PplWare Mobile

Redes – Como calcular sub-redes?

                                    
                                

Este artigo tem mais de um ano


Autor: Pedro Pinto


  1. Boca says:

    Muito bom artigo.
    Parabéns!!

  2. grande artigo!!
    vai dar geito, já não me lembro muito bem….

    • Redevil says:

      Excelente e muito bom artigo!!

      Um dos módulos mais importantes e complexos do CCNA1.

      Também já um pouco esquecido…

      • Silva says:

        Complexos? conheçes a matéria do CCNA1?…. se conheçes deves estar um pouco esquecido ao afirmares que subnetting é o mais complexo desse módulo

        • Pedro says:

          A definição de importante é bem diferente de complexo ;-). Concordo com o Redevil. É parte importante do CCNA1 e algo que normalmente sai em exame. Ao aprender sub-redes estás a relembrar o que já deste anteriormente. Indentificar a classe através do ip. Se quiseres esquematizas em decimal e em binário. Não é o mais complexo, eu acho fácil, mas é importante. Claro que há formas de complicar, se tivermos em conta uma class a, a quantidade de sub-redes que se pode criar é colossal mas lógica matemática será sempre a mesma, abraço a todos.

      • IMG says:

        You got to be kidding me LOOOL

    • Rodrigo says:

      pelo Jeito esqueceu como se escreve também, rs

  3. Nimboos says:

    Boas

    vai dar jeito para hoje!!!

    Onde de lê “Então a nova máscara a aplicar às novas sub-redes será: 255.255.240.0 (/27).”, não deveria ser “255.255.255.224 (/27)”?

    • João says:

      Sim, deveria… 😉
      O texto tem esse bug e o indicado pelo Miguel Ribeiro.

      Relativamente ao TPC, assim de cabeça, creio que ficaríamos com 2 rede utilizáveis:

      192.168.150.0/25
      192.168.150.128/25

      Estou certo?
      Esta foi uma matéria que nas aulas de redes quando começamos a falar disto nunca atinei muito bem com ela…

  4. Miguel Ribeiro says:

    /25 = 254 hosts? O.õ posso estar a fazer mal as contas de cabeça… mas isso nao me parece bem…

    • IGOROV says:

      Houve engano no primeiro slide lá em cima, sendo a rede classe C é 192.168.0.1/24 não /25
      São disponíveis 254* hosts, o primeiro IP para a rede e o o ultimo para Broadcast.

      Em função das sub redes as redes podem ser /24 para uma rede de 254 hosts (porque o 0 também conta)
      /25 para duas redes ate 128* hosts cada
      /26 para quatro redes ate 64* hosts cada
      /27 para oito redes ate 32* hosts cada
      /28 para 16 redes ate 16* hosts cada
      /29 para 32 redes ate 8* hosts cada
      /30 para 64 redes ate 4* hosts cada

      *Como cada rede precisa de um IP de rede e Broadcast as redes /30 por exemplo só podem ter 2 Hosts.

      • KaPutnixZ says:

        Antes de mais parabéns pelo artigo..

        IGOROV: Tás a pensar bem mas a escrever mal.. 🙂

        Quando dizes “/27 para oito redes até 32 hosts cada” deverias dizer IPs ou endereços e não hosts. Podes estar a contribuir para a confusão geral que este assunte de sub-neting costuma gerar..

        • Igorov says:

          KaPutnixZ tens razão escrevi mal.

          Sendo em cada rede de 254, 128, 64, 32, 16, 8, ou 4 IP´s retiram se 2 endereços (IP Rede e o ultimo para Broadcast) a cada uma delas e temos o numero de hosts possíveis 😉

          Desculpem o lapso.. a meio das aulas.. de manha hehe

    • Pedro Pinto says:

      Foi um “bug” na imagem 🙂

  5. Edgar Silva says:

    Venho estudar bem cedinho, para exame final do primeiro modulo do CCNA e sou presentiado com material de estudo em português!lol

    GRANDE PPLWARE!!

  6. joao says:

    ccna 1 ja esquecido 🙁 Bom Tutorial!

    “Sabendo que a escolha é então 32 podemos então rapidamente AFIRMAR QUE AS SUB-REDES TERÃO UMA DAS OUTRAS e que podemos variar 3 bits.”

    Terão o que? nao falta nada aqui?(corrijam-me)

    Já que isto é para o pessoal mais leigo e sem grandes conhecimentos, acho que falta explicar como aplicar isto em casa.
    No fim, creio que vão surgir perguntas do tipo:

    “E agora? basta por estes ips nos pcs?”
    “Tenho de ir ao router e por a minha rede com a netmask /27?”
    “Ou ponho a netmask dos pcs a 240?”

