SpiceWorks – Monitorize toda a sua rede informática
As redes informáticas, ao contrário do que muitos pensam, são "palco" de muitos desafios para os Administradores de Sistemas. Mesmo depois de acharmos que está tudo implementado e a funcionar, é muito importante que se monitorize todos os equipamentos passivos e activos, de forma a proceder a possíveis afinações e a detectar eventuais problemas.
Por melhor e mais experiente que seja um Administrador de Redes, é importante que este tenha também ao seu dispor uma ferramenta de monitorização e alarmistica, que lhe permita ter uma visão global de toda a sua rede. Aproveitando a dica enviada pelo grande amigo e leitor do PPlware, o Beto, apresento-vos o SpiceWorks.
O SpiceWorks IT Desktop é uma aplicação open source que inclui várias funcionalidades, das quais se destacam a monitorização de redes, inventário da rede, software de Help Desk, auditoria de redes, etc. É uma aplicação direccionadas para as PME, que possuam parques informáticos já com alguma dimensão.
Vejam o SpiceWorks em acção
Inventários de rede
O inventário de uma rede (documentação), é algo sempre importante para qualquer administrador de rede. O Spiceworks disponibiliza um módulo que permite catalogar todo o software e hardware existente num parque informático. É possível descobrir na rede: PCs, independentemente do sistema operativo, impressoras, routers, swicths, ou outro qualquer dispositivo que tenha associado um IP.
Monitorização da rede
É importante para qualquer Administrador de Sistemas saber o estado da sua rede e dos equipamentos activos que a constituem. O Spiceworks permite-lhe, através do modulo de monitorização da rede verificar se por exemplo alguma máquina está com falta de espaço em disco, se um anti-vírus está ou não actualizado a nível de assinaturas, etc. É possível também identificar na rede, quem instalou um determinado software e é dada também a possibilidade ao gestor do Spiceworks, de aceder aos logs e eventos de todas as máquinas da rede.
Outra das opções, é a visualização dos eventos ocorridos, através de um gráfico.
Software de Help Desk
Um aplicação que permita realizar a gestão dos pedidos de Help Desk é sempre importante no sentido em que nos permite registar problemas, notificar o utilizador do estado do problema reportado (via e-mail, com anexos), entre outras funcionalidades. Podemos criar vários grupos de acção, e assim redireccionar os tickets dos utilizadores, mediante os pedidos.
Esta é sem dúvida uma aplicação que os Administradores de rede devem ter em consideração, uma vez que aplicações do mesmo tipo têm por vezes valores exorbitantes. É uma ferramenta bastante interessante, que disponibiliza as funcionalidades essenciais para se gerir mais comodamente qualquer rede informática.
O SpiceWorks conta actualmente com uma grande comunidade de utilizadores, que partilham as mais diversas informações num fórum de discussão (Aceder aqui).
Aguardamos o vosso feedback.
Licença: Freeware
Sistemas Operativos: Windows XP/Vista/Win7
Download: SpiceWorks [24,27 MB]
Homepage: Spiceworks
Este artigo tem mais de um ano
Eu só de ver o vídeo fiquei pasmando…
Quais são os pontos negativos do produto? Existem empresas como a CA a levar fortunas por software do género e eles fazem a “borliu”? Tem que existir uma contra partida :X
Parece muito bom, ainda por cima open source
Eu já experimentei em trial o Lansweeper num necessário empresarial bem grande e fiquei pasmado com a quantidade e qualidade da informação. Só que…passado uns dias, end of trial…
tenho que testar este
ops
necessário–> cenário
Já uso a cerca de ano, ano e meio..não aconcelho a quem vá monitorizar mais de 100~150 devices..
@joao bastos
A contra partida é publicidade, se quisseres ad-free pagas, já nao me lembro ao certo dos valores mas são preços muitissimo melhores que esses produtos q falaste.
De realcar tb a parte “mobile” da plataforma e outras features mt engracadas como o mapa de rede etc..
Já usei e aconselho, mas tive que perder um bom bocado a enquadrar cada tipo de equipamento no seu lugar.
Também já usei outro melhor que este só que não era free 🙁
Para mim, monitorização é com o Nagios. 🙂
eh eh eh.. Sem duvida uma das melhores ferramentas. Fica feito o convite para escreveres um artigo para o pplware sobre essa excelente ferramenta 🙂
Nos open source, além do Nagios tens também o OpenNMS e o meu eleito, o Zenoss Core:) Para quem é curioso da área de monitorização, aconselho a dar uma vista de olhos neste último:)
No meu trabalho, utilizamos o OpenNMS. Pesadote, é verdade, mas conseguimos monitorizar aplicações específicas via SNMP/JMX. Recomendo para ambientes de grande dimensão (e tb é open-source :-))
Nagios sem duvida, mas há várias alternativas Open Source.
