Portugal: Vodafone experimenta 5G e atinge os 20 Gbps
A Vodafone realizou recentemente alguns testes ao 5G em Portugal. A demonstração contou com a parceria da Ericsson e aconteceu no Edifício Sede da Vodafone Portugal.
Os testes realizaram-se ‘over the air’, sem recurso a ligação por cabo, tendo sido obtidas velocidades na ordem dos 20 Gbps.
A tecnologia de suporte às redes móveis 5G tem vindo a ser desenvolvidas e testada pelos mais diversos fabricantes e operadoras. As subscrições 5G vão estar disponíveis comercialmente a partir de 2020, altura em que aparecerão certamente novos serviços, projetos e novas oportunidade de negócio.
A Vodafone realizou recentemente um conjunto de testes em ambiente controlado na Vodafone Portugal, que incluíram a transmissão de ficheiros para dois equipamentos móveis, em condições reais de propagação, a velocidades multi-Gbps (mais do que 1Gbps). A par disso, foi utilizada a tecnologia de ‘beam tracking’ e multi user MIMO, na qual assenta o 5G e que permite, através de feixes distintos nas antenas, transmitir dados de forma muito mais direcionada, servindo com maior eficácia vários utilizadores em simultâneo.
Os testes comprovaram também a redução de latência ou tempo de resposta do sistema rádio 5G, que vai ser um facilitador para comunicações críticas em tempo real, fiáveis e de elevado débito, tais como veículos inteligentes ou autónomos, ou operação remota de robótica.
Este sistema otimiza as comunicações móveis, melhorando a velocidade por utilizador e obtendo maior eficiência espectral.
Leia também...
Este artigo tem mais de um ano
O 4G já foi um avanço e consegue-se velocidades acima dos 100 Mbps…
Com pacotes de tarifários de 1GB a 4 GB (caros) que serve o 5G….
Já só falta haver cobertura de jeito.
Assim consegue-se esgotar o plano de internet, literalmente, em 5 segundos.
Temos ligações modernas com tarifários da idade da pedra.
Se tiveres um pacote de 5GB bastam 2 segundos!
20 Gbps = 2,56 GBps
A taxação de dados é efetuada pela quantidade de dados transferidos e não pela velocidade a que são transferidos. P. ex.: se descarregar um ficheiro de 5MB o consumo é igual na rede 2G/3G/4G ou 5G , a única diferença é a velocidade a que faz a descarga.
O que ele quer dizer é que esgotas o teu plano em X segundos..
Pegando no exemplo do André.
Transferir um ficheiro de 5Gb.
Ligacao a 20Gbs demoras cerca de 2 segundos.
Ligacao a 1Gb demoras cerca de 40 segundos.
Os dados transferidos sao os mesmos o tempo que o demoras a fazer é que é diferente fazendo com que esgotes o plano mais rapidamente.
E telefones para isto, já há?
Esa bateu forte LOL Para que queres um telefone com 5G?
5G vai ser um suporte da fibra optica, tal como é agora o 4G. So que sem sucesso.
O telefone serve para fazer chamadas e ir ao face, nada mais lol
S8, S8+ e Note8 com GigaLTE
LTE, disseste bem… Isso é 4G.
“As subscrições 5G vão estar disponíveis comercialmente a partir de 2020, altura em que aparecerão certamente novos serviços, projetos e novas oportunidade de negócio.” Ora se ainda não começou a ser comercializado lógico que não há necessidade de haver telemóveis para tal (a não ser, se houver, para testes claro).
Maxrunner, o 5G só vai começar a ser implementado em 2018 e estará pronto para entrar em pleno serviço no inicio de 2020, empresas como a Qualcomm, Huawei e Nokia entre outras, já estão a desenvolver hardware para funcionarem com o famoso 5G…
…claro que perguntas ignorantes tais como ” para que serve um telefone 5G?” Ou “Os planos de dados vão esgotar muito mais rápido?” Para estas perguntas a resposta é muito simples!!
O 5G não é desenvolvido necessariamente só para aumentar a performance de conexão dos Smartphones, o 5G foi concebido a pensar nas conexões futuras com veículos autónomos, casas inteligentes entre outros, é natural que muita gente não tem noção do que são conexões RF Wireless e quando falamos numa conexão móvel de 20 Gbs, pensamos em algo de outro mundo e perfeitamente desnecessário…
Telefones para isto há?
Ainda não mas tudo leva a querer que vamos ver o Qualcomm Snapdragon 845 como primeiro processador 5G a equipar o primeiro Smartphone… Só resta esperar e ver o que vai ser lançado a partir do início de 2018
Isto é tudo muito bonito mas… o 5G vai ser para quem e para o quê?
Navegação normal chega perfeitamente o 3.5G, para uns videos e download o 4G mas moderado devido ao plafond (30GB ou 100GB), o 5G é para inglês ver
“Os testes comprovaram também a redução de latência ou tempo de resposta do sistema rádio 5G, que vai ser um facilitador para comunicações críticas em tempo real, fiáveis e de elevado débito, tais como veículos inteligentes ou autónomos, ou operação remota de robótica.” Por aqui se percebe que, uma vez que só a partir de 2020, que é quando esta tecnologia começa a estar disponível, é que vamos ter necessidade de mais velocidade e fiabilidade nas redes (nomeadamente por causa dos sistemas inteligentes que cada vez mais proliferam e cada vez mais com mais existências) não para a data atual…
OffTopic: Alguém com Windows recebeu o email com a parceria do Grove Music e o Spotify. O fim do fluxo do grove e compra de musica?
