PplWare Mobile

Dúvidas com tecnologia Powerline? O Pplware esclarece!


Pedro Pinto é Administrador do site. É licenciado em Engenharia Informática pelo Instituto Politécnico da Guarda (IPG) e obteve o grau de Mestre em Computação Móvel pela mesma Instituição. É administrador de sistemas no Centro de Informática do IPG, docente na área da tecnologia e responsável pela Academia Cisco do IPG.

Destaques PPLWARE

  1. Kabuki says:

    Em minha casa tenho instalado algum tempo e funciona 100%. Impecável! A marca que utilizo é a Aztech que recomendo em todos os aspetos.

  2. Pérolas says:

    Pois, é muito giro, mas, se os power line estiverem em disjuntores diferentes não funciona!

    • APereira says:

      Nem sempre, depende da configuracao electrica.

    • Manuel Rosado says:

      Se assim fosse era uma tecnologia inútil porque todas as casas têm dezenas de disjuntores. Claro que funciona, só não funciona se o disjuntor estiver aberto, como é óbvio.

      • Evandro says:

        Mas assim, o meu caso penso em comprar um powerline mas é segmentado assim, vem da rua e divide em tomadas sala e quarto, preciso de um no quarto e outro na sala vai funcionar?

    • charles says:

      Não é verdade.
      Uso da marca aqui publicitada e funciona de forma excelente em disjuntores diferentes.
      PS: Isto é uma sessão de esclarecimentos “patrocinada”!!!

    • Não será antes as fases? Muitos dos equipamentos não funcionam em instalações trifásicas. Em instalações monofásicas não há esse stress, mas se for numa moradia ou estão ligados na mesma fase ou não funciona, deve ser essa a situação.

      • NT says:

        Acho que deve ser isso… Mesmo os devolo têm ainda esse ‘stress’ quando são instalações trifásicas (não confundir com as tarifas trihorárias ou lá que raio…).
        mas só costuma dar ‘bronca’ quando estão em fases diferentes. Quanto ao número de disjuntores, já fiz instalação de power line numa casa que tinha um quadro principal (R/C) e depois com dois andares e cada andar com o seu quadro. Não tive qualquer tipo de problema.

    • POBox says:

      Em minha casa (Rede eletrica por fases) a rede funciona muito bem. Tenho 2 pisos e a estrutura mais económica e eficiente que encontrei foi o powerline. Inicialmente. até a televisão era repartida por este método.

  3. Daniel D. says:

    Não são só as extensões e microondas que dão cabo do sinal da powerline…
    tudo o que seja equipamento que cause ruido eléctrico na instalação eléctrica vai causar problemas ao powerline…
    tenho 1 radio despertador que se tiver ligado em algumas tomadas da casa causa-me perdas de sinal no powerline na ordem dos 60/70mbps. alguns carregadores de telemóvel tb fazem bastante ruido e grnds perdas de sinal…

  4. Miguel Marques says:

    Na questão de quantos powerlines pode ter ligado, faltou mencionar que tem de haver continuidade da marca e até geração (Os modelos podem variar) dos dispositivos para garantir um bom funcionamento!

    Tive experiencias desagradavel devido a isso, e por culpa até do cliente em que instalei.

    Julgo que também deviam de mencionar que este dispositivo só funciona bem em instalações electricas com terra!
    A ausencia desta pode os danificar!

    De resto bom artigo!

  5. Popes says:

    Tenho à 2 anos e foi o melhor que fiz. Sem cabos sem problemas com barreiras fisicas como o WIFI. Tenho contratado 100 mb e sempre que corro o speedtest os valores estão sempre a cima de 85mb.

    • antonio paiva says:

      Tenho também há cerca de dois anos e foi aqui neste forum que obtive os melhores esclarecimentos. Tudo impecável! E em disjuntores diferentes… Até a TV está a funcionar através do PLine! E outra coisa bem interessante: vá lá saber-se porquê, no PLine tenho muito melhor sinal do que no rooter central! Mas é mesmo cerca do dobro! E instalei outro da mesma marca e modelo (TP-LINK) em casa dum familiar e o resultado é o mesmo. Mas também já tive resultados estranhos: em algumas tomadas não funcionava, apesar de estarem no mesmo circuito; e também era “bloqueado” quando ligava o portátil com um certo transformador, que por sinal era o de origem! Enfim, nestas coisas há que experimentar em várias tomadas e também alterar as ligações de outros aparelhos até conseguirmos os melhores resultados. Se há aparelhos PL uns melhores do que outros, isso não sei. Que não tenho experiência disso.

  6. Rui Martins says:

    Já uso Powerline há algum tempo, sempre sem problemas, impecável mesmo, no entanto na semana passada ao colocar mais uma tomada na divisão onde tenho um home theater com amplificador, o som foi abaixo uns milisegundos no momento em que o coloquei na instalação eléctrica e novamente depois ao fazer a ligação aos já existentes na casa. De notar que a tomada onde foi instalado é na parede oposta onde se encontra ligado o sistema de som.

  7. fabinho says:

    Estou à procura de um powerline que dê para passar ethernet e wifi.

    A minha velocidade é de 130Mpbs. Quais os mais jeitosos?

    • Neopunk says:

      Boas!
      Deverás adquirir um Starter Kit Powerline com Wifi. Eu adquiri há 2 anos o de Starter Kit da Devolo de 500mbps, tens Adaptador com 1 porta Ethernet (e.g. para ligares ao Router) e outro com 3 portas Ethernet e Wifi.

      Atualmente compensa mais a opção de 1200mbps.