– Nagios
– OpenNMS
– Zenoss
– Zabbix
– Pandora FMS
– Hyperic
– GroundWork
– ….
Cada solução tem a sua particularidade e terá que ser adaptada mediante as necessidades de cada um, mas a minha preferencia sem duvida Nagios, flexivel, robusto, vasta comunidade, fiável, rápido, existem muitas ferramentas/addons para integrar (PNP4Nagios, NagVis, Splunk….). Mas isto é só a minha opinião.
muito bom, e o cacti também.
mas o Dude, passa tudo isso…
como já foi publicado anteriormente:
https://pplware.sapo.pt/windows/software/the-dude-4-0-beta2-esquematize-a-sua-rede/
http://www.mikrotik.com/thedude.php
versão estável
http://download.mikrotik.com/dude-install-3.6.exe
Seria realmente muito bom ver um artigo sobre o Nagios.
o nagios é realmente muito bom… monitoriza tudo e mais alguma coisa..
Ricardo, acho que já tens muitos clientes 🙂
Opennms e zenoss n sao basicamente front-ends para nagios?
Realmente um artigo sobre nagios, seria de valor..
Só tenho pena que seja em Linux onde sou uma bosta com ele.
Off topic
Como consigo abrir um ficheiro como administrativo no vista, numa conta sem privilégios de administrador, sem dar a password de administrador a quem usa essa conta, pois pede sempre a password e de outra forma o executável não trabalha direito.
é claro que para obteres informacoes sobre uma máquina tens que fornecer ao spiceworks uma conta com permicoes de administracao, acho que nao foi mensionado no artigo mas spiceworks suporta active directory, por isso uma conta com permicoes de admin na AD resolve os teus problemas todos 😀 é claro exepto impressoras e outros dispositivos de rede que nao se autenticam na AD.
lol so reparei no offtopic dps de responder -.-‘
boas
tambem uso o nagios … para mim o melhor ate agora 🙂
Sou utilizador desta ferramenta há alguns anos e recomendo vivamente.
Sim é grátis, sim temos um controle da infra-estrutura, help desk e todo um mundo de opções.
Decididamente uma opção a considerar.
É pena não ter versão para S.O. Linux, mas vou testar…
Boa tarde,
Desde já deixo os meus parabéns a todas as publicações realizadas.
De facto pelas funcionalidades sem entrar em detalhe acho uma boa ferramenta, mas sem dúvida que vale a pena realizar uns testes.
Contudo, como já foi dito por várias vezes o Nagios é uma excelente ferramenta para monitorização de redes, bastante completa, mas com algumas “deficiências”.
Para quem não conhece deixo aqui também mais uma ferramenta ou melhor um conjunto fasto de ferramentas de monitorização (contém o nagios 3, etc), e não só, “groundworkopensource”, para mim sem uma das melhor que trabalhei até aos dia de hoje, bastante acessível. Aconselho a experimentar, até mesma a uma publicação aqui sobre esta “bomba de monitorização”.
Cumprimentos,
Boa tarde,
Estou agora a dar os primeiros passinhos em GroundWork e gostaria de saber onde posso encontrar mais informações em como começar.
Cumprimentos,
Cátia Moreira
Eu utilizo o PRTG Network Monitor( http://www.paessler.com/prtg/ ), mas definitivamente vou trocar por este.
Boa dica Pedro.
Os comentários tb têm uma dicas porreiras.
Cumps.
Gostaria de saber se existe alguma destas aplicações numa versão portable esta ou até mesmo do Nagios.
boas!
alguem ja tentou gerar codigos de barras com o SpiceWorks?
Conhecem algum pulgin?
Nas varias pesquisas que fiz, nao encontrei, só para QR code.
Cumps
Eu sou o gestor de uma rede informática de uma empresa de texteis, os meus colegas por vezes ligam-se à rede com computadores pessoais e com software piratiado, tenho algum problema ao utilizar o SpiceWorks por causa de me aparecer constantemente avisos de problemas com as licenças.
Obrigado,
Boas. Para o Spiceworks obter a info das máquinas, precisa do SNMP activo? Senão qual é o método que o software obtém as informações da máquina?
Se for máquinas Windows o SW utiliza o WMI, para tal precisas uma conta com acesso admin às máquinas.
RV obrigado. Resultou sem problemas 🙂
Boa tarde,
ja fizeram o trial N-central da N.able Solarwinds?
Gostava de ter feedback no que diz respeito ao produto.
Cumprimentos,
Robert Soares
robert.soares@solarwinds.com