PplWare Mobile

Windows: Configure um IP estático


Ana Narciso, colabora com o Pplware desde 2008 e tem especial preferência pela escrita acerca de eventos em que participa, análises a gadgets, análises a serviços Web e notícias em geral. Formada em Engenharia Informática e de Computadores pelo Instituto Superior Técnico, trabalha actualmente como Consultora de Business Intelligence. Gosta de poesia e adora concertos de metal.

Destaques PPLWARE

  1. DoContra says:

    Excelente artigo. Conciso mas suficientemente esclarecedor. Há uns anos atrás atribuir IP nas máquinas do meu emprego (ainda usávamos Windows 3.11) era uma dor de cabeça, pois para além dos PC tínhamos impressoras ligadas a “print servers” que tinham de ser também configurados. Com o “advento” do DHCP só as (actuais) impressoras de rede têm IPs fixos. E é, aliás, para as impressoras (caso as tenhamos na nossa rede doméstica) que é essencial a reserva de endereços fixos.

  2. M.Manuelito says:

    Um excelente artigo, bastante esclarecedor e ideal para aquelas pessoas que não estão muito à vontade nestas coisas de configurações de redes.
    E por falar em abrir portas nos routers, onde, de facto, é essencial termos ip´s fixos, chamo à atenção deste também excelente artigo do Pedro Pinto que mostra como, de maneira fácil, se podem abrir as ditas portas. http://goo.gl/GAVi

  3. Ludoman says:

    Entao e quando o servidor dns alternativo é o msm k o preferido? Simplesmente n se mete?

  4. MoosHD says:

    Já à algum tempo que andava à procura disto.

    OBRIGADO!!

  5. Manuel Silva says:

    Artigo simples mas eficaz! 😉

    Para quem usa um portátil e usa diferentes redes, poderá reservar um IP para o seu pc no seu router doméstico.

    Essa reserva é baseada no endereço físico da placa de rede com a qual se liga – sem fios (wifi) ou por cabo de rede (wired ethernet).

    Com esse endereço “fixado” no router já é possível atribuir portas para serviços/aplicações/jogos!

  6. Isto facilita abertura de portas do router, não criando tantos conflito;D

    Bom Post, vai dar muito jeito a muita gente!!
    Cumps,

    Ruben Ferreira

  7. Emannxx says:

    Excelente =)

    Espero que com isto (IP estático) já consiga usar o DMZ …

  8. MOr says:

    Quando passarmos a usar o IPv6 a rede local vai continuar a definir-se assim ou isto vai mudar?

  9. MOr says:

    Offtopic:

    Google, NSA talk defense partnership

    http://news.cnet.com/8301-1009_3-10447279-83.html

    Ainda falam da Microsoft…

    • a Friend® says:

      A NSA ajudou a Microsoft na produção do Windows Vista e Windows 7.

      Há quem afirme que eles puseram montes de “backdoors” no Windows, mas a Microsoft nega (como é obvio.. se queremos espiara alguém, não lhes vamos dizer)

      http://gizmodo.com/5409420/microsoft-denies-programming-nsa+accessible-backdoors-into-windows-7

      Tou a ver que a ambição da Google esta a tornar-lhe uma nova Microsoft…a Google de à 2 anos já não é a mesma de agora, o CEO deles Eric Schmidt tem ligações com o Governo Norte-Americano, e acho que com o sucesso do Google, o Governo já lhes anda a por a mão em cima. Os inventores do Google quase já não têm opinião do que se passa na empresa.

      Governo primeiro trabalhou com a Microsoft, e como agora o Google tem mais poder através dos serviços prestados, eles agora viraram-se para este lado, é quase o mais certo.

  10. Nuno Amaral says:

    Isto funciona numa ligação com o MEO? E qual a vantagem?

  11. Flecha says:

    Não podemos usar o DNS do Google, conforme um post antigo aqui no pplware???

  12. Stiven says:

    Boa dica. Obrigado Pplware.
    Vou já experimentar.

  13. Ricardo says:

    Correcção: 192.168.0.255 é o endereço de broadcast, não pode ser usado, por isso a gama possivel é 192.168.0.2 e 192.168.0.254.