  8. Agostinho says:

    Gostava muito de saber se e quais os power line que funcionam bem com a box da meo, e se conseguem atingir velocidade suficiente para ver canais em HD. Obrigado.

  9. Santos says:

    Se comprarem powerlines, comprem com encaixe de tomada, porque usar powerlines com extensões ou triplas, não dá!

    Aquela tomada extra, está filtrada já.

    • Pedro Silvestre says:

      Não é totalmente verdade. Tenho pelo menos 3 powerlines ligadas a extensões e tomadas triplas numa moradia em pisos diferentes e funcionam sem qualquer problema.

      • antonio paiva says:

        Isso mesmo. Outro dia fiquei surpreendido quando liguei o PL a uma tomada com cerca de 40 metros de extensão e funcionou na perfeição; vá lá saber-se a razão por que nuns casos funciona e noutros não.

  10. Mylittlelife says:

    Pedro Pinto:
    – podem-se misturar marcas e velocidades? (Óbvio que aceitando que funcionam à velocidade do mais lento, como em qualquer router e periféricos)
    – num conjunto de 500 mbps se a conexão Ethernet é 10/100, onde vou buscar os “500”? (Mesmo com overhead, etc etc 300-400 seriam dados)

    • Neopunk says:

      As comunicações do Powerline processam-se por canal cifrado AES-128 ou de forma totalmente insegura, que eu conheça não dá para interligar por razões de SW do equipamento.

      Quanto a diferentes velocidades, no caso da Devolo pode ligar qualquer velocidade, por exemplo, tenho um Adaptador Powerline de 1200mbps e o outro Wifi e Ethernet a 500mbps.

    • Neopunk says:

      Quanto aos equipamentos de 500mbps obviamente que as portas ethernet são a 1gbps. Se o Switch/Router final onde o Powerline vai ligar é de 100mbps, obviamente que a velocidade entre o Powerline e os equipamentos ligados a esse Switch/Router estão condicionados à velocidade deste e não ao Powerline em si.

      • Mylittlelife says:

        Neopunk, da devolo acabei de ver e os de 500 tem portas Ethernet 10/100, nada de gigabit. Afinal tens “500” sabe-se lá para quê se as portas comunicam a 100 …

  11. Carlos Sousa says:

    Engraçado…ninguem se pronuncia sobre as frequência que circulam pela instalação electrica sem blindagem no caso do power line.

  12. JR says:

    há ainda adaptadores que têm filtros de ruído, normalmente os maiores. as versões “nano” nem sempre têm

  13. anonimo says:

    Ouvi falar num tipo de Powerline que se pensava instalar em França, não para redes locais mas para distribuir a Internet até à casa das pessoas. Essa Powerline levantou um grande celeuma por causa das radiações que emitiria. Já ouviram falar nesta situação?

    • YaBa says:

      Isso é treta. Pior é para quem tem equipamentos de rádio amador, só interferências e ruído, e tudo porque a preguiça é tanta que não se atrevem a passar um cabo.

      • Jorge Rodrigues says:

        @YaBa, quando isso acontece, é falar com a ANACOM, não? Pelo menos para fazer queixas de radiomadores que usam potência além do que é autorizado e provocam efetivamente interferências em televisores, resulta, porque já me queixei e o equipamento do meu vizinho de cima foi apreendido.

        • YaBa says:

          Vão descartar para uma instalação eléctrica deficiente e dar uma série de argumentos válidos mas sem sentido prático, na realidade não vão mexer uma palha porque é um cidadão “comum”, já no teu caso, existe uma licença e eles podem revogar a mesma bem como apreender o equipamento visto terem os dados todos da pessoa em questão.
          Fizeste muito bem, quando é atribuída uma licença parte-se do principio que vão respeitar a mesma. Há limites bem definidos e são para cumprir. E nem é só a questão da potência, há determinadas frequências que também não se podem usar e nem todos respeitam.

        • Técnico Meo says:

          Provavelmente não seria rádio-amador, mas sim algum CB na faixa dos 27.000 mhz a usar amplificar linear de classe C ou D, não filtrado e que nas suas harmónicas de frequência a perturbação seria total. Também convém salientar que alguns sistemas coaxais de TV instalados já do arco da velha, estão degradados e muitos já perderam blindagem ou pior, e pois por isso também fica susceptível de causar interferências noutros serviços. Já apanhei muitos assim no meu trabalho, até metiam dó.

    • Jorge Rodrigues says:

      @anonimo, esse tipo de powerline também foi ensaiado em Portugal (pela Oni, num piloto na zona de Telheiras, em Lisboa). Apenas o princípio é idêntico ao powerline doméstico (porque usa os cabos da rede elétrica), mas a tecnologia usada é muito diferente.
      E não, não foi abandonado por causa da “radiação”, mas sim porque… não funcionou.

  14. rui says:

    E ligados a UPS diferentes é para esquecer certo? Supondo que em caso de falha de energia a continuidade dos cabos continuasse a dar para propagar o sinal caso os terminais tivessem energia.

  15. Neopunk says:

    Aquilo que poucos ainda conhecem é que o tempo de vida destes dispositivos é tendencialmente curto. Conheço algumas pessoas que têm Powerline e são vários os casos em que os equipamentos com +1 ano começam a “fritar”.

    Depois de ter ouvido vários relatos ainda esta semana tive a mesma infelicidade, um dos Adaptadores da Devolo deixou de funcionar e lá tive que comprar um novo, para alguém como eu que não quer inutilizar uma tomada significa que a compra de um novo adaptador com Sokect de energia é uma brincadeira de 60€.

