Redes – Como calcular sub-redes? Parte prática
Depois de termos dado algumas dicas de como proceder ao cálculo de sub-redes no artigo Redes – Como calcular sub-redes?, alguns dos nossos leitores solicitaram que fizéssemos um artigo que explicasse como proceder à configuração das máquinas na prática.
Atendendo a esse pedido, criei um pequeno artigo a explicar o que fazer depois do calculo das sub-redes.
Aproveitando o exemplo do outro artigo (ver aqui), obtivemos 8 sub-redes (a partir da rede principal 192.168.1.0/24), e para cada sub-rede conseguimos encaixar 30 máquinas.
Considerando por exemplo que pretendem configurar uma máquina na sub-rede 192.168.1.64 devem definir nessa mesma máquina as seguintes configurações:
IP da máquina: um endereço definido entre 192.168.1.65 até 192.168.1.94
Máscara: 255.255.255.224
Depois de termos procedido ao cálculo das sub-redes podemos proceder à configuração das máquinas na prática. Lembramos que para o cenário-exemplo deste artigo não existe qualquer router (para possibilitar a comunicação entre máquinas de sub-redes diferentes), pelo que as máquinas apenas comunicarão entre outras máquinas da mesma sub-rede.
As configurações de rede podem ser obtidas automaticamente via DHCP (ou seja, existe na rede um servidor de DHCP ou outro equipamento a proceder ao envio das configurações de rede ao cliente) ou podemos proceder nós próprios (manualmente) às configurações. Para o presente exemplo vamos proceder à configuração manual e vamos apenas usar a sub-rede 192.168.1.64 (Para as outras sub-redes o processo é idêntico, sendo apenas necessário mudar o endereço IP que deverá estar de acordo com a sub-rede escolhida, a máscara mantém-se a 255.255.255.224).
Vamos considerar então que temos uma máquina com Windows, outra com Linux e outra com MacOS. As configurações devem estar de acordo com o diagrama seguinte:
Como configurar uma máquina com SO Windows?
Para quem pretenda configurar endereçamento estático em máquinas com Windows, aconselhamos a lerem o seguinte artigo: Windows: Configure um IP estático.
O resultado final deverá ser idêntico ao que é apresentado na imagem seguinte:
Como configurar uma máquina com SO Linux (Ubuntu)?
Para quem pretenda configurar endereçamento estático em máquinas com Linux, aconselhamos a lerem o seguinte artigo: Dicas Linux – Configurar endereço IP e DNS. As configurações de rede no Ubuntu podem ser facilmente definidas através do NetworkManager.
O resultado deverá ser algo do género:
Como configurar uma máquina com MacOS?
Em MacOS o utilizador pode proceder à configuração de endereçamento estático no menu Preferências de Sistema –> Redes –> Ethernet.
O resultado deverá ser algo do género:
Considerações finais
Esperamos que este artigo tenha ido de encontro ao solicitado pelos nossos leitores. Caso tenham alguma dúvida ou questão deixem em comentário que terei todo o gosto em vos ajudar. Em próximos artigos tentaremos abordar um exemplo onde os requisitos a nível de hosts variam de rede para rede. Para comunicação entre máquinas de sub-redes distintas, vamos também tentar trazer um artigo com a solução (provavelmente através do Vyatta). Até lá, mãos à obra!
Artigos relacionados
Este artigo tem mais de um ano
Sempre na vanguarda! 🙂
Daqui a pouco já o pessoal que lê o PPLWARE pode ir tirar o CCNA sem problemas! 🙂
eh eh eh…Venham venham que eu faço um desconto aos nossos leitores do pplware.
Isto dá-se na cadeira de Princípios da Computação no 1ºano de uma Licenciatura em Eng.Informática… 1 mês antes e tinha-me dado um jeito incrível 😀
Muito bom post!!
Parabéns
Boas festas para todos
Interessante rubrica, parabéns.
Tenho uma dúvida faltam dois meses para acabar o número de endereços ipv4, gostaria que me esclarecessem o que vai acontecer á internet, podem consultar um contador a mostrar a quantidade de ips disponiveis:
http://www.softlayer.com/
o ipv6 foi feito pois pensava-se que os ipv4 iriam esgotar. mas actualmente isso é um cenário remoto, por causa do NAT. acho que não é preciso nos alarmarmos, por enquanto…
Grande post,é disto que nós os universitários das Engenharias Electrotécnica e Computadores e dos de Engenharia Informática gostamos.
Continuação de bom trabalho!
Boas festas!
Só falta uma coisa que dava muito jeito:
Um botão con o título: “Print to PDF”, no fim do post, para os fins óbvios.
Concordo!
Enquanto não implementam o botão…
Seleccionar (a área que pretendem em pdf) –> Control+P –> Intervalo de Impressão: Selecção –> Imprimir para ficheiro (PDF)
Eu dei isso no 3º ano do curso tecnico de gestao de equipamentos informaticos…(:
Isso é 2 meses tinha-me dado imenso jeito, quando andava a tirar o meu CCNA 🙂
Grande post.
Isso á 2 meses tinha-me dado imenso jeito, quando andava a tirar o meu CCNA 🙂
Grande post.
Seria interessante também explicar o endereço de Gateway e broadcaste de cada sub-rede…
Só falta os protocolos de rateamento 🙂
roteamento… (excuse)
Sou leiga na matéria.
Como ligar 2ªas sub-redes com um router.
Através de Routing…
Olá pessoal vc sabem que o endereco e transformado em bits que apresentam 4 octetos
11111111 11111111 11111111 11111111
255 255 255 255
Cada octeto representa nessa forma
já se perguntaram por que /27
128 64 32 16 8 4 2 1 128 64 32 16 8 4 2 1 128 64 32 16..
1 1 1 0 0 0 0 0 1 1 0 0 1 0 0 0 0 0 0 0 ..
192 168 1
o restante respondeimais mais tarde, muito sono até a proxima…
para calcular uma sub rede é obrigatorio vc saber fazer conversão de decil para binário …