Cidade de Coimbra já disponibiliza Internet gratuita
Desde o passado dia 25 de Abril que a Câmara Municipal de Coimbra passou a disponibilizar acesso gratuito à internet. Este projecto de rede sem fios, designado de Coimbra+ , tem actualmente 24 pontos de acesso que dão cobertura em vários pontos “bastante frequentados” da cidade.
De salientar que o acesso à rede está disponível gratuitamente a qualquer pessoa, sendo apenas necessário efectuar um simples registo e aceitar os termos e condições de acesso.
De acordo com o presidente da Câmara Municipal de Coimbra, Manuel Machado, «O sistema Coimbra+ é uma marca que se encontra patenteada pelo Instituto Nacional da Propriedade Industrial e partirá do coração da cidade para as comunidades periurbanas do nosso concelho». Com este projeto, a autarquia pretende «contribuir para transformar Coimbra numa cidade mais moderna, cosmopolita e atrativa turisticamente, mas também mais democrática e plural».
Além da área classificada, que abrange a generalidade do Polo I da Universidade, na Alta histórica da cidade, e a Rua da Sofia, na Baixa, a rede abrange, designadamente, ruas e espaços como Parque Verde, Largo da Portagem, ruas Ferreira Borges e Visconde da Luz, Praça 8 de Maio, Câmara e Mercado D. Pedro V, na Baixa da cidade, Praça da República e Casa Municipal da Cultura, na Alta, e Pavilhão Multidesportos Mário Mexia e Complexo das Piscinas Municipais, na Solum.
Esta rede está disponível a quem pretenda acesso à internet, sejam turistas, moradores, estudantes ou até empresas. O próximo passo é ampliar a rede e articulá-la com outros serviços de internet que já se encontram implementados naquele município.
A implementação da solução esteve a cargo da Wavecom, empresa portuguesa de engenharia de comunicações com grande know how nesta área das redes wireless.
Via CM-Coimbra
Este artigo tem mais de um ano
Em Palmela, já existe wifi gratuito, no Centro Histórico, há pelo menos 4 anos.
Sim, existe mas navegar na net… é só uma miragem, como a vista…
Confirma-se, funciona em muito poucos locais. Ela está lá mas não funciona…
Em Marco de Canaveses, já existe isso há uns 5 anos.
Registo e tens net, apesar de apenas abranger o centro da cidade.
Notícias
terça-feira, 13 Novembro 2012
Em Outubro de 2006, Amarante inaugurou os primeiros quatro hotspots (pontos de acesso) da sua Rede Wireless, cobrindo, então, o núcleo principal do Centro Histórico. Começava, aí, a construir-se “Amarante Cidade Wireless”, uma rede de acesso gratuito que, hoje, disponibiliza 62 hotspots, 19 dos quais na cidade, três em Vila Meã e 1 em cada freguesia do Concelho.
Aliás foi a pioneira nacional.
Melhor que isso, tenho conta NOS@FON e PTwifi 🙂
E novidades!
Em Viseu… há muito que temos WIFI gratuita nos espaços públicos.
Com AP muito fraquinho, quase que temos que entrar na cãmara para apanhar sinal 🙁
Estarreja ja o tem nos aspaços públicos ha 3/4 anos ou ate mais mas desd que saiba…
os típicos tugas :p
em vez de louvarem a boa iniciativa , vêm aqui à mete nojo dizer que no ninho deles já existia 😀
True. Não é por vir depois que não é de louvar. Antes tarde que nunca.
Ja se paga taxa ao municipio pela passagem do serviço de casa. Acho mto bem.. Mas la esta “gratuita” nunca… Alguem a paga e somos nos, claro
José Carvalho, como isto foi feito pela wavecom, é diferente 😛
o concelho de VFX tem mais de 100 hotspot 😛 ao longo de todo o concelho
E mais com um sistema de registo via cartão do Cidadão.
Braga também tem à quase 1 ano
Notícia no Público
http://www.publico.pt/local/noticia/internet-passou-a-ter-acesso-livre-em-30-ruas-de-braga-1663750
Mapa rede WIFI BRAGA
https://prezi.com/zvplyrdhgvxy/mapa-rede-wifi-braga/
(…) tem há 1 ano. Há com agá! (Há tempo que não comia um coelho à caçador)
Nunca entendi porque se diz «à caçador» e não «ao caçador» . «à» é a contração da preposição «a», com o artigo/pronome «a». O artigo «a» refere-se ao feminino e «caçador» é masculino. A única hipótese será «a» ser um pronome. Mas se é um pronome está a está a substituir quem?
substitui a moda, forma, maneira, etc… “à moda do caçador”, p.e.
Faz sentido. Obrigado.
Tens toda a razão 🙂
Para quem tiver dúvidas:
http://emportuguescorrecto.blogs.sapo.pt/917.html
Só comentários hipócritas! Cambada de asnos!
A minha terra que é uma aldeia, já tem Internet gratuita no centro à uns 5 ou 6 anos.
Parabéns a Coimbra, uma das mais belas cidades do mundo pela iniciativa! É excelente que a informação através da net se vá liberalizando e chegando a cada vez mais lugares do país. Esperemos que outras novidades e melhorias de natureza social possam também ocorrer nas nossas localidades e que o país aos poucos se encontre e marque a sua presença no mundo.
Bem hajam!
A frequesia da Memória também tem wifi gratuita há alguns anos como resultado de um projeto do Instituto Politécnico de Leiria
Existem aldeias em Trás dos montes que já têm há 10 anos…
Estudo em Coimbra e, como tal, passo muito do meu tempo lá. A maior parte do tempo passo-o na Alta Universitária (Polo 1), mas por vezes também vou à Baixa.
Devo dizer que ainda não consegui apanhar sinal desta rede Coimbra +. Nem no Largo da Portagem, nem na Rua Ferreira Borges, nem na Praça da República, nem no Largo 8 de Maio, nem em sítio algum da Alta, tudo sítios que era suposto ter esta rede.
Tiago, deves ter sérios problemas no ter smartphone.
Já me liguei diversas vezes à rede na baixa e tb na pç da républica e sempre com bom desempenho.
O problema deve estar no teu dispositivo. Revê lá isso …
É necessária a introdução de credenciais (user, password) para entrar na rede?