    • Jorge Rodrigues says:

      @Neopunk, é como tudo na vida: cada caso é um caso e não podemos generalizar a nossa experiência (“ah, e tal, tive uma vez um BMW que só me deu problemas, logo todos os BMW’s em particular e todos os carros alemães em geral são uma porcaria”).
      MAS já que estamos numa de “anedoctal evidence”, partilho a minha: Tenho adaptadores devolo de segunda geração lá em casa (os velhinhos 200AV, que coexistem alegremente com os meus novos 1200+) a funcionar ININTERRUPTAMENTE desde… 2007! Neste momento tenho um total de 6 adaptadores (só powerline e powerline+wifi) lá em casa. Tudo da devolo, ZERO problemas. Se o seu devolo se avariou e teve de pagar 60€ não foi certamente por ter apenas um ano, certo? 😉

  16. Carlos Antunes says:

    Tenho em casa o “TP-LINK AV500 Powerline WiFi Range Extender -TL-WPA4226T KIT” e está a funcionar na perfeição.

  17. Pedro says:

    Para muitas pessoas fica mais barato passar cabo para todas a divisões e instalar o modem numa zona central ou onde o wifi tem mais uso. Acho que é uma poupança significativa ao fim do mês tendo em conta que estes aparelhos gastam alguma energia e em conjunto com outros ao fim do mês é sempre mais uns trocos.
    Tudo bem que o cabo custe algum dinheiro, mas também pagam pelo aparelho se o comprarem.

    Os especialistas recomendam que se desligue todos os aparelhos em standby para poupar uns trocos aqui neste artigo diz que o consumo não é significativo, talvez não o seja para pessoas da classe média alta ou classe alta, mas para os pobres ou até de classe média, qualquer poupança já é alguma coisa.

    Daqui a pouco é necessário aparelho para tudo e mais alguma coisa a gastar lá em casa.
    Menos um aparelho menos um gasto conjunto.

  18. Diogo Aleixo says:

    Já andei a ponderar comprar uma coisa destas e por isso é que vim ler este post. Mas não responde a uma pergunta que acho essencial sobre a tecnologia.

    Como é que o PowerLine funciona? O que é que acontece para difundir o sinal, evitar colisões e etc pela rede eletrica? Isso é que era interessante.

  19. PJSPS says:

    Vivam,
    Pergunta de leigo, poderei ligar um router wi-fi para fazer de bridge?
    Bem hajam

  20. Jose Simoes says:

    Pena n\ao terem referido a questão – para mim premente – do uso de IPTV (vulgo tv boxes) sobre powerline.

  21. Paulo says:

    “R. Não é estritamente necessário (porque os contadores eléctricos tendem a impedir a passagem de sinal entre vizinhos no mesmo prédio, por exemplo), mas é aconselhado, e pode ser facilmente feito através de botões no adaptador ou de software como o Devolo Cockpit.”

    Não sei aonde é que foram buscar a ideia (que já li aqui repetidas vezes) de que os contadores eléctricos tendem a impedir a passagem de sinal entre vizinhos do mesmo prédio.
    A minha própria experiência pessoal mostra-me exactamente o oposto. Não só é possível a passagem de sinal como até passa com óptima qualidade e velocidade! Eu diria que até é possível num mesmo prédio os vizinhos partilharem um único acesso à internet e dividirem entre si a conta.

    Em equipamentos mais antigos (os recentes vêm todos com encriptação activada de fábrica) até foi possível aceder aos routers dos vizinhos e ao conteúdo dos discos rígidos tudo sem pedir uma única password.
    Um desconhecido munido de um adaptador powerline e um computador portátil poderia simplesmente ligar-se a uma tomada eléctrica nas escadas do prédio e copiar os conteúdos dos PC’s que estivessem ligados no momento.

    Eu diria que o momento mais crítico é quando se adiciona um novo adaptador powerline a uma rede já existente. Embora seja improvável, se 2 vizinhos estiverem a fazer essa operação no mesmo exacto momento, a transmissão de password da rede existente para o novo adaptador pode mesmo ir parar ao equipamento do vizinho que passará a aceder à internet através da minha ligação e até pode nem se aperceber disso.

    Também obtive bons resultados ao usar adaptadores powerline em blocos de tomadas
    Obtive também bons resultados combinando equipamentos de marcas diferentes.

    A minha marca preferida é realmente a Devolo sobretudo pelo software disponibilizado que permite fazer upgrade do firmware aos adaptadores em bloco e sem necessidade de retirar os adaptadores da tomada eléctrica. Tenho uma IPcam da Devolo que, em vez de ter a típica ligação wifi, comunica com a rede usando o próprio cabo de alimentação ligado ‘a tomada eléctrica (tem adaptador powerline incorporado).

  22. Emanuel Azevedo says:

    boa tarde,
    tenho um duvida, tenho powerline em casa e tenho o router da Vodafone com a frequência 40hz e no canal 11, a minha questão é sobre os powerlines que estão a 20hz e no canal 1, isso influencia na velocidade da net? tenho também que colocar no canal 11 e a 40hz para ter melhor velocidade?

