PplWare Mobile

NetDrive: A sua Cloud num formato de disco local

                                    
                                

Este artigo tem mais de um ano


Autor: Andreia de Almeida


  1. José Cordeiro says:

    uma altura fiz a mesma coisa com o skydrive (na altura) e nao foi preciso instalar nenhuma app

  2. Zaark says:

    A 7Mbps em dias bons e banda larga com plafond 5GB fora de casa não dá para mim. Se fosse fibra ponderava seriamente experimentar. Óptima dica, Pplware, keep them coming! 🙂

  3. João B.F.Fernandes says:

    Óptimo artigo…é mesmo disto que estou a precisar.

    Bem hajam e as tradicionais Boas Festas a toda a comunidade Pplware !!!

  4. Luis says:

    Stream don’t download!

  5. Luis Batista says:

    Outra alternativa a esse agregador de storage é o ODrive: https://www.odrive.com/
    Gratuito.

    Sobre o armazenamento em si, já se debateu em outros posts: o DropBox (que uso), Mega (que uso), GDrive (que uso), OneDrive (que uso), entre outros, mas o que parece ter o custo mais baixo por Gb deve ser o “Amazon Cloud Drive”: https://www.amazon.com/clouddrive/pricing?ref_=cd_api_navpricing
    Plano “unlimited” é de $59,99/ano, quem tem TB para guardar e ter disponível online pode ser uma boa escolha!

    Usando o serviço de armazenamento e uma aplicação de agregação, temos uma melhor gestão dos recursos. Quando se tem vários serviços de alojamento e “n” apps instaladas para aceder a eles, pode ser ‘pesado’ para o sistema.

  6. Tiago says:

    NAS em Casa + VPN + Shared Drive no Windows Explorer. Depois por segurança a NAS faz backup para Azure e AWS.

  7. Jorge says:

    Para a OneDrive já existe essa solução de origem e de forma gratuita. Uma pesquisa rápida ensina a configuração (passa pela localização em rede do servidor da microsoft e do nosso número único de utilizador) e depois fazermos login.

  8. Antonio Pina says:

    não dá para o abelhas.pt ?

  9. Mylittlelife says:

    não estou muito bem a entender a coisa: a App original (Google drive, Dropbox, etc) não fazem o mesmo só que em vez dum drive é uma pasta?

    A minha pergunta é: não dá para termos a nossa cloud num NAS ou Android/pc em casa? ou seja, eu estar no café e aceder a um drive mas em vez de ser um serviço público, ser o meu aparelho em casa? (PS: necessito uma solução Windows ou Android ou para NAS DLINK)

    • Gabriel says:

      Não é a mesma coisa. Na pasta do Google Drive ou outra tens os ficheiros físicos a ocupar espaço no teu PC, com esta alternativa (netdrive) não tens os ficheiros fisicamente no PC, mas sim na tua cloud.

    • Zaark says:

      Tens de ler bem o artigo. Este rograma cria uma drive virtual, os ficheiros das clouds não ficam guardados fisicamente no PC. É apenas uma forma de simplificar o uso das clouds dentro do Explorador do Windows sem ter que ocupar espaço em disco. Daí a necessidade constante de Internet. Acerca da cloud fora de casa, eu uso um WD MyCloud e recomendo. Também se pode criar uma Cloud pessoal com um Raspberry Pi ligado a um disco.

      • Mylittlelife says:

        Zaark, podes ser mais concreto? Como posso aceder por Internet a pastas num Android ou pc Windows? Não há nenhuma App que eu configure de maneira simples para partilhar X pasta com username e pass e por net fora de casa aceda?

        • Zaark says:

          Não consigo ser muito mais concreto porque também teria de fazer uma pesquisa Google para me relembrar do processo no Raspberry – não o sei de cor. Que seja do meu conhecimento, não há uma app que simplesmente “abra a porta” – e ainda bem! O computador, para partilhar, tem de ser comportar como um servidor, no mínimo, e o router tem de ser configurado para deixar que esse acesso fora de casa seja possível. O como disto tudo é Google: eu também não sei de cor e teria de estudar para poder explicar. Há ótimos tutoriais na Net, é com eles que eu faço de tudo o que me possa lembrar na minha rede pessoal e afins.

  10. Marco B. says:

    Estou a ter problemas com o dropbox no mac

  11. Alegom says:

    Pelo que percebi, a ideia é a mesma de aceder através do browser, com a diferença de que agora está na forma de um disco externo. Continuamos naturalmente a ter que fazer o download do ficheiro quando o queremos é fazer upload quando o modificamos, sendo que o ficheiro temporário é sempre guardado no nosso disco, ocupando espaço. Não vejo grande vantagem a não ser essa máscara na interface. Estou a esquecer algo?

    • Zaark says:

      A vantagem é não ter os ficheiros todos guardados fisicamente, precisamente. Há PCs em que isso é impensável e há clouds com tanto espaço que não podes dar uso porque não tens disco que chegue (e a sincronização selectiva não é solução viável para muita gente). A utilidade depende de cada pessoa…

  12. Eduardo says:

    Eu uso o owncloud no meu Raspberry, mas nem sempre quero usar os clients do owncloud para poder aceder aos meus ficheiros até porque tenho ficheiros no disco que não estão partilhados. Para lhes aceder, tento uma drive como descrito nesta rubrica uso SFTP Net Drive. E é gratuito!

  13. goncalo soares santos says:

    Nova versão drivers AMD hoje lançada 15.12 uma informação importante para não haver surpresas de futuro. Já está instalada a rodar 100% 308 MB tamanho. Um feliz natal para o pessoal do Pplware. ( nota os drivers são versão final não é beta.

  14. JMR says:

    A última versão gratuita do NetDrive:
    http://www.chip.de/downloads/Netdrive-letzte-Freeware-Version_34286057.html
    A página está em alemão, mas o programa fica instalado em inglês.

  15. JP says:

    A versão gratuita do netdrive apenas permite mount de 1 serviço (ver http://www.netdrive.net/download/)
    Serviços gratuitos semelhantes e melhores: odrive (https://www.odrive.com/) e multcloud (https://www.multcloud.com)
    Otixo tb, embora com lim de 250 Mb por ficheiro de transf),

  16. Rafael says:

    O Onedrive tem um recurso similar, onde o arquivo aparece na pasta mas ele não baixa. “Disponível Online/Disponível Offiline”

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title="" rel=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*

Aviso: Todo e qualquer texto publicado na internet através deste sistema não reflete, necessariamente, a opinião deste site ou do(s) seu(s) autor(es). Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. A administração deste site reserva-se, desde já, no direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação do seu autor (nome completo e endereço válido de email) também poderão ser excluídos.