  7. NoFait says:

    Na imagem inicial.. Não devia ser /24 = 254 hosts? é que /25 = 128 hosts…

    De resto está excelente o artigo. Gostei! 🙂

    Abraço.

  8. Jônatas says:

    Uma pergunta, o endereço de sub-rede, eu coloco aonde na máquina? Eu sei que é lá no TCP/IP, mas aonde?

    Abraço!

    • João says:

      Sub-rede também conhecido máscara da rede ou netmask.

      Em windows, na janela onde se define o ip, normalmente é o campo logo por baixo.

      Em linux, n sei pq normalmente utilizo o comando ifconfig ou os ficheiros de configuração…

  9. cucu cartman says:

    Por isso é que adoro redes… eu não teria explicado melhor…
    CCNA1 e 2, great learning 🙂

  10. Redin says:

    Para os mais preguiçosos como eu… LOL temos o BosonSubnetCalculator da CISCO

    http://www.boson.com/FreeUtilities.html

    Cumprimentos.

  11. ana sofia says:

    deviam de ter publicado isto ha 3 dias atras ! tive teste acerca disso na segunda 🙁 muito bom post !

  12. Pedro Sousa says:

    eu vou ter teste amanha de redes, e sai um exercicio de subredes. desejem-me sorte. 😀 ora vejam o que me espera.

    — exercicio de VLSM
    — conceitos de: Vlan/ Trunk / Intervlan Routing
    — Processo De Arranque de Um Switch /Routing cisco
    — Conceitos de Private VLAN
    — Comandos IOS

    e sim, é um grande post. 🙂 cumps.

  13. Manuel Silva says:

    UFA!!!! Só correcções!!!
    ´
    Rede:
    192.168.1.0/24

    O endereço 192.168.1.0 representa a rede!!!

    A máscara de rede 255.255.255.0 (se contarem os bits são 24 – o bits por cada octeto) indica-nos que temos uma rede (de Classe C) com 256
    hosts!!! -> sendo que o primeiro identifica a rede e o último é o endereço de broadcast.

    Se acrescentarmos 1 bit na máscara (passamos de 24 para 25) fazemos uma divisão da rede (o chamada sub-neting) – e passamos a ter 2 redes com 128 hosts cada (incluindo os endereços que identificam as redes e os endereços para atribuir a clientes).

    192.168.1.0/25 – a identificação da rede 1
    192.168.1.1 até 192.168.1.126 – endereços úteis
    192.168.1.127 – endereço de broadcast para a rede 1

    192.168.1.128/25 – a identificação da rede 2
    192.168.1.129 até 192.168.1.254 – endereços úteis
    192.168.1.255 – endereço de broadcast para a rede 2

    Se tivessemos acrescentado 2 bits na mesma rede inicial teríamos não 2 redes mas 4 (cada bit acrescentado divide a(s) rede(s) que tivermos).

    |———————|
    24 bits = 255.255.255.0 (rede original de classe C)

    |———(1)———|
    25 bits = 255.255.255.128 (o bit acrescentado divide 1x a rede)

    |—(2)—(1)—(2)—|
    26 bits = 255.255.255.192 (o 2º bit divide cada uma das 2 redes existentes)

    E assim sucessivamente…

    Quando retiramos 1 bit (superneting) passamos a ter uma rede com mais hosts. Exemplo:

    192.168.0.0/23 – identifica a rede
    192.168.0.1 até 192.168.1.254 – endereços úteis
    192.168.1.255 – endereço de broadcast

  14. xtrender says:

    Também concordo com outro user que deviam mostrar agora como se faz na prática.

    Em linux/windows

    • Pedro Pinto says:

      @Xtrender

      Não percebi bem o que se pretende. Ensinar como configurar as máquinas num SO com Windows ou Linux, é isso?

      • xtrender says:

        Sim…

        Como disse outro user aqui:

        “E agora? basta por estes ips nos pcs?”
        “Tenho de ir ao router e por a minha rede com a netmask /27?”
        “Ou ponho a netmask dos pcs a 240?”

        Na minha opinião, e sendo estudante de informatica, acho que as vezes torna-se mais interessante se houver uma ponte entre o teórico e o pratico.

        As vezes é preciso “sentir nas mãos” os efeitos da teoria.

        Perceber como se fazem as subredes e quais são as consequências de se estar em duas redes distintas.

        Não sei, acho que talves daria um artigo interessante para os menos leigos na matéria.

  15. André Silva says:

    Pedro, só uma nota que acho importante clarificar: o que aqui explicaste não é VLSM mas sim subredes de primeiro nível, ou seja, divisão de uma rede em subredes com o mesmo tamanho (e consequentemente com a mesma máscara).

    VLSM, tal como o nome indica, consiste na criação de subredes de tamanho (e máscara) variável.