Não, mas sei o que está a acontecer.
Gostava de saber o que se passa…e que eu utilizo compra de música e era essencial para mim
Já estou a tratar disso..
Existe sítios em Portugal nem rede de telemóvel tem principalmente no interior….para que serve ter 5G nas grandes cidades onde existe fibra optica i HI-FI….deviam era melhorar a rede que já existe para maior cobertura nacional…
Há sítios onde até o 2G é difícil captar. Neste aspeto a melhorzita das 3 operadoras mais conhecidas até é a MEO. NOS e Vodafone são uma lástima fora dos centros urbanos ou fora das auto-estradas.
por acaso é mesmo o que eu estava a precisar, 20gbps para ir ao Facebook
Isto só é possivel na Vodafone,visto tanto a Nos como a Meo terem redes da idade da pedra,obsoletas,e nem 4G ainda têm.Sendo que a Nos não tem cobertura nos Açores e só cobre 32% do país em 8pseudo) 4G!!!!!!E,nem um -1 metro de cabo de fibra óptica ainda têm instalado!!!!
Tens fibra ótica da NOS nos Açores.. informa-te bem antes de falares.
Nos Açores não há rede de fibra nem redes moveis da Nos,a Nos só opera via satélite para televisão. Estive a trabalhar na Base das Lajes durante alguns meses há pouco tempo,e tive que viajar por todas as ilhas,e fui obrigado a comprar um smartphone desbloqueado e comprar um cartão sim 4G da Vodafone,pois esta operadora é que tem melhor rede!
4G? sim, as únicas antenas da NOS são 4G, a cobertura é que não é perfeita. mas ja tem uma cobertura na ordem dos 50% (obviamente é a mais fraca das 3)
Fibra? sim, Feteiras, Candelaria, ginetes, Maia, São Brás, Porto Formoso, etcc (Todas em São Miguel) nas outras ilhas temos Fibra em instalações dedicadas de alta velocidade.
As antenas foram instaladas nos últimos 4 anos, ainda se estão a instalar antenas… a Fibra tem cerca de 6 meses e está em expansão 😉
PPfff isso é o mesmo que perguntar o que a TDT nos veio trazer de bom ?
melhor qualidade de imagem na televisao? sim, mas não só….
Após o Dividendo Digital, a utilização dos canais 61 a 69 do espectro de frequências, passou a ser para transmissão 4G.
o 5G vai libertar as transmissoes 4G aumentando as velocidades e alcance para esses utilizadores.
No tempo do Marquês de Pombal também se questionavam para que eram aquelas avenidas tão largas
Bom post! é isto mesmo
Eu só queria o 3G com um limite de tráfego razoável. Essa noticia é uma treta como é uma treta o 4G em Portugal na generalidade. Até pode vir o 10G que nada muda ou muda muito pouco.
De que é que adianta 5G se o 3G/4G têm coberturas miseráveis?
Eles que tratem de melhorar a merda de cobertura que o serviço tem e de oferecer tarifários decentes aos utilizadores.
Coberturas: Vodafone,89% em 4G;78% em 4G+,99,99% em GSM-Hspa+
Meo-54% em 4G e 89,07 em Gsm-Hsdpa
Nos-43% em 4G e 78% em Gsm-Hsdpa,nos Açores não tem rede em nenhuma ilha.Na Madeira só
existe rede 3,75 G no Funchal e 3G na zona do aeroporto não existe rede 4G.
O estado poderia corrigir este problema da falta de cobertura integral de Portugal (incluindo ilhas) informando os operadores que tinham até (por exemplo) 1 de janeiro de 2021 para ter cobertura 5G integral no território (e não da população como eles gostam tanto de anunciar para poderem colocar grande parte do país de fora da zona de cobertura) ou perdiam a licença de operadores móveis e não poderiam voltar a ser durante um prazo mínimo de 10 anos (incluindo qualquer outra empresa com os mesmos gestores e/ accionistas principais ou com terceiros que recebessem dinheiros dos actuais para actuar no lugar deles)… e mesmo então só poderiam começar a operar depois de ter cobertura integral de todo o território físico com a tecnologia que na altura fosse considerada a mais adequada.
Iríamos ver se os operadores colocavam cobertura em 100% do território… ou preferiam fechar o negócio deles.
O ideal é que simplesmente desistissem ou tentassem falsificar a suposta cobertura como de costume, fossem todos apanhados e todos proibidos de exercer mais actividade no país durante pelo menos 10 anos, e fosse o próprio estado a montar toda a rede 5G ou superior para cobrir 100% do território… e depois abria a rede a operadores virtuais para a parte comercial e utilizadores privados e o estado teria a sua rede de comunicações a sério para substituir o SIRESP e os outros operadores comerciais de redes móveis que utilizam, pago pelos contribuintes e utilizadores privados (através das empresas móveis virtuais). A vantagem do estado é que ao contrário dos privados, pode ser pressionado politicamente e entre governos do PS e PSD lá acabaria o país por ficar com cobertura integral em todo o lado e pronto.
ATENÇÃO A VODAFONE NÃO ASSUME OS SEUS COMPROMISSOS, QUANDO VENDE OS SEUS EQUIPAMENTOS, NOMEADAMENTE GARANTIA.