  23. PMS says:

    Boa tarde,

    Tenho dois powerlines da tp-link TL-PA2010 AV200…

    A minha internet é de 100mb mas, infelizmente, no computador ligado por cabo ao powerline só consigo ter 30mb (enquanto ligado por cabo ao modem dá sempre > 90)…

    Há alguma coisa económica que possa fazer para melhorar esta situação?
    Se comprar um powerline AV500 e ligá-lo ao modem, posso usar os outros dois como receptores e ganho velocidade com isso?
    Obrigado

  24. Vitor Filipe says:

    As powerline funcionam sempre aos pares, correcto?
    Pares, refiro 1 emissor e 1 receptor (se é que se podem chamar assim)

  25. renato says:

    alguém tem problemas com os PLC devido a falhas de ping?
    alguma maneira de como solucionar?
    já usava um kit tp-link AV200, para passar sinal para a TV.
    tenho net a 120mb da nos, e dá a velocidade toda, mas as vezes parece que trava a abrir sites e noto quebra.
    agora comprei um kit AV1200 com portas a gigabit, e reparei que tenho falhas de ping de 1 a 3%
    desliguei os plc todos, e meti o kit novo, em tomadas no mesmo compartimento, testei em vários compartimentos. com o software testei e tenho velocidades de 600 a 1000mpbts de ligação entre eles.
    é normal? ou tenho algum problema na rede eléctrica?
    por cabo direto ao router ou wifi, nao tenho falhas de ping.
    o ping tb nao está alto. entre 1 a 3ms, e dps dá uma falha e volta ao normal…

    • Filipe says:

      Olá Renato.
      Não tenho a mesma sorte que tu em ter internet mais rápida, mas com qualquer ligação de internet dá para fazer teste com o PLC.
      Tenho o AV1200 da tplink. Fui ao speedtest e testei sem a ligação PLC e com PLC. Sabes qual foi o resultado ? O mesmo. Ping, velocidade download e upload os mesmos.
      As velocidades de comunicação entre dispositivos do mesmo kit é mesmo essas aí (600mbps-1000mpbs). Quando houver velocidades de internet mais rápidas no teu pacote de internet, podes crer que o teu acesso também vai ser maior.
      Essas “quebras” ao abrir os sites podem ser de eletrodomésticos a trabalhar no momento ou de uma tomada com algum defeito.
      Também poderá ser falta de memória RAM no pc ou até mesmo a velocidade da mesma. Normalmente falta de memória trava a abertura de mais páginas. Pior dos casos é a RAM estar danificada

      • renato says:

        Boas filipe, ja descobri o problema, esta na minha placa de rede gigabit, a 100mbpts full duplex nao tinha problemas… Desactivei modos que ela possui e ficou bem… Alguma imcompatibilidade entre protocolos e o plc giga…

  26. António Paiva says:

    De professor para aluno totalmente ignorante, que é mesmo o meu caso, alguém faz o favor de me dizer que material devo comprar (marca e modelo) e onde poderei comprar para a minha casa cuja internet tem as seguintes características especiais:
    _velocidade – cerca de 2,6 mb (vivo numa aldeia desprezada pela PT/MEO)
    – o router está no primeiro andar e preciso de rede no rés do chão, em local que fica afastado cerca de 20 metros da vertical correspondente ao local do router.
    Não esquecer por favor de que sou analfabeto na matéria e que é sempre muito bem vinda qualquer outra dica para proceder à instalação.
    Obrigado.

    • Vitor says:

      Bem-vindo ao clube… dos mal servidos do Meo. Eles só têm dinheiro para o Ronaldo (coitado precisa), para melhorar as infra-estruturas… para isso não há dinheiro.
      Quanto ao seu caso… há uma panóplia enorme de possibilidades, claro, nenhuma delas faz aumentar a velocidade. A meu ver, seria sempre preferível passar um cabo para o r/c e aí, ligar um AP (ponto de acesso). Em alternativa ao cabo, poderá usar um par powerline, coisa a partir de 50€. Tem sempre a possibilidade de ligar um repetidor colocado num local central que no findo faz esse mesmo papel, apanhar o sinal do wireless do router e repeti-lo, aumentando assim a zona de cobertura, coisa para menos de 50€. Estas alternativas são as mais viáveis mas… cada caso é um caso. Espero ter ajudado mesmo assim, se houver alguma dúvida… esteja à vontade.

  27. António Paiva says:

    Obrigado, Vítor, mas eu precisava mesmo duma resposta concreta. Nada de cabos ou repetidores, só mesmo powerline. Bem sei que isso não vai melhorar em nada a velocidade da minha internet, pois que de onde não há não se pode tirar, mas queria ter pelo menos alguma internet (!?) junto à lareira. E só expus a questão da pobreza da velocidade por pensar que isso poderia também influenciar a melhor escolha da marca e modelo do aparelho adequado a tal situação.
    Em resumo, e pedindo desculpa pela insistência, para não comprar completamente às cegas, gostava que alguém me dicasse uma marca e modelo. Tudo no wireless. Obrigado.

    • Vitor says:

      Eu, tenho 1 par powerline TP-Likk TL-PA4020, são umas AV500 (permitem velocidades teóricas até 500 Mbps). Comprei um starter kit que é composto por 2 unidades.
      Estou satisfeitíssimo com este equipamento. Possuem 2 portas rj45 que permitem ligar 2 euipamentos, e é assim que a tenho a funcionar.
      Optei pela TP-LINK porque, além de serem relectivamente baratas, as powerline TP-Link são, segundo a marca todas compatíveis entre elas ou seja, se necessitar de internet noutro ponto, basta mais uma unidade.
      Há uma panóplia enorme de oferta, PA4010, tudo igual mas só uma porta rj445, PA4016, tudo igual mas uma das unidade tem uma tomada eléctrica, o próprio Pa4020 mas com as duas unidades com tomada electrica, etc. Básicamente são todas iguais, é uma questão de escolha. A função da tomada eléctrica é apenas permitir ligar um equipamento à tomada onde está a powerline para evitar triplas e derivações que interferem na qualidade do serviço prestado pela powerline.
      Espero ter ajudado

      • Vitor says:

        Em todo o caso, se quer mesmo aceder por wireless… uma vez que não quer usar repetidor, o que a meu ver seria preferível, vai ter de ligar um ap na plc que vai ficar no r/c.
        Assim ficava com duas redes em casa, uma do router e outra do ap. Há outra alternativa dentro da TP-Link… é powerline em que uma das plc já tem um ap integrado. Mas… insisto, Porque é que não quer um repetidor? Pondere nesta possibilidade, tenho um a funcionar em minha casa e não vejo inconveniente algum. Uso a plc apenas para aqueles casos em que o cabo tem vantagem.