  14. Ratinho says:

    Eu experimentei fazer isto no meu pc e não resultou!!

    Eu tenho o Win7, uso uma placa de rede.
    o ip defenido era 10.1.1.3
    e o resto era tudo 10.1.1.1

    Eu apenas alterei o ip para 10.1.1.36

    Será que alguem me pode ajudar, e dizer-me porque nao resultou??

    Tive de voltar a resolucçao de problemas do windows para establecer novamente a ligaçao.
    Se corre-se bem era muito util para o meu utorrent

  15. Alexandre Alves says:

    Este é só a opinião de um leitor que gostava de ver o PPL WARE pré-sapo.

    Ultimamente os artigos têm estado a surgir com pouco conteúdo de pouco interesse. Onde antes existia assuntos deveras interessantes agora vemos artigos como instalar firefox 3.6 em Ubuntu, como definir ip estático em windows, como desactivar serviços são um exemplo que para mim são inutéis. Relativamente aos artigos de Linux enjoa “só ver” a distro Ubuntu.

    Aparentemente isto está-se a tornar no “Dummies come here” ou “pc guia online” sem ofensa!

    No entanto os artigos que ainda tẽm algum conteudo de interesse são os high tech. E respondendo já a alguns, sim posso só ver esses mas abrindo a olhando para a página principal enfim…

    Mas é só a minha opinião, vale o que vale.

    • Vítor M. says:

      Todos os dias temos 8 a 10 artigos, mais ou menos e versamos sobre os mais variados assuntos.

      Não podemos de forma alguma menosprezar todos aqueles que estão a começar neste mundo da informática nem todos os que gostam de artigos mais avançados. Temos um pouco de tudo.

      Quero referir ao Alexandre que conheço todos os seus comentários feitos aqui no Pplware: antes com outro nick e agora com este.

      Parece-me absurdo queixar-se de termos artigos Linux em demasia pois grande parte dos seus comentários são nos artigos Linux… estranho digo eu.

      Pensei cá para mim “ele deve gostar de outra qualquer distro” fui ver e nunca se deu ao trabalho (pelo menos que eu tenha visto) de sugerir qualquer outra distribuição Linux. Preferia sugestões a criticas.

      Quero também realçar que o Alexandre, tem uma especial predilecção por assuntos ligados a netwoorking, são também alvo de bastantes comentários seus, pois mais estranho é este comentário porque frequentemente temos excelentes assuntos relevantes sobre networking.

      Aparentemente o Alexandre está a tornar-se num critico exigente mas sobre assuntos desconexos, o que me parece um pouco incongruente. Mas, quero também deixar presente, tomei conhecimento e dei toda a atenção a esta critica.

      Vamos posicionar obviamente a nossa disponibilidade a falar mais sobre Windows (fazemos todos os dias), Apple (temos reforçado este tema) e Linux (outras distros aparecerão embora são menos populares e quem sabe, menos interessantes).

      Obrigado pelo reparo, devolvo a parte onde não nos revemos “Aparentemente isto está-se a tornar no “Dummies come here” ou “pc guia online” sem ofensa!” para que possa usar em bom proveito. 😀

      Lembro esta sua frase para rematar a minha intervenção:

      “Já uso linux a pelo menos 12 anitos … vi o gnome crescer e mudei-me para kde.No entanto mudei outra vez para gnome … pq?”

      • viperbruno says:

        Vitor viraste GoogleBot, já sabes a preferencia de cada leitor 😛

        LOL

      • Alexandre Alves says:

        Ora boas:)

        Sim é verdade para quê usar nick se posso o meu nome mas adiante 🙂

        De facto posso sugerir outras distribuições mas eu diria algo mais conciso, linux no geral e não só distro ubuntu. Uma vez que tanto quanto sei, instala-se o synaptics (penso que seja este o nome) e é só gerir a partir daí.

        Mas o meu objectivo é mais comentar/criticar, como bem enterem, o facto que muitos artigos ultimamente aqui escritos basta fazer aquilo que se chama “google it”.