    Fica a nota 🙂

    • Pedro Pinto says:

      Sim eu sei, mas este artigo é para dar continuidades efectivamente à parte do VLSM.

      Referi isso na parte final “Num próximo artigo vamos tentar explicar um exemplo onde os requisitos a nível de hosts variam de rede para rede.”

      Para a semana a ver se sai o artigo já que este tipo de assuntos é muito difícil de passar para “texto”.

      Abraço

  16. LeVan says:

    Excelente artigo! Muitos parabéns pelo modo como o assunto foi exposto!

  17. Silva says:

    já agora… era porreiro se fizesse um artigo relacionado com Wildcard masks 🙂

    fica a sugestão!

    continuem!

  18. seemog says:

    Eu sei que já venho tarde, mas só hoje me coloquei a fazer contas.
    A resposta ao TPC, qual é?

    Apenas 1 rede?
    192.168.150.0/27 a começar em 192.168.150.1 até 192.168.150.128 com broadcast em 192.168.150.129

    Depois só sobram 98 endereços livre e já não dá para outra sub-rede de 100 (+2 endereços).

    Nota: não percebo nada disto. Fiquei curioso com o artigo, mas não sei se percebi

    • Anders says:

      A resposta é 192.168.150.0/25 (255.255.255.128).
      Você terá 2 sub-redes com 126 IPs válidos cada (4 IPs se “perdem” pois cada sub-rede tem 1 IP para se identificar e 1 IP de broadcast).

  19. seemog says:

    Aliàs … máscara de rede /25

    • seemog says:

      Enganei-me.
      Dá 2 sub-redes:

      192.168.150.0/25
      de 192.168.150.1 a 192.168.150.126
      broadcast 192.168.150.127

      a outra
      192.168.150.128/25
      de 192.168.150.129 a 192.168.150.254
      broadcast 192.168.150.255

      Serão duas redes com hipótese para 126 hosts cada

  20. GOSTARIAS DE SABER MAIS SOBRE A MATERIA DE REDE

  21. TUDO QUE REDE TEM A FUNCAO DE PESCAR ALGO.E EU TENHO PESCADO A:CRIS– MINHA NAMORADA

  22. jonas says:

    Se tiver apenas uma unica rede (192.168.1.1 a 192.168.1.254) qual qual seria o broadcast?

  23. Jonas says:

    Se tiver uma única rede 192.168.1.1 a 192.168.1.254 qual o broadcast?

  24. Vasco Amaral says:

    Umas aulinhas de IPv6 é que era de valor!

  25. Filipe Nunes Rodrigues says:

    Existem métodos mais simples de perceber, no meu ver.

  26. Carlos says:

    Sou novo nesta matéria e estive a pesquisar sobre subnetting e deparei me com o vosso site,
    Gostaria que me respondessem a umas perguntas.
    1-Qual o motivo da criação de subredes? qual o propósito?
    2-Seguindo o vosso exemplo, visto que 192.168.1.0/24 tem suporte para 254 hosts, e necessitam de 180 hosts, a network principal não suportaria esse numero de hosts? ou teria custos a nível de velocidade e rendimento?
    Grande abraço.

    • Anders says:

      O motivo de se criar subredes é alocar os endereços IP com menos desperdício. Imagine que um provedor vendesse blocos de 256 IPs para cada cliente, quando cada um só precisa de 4 IPs…

  27. david says:

    Considerando a rede 192.168.150.0, pretende-se que a mesma seja dividida de forma a ter 100 máquinas por rede?

    Esta pergunta está confusa, se a pergunta é se é possível usarmos essa rede na mesma situação (6 sub-redes mas agora com 100 hosts cada) então não, não é possível, para isso teríamos de ter como endereço inicial 192.168.148.0 uma vez que vamos precisar de usar 612 endereços (600 hosts mais 2 endereços rede e broadcast por cada uma das 6 redes) vamos precisar de 10 bits, máscara /22 o que vai interferir no último bit com o nosso .150

    Se a rede inicial for então 192.168.148.0 podemos ter as 6 sub-redes, cada uma com 6 bits:
    —————————————-
    Rede 1: end rede – 192.168.148.0
    end broadcast – 192.168.148.127
    —————————————-
    Rede 2: end rede – 192.168.148.128
    end broadcast – 192.168.148.255
    —————————————-
    Rede 3: end rede – 192.168.149.0
    end broadcast – 192.168.149.127
    —————————————-
    Rede 4: end rede – 192.168.149.128
    end broadcast – 192.168.149.255
    —————————————-
    Rede 5: end rede – 192.168.150.0
    end broadcast – 192.168.150.127
    —————————————-
    Rede 6: end rede – 192.168.150.128
    end broadcast – 192.168.150.255
    —————————————-

    • david says:

      corrijam se estiver enganado sff

    • Anders says:

      “se a pergunta é se é possível usarmos essa rede na mesma situação (6 sub-redes mas agora com 100 hosts cada) então não, não é possível”

      O enunciado do TPC não menciona o número de sub-redes requerido, apenas o número de hosts. Você complicou a questão em sua cabeça sem motivo.