  28. António Paiva says:

    Ajudou e muito. Assim já tenho uma referência concreta para saber o que devo pedir quando for comprar.
    Muito obrigado por esta excelente dica.

    • renato says:

      Nao se esqueca de ao comprar optar por unidades filtradas, aquelas que para ligar tomadas em cima delas.
      Se optar para fazer um investimento para o futuro, opte por powerlines a gigabit, pois eles fazem partido do fio terra da habitacao para passar tb os dados. Sao mais rapidas que as outras.
      Nas minhas AV1200, de uma ponta a outra da casa tenho 400 a 600mbpts… Com a versao Av200 que usava antes, tinha cerca de 40 a 60mbpts

  29. António Paiva says:

    Renato, obrigado por mais esta dica. Mas, já agora, aproveito para pedir mais um esclarecimento.
    Tenho um segundo router, TP LINK por sinal, que não estou a usar. Será que o posso aproveitar para ligar ao terminal do kit de chegada e receber depois a internet por wireless, no tablet por exemplo?

    • renato says:

      Pode sim, vai ter é de o reconfigurar.
      Por exemplo o router principal, provavelmente sera o 192.168.1.1
      No router que ira servir de segundo ponto de acesso, tera de o configurar com o ip 192.168.1.2, e desactivar o servidor Dhcp.
      Ligas o cabo de rede do powerline numa porta de rede, mas nao na Wan.
      Configuras a rede wifi, numa frequencia afastada da do router inicial. Por ex se o principal estiver no canal 1, o secundario metes canal 6 ou 11.
      E ta a bombar

      • António Paiva says:

        Boa noite!
        Comprei na Worten UM TL-WPA4220 da TP-LINK, AV500, e que me custou 76 €.
        Um bocado a tactear, lá consegui pôr isto a funcionar e, para as minhas necessidades, acho que resultou bem. Por acaso não traz a segunda tomada, pelo que para já ficou o emissor ligado a uma extensão. Até aqui, tudo bem. O que já não me parece nada bem é que só funciona se o receptor ficar numa tomada do mesmo circuito eléctrico, ou seja numa tomada da mesma fase. Mas isso é também o que expressamente dito nas instruções. Ora, da discussão no âmbito deste fórum resulta precisamente o contrário. Então, em que ficamos???
        Resta-me agradecer ao Renato e ao Vítor as boas indicações que fizeram o favor de me dar.

        • Renato says:

          Bom dia Antonio, efetivamente deveria funcionar em fases diferentes, mas com velocidades reduzidas, daí eu ter falado no outro kit, que faz partido do cabo de fio terra…
          Pois assegura sempre melhor ligacao e velocidade… Comprei o kit Tl-PA8010, por 66€ na black friday 😉
          O problema dos powerline é que dependem muito da qualidade da rede eletrica da habitacao.
          A minha casa tem 15anos, e em fases diferentes funcionam os powerline, mas a velocidades muito lentas.
          Na garagem tenho fase diferente, e com o Av200, basicamente é mto lento, mas liga. Com o AV1200, consigo fazer teste de velocidade a 30mbpts… Só para ver a diferenca!
          O meu conselho, é instalar a aplicacao utility da marca, e ir testando em que tomadas funciona melhor, e tentar optimizar ao maximo.

          • António Paiva says:

            Bom dia!
            Recorde-me sff o que é a aplicação UTILITY, para que serve e como funciona.
            A minha casa tem cerca de 13 anos, pelo que não me parece que venha daí o problema do não funcionamento entre circuitos eléctricos diferentes. (E nem sequer são fases diferentes). Aliás, as instruções que acompanham a mercadoria são muito claras a esse respeito: repetem várias vezes essa regra, inclusive na parte da resolução de problemas. Mistérios insondáveis!!!

          • António Paiva says:

            P.S. Como tenho a possibilidade de devolver o aparelho durante 15 dias, até seria o que faria se algum outro mais “competente” me viesse resolver essa situação. Sabe se há? – por preço razoável, claro. Até mesmo porque este já me veio resolver o problema que tinha, de forma que posso considerar suficiente.

          • António Paiva says:

            Outro P.S. (este mais cor-de-rosa!)
            Costuma dizer-se que o material tem sempre razão; e desta vez não fugiu à regra. Depois de ter ligado o módulo de envio a uma tomada de parede (estava antes ligado a uma extensão), passou a funcionar também noutros circuitos. E com excelente resultado; de tal forma que bem posso dizer que estou totalmente satisfeito.
            Muito obrigado a todos e a este forum de excelência.

