PplWare Mobile

Elastix: Transforme um PC numa autêntica Central Telefónica VoIP


Pedro Pinto

Pedro Pinto é Administrador do site. É licenciado em Engenharia Informática pelo Instituto Politécnico da Guarda (IPG) e obteve o grau de Mestre em Computação Móvel pela mesma Instituição. É administrador de sistemas no Centro de Informática do IPG, docente na área da tecnologia e responsável pela Academia Cisco do IPG.

Destaques PPLWARE

  1. Manecas says:

    Venha o próximo brevemente! 🙂

  2. Louro says:

    Elastix e depois metem imagens de 3CX?

    hummmm

  3. me and me says:

    este elastix basicamente é uma 3cx “gratuita”. do que era o antigo elastix nao tem nada.
    tem muitas limitaçoes, nomeadamente em termos de extençoes e trunks que podemos usar…

    podiam ter feito um tutorial com a distro asterisknow ou freepbx (muito identicas na verdade).

    • Pedro Pinto says:

      Realmente, isto agora está tudo diferente. Depois tens de ter licença, que podes obter gratuitamente, e fazer mais uma série de passos. Antes nao era nada disto…tudo mais simples.

      • me and me says:

        isto ja nem asterisk deve ser.

        as outras tambem temos de registar para desbloquear a central, mas depois nao temos limitaçoes.

        no elastix agora passou a ser freemium. pelo que li na informaçao disponivel, podemos fazer algumas coisas mas muito limitado. basicamente eles compraram a elastix para lixar a concorrencia

  4. Tecnical says:

    O Elastix já não é o mesmo.
    Quando a 3cx o comprou foi criado um fork do elastix: ISSABEL PBX
    É em tudo idêntico ao elastix antes da compra.

  5. Pérolas says:

    Se alguém está a pensar em implementar uma infraestrutura deste género numa empresa é melhor recorrer a quem saiba e tenha experiência neste tipo de centrais e já agora que se responsabilize pela implementação e manuenteção, pois, caso contrário, no final do mês pode ter uma surpresa desagradável na factura do telefone…

    • Me and me says:

      A única surpresa desagradável é pagar menos na fatura.
      Especialmente se usar para chamadas internacionais, os trunks voip são um mimo.

    • Tecnical says:

      Suponho que te estejas a referir aos casos em que a central está exposta na internet e a possibilidade de ser atacado. Um sistema destes NUNCA deve ser implementado dessa forma.

      Caso seja necessário ter telefones externas á rede onde se encontra a central, a melhor solução é utilizar o OpenVPN que geralmente é suportado tanto pela central como a maioria dos telefones.

      Ainda que te refiras ao abuso dos utilizadores, acho que é extremamente fácil configurar quais são as extensões com acesso a chamadas externas.

      Tenho 3 instalações neste momento (um total de 120 ~130 extensões) e até ao momento tudo impecável.

      • Nokas says:

        Até porque sem OpenVPN… é um martiro ultrapassar as firewalls 🙂

      • Louro says:

        A parte mais engracada é mesmo nao saberes do que estás a falar…

        Sim porque OpenVPN é a coisa mais segura que por aí anda…

        Para perceberes um pouco mais do assunto, o melhor seria pesquisares um pouco mais sobre que o que é um “Session border controller”.

        Se a ideia é mostrar que tens mais extensoes/instalacoes, de momento tenho 67 clientes a usar 3CX todos na versao Pro, a maior instalacao tem 198 extensoes e a mais pequena tem 16 extensoes. (Telefones nao contando com RingGroups e afins).

      • Abdul Vahid Suleman says:

        Olá neste momento anda à procura de de uma solução deste género, consegues recomendar, tecnical?

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title="" rel=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*

Aviso: Todo e qualquer texto publicado na internet através deste sistema não reflete, necessariamente, a opinião deste site ou do(s) seu(s) autor(es). Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. A administração deste site reserva-se, desde já, no direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação do seu autor (nome completo e endereço válido de email) também poderão ser excluídos.