede na minha zona e só dizem “temos cobertura máxima 4G”
muito bonito, preço justo e disponibilidade, centrem-se nisso
Existe a algum tempo ligações a 100G na rede core (DWDM) do maior operador em portugal.
Não é nada de novo.
uma coisa é core outra coisa é sobre ftth
o “smart router 3” bora-se todo e não chega a 1 gigabit quanto mais 50, já era tempo de deixarem os clientes instalarem outro router se quiserem, isso e simetria up/down.
Nem fibra NOS, nem Vodafone tenho por aqui….
1 Gbps NOS por coaxial, por acaso bastante estável e bem servido!
só uma atenção nunca as operadores dizem a velocidade de acesso a Internet mas sim comercializa banda larga , para quem nao percebo é enganado , Banda larga é o tamanho máximo de pacotes transferidos de um ponto ou outro que se chama (ping ou latência) isto tudo depende dos servidores e distancia, quando se faz um teste ,eu gosto do Ookla temos 3 medicoes , Ping ms esse é o tempo de resposta de um ponto ou outro escolhido nos servidores , 1º em amarelo idle latency ( este é o tempo de reposta serve para enviar pequenos dados email ,msg em app jogar jogos .ect, 2º em verde idle Download que é um teste de striming de video pacotes grandes , 3º idle Upload que é o tempo de resposta de envio de striming ,jogar um jogo e estar a striming em direto para uma rede social , mas atençao os dados do jogo em si sao enviados pelo 1º o amarelo.
entao esplico assim 500mbs de banda larga com 3 idle latency contra 1000mbs com 6 idle latency a velocidade diferente 3 contra 6 , agora se eu tranferir um pacote de 500mb chega mais rapido com o 3 idle ( esta a levar 3 milesimos de segundo ) nao se deixe enganar eu tinha vodafone 200mbs com ping de 2 e passei para 500mbs e agora tenho um ping de 6 e estou pagando mais