  30. Renato says:

    A utility, é um programa, que esta disponivel para fazer download no site do fabricante, neste caso tplink. Entre na parte de suporte, selecione o seu modelo, e descarregue a aplicacao, ela vai dizer quantos aparelhos estao emparelhados e a velocidade de sincronismo entre eles. Dps é testar as tomadas para ver qual a que fica com melhor velocidade e que lhe deia mais jeito na disposicao em casa.
    Como esta a utilizar um segundo emisssor wifi, recomendo que nao use o mesmo canal do router.
    Essas defenicoes encontram-se no separador de configuracao wifi, tal como mudanca de nome (ssid)
    Outra recomendacao.
    Se ambos o router cmo o expansor, tiverem o mesmo nome e password. Qnd executar a passagem por exemplo com o telemovel entre areas, ele vai ligar-se no que apanhar mais sinal, existindo apenas uma quebra momentanea. Boas descobertas 😉

  31. Miguel Almeida says:

    eu comprei um powerline TP-LINK AC750 WPA4530 mas ele por cabo da entre 38 a 42 mbps eu tenho net de 200 megas mas devia dar 100 por menos da para fazer alguma coisa?

    • Paulo says:

      Provavelmente não.
      A degradação do sinal poderá ser causada pela sua instalação eléctrica (cabos de cobre degradados ou excesso de ruído/interferências). De qualquer modo para atingir os 200 Mbit/s tem de ter equipamento recente com portas gigabit (router e PC’s).

      Se o seu PC ou router têm portas ethernet que só suporta 100 Mbit/s, nunca conseguirá aproveitar os “200 megas”.

      Se a velocidade é fator mandatório, é melhor fazer passar um cabo.

  32. Jessica says:

    Adquiri um Power Line da Tp link, e achei que não iria funcionar pois o local que fica o modem, dentro do quadro de eletricidade é diferente do local aonde ficaria o aparelho 2. Bom, ele funcionou. Porém tenho uma internet de 10 MB, e no Power Line ele recebe somente 1.60 MB , as vezes mais as vezes menos. Moro em um condomínio, e nos horários que as pessoas estão chegando ( 19:00 em diante) ele recebe 0.5 de velocidade. Já chamei o técnico e ele não sabe explicar porque, pois o espaço da sala para o quarto é pequeno, e se não tivesse conexão elétrica ele nem conectaria. A questão é que as vezes aumenta e as vezes diminui. Não tem nem como calcular media. Gostaria muito de ficar com o produto pois achei ótima a ideia, mas o sinal oscila demais. A rede elétrica não é compartilhada no prédio, não entendo pq dessa oscilação em horários ” de pico”. Queria Muito que funcionasse corretamente. Alguém sabe me dizer o que posso fazer?

    • Técnico Meo says:

      Terias mesmo de seguir essa linha electrica e ver se de facto tens ligação direta nesse ponto a ponto, ou se só estás a receber sinal quase indirecto. Não se pode esquecer que a electricidade é um sinal alterno, e que a portadora dos 50 hz do seu sinal electrico roda nos dois sentidos. As instalações electricas, uma vez que não foram desenhadas para telecomunicações, carecem de blindagens, têm atenuação, maus contactos, humidade, enfim, um mar de problemas para telecomunicações. Dai que, mesmo que os teus vizinhos possam estar em quadros electricos diferentes do teu, a alimentação é comum da edp. Ou seja, todos os ruidos que essas instalações electricas posssam gerar por portadoras geradas por equipamentos alimentados por fonte comutada ( tv leds, carregadores, frigorificos, microondas, etc), reflectem-se na recepção do teu sinal. E vice-versa, pois existem por ai plc no mercado sem filtragem alguma que tambem provocam ruido noutras telecomunicações. Não existe mesmo possibilidade de se passar cabo nalgum lado?

      • Jessica says:

        Nossa que explicação boa! É bem essa questao, eu estava tentando entender como a alimentação de energia pode ser comum se cada um tem sua conta de luz, e ninguem soube me explicar isso!Mas que coisa..vi varios depoimentos de pessoas com o Power Line e poucas passaram por isso que to passando, ou quase nenhuma. Uma pena, porque se chegasse pelo menos 1MB eu até conseguiria utilizar, mas na parte que preciso chega em torno de 0.56 de velocidade, ou até menos..e fora dos horários de pico aumenta pra uns 4,56 mais ou menos. Ainda sim fica inviável. Eu vou ter que ir pra alternativa do cabo mesmo…queria fugir disso, mas acho que nao terei escolha! Muitissimo obrigada pela ajuda!

  33. Eugant says:

    Moro num 4.º andar e tenho uma garagem no Piso -3 do prédio (7 andares abaixo).
    A garagem tem corrente eléctrica e um disjuntor próprio no quadro em casa.
    Tenho MEO em casa e gostava de ter Net na garagem (eventualmente também TV).

    Que equipamento me recomendam? Penso que seria bom ser Gigabyte.

    Obrigado pela vossa ajuda.

  34. Tille says:

    Comprei um powerline 4010 mais não estou conseguindo fazer funcionar, qual é o procedimento correto para instalação, Obrigado

  35. Farixa says:

    O power line communications é possivel funcionar numa empresa de vários edifícios e que tem equipamentos informaticos de telecomunicações?

    • Paulo says:

      Não está vocacionado para isso. Não vai funcionar.
      Uma empresa de vários edifícios com equipamentos informáticos de telecomunicações precisa de hardware especializado e o melhor é falar com o operador telefónico ou contratar uma empresa especializada para desenhar e instalar a rede de comunicações.

  36. Ricardo Braga says:

    Minha dúvida é se o Powerline funcionaria para transmitir sinal de um quarto para outro, se ambos estão em diferentes circuitos elétricos. Acho que não.

  37. Ricardo Bastos says:

    Eu tenho um tplink em casa e eu esta sempre perder ligação com outro isso é problema no aparelho?

