CiberSegurança: EDR, XDR e MDR! Quais as diferenças?
A cibersegurança é uma área transversal a vários setores, até porque hoje a dependência dos serviços digitais é enorme. A aposta na área da cibersegurança tem vindo a crescer bastante e são várias as soluções. Já ouviu falar em EDR, XDR e MDR? Conheça as diferenças.
Quem está mais por dentro da área da cibersegurança sabe que existem diferentes níveis de segurança. A existência de vários tipos de ameaças e mesmo os ataques zero day, "obrigam" a que as organizações implementem mecanismos de segurança defensivos robustos e eficazes.
A proteção do Endpoint é hoje fundamental, e nesse sentido tem havido também uma evolução das soluções de antivírus e surgiram novas soluções de monitorização, deteção e resposta de segurança: EDR, MDR e XDR.
EDR (Endpoint Detection and Response)
- O EDR (Endpoint Detection and Response), em português, Deteção e Resposta de Endpoint, é uma tecnologia direcionada para a área da cibersegurança que monitoriza, de forma contínua, "endpoints" (smartphones, computadores, dispositivo IoT, etc).
- A função desta solução é mitigar para possíveis ameaças maliciosas.
- O EDR é implantado através da instalação de agentes em endpoints que são geridos por uma plataforma local (on premise) ou na cloud.
- Depois de detetar uma ameaça, o EDR pode agir automaticamente, bloqueando atividades maliciosas, ou alertando os administradores
XDR (Extended Detection and Response)
- O XDR é uma evolução do EDR que vai mais além dos endpoints, integrando e correlacionando dados de várias fontes de segurança, como redes, cloud e email.
- Oferece uma visão mais ampla e integrada das ameaças, permitindo uma deteção mais abrangente e uma resposta mais coordenada.
- O XDR recorre à telemetria e inteligência artificial para identificar padrões e assim correlacionar eventos para deteção de uma atividade maliciosa em toda a infraestrutura de uma organização.
MDR (Managed Detection and Response)
- O MDR é uma abordagem de segurança cibernética que envolve a contratação de serviço a terceiros para a deteção e resposta a ameaças
- As organizações contratam um serviço de MDR para monitorizar, proativamente, a infraestrutura de segurança, detetar ameaças e responder a incidentes
- Os serviços de MDR geralmente oferecem uma combinação de tecnologia, "expertise" em segurança e serviços geridos para ajudar as organizações a fortalecer a sua postura de segurança cibernética.
Se é responsável de cibersegurança de uma instituição, considere a implementação de uma solução deste tipo. Não tendo recursos humanos, poderá sempre optar por um serviço MDR.