        Sim de facto comento mais em assuntos de networking/linux visto que é mais a minha área de conhecimento. Apesar de ter usado durante muito tempo, tornei-me em utilizador de OpenSolaris como já foi mencionado aqui num post sobre segurança. 🙂 Daí não fazer sugestões a que distro usar. Não pretendo com isto dizer que falem de OpenSolaris nem que falem mais sobre Windows (pra mim só para gaming nada mais).

        Como mencionei anteriormente a impressão que tenho é que estão a dispersar muito e para algo que alguns leitores não irão gostar, talvez tenha sido o único a mencionar isto. Mas de facto os que para mim têm mais interesse efectivamente são os high tech bem como segurança … são gostos e como disse a opinião vale o que vale.

        Provavelmente estava a espera que evoluissem mais para a área mid/high end da tecnologia e não para o end user.

        Alexandre Alves

    • AmdM says:

      Toma lá qe já levaste… 😉

      O Vitor deu-te das boas!

      • Mario says:

        Li o comentário do Alexandre e depois do Victor e julgo que posso contribuir com uma opinião imparcial.

        Deparei com pplware ha uns meses e realmente tem alguns artigos interessantes especialmente sobre freeware. Contudo também me parece que estão a deixar-se levar pela demagogia de querer dar tudo a todos…

        <>

        Há sempre um lambe-botas que vem passar graxa ao “guru”… o que ainda torna o acto de dar um feedback honesto e “sem papas na língua” mais difícil.

        Acho que hoje em dia as pessoas se tornam cada vez mais preguiçosas e comodistas tendo medo de se envolver em assuntos mais desafiantes que puxem pelos seus conhecimentos. Se vamos andar sempre a dar o básico aos n00bs eles nunca deixarão de o ser, continuarão na sua miserável ignorância.

        No tempo do DOS, o pessoal aprendia a linha de comandos porque nao tinha alternativa, hoje em dia há quem veja com fascinio uma prestigiada marca lançar no mercado uma “revolução” que faz muitos pensar que mais vale ter um tamagochi “simples de usar, sem multitasking, nem sistema operativo” desde que seja mais fácil, mais simples… Não sou religioso, mas preguiça é pecado.

        • viperbruno says:

          Bem verdade o que dizes. Se nao for a totalidade, grande parte dos Apple fans usam esse tipo de argumentos para defender a marca, e depois fico a pensar: mas assim o que ando aqui a fazer (na area de informatica) ou mas assim deixa de ter piada. O bom da informatica é estar sempre a aprender. É bom sermos nós a personalizar as coisas, nao deixar isso a cargo de uma marca… É isso que tento explicar mas que muitos nao me entendem e até me chamam de “nao informatico” se dizer tal coisa.

          • a Friend® says:

            @ViperBruno

            Mas é isso que tás enganado a respeito da Apple.

            A base do sistema vem bem programada e simplificada para os utilizadores mais leigos, mas os sistema não é fechado de todo.

            Os mais aventureiros, conseguem personalizar o MacOsX/iPhoneOS ao máximo mesmo. No MacOsX tens milhares de formas de personalizar o sistema, e alias, tens uma vantagem que no Windows não tens, que é a Shell. Sistemas Unix é levar o informático a um nivel mais avançado. É isso que devias perceber também 😉

  16. Era uma vez.. says:

    Bom artigo, mas…
    Para programas p2p não conheço mais simples que isto:
    https://pplware.sapo.pt/2009/11/port-forwarding-jogos-aplicacoes-e-outros/

    Uso e recomendo 😉

  17. Para acessar diretamente o diretório onde ficam listadas todas as conexões disponíveis é só digitar no executar “control netconnections”

  18. canelas says:

    off-topic:
    alguem sabe como fazer uma copia de restauro dos separadores do firefox?

  19. Cleiton Bueno says:

    Solução para inserir IPv6 no Windows XP? Vista e Seven aceitam via interface, mas Windows XP instala protocolo mas não deixa colocar pela interface da conexão, apenas usando netsh, alguma solução ou software para isso?