    • Paulo says:

      Só testando saberemos. Mas acredito mais que o problema possa estar relacionado com a sua instalação eléctrica (fios de cobre degradados ou interferências eléctricas). Quantos anos tem a sua habitação.

  38. Ana says:

    Preciso de um sinal de internet na sala, mas o modem de internet da NET está instalado no quarto.
    Quero comprar um powerline para repetir o sinal, pois ouvi dizer que é mais potente que o simples repetidor.

    Gostaria de sugestão de qual comprar e esclarecer sobre se a tomada que eu ligar o powerline tem que ser da mesma rede de energia, pois li algo sobre isto na internet e não entendi.
    Os disjuntores da sala e quarto são separados.

    Obrigada
    Ana

  39. Ana says:

    Preciso de um sinal de internet na sala, mas o modem de internet da NET está instalado no quarto.
    Quero comprar um powerline para repetir o sinal, pois ouvi dizer que é mais potente que o simples repetidor.

    Gostaria de sugestão de qual comprar e esclarecer sobre se a tomada que eu ligar o powerline tem que ser da mesma rede de energia, pois li algo sobre isto na internet e não entendi.
    Os disjuntores da sala e quarto são separados.

    Obrigada
    Ana

    • Paulo says:

      O Powerline não é um repetidor. Não repete o sinal. Conduz o sinal sem degradação se a distância for pequena. É verdade que é mais potente que um repetidor na medida em que se os fios de cobre dentro das paredes estiverem em boas condições, não haverá degradação perceptível do sinal.

      As tomadas do quarto e da sala têm de pertencer ao mesmo quadro eléctrico.
      Em princípio a solução vai funcionar consigo. Tem é de estudar qual é o equipamento que vai ligar na sala e se quer ligação com cabos ou sem cabos.

      Se não quiser cabos e simultaneamente quiser ligar outros equipamentos como smartphones, tablets (que não dispõem de porta ethernet impedindo a ligação por cabo), sugiro que o adaptador powerline que vai colocar na sala tenha funcionalidade hotspot wifi incorporada.
      Assim o adaptador que for colocar na sala vai gerar um ponto de acesso wifi à semelhança do router que tiver no quarto. Depois tem de configurar o nome da rede que lhe vai dar, uma password de rede segura, etc.

      Se optar por um adaptador que apenas permite ligação por cabo, tem a facilidade de não ter de configurar nada. Basta ligar o cabo e já está. Mas o inconveniente é só poder ligar um PC (que tem de ter porta ethernet), ficando de fora o uso de smartphones ou tablets. A não ser que adquira equipamento adicional.

      A melhor solução, na minha opinião, é que um dos adaptadores powerline que for adquirir tenha a funcionalidade hotspot wifi.

      Qualquer marca serve. Até pode combinar adaptadores de diferentes marcas.
      Pessoalmente tenho boa experiência com este modelo (atualmente descontinuado):
      https://www2.devolo.com/pt/Downloads/dLAN-500-AV-Wireless+

  40. JV says:

    Bem, parece ser a minha vez de pedir ajuda com powerlines.
    Tenho uma empresa e o router está instalado no escritório. Grande parte da empresa consegue apanhar sinal wifi com relativa rapidez mas há uma sala específica que – de uma ligação de 100mb – só atinge 2mb através de um repetidor de sinal.
    Tentei trocar esse repetidor de sinal por um powerline e diz que não reconhece as configurações e não permite ligar. Tentei colocar o powerline ligado também por ethernet e surge a mesma situação.
    De referir que o router e powerline estão em fases diferentes (temos trifásico na empresa).

    Visto isto, alguma solução na ponta da língua para ter tudo a funcionar? Seria imensamente importante

    • Paulo says:

      O que é o Powerline “ligado também por ethernet”? Refere-se ligado via cabo? Não entendi.

      O equipamento powerline funciona como uma espécie de extensão que usa a rede eléctrica (os fios que existem dentro das paredes) para difundir/prolongar o sinal que circula normalmente entre equipamentos que usam placas ethernet para comunicarem.

      Alguns equipamentos powerline têm funcionalidade mista (permitem ligar por cabo e também por wifi) de modo a possibilitar ligar equipamentos que não têm porta ethernet e não podem ser ligados por cabo (como telemóveis, tablets e alguns computadores portáteis com o Macbook Air).

      Precisa de ter pelo menos 2 adaptadores powerline: um colocado numa tomada eléctrica junto ao router e o outro colocado numa tomada eléctrica nessa sala aonde pretende que o sinal chegue.

      Se o router e o equipamento/adaptador powerline nessa sala distante estiverem em fases diferentes, então garantidamente NÃO vai funcionar.

  41. Douglas jose says:

    Olá eu queria saber se esse poderia pega em casa separadas pq eu iria liga o aparelho na casa da minha cunhada junto com o modem dela e depois iria liga o outro aparelho na minha casa q fica no outro quintal ele vai chega bem na minha casa por favor me responde só falta isso pra eu compra o powerline

    • Paulo says:

      Provavelmente o seu plano seria partilharem um só acesso à internet e dividirem a conta.
      O problema é que tem de existir continuidade eléctrica e dependerá do modo como foi feita a instalação eléctrica nas duas casa. E da distância entre os quintais.
      Provavelmente não funcionará mas sugiro fazer um teste com um amigo que disponha do equipamento.
      Já agora, não seria mais fácil passar um cabo ethernet entre as duas casas?

