Nmap: a ferramenta para saber se uma máquina tem portos abertos
Na área da segurança informática, concretamente ao nível da rede, existem muitas ferramentas interessantes para avaliar se um sistema está vulnerável ou não. Uma das ferramentas mais populares é o Nmap. Saiba o que faz.
O resultado produzido por este tipo de ferramentas com o Nmap pode ser usado por pessoas mal intencionadas para os mais diversos fins ou por proprietários ou administradores de sistemas para melhorarem a segurança dos seus sistemas.
O Nmap (Network Mapper) é uma ferramenta de código aberto usada para exploração de rede e auditoria de segurança. Esta ferramenta é uma das mais populares neste segmento e as opções que disponibiliza são variadíssimas. Foi desenvolvida por Gordon Lyon (também conhecido como Fyodor) e é amplamente utilizada por administradores de rede, profissionais de segurança e hackers para mapear redes, descobrir hosts ativos e identificar serviços em execução num sistema.
Funcionalidades e características principais do Nmap
- Scanning de portos lógicos
- Identificação de versão do Serviço
- Deteção do sistema operativo
- Descoberta de Hosts
- Scriptable Interaction com Nmap Scripting Engine (NSE)
- Modo Stealth
Nmap é uma ferramenta poderosa, mas deve ser usada com responsabilidade e sempre com permissão explícita para fazer o scan à rede ou a sistemas específicos, para evitar problemas legais e éticos.
Relativamente a portos lógicos, podem saber mais aqui.
Como curiosidade no filme Matrix o nmap tb é usado com o comando “nmap -v -sS -O 10.2.2.2”