    Att

  20. Gustavo Ramos says:

    Obrigado pelo tutorial, tava tendo dor de cabeça com meu ip duplicado na rede…
    Graças a seu tutorial consegui resolver isso, obrigado mesmo…

  21. Tati Dias says:

    Olá! Tive uma grata surpresa ao encontrar este site tão instrutivo. Tenho um problema em relação a conexão do meu smartphone e ninguém conseguiu me ajudar: tenho um xperia mini pro, uso a conexão velox, tenho um point acess com duas conexões a cabo e uma wireless. Estou tentando conectar o meu smartphone há tempos , mas não consigo. Ele aparece como conectado, mas não há conectividade. Meu notebook funciona normalmente via wireless. Ficarei muito agradecida se puder me ajudar.

    • Bueno says:

      O roteador possui criptografia? Qual é? Normalmente equipamentos mobile tem problemas com compatibilidade com criptografia, lembro uma vez que conectei um Nintendo DS num roteador tive que mudar para WPA por WPA2/AES não funcionava.

      Aconselharia pior das hipoteses controlador por L2, adicione o MAC Address de todos os equipamentos wireless em uma tabela ACL no roteador ae não tem criptografia para conectar e só conectar quem tem o MAC cadastrado.

      Se não souber fazer isso da um toque.

      Att,

  22. Tati Dias says:

    Bueno, olá! Sim, tem criptografia WEP. Eu uso um modem dlink roteado e um acess point. Como eu não conseguia fazer funcionar o meu smarthphone, chamei um técnico pensando que eu estivesse errando em alguma coisa, já que sou uma curiosa e ele tb não conseguiu.
    Eu não sei fazer o que vc propôs. Se puder me ajudar, te agraderia muito.

    • Bueno says:

      Humm ta.
      Técnico bom em hehehe

      Bom maneira mais pratica e simples possivel de fazer isso é:
      Desligue o roteador espere alguns segundos e ligue novamente.

      Acesse o roteador e remova a criptografia.

      Em seguinda conecte no roteador sem criptografia mesmo

      O Smarphone ira conectar, no roteador normalmente é em DHCP Table, Tabela de Lan, algo assim onde fica lista os endereços DHCP que foram atribuidos recentemente e junto um endereço MAC, copiei este endereço.

      Em uma sessão normalmente como:

      MAC Address ACL

      ou Control ACL
      Controle de acesso algo assim:

      Coloque este MAC e e mande filtrar pelo MAC Address, ae conecte os demais dispositivos como notebook o proximo mac cadastre ele e pronto só usar.

      OBS: É claro que tem muita segurança pra fazer, colocando usuario e senha no roteador, seria legal Auth Radius mas assim já é pra ficar bom e seguro.

      Att,

  23. Tati Dias says:

    Bueno, bom dia.

    Fiz tudo o que vc orientou e não aconteceu nada. Continua com conexão sem conectividade. Ontem usei normalmente a net da minha amiga. O problema não é com o smartphone, mas com alguma configuração do meu acess point.

  24. Tati Dias says:

    Ah! Detalhe: nem com a rede aberta funciona.

  25. Bueno says:

    Tati, bom dia.

    Eu recomendaria que você ou pedisse para alguem atualizar o Firmware do roteador, algo esta estranho, aqui em casa tenho um RTL-8186 com Firmware da AP Router super cheio de detalhes pra configurar e o Iphone do meu irmão funciona normal e meu Black Berry ta conectado normal.

    Pode ser algo com o software do roteador era bom tentar ver sobre atualização dele.

  26. Rui Piró Cana Boca says:

    Preciso de ajuda. No meu PC só aparece 1 Servidor DNS.
    Podeis ajudar-me?
    Agradecia muito.
    Cumps.

    PS: Vou beber um pouco de auga (ardente) e vou para o ninho.

  27. Corujax says:

    Boas,

    Estou a usar essa configuração para o Ip estatico. No entanto quando tento publicar um site o mesmo não é acessivel a quem pertence ao mesmo ISP que eu neste caso a ZON.

    Se desbloquear para Ip dinâmico o mesmo já funciona… Podem ajudar?

    Obrigado!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title="" rel=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*

Aviso: Todo e qualquer texto publicado na internet através deste sistema não reflete, necessariamente, a opinião deste site ou do(s) seu(s) autor(es). Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. A administração deste site reserva-se, desde já, no direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação do seu autor (nome completo e endereço válido de email) também poderão ser excluídos.