  42. Miguel Ferreira says:

    Boa tarde,

    Tenho um Kit Tp-WPA4220T mas ainda precisava de mais uma tomada, é possível? O que posso comprar

  43. pxK says:

    Este mês tive de recorrer a um kit destes para poder ligar a minha smart tv ao router, uma vez que a TV fica no piso abaixo e o wi-fi é muito fraco cá em baixo. 1º dia que liguei, super satisfeito, velocidade a rondar os 80/6 (contrato 100/10), estava a conseguir ver transmissões em 1080p sem problemas. Mas ultimamente ao testar tenho conseguido apenas 15/6 ou 6/6 a oscilar entre estes valores, ou menos, e basicamente transmissões a 1080p é para esquecer. Nada foi alterado no sentido de ligar mais ou menos aparelhos, estão os mesmos que estavam no 1º dia. Quando aconteceu a primeira quebra consegui restabelecer a velocidade ao carregar no botão de reset dos 2 aparelhos, mas agora já nem isso faz com que a velocidade “normal” seja restabelecida. Não sei se será informação útil, mas parece-me que o sinal fica mau a partir das 6 e tal/7h da noite (durante o dia consigo ver mesmo em 1080p). Será algo que posso resolver, será algo fora do meu alcance?
    Este kit foi mesmo o meu último recurso pois não consegui passar um cabo direto do router porque há uma curva na parede mal feita que não deixa passar mais um cabo (apesar deste passar na boa até lá chegar), portanto meio que é um murro na cara…daqueles momentos de “estou tão feliz” para “queimei 65€ para nada”…

    • Paulo says:

      Sem fazer testes no local é difícil determinar.
      Mas deu uma pista importante quando refere: “parece-me que o sinal fica mau a partir das 6 e tal/7h da noite (durante o dia consigo ver mesmo em 1080p)”.

      Isto faz suspeitar que o problema possa estar na sua ligação à internet e na capacidade do seu fornecedor (e não do equipamento powerline).

      • pxK says:

        Acontece que na mesma altura que estava a ter velocidade baixa fiz o teste no PC e deu-me velocidade normal…só mesmo pelo powerline é que está a quebrar.

        • Paulo says:

          Ah, então o PC não está ligado ao router através da powerline.

          Sugiro experimentar isso mesmo. Ligar o PC via cabo ethernet à powerline e fazer medições em horas diferentes.

          Há 2 situações que poderão ter influência: os fios de cobre (dentro das paredes) serem antigos ou ter vizinhos também com powerline que estejam a interferir na sua ligação. Digo isto porque os problemas com a sua ligação começam precisamente no período de maior tráfego.

          • pxK says:

            Tenho o PC ligado por cabo ao router (está mesmo ao lado) e depois tenho a SmartTV no piso inferior (basicamente no quarto abaixo do router) ligado pela powerline, e é só a SmartTV que está a ter quebras, não acredito que sejam vizinhos porque cada casa tem o seu quadro/contador elétrico.

          • Paulo says:

            Outra coisa que pode fazer é falar com um amigo que também tenha equipamento de powerline de outra marca e fazerem um teste. Se o resultado vier a ser o mesmo, tente falar com os vizinhos e averiguar se mais alguém usa powerline e esteja a causar interferências.

            O que lhe posso dizer por experiência própria é que o sinal pode ir mesmo muito para além do seu contador.
            Há casos de sucesso de utilizadores que conseguem ter internet na garagem (diferença de 7 pisos entre a garagem e a habitação). Mas isto só resulta se mais ninguém tiver powerline no mesmo prédio.

          • Paulo says:

            Ah e isso de cada casa ter o seu próprio contador digo-lhe já que é mito. O sinal pode ir muito para além do seu contador, se a rede de fios de cobre for boa. Experiência própria. O contador não bloqueia o sinal da powerline.

  44. Paulo says:

    Pelo que não concordo MESMO nada com a resposta dada à segunda pergunta acima.
    Na minha opinião, é SIM necessário proteger uma rede powerline como no caso de uma rede wifi.
    Mas a minha experiência vem do passado (quando os equipamentos não traziam a encriptação activada de fábrica e era necessário fazê-lo manualmente).
    Na prática, hoje em dia, os equipamentos powerline passaram a vir com a encriptação activada de fábrica, facilitando a vida ao utilizador. Portanto, mesmo que o utilizador não faça nenhuma alteração à configuração de origem, se comprou um equipamento recente, está já protegido.

  45. Carlos says:

    Tenho um conjunto TP-LINK Powerline AV500 numa casa de dois andares, e tenho os emissores de sinal no piso de baixo, e o router da operadora está no piso de cima. Tenho um dos emissores no piso de baixo ligados a uma Smart TV, por cabo de rede recente, onde vejo serviço de IPTV, e acontece que os canais HD ou Full HD estão sempre a fazer Buffering. Será que estes equipamentos Powerline TP-Link AV500 não são suficientes? Porque os canais em streaming normal ou low, não tenho qualquer tipo de problema.

  46. José pedro says:

    Bom dia, tenho operadora NOS com 100Mb de Velocidade, tenho tambem 2 powerline ligados, um no router e outro no meu computador. Mas tenho um problema é que atinge os 30Mb de velocidade.
    Alguém sabe onde pode estar a origem deste problema? O modelo do powerline é muito antigo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title="" rel=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*

Aviso: Todo e qualquer texto publicado na internet através deste sistema não reflete, necessariamente, a opinião deste site ou do(s) seu(s) autor(es). Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. A administração deste site reserva-se, desde já, no direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação do seu autor (nome completo e endereço válido de email) também poderão ser excluídos.