Atenção: iluminações de Natal interferem com a sua rede wireless
As redes wireless estão hoje presentes na maioria das casas. Aspectos como a mobilidade, segurança e boas velocidades de transferência de dados são alguns dos factores que fazem com que este tipo de tecnologia seja uma das mais usadas.
Mas se recentemente a sua ligação à Internet lá em casa ficou mais lenta saiba que a culpa pode ser do pinheirinho, mais concretamente da iluminação de Natal.
Como é do conhecimento geral, as redes wireless (ou redes sem fios) são bastante susceptíveis a interferências mas perdem também performance devido a algumas barreiras (ex. paredes grossas, humidade, etc). Isto quer dizer que o sinal sofre um “enfraquecimento” devido à influência de fenómenos como a reflexão, refracção, difracção ou até mesmo absorção, além das interferências causadas especialmente por equipamentos que funcionam na mesma gama de frequências.
Sabia que as iluminações de Natal podem interferir na sua rede?
De acordo com o Ofcom - órgão regulador das comunicações no Reino Unido, os elementos eléctricos usados nos períodos festivos, com por exemplo as iluminações de natal, podem influenciar negativamente a performance da rede wifi.
Para avaliar a performance da rede, o regulador lançou uma app móvel designada de Ofcom Wi-Fi Checker (para Android) que permite avaliar a qualidade do sinal. No entanto esta app é incompatível com vários dispositivos e nesse sentido aconselhamos a utilização da app inSSIDer. Nos routers Technicolor TG784n v3 que vêm com os pacotes fibra da MEO, podem usar a ferramenta nativa.
Se tem iluminações de Natal junto ao router ou então perto do seu smartphone/tablet/PC e notaram uma degradação de sinal da rede wifi, então experimentem mudar o pinheirinho de lugar ou desligar mesmo a iluminação de Natal por uns momentos para verificar se as interferências têm essa origem.
Este artigo tem mais de um ano
Com as redes Wireless convencionais dos 2.4GHz
Mais uma razão para fazer uma simples instalação de portas/cabos ethernet, não é nada complicado nem caro, isto relativamente ao pessoal que usa computadores (desktop ou portáteis), até à pouco tempo tive o Wi-Fi desligado visto não ter necessidade do mesmo.
Nada complicado em passar cabos para todas as divisões onde “precisas” de ter rede 🙂
E ligar tudo a um sitio central, que vai variar conforme a quantidade de cabos……
Claro que não é a solução para o comum utilizador!
Mais valia teres dito para usarem um kit powerline… bem mais simples do que passar cabos e cravar fichas.
E funciona!
Ainda bem que não faço decoração de natal em casa!
Wistfultale
Eu sei porque tens um Pc com muitas luzinhas e já faz de árvore de Natal.
Já não bastava o Pai Natal andar a trabalhar para os serviços secretos, a seguir temos o quê ? Renas voadoras de nariz vermelho a interferir no GPS do carro ?! Ou gnomos nos semáforos a mudar para vermelho quando vou passar ?! Anda tudo doido !!!
Os equipamentos electronicos de iluminação chineses ou não, e outros tantos interferem não só no wifi mas tambem numa ampla gama de frequências, principalmente abaixo dos 400 mhz. Falta de filtros, fontes comutadas, falta de blindagem e outros tantos defeitos a apontar; Mas infelizmente o barato é o preferido, eu próprio contra mim falo 🙁
73
Tal como os routers “chineses” que o meo mete. 🙂
Por falar nisso, quando é q a meo começa a meter routers Draytek em vez da porcaria que eles usam agora?
Boas
Draytek era bom o problema é o preço. alem de que para o utilizador normal é um router confuso e com demasiadas funções. quem precisa compra um.
Tem de ser barato, para poderem pagar ao CR7.
🙂
Temos draytec e cisco. Planos empresariais. Obviamente o preço é outro. O V3 serve perfeitamente para um serviço residêncial, e não acho que seja porcaria alguma, dai que é ajustado ao preço. Outras soluções outros preços. Uns andam de bmw, outros de SEAT. Cada um paga aquilo que quer.
E outros andam a pé!
Eu só uso ligação com cabo RJ45 desde sempre e nos últimos 5 anos uso Cat7. Quanto à árvore de natal dispenso.
Cat7? Não será overkill? o que faz melhor que o cat6 no uso domestico comum?
Para já nada, fica so preparado o futuro…
Podia era logo passar FC 🙂
Eu uso uma rede em 5GHz.
mais uma razão para o pessoal deixar a internet de lado e estar com a família toda junta! eheh
abraço
Melhor comentário.
Certo. Mas algo tambem engraçado é o router da MEO indicar que o Hub da ZON é o que tem melhor sinal, eheheh.
Miguel para Presidente. Geeks que nem fazem natal.. Enfim é o mundo que temos agora sem valores nem sentimentos. Família sempre.. Que se lixe o Wi-Fi!
É bonito, e de veras interessante, estas lógicas a arrasar a falácia! Dêem-me uma explicação lógica, e passo a citar novamente, LÓGICA, em que um pequeno conjunto de LED’s a piscar interfere com a rede Wifi de um utilizador. Para quem não sabe o LED é um mero díodo que ao ser atravessado por uma certa corrente emite luz, estes díodos são utilizados muitas vezes como resistências e/ou “truncadores”, nos casos de iluminação são justamente utilizados para APENAS passarem corrente e emitir luz, não geram qualquer sinal que seja, pois nem sequer utilizam corrente Alternada (que recorre a ondas sinusoidais, os ditos Hertz) mas sim Continua, dai terem sempre um transformador agregado.
A única razão que podia ter em conta seria o facto de o piscar de luzes afetar a rede elétrica que por sua vez afetasse a eletricidade de um possível Modem ligado à tomada, mas isso tratar-se-ia de um problema elétrico bem mais sério que o “enfraquecer” do Wireless. Se tal é verdade, é melhor começarem a pensar seriamente em vender o televisor LCD que tem lá em casa, uiiihh que esse deve diminuir em grande o sinal do Wifi com aquela catrefada de LED’s lá embutidos (estou a ser irónico)…
Espera, estavas a ir bem, mas depois perdeste-te. Vá continua, explica porque razão as interferências eléctricas estão na origem dos “problemas” no Wi-Fi, que também é referido no artigo. Isso existe e tem um nome, vá forma, está a ir bem, da frente para trás, agora termina até chegares á realidade que mostra que é verdade, embora pelo ponto principal. 🙂
São as fontes comutadas das mesmas cuja ponte rectificadora Pwm e restantes componentes são feitas do mais barato e reles que existe .Muitas nem levam kk tipo de filtro lc ou kk tipo de blindagem. Dai que interferem pk geram portadoras ao longo de muito espectro de baixa e alta frequência e também várias harmonicas dessas mesmas interferências. O desastre é spreadspectrum.