  28. JVinhais says:

    Obrigado Pplware disciplina feita a conta do desta explicação. Obrigado

  29. Bruno Miguel says:

    Material baste esclarecedor! Aquele forte abraço…

  30. Enfraime says:

    essa explicação me foi muito útil pois com a mesma já posso fundamentar explicar com clareza os meus colegas e alertar o meu professor que vinha cometendo erros no calculo de subredes

  31. lizomar ribeiro says:

    amigo comeco entendendo bem mais no meio eu me perco , por favor me passe seu email pois preciso de ajuda.

  32. Osvaldo says:

    Muito bom eu tambem uso este método e resulta muito, força

  33. Jacinto says:

    podem me ajudar por favor da perfixo 201 para criar endereço ip ?

  34. Jacinto says:

    a judam em criar ip usando o prefixo 201!!!!! por favor disfazer os subredes

  35. Deodact Faustino says:

    Gostei do artigo, gostaria de saber para as redes lan de classe a e b

  36. pedro boi says:

    ola pesoal valeu ai essa funcionou

  37. Arley says:

    Prezado Pedro Pinto,

    Você disse que não foi fácil explicar o assunto apenas escrevendo, porém achei EXTREMAMENTE fácil de compreender, tal é o alto nível da didádica, inclusive com figuras e cores. Muito bom, parabéns pela bela iniciativa. Post nota 10!

    Saudações brasileiras!
    Falo do Brasil.

  38. Nelito Serafim Samutoca says:

    Não percebi

  39. Benedito says:

    bom dia pessoal espero que estejam bem…
    e o seguinte eu esou comecamndo a fazer ccna aqui em mocambique…..e querro tanto ser um bom e grande it em redes….so que tenho dificuldades em ter manuais e ate material didactico como um laptop e modem….se puderem me ajudar agradeceria…bom dia
    com os melhores cumprimentos

  40. Alex says:

    olá..posso perguntar se for o caso de diferente host..imagina no primeiro host 30 pois o segundo é host 15.. com calcular o sub-rede destes hosts?? com a rede principal 172.31.103.0/24.
    Obrigado

  41. Renan says:

    Publicacao antiga ja! lendo em 2017! Obrigado pelo conteudo! =)

  42. ana says:

    bom dia me tira uma duvida por gentileza estou com um exercicio para fazer mais tenho uma dificuldade pois pelo que eu entendi meu resultado esta errado! meu exercicio é o seguinte eu tenho que dividir redes meu IP é 192.168.0.0/20 em 16, eu fiz a conta e o resultado é 4.094 dividido por 16 que da 255, mais pra montar a tabela de IP/CIDR/IPI/IPF/BROADCAST/MASCARA, eu nao poderia estar montando com esse valor pois ele é o valor final de ip. teria como me ajudar a entender?

    • Anders says:

      Você tem que transformar essa rede 192.168.0.0/20, que tem 4095 IPs, em 16 sub-redes. Isso não é só dividir 4095 por 16, pois você tem que mudar o sufixo “/20” para o que você precisará.

      Dito de outra forma: você tem que alterar, no endereço IP de 32 bits, quantos bits serão alocados para rede e quantos para hosts. Não serão mais 20 bits para rede e 12 para hosts.

      Quantos bits você precisa para representar 16 valores diferentes (as 16 sub-redes)? Comece por aí.

  43. Jairo Kaluanda says:

    Eu também preciso de um esclarecimento, foi me dado em um exame este ip 192.168.24.42/24, a questão era para calcular duas sub redes e o 20 host e achar as mascara das sub redes.

    E achei a mascara 255.255.255.0 e a mascara da minha sub rede foi 255.255.255.192, mas o formador disse-me que está errado a mascara, que a mascara seria 255.255.255.224. preciso saber se a minha mascara está errada?

  44. Junior Messias says:

    muito bom,

    Só um detalhe ‘na digitação’ : de casa sub-rede. Creio que seja de ‘CADA’ sub-rede

  45. Márcio costa says:

    Boa noite será que alguém me podia responder a esta simples questão. Como é que eu sei quantos hosts tem casa rede/sub-rede? Obrigado

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title="" rel=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*

Aviso: Todo e qualquer texto publicado na internet através deste sistema não reflete, necessariamente, a opinião deste site ou do(s) seu(s) autor(es). Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. A administração deste site reserva-se, desde já, no direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação do seu autor (nome completo e endereço válido de email) também poderão ser excluídos.